Descrição das máquinas decapadoras de cabos e sua operação

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Variedades
  3. Modelos populares
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Características do trabalho

Cortar o cabo seria ineficaz se não fosse pelas máquinas para sua implementação. Os cabos podem simplesmente ser queimados no fogo, mas na prática isso não é viável: o alumínio e o cobre podem se misturar quando derretidos se o fogo for grande o suficiente. Cabos blindados com tela de proteção não podem ser cortados sem uma máquina.

Dispositivo e princípio de operação

As máquinas de decapagem de cabos limpam os condutores de isolamento. É quase impossível limpar cabos blindados por conta própria, manualmente: mesmo queimá-los junto com o resto do plástico apresenta uma dificuldade adicional. É impossível extrair condutores de cobre de uma armadura semelhante a um tubo sem cortar o que resta do cabo em segmentos curtos de não mais de meio metro de comprimento, o que aumenta os custos de tempo e, consequentemente, reduz a eficiência, põe em causa a viabilidade e o retorno de tal trabalho.

Para transformar o corte de cabos encontrados em aterros em um pequeno break-in, é necessária uma máquina simples, composta por hastes e facas localizadas em dois eixos interagindo entre si. Para maior estabilidade, de forma a garantir um funcionamento contínuo, os eixos são montados sobre rolamentos de esferas localizados nas extremidades e fixados no chassi (chassi). Em um dos eixos, existem bocais com reentrâncias, no meio dos quais passam uma ou mais lâminas anulares (geralmente feitas de aço rápido). O segundo eixo possui bicos convencionais, que são peças cilíndricas planas - no caso mais simples, eles podem ser recrutados de uma pilha de arruelas de pressão.

Variedades

Manual a versão da máquina para retirar o isolamento dos fios é um dispositivo com um botão no caso mais simples. Melhorou - equipado com uma manivela com uma caixa de velocidades que aumenta a velocidade dos eixos. Profissional usa uma caixa de engrenagens que permite que o motor gire e a capacidade de trabalhar a partir da manivela (pode ser parcialmente dobrável - com uma manivela e um motor removíveis da caixa de engrenagens).

Os mais comuns são máquinas movidas a motor. Oficinas para corte de cabos e outros produtos possuem tais instalações. Esses dispositivos são capazes de cortar simultaneamente dezenas de cabos de diâmetros diferentes, como resultado, condutores condutores de corrente saem da parte frontal e cascas de polímero (isoladores) permanecem na parte traseira.

Para cortar armadura de aço em cabos, predominantemente fabricado para equipamento militar, o sistema de facas é substituído por serras: o cabo é avançado devido a um mecanismo adicional de brochamento (tração) e um disco abrasivo revestido de diamante gira no eixo principal.

A posição do disco é definida de forma que a blindagem do cabo seja cortada, mas os condutores centrais permaneçam intactos.

Modelos populares

Se você não levar em consideração as máquinas da China, os modelos russos são representados pela lista a seguir.

  • KB-0.3 - potência de acionamento 2,2 quilowatts, funciona com cabos com um diâmetro de 5-20 mm, equipado com meia facas seccionais, corta cerca de 30 m / min.

  • KB-0,4 - Motor 3,3 kW, funciona com cabos de 20-80 mm, mesma velocidade e mesma estrutura das fresas.
  • Strippers tem patins, trabalha com cabo com diâmetro de 5 a 80 mm, desenvolve potencia de até 4 kW, a velocidade é a mesma.
  • Aparelho GS-500 - 6 kW, diâmetro do cabo 15-140 mm, mesmas facas e mesma velocidade de corte.

Tendo se familiarizado com o dispositivo e o princípio de funcionamento, bem como as opções para a execução da máquina de corte de cabos, um artesão experiente não vai querer gastar dinheiro em uma máquina de qualidade duvidosa, ou comprá-la muito cara, o que irá não se paga, mas fará tal dispositivo com suas próprias mãos, usando apenas os detalhes estruturais mais simples.

Como fazer isso sozinho?

Uma máquina de corte de cabos é um dispositivo bastante simples e, com conhecimentos básicos de mecânica e física, não será difícil fazer você mesmo. A base para um funcionamento suave e contínuo, sem folgas e travamentos - rolamentos sempre lubrificados e com manutenção, são vendidos em muitas lojas de ferragens, você pode encontrá-los no "hozryad" no mercado mais próximo ou solicitar do fabricante. O desenho da máquina de corte de cabos é muito simples e permite, posteriormente, substituir a manivela manual por um motor elétrico. Existem dezenas de opções para desenhar tal máquina - elas estão disponíveis para todos.

O valor de tal dispositivo aumenta para pessoas que ganham dinheiro com a coleta de sucata e geralmente trabalham com cabos e fios de alumínio e cobre.

Simples

A máquina em sua configuração usual consiste em um corpo, um módulo de alimentação, um bloco de corte e um tensor de força. A fabricação de cada um dos módulos funcionais é realizada separadamente.

  1. O corpo é sustentado por placas de aço - plataforma superior, base e paredes laterais. Recomenda-se escolher a espessura das placas de pelo menos 3 mm - ao cortar cabos grossos, é necessária uma margem de segurança.

  2. O alimentador é feito de rolos cônicos... Eles são montados em um eixo inserido em caixas de rolamentos, que são pressionadas nas placas nas laterais do dispositivo. O eixo se estende além do perímetro do corpo e é rigidamente conectado ao rotor do motor montado em batentes adicionais. Diâmetro do eixo - a partir de 10 mm: no caso mais simples, é uma peça de reforço liso A3 ou um grampo M10 comum e maior. Rolamentos - blindados, fechados, diâmetros adequados para o eixo, com arruelas de prensa e trava para o eixo do pino, com um jogo de porcas. Eles não devem estar soltos.

  3. Módulo de corte - Estrutura em U montada a partir de placas localizadas na lateral e uma plataforma horizontal conectando-as. Um eixo é inserido por baixo com um ou mais discos de corte montados nele. Ele também gira em rolamentos. Os cortadores podem ser encomendados no torneiro mais próximo - você precisa de aço rápido, já que o aço normal (preto) ficará cego rapidamente.

  4. Há uma parada vertical na plataforma, girando em torno de seu eixo... A extremidade superior da haste roscada passa pela porca no topo da cama. Uma alça é fixada na extremidade da haste.

Uma simples máquina caseira é feita como uma ferramenta fixada na mesa - como um torno. Ocupa pouco espaço - uma seção da borda da mesa, por exemplo, até 10 cm.

Universal

Uma simples descascadora de cabos pode ser facilmente convertida em universal equipando-a com um motor. A seção de potência é um motor (às vezes com uma caixa de engrenagens). Ele gira o eixo com cortadores. Para trabalhos com poucos cabos, o motor é inviável - ele é substituído por um botão que o trabalhador gira. A vantagem de uma manivela manual é que nenhuma eletricidade é necessária, o trabalho pode continuar mesmo na sua ausência.

Serras circulares são usadas para remover a trança da armadura. O diâmetro externo da lâmina de serra na aresta de corte pode ser, por exemplo, 50 mm. O diâmetro da mesma serra (ou faca) sem a borda saliente da ponta é de 45 mm. Em termos de estrutura, a lâmina de serra (ângulo de chanfro, altura da lâmina) geralmente não tem um ângulo muito agudo: ela se assemelha a um cutelo profissional para cortar carcaças de animais agrícolas. O ângulo da ponta, aproximando-se de uma reta, é feito de forma a evitar o embotamento rápido: é melhor ainda obtuso (mais de 90 graus), como na ponta de uma broca. O diâmetro interno do furo, por exemplo, coincide com o diâmetro da seção transversal do eixo: deve ser firmemente plantado nele, sem reação.

As serras circulares não cortam diretamente, mas criam um entalhe na armadura trançada, que é removido como isolamento normal. Uma vez que tal trança é feita do mesmo tipo de aço a partir do qual o fio telefônico de dois núcleos foi produzido, seu processamento não causa nenhuma dificuldade particular - junto com o isolamento restante, é derretido: produtos de petróleo queimam sem deixar resíduos em 1500-1700 graus. As serras circulares e cortadores da máquina universal estão localizados no mesmo eixo, seu número é de até 100 unidades.

Características do trabalho

É claro que a máquina de cabo é um dispositivo de corte que passa os cabos ao longo do eixo. Uma máquina versátil e de alta qualidade não apenas corta o isolamento, mas endireita o cabo. Por exemplo, cabos de alimentação trifásicos de alumínio são uma torção de três fios grossos (com seção transversal de 10 mm2). O corte de tal cabo é executado em várias passagens.

  1. A bainha protetora externa é cortada primeiro.... Os fios trançados são liberados.

  2. Cada um dos fios é inserido no cortador correspondente. No decorrer da tração, a torção é destorcida e os fios são esticados.

Como resultado, três condutores de corte são formados, adequados para refusão. Os cabos de cobre para redes de computadores são cortados de acordo com um princípio semelhante, mas o processo é um pouco complicado pelo fato de que cada um dos dois (ou quatro) pares trançados é destorcido em condutores separados - e desses, por sua vez, o isolamento de polímero é removido .

O fato é que a tecnologia de pares trançados combinados fornece para cada um deles seu próprio passo de giro específico, que é devido a atrasos de nanossegundos cíclicos na transmissão de sinais digitais pulsados ​​por tais linhas de comunicação.

Os pares trançados blindados são passados, como qualquer "armadura" (por exemplo, cabos coaxiais para sistemas de TV, tecnologia de som e vigilância por vídeo), através da fase preliminar de serrar a trança (ou tubo corrugado).

Por fim, se o objetivo era cortar um antigo cabo transatlântico (tipo TAT-1), que já cumpriu sua vida, ele passaria por várias etapas de corte de toda uma série de invólucros de armadura de aço e fibra de vidro reforçada, antes do cortador de cabos alcançaria seu grupo central, vivia através do qual a transmissão das correntes de sinal era realizada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário