Tudo o que você precisa saber sobre máquinas-ferramentas

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Aulas de precisão
  4. Principais fabricantes
  5. Componentes e acessórios
  6. Nuances de reparo

Nenhuma produção pode prescindir de máquinas-ferramentas. De uma forma ou de outra, o equipamento de processamento é usado tanto em grandes fábricas quanto em pequenas empresas privadas de qualquer direção. Ao mesmo tempo, existem inúmeras classificações de tais unidades, cada uma delas com sua própria funcionalidade, conteúdo opcional, características técnicas e operacionais.

O que é isso?

As máquinas pertencem ao grupo das unidades industriais. Eles se distinguem de todos os outros tipos de equipamentos tecnológicos pela presença de uma cama sobre a qual está instalado o órgão funcional principal ou um sistema de blocos de trabalho. Uma broca de diamante, uma roda abrasiva ou uma broca podem atuar como um elemento de processamento - isso depende diretamente dos tipos de operações realizadas. Na maioria dos casos, as máquinas são usadas em grandes instalações industriais.

Eles representam construção maciça que fornece uma plataforma, grampos, motor e muitos outros elementos... Em oficinas de pequena escala e oficinas domésticas, há demanda por equipamentos mais compactos. Nos últimos anos, não só dispositivos fixos, mas também móveis surgiram entre as máquinas-ferramenta. Ao mesmo tempo, a linha entre uma mini-máquina e uma ferramenta manual às vezes não é determinada nem mesmo pelos fabricantes. No entanto, é a moldura, a presença da central e do corpo de processamento que remetem as unidades ao conjunto das máquinas-ferramenta. E quais, consideraremos mais adiante.

Descrição das espécies

Hoje em dia, o nível de automação das empresas industriais está aumentando continuamente, então o número de máquinas controladas mecanicamente está se tornando cada vez menor. É por isso que todas as máquinas podem ser divididas condicionalmente em modelos manuais, semiautomáticos e automáticos. As instalações mais modernas são controladas numericamente... Esse tipo de controle fornece maior precisão de ajuste e o processamento em si é executado com um erro mínimo. A principal vantagem das máquinas CNC é que não há necessidade de monitoramento constante do andamento da produção, uma vez que todos os principais parâmetros operacionais são definidos pelo operador antes do início do processamento.

As especificações da máquina variam dependendo do tipo de material sendo processado. A maioria dos tipos de unidades é usada para trabalhar com produtos de madeira e metal. Ao mesmo tempo, para madeira, é permitido usar unidades menos potentes, mas com uma precisão de ajuste excepcional. Para peças de metal, a potência deve estar no máximo. Existem diferentes tipos de máquinas - perolização, laminação dobrada, cortadora de trilhos, quadrada, descascadora, para cobertura dobrada, descascamento, precisão, bem como copiadora e laser.

Os mais populares são fresadoras, furadeiras e tornos.

Corte de metal

Para trabalhar com metal, são utilizadas máquinas para corte de metais, endireitamento de chapas, máquinas de corte para reforço e instalação de redes de malha. Todos os tipos de máquinas-ferramenta para usinagem são divididos em várias categorias.

  • Girando - fazer o processamento de superfícies internas e externas em rotação constante da peça de trabalho. Neste caso, durante o processamento, a peça gira em torno de seu eixo.
  • Perfuração - também estão incluídas as mandriladoras, indispensáveis ​​quando é necessário fazer furos cegos e passantes.No processo de processamento, a ferramenta gira simultaneamente com o avanço da peça, nos furos o avanço é realizado pelo movimento da base de trabalho.
  • Esmerilhamento - inclui vários tipos de máquinas. Todos eles são unidos pela presença de um rebolo abrasivo como ferramenta básica de trabalho.
  • Acabamento e polimento - uma roda abrasiva também é usada aqui. Juntamente com a pasta de polimento, torna a superfície lisa.
  • Corte de engrenagem - destinam-se ao projeto de dentes de engrenagem, as retificadoras também podem ser atribuídas aqui.
  • Moagem - nesta categoria, um cortador de múltiplas arestas é usado como um órgão funcional.
  • Planing - o princípio de operação desses dispositivos modulares é baseado no movimento alternativo da peça de trabalho. Split - são usados ​​para separar o ângulo, canal, barra e outros tipos de metal laminado por corte.
  • Persistente - como uma ferramenta funcional, broches multi-lâmina são instalados aqui.
  • Threading - este grupo inclui unidades projetadas para rosqueamento. Tornos não estão incluídos aqui.
  • Subsidiária - esta categoria inclui instalações adicionais que permitem a realização de operações tecnológicas auxiliares.

Carpintaria

As máquinas modernas para trabalhar madeira são divididas em vários grupos.

  • Planing - também conhecidas como planas ou, mais simplesmente, planadoras. Este equipamento realiza dois tipos de manipulações. O primeiro é aplainar o forro e os blanks de madeira em um determinado tamanho, ou seja, espessamento. A segunda é tornar a superfície de madeira lisa por aplainamento.
  • Serras circulares - este tipo de máquina é procurado quando é necessário cortar peças de trabalho. Distingue-se pela máxima precisão em comparação com os análogos.
  • Serras de painel - permitem realizar cortes transversais e longitudinais, bem como cortes de cantos de contraplacado, madeira serrada e blanks, revestidos a folheado ou plástico.
  • Serrar - isto inclui máquinas de serrar longitudinais, máquinas de serras circulares e serrarias de moldura. Eles são usados ​​para dividir peças grandes em várias peças menores.

A escolha de um tipo específico de equipamento depende dos parâmetros de dureza da madeira.

  • Slotting - esse equipamento de marcenaria é muito poderoso. Portanto, ao formar perfurações ou serrar ranhuras nas peças de trabalho, muitas vezes há cargas aumentadas no motor da máquina.
  • Girando - modelos universais, utilizados para trabalhos em uma ampla gama (furar, rosquear, serrar ranhuras, tornear).
  • Moagem - como no caso do metal, este equipamento permite o processamento de superfícies internas e externas e planos de diversos formatos. A ferramenta é muito procurada para dentes de goivagem, mas também é usada para criar ranhuras.
  • Perfuração - como o nome indica, a ferramenta é muito procurada quando é necessário fazer furos em blocos de madeira.
  • Combinado - realizar processamento complexo de produtos de marcenaria. Por exemplo, serragem, fresagem e espessamento.
  • Serras de fita - essas máquinas são necessárias para o corte de blocos de madeira de diferentes durezas e alturas. Eles também permitem o corte de cacheados. É um equipamento com boa relação custo-benefício, pois reduz o desperdício.
  • Edgebanding - essas unidades permitem que você execute o processamento decorativo das bordas de móveis e outros produtos de madeira.
  • Esmerilhamento - equipamentos de alta precisão utilizados nas etapas de acabamento do desenvolvimento do produto. Limpa desníveis e imperfeições superficiais, conferindo ao produto um aspecto estético.

Corte de pedra

O design das máquinas de corte de pedra inclui uma base, bem como uma ferramenta de corte fixada nela... Este último é acionado por motor a gasolina ou elétrico, o que garante uma serragem de alta qualidade de concreto, porcelanato, pedra natural e outros tipos de placas superduras. O equipamento elétrico requer uma conexão CA, mas não emite gases tóxicos de exaustão. As unidades a gasolina são autônomas, mas raramente utilizadas; um pré-requisito para seu funcionamento é uma sala de trabalho bem ventilada.

Dependendo do tipo de controle, a máquina pode ser manual e automatizado. Os automatizados são divididos em dois grupos - projetados para corte reto e corte em um ângulo de 45 graus, bem como para corte de formas.

A primeira categoria inclui:

  • instalações de divisão de pedra - são procurados na produção de pedras de pavimentação e fragmentos decorativos, que são usados ​​para pavimentação de ruas e caminhos de jardim;
  • destacável - são responsáveis ​​por cortar pedras maciças em fragmentos do tamanho necessário;
  • medidor - nivelam a superfície da pedra e conferem-lhe um aspecto decorativo estético.

A função de usinagem de 45 graus fornecida reduz significativamente os custos de mão de obra e o tempo de processamento de cada peça. O corte figurado é realizado em equipamentos especializados para dar aos produtos uma forma padronizada.

O princípio de operação de tal dispositivo é baseado na tecnologia de jato de água.

De outros

Destacam-se as linhas de transformação do plástico em grânulos e as máquinas para a produção de pellets. Incluem equipamentos para trituração, limpeza, secagem, separação, granulação e embalagem final de plásticos.

Uma linha de máquinas inclui todos os mecanismos acima. Em alguns casos, um separador, mesas de classificação, transportadores e transportadores são necessários.

Aulas de precisão

Cada tipo de máquina-ferramenta está sujeito a verificações obrigatórias para conformidade com os padrões de precisão. Os resultados dos exames realizados são registrados em atos especiais e constam do passaporte da unidade. Todos os tipos de equipamentos possuem seu próprio GOST, que regula o desvio máximo para cada verificação. O número e a frequência das verificações podem variar dependendo do tipo de máquina. Por exemplo, alguns modelos de fresadoras CNC universais podem incluir várias dezenas de testes.

De acordo com os resultados dos testes, todos os equipamentos das máquinas-ferramenta são divididos em classes, levando em consideração a precisão do trabalho.

  • H - instalações de precisão normal, eles são usados ​​para processar peças de metal laminado e fundidos.
  • NS - maior precisão. Essas unidades são fabricadas com base em equipamentos de precisão normal, mas sua instalação é realizada com o máximo cuidado. Essas máquinas processam as mesmas peças de trabalho, mas todo o trabalho é feito com mais precisão.
  • BA - equipamentos de alta e altíssima precisão. Aqui é assumido o uso de elementos estruturais especiais, um estudo mais aprofundado das unidades e condições específicas de operação.
  • COM - máquinas especialmente precisas, permitem obter a máxima precisão no processamento de peças de trabalho. Eles são procurados na fabricação de ferramentas de medição, engrenagens e outras opções de processamento.

Os desvios dos testes de classes de precisão adjacentes da unidade diferem entre si em 1,6 vezes.

Em concordância com GOST 8-82 para todos os tipos de máquinas, incluindo versões CNC, um padrão uniforme para testes de precisão foi introduzido. De acordo com ele, pertencer a uma categoria é determinado por três parâmetros:

  • a precisão geométrica do próprio equipamento;
  • processamento de precisão de pedaços de massa;
  • Opções extras.

As classes de precisão são atribuídas às categorias de máquina com base neste padrão. Nesse caso, o equipamento pertencente ao mesmo grupo deve garantir a mesma precisão de processamento para amostras de tamanho e forma idênticos.

Principais fabricantes

Máquinas confiáveis, funcionais e duráveis ​​são fabricadas em diferentes países. Equipamentos importados da mais alta qualidade são produzidos nos Estados Unidos, Europa e também em diversos países asiáticos. O topo dos maiores fabricantes inclui várias marcas conhecidas.

  • TOYODA (Japão). Esta empresa foi fundada em 1941 como subsidiária da Toyota Motor Corporation. Inicialmente, a empresa se especializou na produção de retificadoras cilíndricas, mas desde a década de 70. No século XX, o fabricante estabeleceu a produção de centros de usinagem de alta precisão para produção em massa. Hoje a empresa é reconhecida como líder na fabricação de unidades CNC.
  • SMTCL (China). A fábrica de máquinas-ferramenta é reconhecida como a maior da China, a produção de produtos ultrapassa 100 mil unidades de máquinas-ferramenta por ano. A empresa iniciou a sua atividade produtiva em 1964. Em 2020, a preocupação incluía 15 unidades de produção de máquinas-ferramenta, bem como um centro de pesquisa dedicado à criação de unidades de alta tecnologia. As máquinas fabricadas são vendidas em mais de 70 países do mundo, incluindo Rússia, Itália, Alemanha, Inglaterra, Canadá, EUA, além de Turquia, Coréia do Sul, Japão e África do Sul.
  • HAAS (EUA). A empresa americana opera desde 1983, hoje é considerada a maior fábrica de máquinas-ferramenta dos Estados Unidos. O portfólio de produtos inclui unidades de torneamento, módulos de usinagem CNC e grandes fábricas especializadas em 5 eixos. Ao mesmo tempo, 75% do equipamento da oficina é composto por máquinas de nossa própria fabricação, tal abordagem pode reduzir significativamente o custo dos produtos.
  • ANCA (Austrália). O fabricante fabrica retificadoras CNC desde meados dos anos 80. Século XX. As oficinas estão localizadas em Melbourne, mais duas fábricas operam em Taiwan e na Tailândia. A empresa fabrica máquinas de corte e afiação de ferramentas, instalações para a produção de machos e fabrica unidades de fresagem e retificação.
  • HEDELIUS (Alemanha). O início das obras da empresa alemã ocorreu em 1967. Inicialmente, o fabricante limitou a gama de máquinas para trabalhar madeira. Porém, uma década depois, uma linha foi aberta para criar dispositivos de processamento para as necessidades da indústria metalúrgica.
  • Biglia (Itália). A fabricante italiana é reconhecida como uma das líderes na fabricação de unidades de torneamento de usinagem produtivas. Atua desde 1958. A empresa oferece centros de torneamento e fresamento, além de máquinas verticais, instalações para processamento de barras redondas e instalações de usinagem.

A qualidade do produto é confirmada pelos certificados internacionais ISO 9001 e Marca CE.

Componentes e acessórios

Todos os componentes usados ​​nas máquinas podem ser condicionalmente divididos em 3 categorias.

  • Mecânico - estes são guias, bem como rolamentos para eles. Isso também inclui cremalheiras de engrenagens, correias de transmissão para transmissões, acoplamentos, mesas de rolos, caixas de engrenagens e outros.
  • Eletromecânica - inclui todos os tipos de motores, acionamentos de fuso e eixo. Este grupo inclui motores auxiliares, por exemplo, para fornecimento de fluido de corte. A categoria também inclui unidades de energia para controlá-los (fontes de alimentação, conversores de frequência, relés eletromagnéticos, sensores finais).
  • Eletrônico - este grupo de consumíveis consiste em placas, comunicações, drivers e muito mais.

Deve-se ter em mente que alguns consumíveis formam um único link funcional entre si... Um exemplo é: um motor de passo, um driver e uma fonte de alimentação para o inversor. Todos os componentes deste pacote devem corresponder exatamente. O mesmo se aplica ao grupo: fuso, conversor de frequência, parafusos e porcas, cremalheira e pinhão.

Se for necessário substituir uma das peças de reposição em tal pacote, a escolha deve ser feita levando em consideração os parâmetros técnicos e operacionais de todos os outros componentes. Ao escolher uma peça sobressalente específica de tal grupo, é necessário fornecer ao vendedor a documentação principal para os outros componentes do pacote. Eles devem ter pelo menos um fabricante.

Nuances de reparo

Reparar máquinas-ferramentas não é um processo fácil. Faça você mesmo pode ser feito por pessoas com habilidades especializadas no trabalho com esses equipamentos. Aqui está um exemplo baseado em um torno. Não é nenhum segredo que o desejo de equipar uma oficina com um torno está muitas vezes em desacordo com o orçamento. É por isso que algumas pessoas compram modelos usados, às vezes em um estado bastante deplorável.

Os reparos permitem estender a vida útil de tais equipamentos. Um dos defeitos mais comuns dessas máquinas é o esgotamento das superfícies de corte de uma máquina para usinagem de metais, levando ao desgaste. Neste caso, o reparo deve necessariamente incluir um procedimento de raspagem, em que todas as camadas danificadas das superfícies de fricção são removidas.

Na maioria das vezes, o compasso, as carruagens e as guias da cama estão sujeitos a arranhões nos tornos. O desenvolvimento de guias está associado à entrada frequente de aparas de metal ou violação grosseira das condições de operação. Uma mudança repentina nos modos de operação, lubrificação insuficiente e outros fatores levam à avaria. A raspagem pode ser áspera - é produzida para eliminar defeitos pronunciados, neste caso são removidos 0,001-0,03 mm de metal.

Imediatamente após o desbaste, é realizada uma raspagem fina, que permite neutralizar todas as pequenas irregularidades reveladas com a tinta. As manchas que permanecem na superfície após a raspagem da tinta aplicada tornam-se um guia para o mestre - quanto menor seu número e diâmetro, mais lisa será a superfície. Na etapa final do trabalho, é realizada a raspagem de acabamento, cujo objetivo é garantir uma distribuição uniforme das manchas.

Obviamente, os reparos não se limitam à raspagem. No entanto, é esta medida que garante a máxima precisão de giro e movimento suave dos mecanismos de trabalho do equipamento.

No entanto, você precisa entender que qualquer conserto de máquina faça você mesmo é aconselhável apenas se estivermos falando de eletrodomésticos leves e de baixo desempenho. Se for necessário restaurar instalações de classe média ou pesada de várias toneladas, é melhor transferir o equipamento para as mãos de especialistas. Eles não só restaurarão sua capacidade de trabalho, mas também aumentarão a produtividade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário