Máquinas de fazer tijolos
As máquinas para fabricar tijolos são equipamentos especiais, com a ajuda das quais um material de construção pronto pode ser feito a partir de uma mistura seca. Há alguns anos, a produção de tijolos era estabelecida apenas em grandes empresas, uma vez que exigia um equipamento geral específico. Agora as máquinas se tornaram mais compactas, de modo que pequenas empresas privadas e indivíduos podem fazer tijolos.
Tipos e recursos
As máquinas de fazer tijolos podem ser divididas em três grandes categorias.
- Manual e baixo consumo de energia. Eles são caracterizados por baixo desempenho. Em média, essa máquina pode fazer apenas 1000 tijolos em um turno de trabalho de 8 horas. O custo dessas máquinas é de 65 mil rublos.
- Máquinas pertencentes à categoria intermediária. Aqui a produtividade é dobrada, ou seja, até 2.000 peças em 8 horas. Mas o custo dos modelos desta categoria começa em 350 mil rublos.
- Máquinas totalmente automatizadas. Eles são capazes de produzir até 6.000 peças em 8 horas. Essas máquinas costumam ser chamadas de minifábricas. O custo começa em 2 milhões de rublos.
As principais fábricas que produzem máquinas-ferramenta de cada categoria são Legostanok, Monolit, Spetstekhnika, Dobrynya, Zeus e algumas outras. Todas essas empresas operam no território da Federação Russa. Eles produzem principalmente máquinas que, posteriormente, produzem fachadas e outros tijolos. A matéria-prima é uma mistura de argila e outros componentes.
Os chamados tijolos Lego são feitos por dispositivos que são criados no Brasil, Itália, Espanha. Seus produtos não têm a pressão adequada, mas ao mesmo tempo têm um custo bastante elevado.
Máquinas-ferramentas da China também são populares. Tudo está bem neles com a automação, mas não há potência de impressão suficiente.
Visão geral do modelo
Existe um grande número de modelos no mercado que diferem em custo, potência e outros parâmetros. Os modelos mais populares são os seguintes.
- "Mastek-Meteor" É uma prensa vibratória, que se destina não só à confecção de tijolos, mas também à pavimentação de lajes, meios-fios. Essa máquina será a solução ideal para pequenas instalações de produção. Apenas 2-3 pessoas são necessárias para fazer a manutenção do dispositivo. A produtividade da máquina é baixa, mas a qualidade está em um bom nível. Em média, a quantidade de produtos fabricados é de 180 unidades por hora completa de trabalho.
- AKS-7. O modelo também é adequado para pequenos espaços. A produtividade é de 6 a 8 unidades por minuto. Uma característica distintiva de tal dispositivo é a alta qualidade do aço com o qual é feito. O tijolo produzido em tal máquina é particularmente durável, por isso é freqüentemente usado para criar estruturas de suporte de carga.
- "Bulava" 2АС É um dispositivo de fabricação de tijolos totalmente automatizado com a possibilidade de prensagem dupla-face simultânea. A qualidade dos tijolos produzidos também é mantida em dia. É utilizado para a construção de estruturas de suporte.
O dispositivo tem uma desvantagem significativa - funciona apenas no modo automático. Os modos semi-automático e manual estão excluídos neste caso.
Estes são apenas os modelos mais populares de toda a gama.
Escolha
Para escolher uma máquina de tijolos adequada para todos os parâmetros, é necessário focar em critérios importantes. Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração a área da sala onde o equipamento correspondente será instalado. Você também deve prestar atenção às seguintes nuances:
- custo unitário;
- quantas pessoas serão necessárias para consertá-lo;
- atuação;
- a qualidade dos produtos.
Para escolher um dispositivo realmente de alta qualidade, é recomendável que você primeiro se familiarize com todos os recursos disponíveis. Recomenda-se comprar equipamentos diretamente de fábricas ou fornecedores confiáveis.
Como fazer isso sozinho?
Se por algum motivo não for possível comprar o equipamento de fábrica, então a máquina pode ser feita em casa com suas próprias mãos. Um aparelho caseiro, é claro, terá desempenho inferior ao de fábrica, mas a qualidade do tijolo não será pior (sujeito à tecnologia de produção).
Produtos feitos com equipamentos caseiros dificilmente serão vendidos, já que as fábricas atendem aos requisitos das normas estaduais. Mas esses tijolos podem ser usados no nível doméstico, por exemplo, para realizar pequenas tarefas em um terreno pessoal.
Para fazer uma máquina-ferramenta caseira, você precisa preparar ferramentas:
- dispositivo de ângulo de moagem;
- máquina de solda;
- lixa.
Como materiais básicos e auxiliares, você precisará de:
- canal (largura - 10 cm e espessura - pelo menos 5 mm);
- dois tubos para a alavanca e pistão (5 e 9 cm);
- folha de aço não mais fina do que 3 mm;
- fechos;
- pintura da cor selecionada.
Para tornar mais compreensível o processo de criação de um aparato caseiro, recomenda-se tomar como base o desenho da Figura 1.
No início do processo, é importante criar um quadro confiável. Para isso, dois racks são feitos a partir do canal preparado e são interligados por uma barra transversal. Em seguida, o elemento de execução é soldado. Não se esqueça que é necessário fazer um furo na chapa para o pistão.
Em seguida, é criado um bunker com tampa. Uma alça deve ser soldada a ela sem falhas. Na etapa final, é necessário fazer um pistão. Recomenda-se criá-lo a partir de uma tira de chapa e reforçá-lo com nervuras especiais.
Para aumentar a vida útil da máquina, ela deve ser limpa com lixa, preparada com primer e pintada. O dispositivo está pronto. Agora você pode fazer tijolos. Mas, ao mesmo tempo, não se esqueça de que é extremamente perigoso usar esses produtos para a construção de paredes de suporte. Os produtos simplesmente não suportam a carga atribuída. Mas esses tijolos são adequados para a construção de cercas, barreiras, acabamentos decorativos, disposição de caminhos e meios-fios.
Para uma master class detalhada, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.