Tudo sobre máquinas EDM
O processamento manual de materiais com estrutura densa é improdutivo, pois exige muita mão de obra e não garante alta precisão. Entre as unidades que podem em certa medida ou completamente (dependendo do tipo e modelo) automatizar o trabalho, máquinas de descarga elétrica (EE). Eles não são tão conhecidos, embora sejam caracterizados por capacidades únicas, o que os distingue positivamente entre a maior parte de seus "colegas" no parque de máquinas-ferramenta. Vamos falar sobre as possibilidades, princípio de operação e campos de aplicação das unidades eletroerosivas no material apresentado.
Dispositivo e princípio de operação
Uma moderna unidade de usinagem por descarga elétrica (EDM) de metais contém várias unidades em sua estrutura.
-
Protetor de tambor.
-
Tambor de arame.
-
Mesa de trabalho de tambor de arame (móvel).
-
Interruptores de limite para definir a aplicação do fio enrolado na bobina e chaves para alterar o sentido de rotação.
-
Ajuste do suprimento de refrigerante na parte inferior e superior.
-
Painel de controle da unidade.
-
Equipamento de quadro de distribuição da máquina.
-
Suportes cônicos da unidade ajustáveis em altura.
-
Base em ferro fundido.
-
Furos de montagem.
-
Uma roda para alimentação vertical da manga superior.
-
Coluna.
-
Lâmpada de iluminação.
-
Um dispositivo que permite inclinar o fio.
-
Braço inferior com 2 rolos giratórios e um eletrodo de carboneto.
-
Proteção contra respingos de área de trabalho.
-
Braço superior com 3 rolos giratórios e 2 eletrodos de carboneto.
-
Rodas para alimentação da mesa de trabalho.
Vamos considerar o princípio de operação das unidades eletroerosivas.
O equipamento monitorado opera segundo o método da chamada destruição controlada de produtos metálicos e peças por meio da exposição a eles por descargas elétricas. Antes do início da operação da unidade eletroerosiva, a peça de trabalho é colocada em um suporte especialmente projetado para isso e é firmemente fixada. Depois disso, uma corrente elétrica é fornecida - impulsivamente, em descargas separadas.
Nesse caso, apenas um eletrodo é colocado na máquina, já que a própria peça de trabalho desempenha o papel de 2º eletrodo.
Como você pode ver, o princípio de operação das unidades eletroerosivas é bastante simples e direto... Essas máquinas permitem alterar facilmente a configuração, as dimensões, a forma de várias peças e peças de trabalho, se forem feitas de metais com alta condutividade elétrica.
Com este equipamento, você pode trabalhar com os seguintes materiais:
-
aço endurecido;
-
cromada;
-
titânio;
-
ligas de alta resistência;
-
grafite;
-
materiais compósitos.
Graças ao uso deste equipamento para processamento de peças ou peças, é possível excluir impactos mecânicos na superfície do material.
Além disso, a especificidade do princípio do seu funcionamento permite abandonar a utilização de elementos rotativos ou outros elementos móveis.
As máquinas são muito procuradas no mercado devido às suas muitas qualidades positivas.
-
Alto nível de automação. O operador que gerencia o equipamento pode, a seu próprio critério, definir os principais parâmetros de processamento: pressão, velocidade e muito mais. Depois de tudo isso, a unidade funcionará em modo automatizado.
-
Versatilidade.Além de sua finalidade específica, pode ser praticada da mesma forma para produtos de acabamento, para cópias volumétricas, cortes e outras operações.
-
Confiabilidade e longa vida útil.
-
Produtividade. Máquinas modernas garantem processamento de produtos de alta qualidade em um curto espaço de tempo.
-
Alto grau de segurança. Os fabricantes fazem o possível para minimizar os riscos decorrentes do uso de seus equipamentos.
-
Todas essas vantagens são extremamente significativas, porém, são características apenas de equipamentos de fabricantes confiáveis.
Mas também existem desvantagens.
-
Ao trabalhar, é necessário um dielétrico hídrico, o que em algumas situações inviabiliza o uso de uma unidade eletroerosiva ou dificulta seu funcionamento.
-
A precisão da máquina e a rugosidade da superfície acabada são influenciadas por vários fatores que nem sempre podem ser controlados.
-
Ainda é impossível prever com precisão o grau de desgaste e o consumo total de eletrodos.
-
Máquinas EDM, incluindo mini-máquinas de mesa, não são baratas. Seu uso faz sentido quando as tarefas que são resolvidas por meio deles exigem provisão frequente. Ou quando a produção está associada a produtos, materiais caros e não há como mudar completamente a unidade, peça sobressalente e similares. Por exemplo, é necessário remover as torneiras quebradas de um mecanismo caro ou, em um serviço de automóveis, é necessário remover constantemente os parafusos do cubo quebrados e semelhantes.
Nesse caso, a compra de uma unidade de EDM compensa rapidamente.
Descrição das espécies
Por nomeação
De acordo com sua finalidade, os agregados erosivos são subdivididos em vários tipos.
-
Unidades de costura e cópia-costura. Prático para puncionar e marcar peças, fazendo furos, incluindo furos profundos. As máquinas de afundamento podem fazer produtos volumétricos - para recriar a projeção de um desenho em metal com um nível submicrônico de convergência. Atuou nos setores médico, de telecomunicações e aeroespacial.
- Agregados cortados por fio. Eles trabalham com produtos de configuração complexa feitos de materiais sólidos. Eles podem realizar operações que não estão disponíveis para as fresadoras: cortar uma pequena peça bruta onde é impossível colocar uma fresa. Praticado na criação de ferramentas para a indústria automotiva e na indústria de fabricação de instrumentos. A unidade pode realizar com sucesso as operações preliminares e o tratamento final da superfície, que requerem alta precisão, de peças feitas de vários materiais eletricamente condutores, incluindo ligas duras.
- Superdrills de um princípio de ação eletroerosivo. Em essência, esta é uma unidade de perfuração EDM - em vez dos dispositivos usuais na forma de escareadores e torneiras, eletrodos tubulares são usados para criar orifícios profundos. Eles possibilitam a obtenção de furos ultrafinos de qualquer profundidade em materiais ultra-resistentes.
- Unidades de serra de alta velocidade. Uma fita de metal macio é usada como eletrodo. Eles são capazes de cortar qualquer material eletricamente condutor, independentemente de sua resistência e dureza, sem sujeitar a peça a deformações. Praticado em laboratórios experimentais, metalurgia, indústria de aviação.
Pelo método de obtenção da quitação
De acordo com o método de obtenção de uma descarga elétrica, as máquinas são divididas em várias variedades.
-
Fagulha. Baixa potência, corte preciso. Praticado para usinagem de precisão de produtos.
-
Pulso. O aumento da energia de descarga diminui a precisão e aumenta a área de tratamento térmico. Praticado na usinagem de grandes planos sem solicitações de precisão.
-
Arco eletrico. Proporciona alta produtividade e endurecimento de peças. Pratique para trabalhar com peças grandes. Requer acabamento, lixamento ou polimento.
Principais fabricantes
Os fabricantes de unidades deste tipo são países asiáticos e europeus. Embora atendendo ao mesmo propósito, as máquinas de diferentes fabricantes variam muito em funcionalidade e custo.
Se o equipamento da China e da Coreia do Sul é muito mais barato do que o equipamento europeu, então este último é fabricado por fabricantes com um nível de qualidade superior com um nível superior de automação dos processos de trabalho.
"ARTA"
Fabricantes nacionais produzem equipamentos de precisão "ARTA" para EEE de metais. NPK "Delta-Test" hoje é considerado o líder na Federação Russa na produção de equipamentos deste tipo. Ao produzir novas unidades, a empresa moderniza os equipamentos no início da produção.
Sodick
No mercado de equipamentos modernos, esta empresa é bem conhecida pela fabricação de máquinas EDM de corte de fio CNC. Com elevadas características tecnológicas, o equipamento desta empresa é praticado para processar metais com elevado ponto de fusão (superior ao do ferro) e materiais monocristalinos. Por meio dessas unidades são produzidos tubos e painéis perfurados, peças funcionais de copiadoras, carimbos com perfis de medidas tridimensionais e carimbos de cermet. Os profissionais que utilizam este equipamento conseguem facilmente criar cames e seus protótipos, eletrodos-ferramentas para copiar e costurar unidades.
Mitsubishi
A máquina de corte por fio Mitsubishi MV1200S torna possível realizar os trabalhos mais complexos na usinagem por descarga elétrica de produtos de qualquer configuração, feitos de uma variedade de materiais condutores. Com a operação ativa desta máquina-ferramenta na produção moderna, os custos de aquisição trazem um efeito positivo em um curto espaço de tempo.
Agie
Os equipamentos Agie EDM são fabricados na Suíça e competem com sucesso com outros modelos semelhantes. Com suas pequenas dimensões nesta unidade, é possível realizar os trabalhos mais complexos no processamento de peças de metal duro para diversos fins em modo de controle automático.
Acessórios e consumíveis
As máquinas EDM são equipamentos de alta tecnologia. No entanto, para aumentar a precisão do processamento e a conveniência do trabalho, você pode comprar acessórios:
-
dispositivos de fixação - braçadeiras de suporte, dispositivos de controle de 3 eixos, torno, mandris;
-
estrutura de desktop;
-
fitas de fixação;
-
placas ajustáveis;
-
blocos de canto;
-
porta-eletrodos e outros componentes.
Para a fabricação de peças de alta qualidade feitas de metais especialmente fortes, os seguintes consumíveis para unidades eletroerosivas são necessários:
-
fio de latão (a opção com spray de zinco é permitida) com uma seção de 0,1, 0,2, 0,25 mm;
-
fio de molibdênio com seção transversal de 0,14 milímetros (produzido em bobinas de 200 metros cada e pesando 32 quilos);
-
tubo de latão ou cobre (eletrodo) com diâmetro de 0,5 a 6 milímetros e comprimento de 30 a 40 centímetros, o latão pode ter de um a 3 orifícios;
-
tubos modulares para refrigeração, que são feitos de polímeros de alta qualidade.
Fluido dielétrico
É usado para limpar o produto de microchips após a erosão. Um fluido dielétrico serve a vários propósitos. Funciona como um semicondutor entre a peça de trabalho e o eletrodo para manter as condições de ionização por centelha estáveis e controladas. Isso é necessário para manter o eletrodo, a peça de trabalho e a mesa de trabalho em uma temperatura estável.
E também um fluido dielétrico é usado para lavar os detritos de cinza gerados durante o processamento.
Filtros
O corte de materiais individuais obstruirá rapidamente os filtros. Por exemplo, ao cortar produtos manufaturados por pulverização de pó, a bolsa interna pode ser preenchida com pó de metal não sinterizado de fluxo livre. Sua liberação repentina no líquido pode entupir o filtro.
Resina de permuta iónica
No tratamento EE, a resina de deionização (troca iônica) é usada para purificar o dielétrico (água) nos agregados. Sua estrutura é a razão entre a altura da camada de cátion e ânion. Em função desse equilíbrio (principalmente), são determinadas a vida útil e a qualidade de purificação do dielétrico (água) utilizado na unidade.
Áreas de uso
O grupo de unidades apresentado é projetado para usinagem espacial com a mais alta precisão. A máquina realiza contornos de mecanismos, peças, montagens feitas de materiais com alta condutividade elétrica. Estes são aço, cobre, tarugos de alumínio de várias durezas, metais não ferrosos, ligas duras.
Unidades EDM de corte de fio são praticadas para a fabricação de equipamentos, ferramentas, peças com uma configuração geométrica complexa: copiadoras, cortadores de forma, cames giratórios, matrizes, punções, continuamente usados em condições de produção em massa e em pequena escala. Uma característica chave do projeto deste equipamento é o uso de coordenadas em motores lineares com guias de trilhos de precisão.
As máquinas são equipadas com codificadores lineares precisos. Isso possibilita atingir o mais alto grau de precisão ao criar peças particularmente críticas.
Se falamos de unidades eletroerosivas de perfuração, normalmente elas são usadas onde a marcação do produto é necessária ou para fazer furos tecnológicos.
O comentário foi enviado com sucesso.