Tudo sobre serras de painel

Contente
  1. História da criação
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Visão geral da espécie
  4. Os melhores fabricantes e modelos
  5. Rigging
  6. O que procurar ao escolher?
  7. Costumização
  8. Características de operação

Saber tudo sobre serras de painel significa organizar adequadamente a produção com o seu uso. Existem serras de painel verticais e modelos CNC; suas configurações e tamanhos merecem uma discussão separada. Além disso, você terá que descobrir como escolher uma mini-máquina e uma braçadeira para ela, o que significa discos de arranhões e tampas de proteção.

História da criação

O primeiro protótipo da moderna serra de painel para madeira - serra circular ou circular - tornou-se conhecido em 1803. Era significativamente diferente do equipamento moderno para corte de placas.

O dispositivo mostrado na exposição em Paris não tinha carruagem. Um elemento tão importante foi adicionado por desenvolvedores alemães muito mais tarde. Demorou mais 103 anos para fazer tal invenção. É claro que, no futuro, as máquinas-ferramentas continuaram a melhorar, embora não em uma extensão global.

Dispositivo e princípio de operação

Vale a pena começar com uma descrição da funcionalidade das serras de painel. Eles são classificados como equipamentos versáteis. Esses dispositivos são capazes de:

  • cortar tábuas e vigas longitudinalmente e transversalmente;
  • processar lajes e folhas de formato completo;
  • trabalhar com materiais compostos;
  • corte vários espaços em branco de todos os materiais listados;
  • cortar e serrar e ranhuras cegas;
  • corte em um determinado ângulo em relação à base da peça de trabalho.

O equipamento da serra de painel (serra circular) é adequado para oficinas e para pequenas e médias empresas. Em grandes fábricas, esses dispositivos atendem a locais de produção experimental. Dispositivos leves, médios e pesados ​​são organizados aproximadamente da mesma maneira. Uma parte importante deles é a cama. É feito por soldagem de uma espessa folha de aço de qualidade.

Quando o trabalho de soldagem estiver concluído, o metal precisa ser envelhecido ou recozido. Este processamento elimina o empenamento ao usar a máquina. Máquinas leves são projetadas com um único acionamento em mente para corte e serras principais.

Em equipamentos pesados, as serras são acionadas por um par de motores. Sua potência é de pelo menos 5500 W e o conjunto sempre inclui uma faca separadora.

O acesso à unidade de serra é muito fácil. O ajuste da coincidência dos cortes com a serra principal e a poda é feito pelo lado de fora. Um papel importante é desempenhado pelo dispositivo que permite inclinar o sistema de serra. Possibilita fazer cortes inclinados, inclusive obtendo bordas chanfradas na superfície das peças. Graças à tampa protetora e ao sistema de sucção, o risco de ferimentos é reduzido e os cavacos que inevitavelmente ocorrem durante o corte são evacuados.

As máquinas médias e pesadas são equipadas com uma sucção de cavacos inferior adicional. A mesa da máquina é sempre enorme. Caso contrário, não conterá vibrações com eficácia suficiente. Os produtos de qualidade são equipados com uma superfície dura. Sem ele, a superfície se desgastará rapidamente e sofrerá corrosão.

A carruagem móvel desempenha um papel importante. Rigidez e resistência são exigidas dele. Neste caso, é necessário que seja leve e não tenha alta inércia, não desacelere. O curso do carro depende muito do elemento de guia.Não adianta discutir as vantagens das guias esféricas, rolantes ou combinadas - cada um desses tipos tem o direito de existir e a qualidade dos materiais utilizados é de importância decisiva.

Um bloco de suporte é sempre fornecido para a colocação normal dos carros. Deve ser confiável e ao mesmo tempo não criar muita resistência ao movimento. Um detalhe especial é responsável pela possibilidade de corte normal de lajes e serrar uma barra de diâmetro - um travão. A precisão do trabalho executado depende dos batentes de giro ajustáveis. Normalmente a quantidade incluída no kit não é suficiente, sendo necessário adquirir e instalar cópias adicionais.

Mas certamente não teria sido possível trabalhar sem uma régua longitudinal. Essa estrutura é criada para que não dobre ou se desloque após definir as configurações. Este processo de configuração em si é melhor executado usando um ponteiro digital. Além disso, a serra de painel inclui:

  • um dispositivo segurando uma régua longitudinal;
  • um volante responsável por ajustar a altura (nas máquinas mais potentes, utiliza-se um acionamento motorizado);
  • batentes de canto (tais componentes permitem que você corte o material não apenas perpendicularmente, mas também em outros ângulos);
  • grampos auxiliares - são necessários para que peças, incluindo placas, não se movam no processo;
  • recebimento de mesas (produtos acabados são movidos para eles);
  • puxadores (graças a eles é mais seguro trabalhar na fase final da serração).

A peça de trabalho está apoiada no carro. Você terá que mover esta peça de trabalho manualmente, sem a ajuda de um aparelho. Qualquer serra de painel é uma solução de compromisso. Para conseguir um transporte perfeitamente rígido, leve e compacto não funciona, e você tem que equilibrar esses requisitos. A qualidade da instalação do próprio carro e dos batentes tem uma influência decisiva no resultado obtido.

Os centros para aninhamento de lote são alocados em uma categoria especial. Todos eles estão equipados com sistemas de controle numérico por padrão. O trabalho é executado movendo o carro de corte. Blanks ou placas de placas são rigidamente presas por uma braçadeira especial.

Esta técnica difere de uma serra circular convencional porque nem o peso das peças individuais, nem as dimensões ou o nível de produtividade são limitados para ela.

Visão geral da espécie

Por classe

Todos os modelos de serra possuem unidades de corte. Graças a eles, evita-se a formação de cavacos. A limpeza do corte é garantida sem perturbar a camada superior. Os modelos da classe econômica se distinguem por sua simplicidade e um conjunto limitado de modos. Sob carga pesada, os módulos de energia não suportam.

O escritório do grupo empresarial possui blocos adicionais. Esta solução garante uma ação particularmente eficaz. As peças de serragem aumentaram de potência. Eles podem carregar uma carga significativa por um longo período. O sucesso do trabalho é garantido durante todo o turno de trabalho.

Para a produção em grande escala, os modelos preferidos são os extraclasses. Eles usam o máximo de inovações tecnológicas. Estes são principalmente sistemas automáticos. Tal equipamento se justifica em uma grande planta. Os custos por unidade de produção serão mínimos.

Por tipo de construção

Os sistemas horizontais são equipados com um carro móvel ao qual é fixada uma serra circular. Durante a operação, a placa é colocada em um plano horizontal. A vantagem é que você pode cortar móveis de vários tamanhos. O tipo de lâmina de serra significa sua colocação em uma posição estacionária.

Uma placa ou outra peça colocada sobre a mesa move-se em direção à serra. Em alguns casos, um par de barramentos paralelos é usado em vez de uma tabela simples. Se houver um acionamento elétrico, o movimento em rolos especiais é fornecido. Esses modelos são capazes de lidar com grandes peças de trabalho. Mas pequenos detalhes também estão sujeitos a eles.

Existem também serras de painel verticais. Eles são montados em um suporte orientado verticalmente. A serra circular se move para cima e para baixo. Configurar este tipo de máquina é bastante simples; é frequentemente utilizado em grandes indústrias de móveis e é equipado com um CNC.

Pelo poder

Algumas versões de mini-máquinas têm uma potência de 2 kW. Mas este indicador, e mesmo 3-4 kW, é suficiente apenas para o trabalho mais simples. Alguns equipamentos decentes têm uma potência de 5-7 kW. Dispositivos de baixa potência raramente são adequados para equipar com sistemas automáticos. Além disso, eles são pouco práticos e se quebram rapidamente.

Os melhores fabricantes e modelos

A classificação inclui principalmente Filato FL-3200B... O fabricante dessa máquina opera desde os anos 1970. A empresa tornou-se um dos principais fornecedores de equipamentos industriais e pode oferecer uma ampla gama de produtos. Especificamente, o sistema FL-3200B é adequado para usinagem longitudinal, transversal e de canto. O carro é particularmente confiável e quase não requer manutenção.

Este principal representante tem uma série de outras propriedades atraentes, como:

  • precisão absoluta de trabalho;
  • a possibilidade de uma parada de emergência;
  • inclinação da serra de 0 a 45 graus;
  • altura de corte com o elemento principal - 11/7 cm;
  • seção do tubo do ramal (sucção para aparas) - 12 cm;
  • peso total - 1.050 kg.

Falando de produtos de fabricação russa, devemos antes de mais nada mencionar modelo "Saratovka 3200"... Este dispositivo foi projetado para o corte preciso de vários produtos. O curso do carro é suficiente para usinar grandes lajes. Uma tampa extratora de poeira é fornecida. A serra principal tem uma seção de patamar de 3 cm e sua maior dimensão é de 40 cm; a potência padrão chega a 4 kW.

Entre as serras de painel italianas, atraentes SCM Nova series... A mesa móvel repousa sobre guias endurecidas e arqueadas. A largura desses trilhos é de 40 cm. A estrutura do case oferece máxima durabilidade e confiabilidade. A inclinação das serras varia muito.

Os produtos de grandes empresas chinesas também merecem destaque. Modelo WoodTec 1600 capaz de desafiar produtos de outros fornecedores importantes. Ela pesa 480 kg. A altura da mesa é de 84 cm. A seção da serra principal é de 30,5 cm (com um diâmetro de base de 3 cm).

O sistema é projetado para corte transversal e de canto:

  • placa colada;
  • MDF;
  • Madeira sólida;
  • Fiberboard.

Fornecido da Alemanha máquina Altendorf F 25 tem um nível de qualidade fenomenal e ao mesmo tempo é muito compacto. Pode ser usado tanto para equipar uma oficina doméstica quanto como um equipamento auxiliar para tarefas industriais. A inclinação da lâmina da serra varia de 0 a 46 graus. A altura da máquina é de 88 cm, um carro de dois rolos é fornecido. O maior tamanho da lâmina de serra é 31,5 cm.

Rigging

Os componentes individuais das serras de painel desempenham um papel importante. Dentre eles, destaca-se a pinça excêntrica. Ele permite que você segure com segurança as placas processadas. Graças a esta fixação, as serras podem realizar o seu trabalho com segurança e com um mínimo de desperdícios. Para trabalhar com aglomerado e MDF, costuma-se usar um disco de pontuação.

Alguns desses discos pertencem ao grupo dos diamantes. Uma capa protetora é responsável pela segurança dos operadores. Pode variar em tamanho e outras características. Mas quase todos esses produtos têm saídas para extração (aspiração). Sem esse circuito, a remoção de serragem e pó de madeira é quase impossível - ou seja, também substitui um aspirador industrial.

A operação normal é impensável sem medições precisas. Portanto, é especialmente importante mencionar um componente como a régua digital. Dispositivos avançados são capazes de fazer medições com um erro de 0,5 mícron. Eles têm diferentes comprimentos de trabalho e resoluções.

Um feixe de pressão pneumática também é freqüentemente usado. É mais confiável do que uma simples braçadeira excêntrica. A vedação de corte também é a chave para um trabalho confortável. Além disso, uma faca separadora pode ser útil para algumas manipulações.Sua espessura é pelo menos igual à seção da lâmina da serra. Finalmente, as estruturas de suporte contêm rolos com rolamentos, graças aos quais o movimento ocorre.

O que procurar ao escolher?

Em primeiro lugar, você precisa analisar três características, como:

  • potência;
  • tamanhos;
  • peso.

Eles estão obviamente interligados. É difícil esperar que uma máquina pequena desenvolva uma grande produtividade e consuma uma grande quantidade de corrente. É necessário que haja algum equilíbrio entre as diferentes propriedades. Mas é impossível limitar-se a esses parâmetros.

Escolher o correto para aparelhos pequenos e grandes significa estudar sua estrutura apropriadamente. Sua massa e rigidez devem ser muito altas, caso contrário a precisão do corte não pode ser garantida.

As unidades de serrar em quase todas as máquinas são aproximadamente iguais. Apenas ocasionalmente sua estabilidade é aumentada com o uso de um eixo de serra estendido. Esta solução é ideal para equipamentos industriais. Potência acima de 5,5 kW deve ser usada se você tiver que lidar com corte em lote e trabalhar com materiais densos.

Os ângulos de inclinação são importantes se você tiver que fazer móveis de acordo com projetos individuais. Mas quando se trabalha com lajes, isso não é muito relevante. É útil escolher máquinas com tantos modos de velocidade quanto possível. Outra boa opção é o movimento axial da lâmina dentada em relação à serra principal. A potência das serras dentadas deve ser de 500-1000 W.

Os batentes devem ser posicionados e fixados com precisão. Para isso, normalmente devem ser guiados por guias confiáveis ​​e complementados por réguas especiais. As réguas devem ser verificadas quanto à presença de escamas gravadas inclinadas em direção ao operador; é ainda melhor quando indicadores digitais são usados ​​em vez de réguas.

O nível de carga deverá ser avaliado com muito cuidado. Claro, você precisa prestar atenção aos comentários sobre modelos específicos.

Costumização

Antes de configurar uma serra de painel, você precisa entender os recursos de seu teste. O procedimento de ajuste e ajuste é realizado em várias etapas. O batimento dos assentos nas direções axial ou radial deve ser inferior a 0,003 cm A temperatura do fuso é estritamente padronizada. Ela pode exceder a temperatura do ar na oficina em no máximo 50 graus.

Um teste de funcionamento ajuda a avaliar a exatidão do trabalho, incluindo a viagem do carro. Se notar rachaduras no revestimento decorativo, é necessário verificar se a serra está ajustada corretamente. A simetria e o tamanho das projeções nas bordas são especialmente relevantes. A próxima etapa é avaliar com um disco de verificação; é ele quem mostrará a correção ou erro do transporte.

Os diagnósticos devem ser realizados de acordo com as instruções das folhas de dados técnicos e instruções.

Características de operação

Ao processar peças de trabalho, qualquer folga deve ser excluída, caso contrário, isso pode levar à curvatura dos cortes. As máquinas são montadas usando níveis e regras de construção. Encontrando diferenças de altura ou inclinação, o piso é cimentado com uma régua. O alinhamento local é totalmente inaceitável. Qualquer revestimento só pode causar problemas adicionais.

É necessário saber com antecedência quanto espaço é necessário para a serra de painel. Em seguida, inicie a unidade o mais cuidadosamente possível. A máquina deve primeiro funcionar no modo inativo. A verificação é realizada com desperdícios desnecessários.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário