Tudo sobre máquinas de corte de metal CNC
Atualmente, existe uma grande variedade de máquinas-ferramentas projetadas para o processamento de metal. Esse equipamento CNC está ganhando cada vez mais popularidade. Hoje vamos falar sobre os recursos e tipos de tais unidades.
descrição geral
As máquinas de corte de metal CNC são dispositivos especiais controlados por software. Eles facilitam o processamento de vários metais sem intervenção humana. Todo o processo de trabalho é totalmente automatizado.
Essas máquinas serão indispensáveis para o processamento de produtos produzidos em série. Eles possibilitarão a obtenção de um grande número de blanks metálicos processados em um mínimo de tempo.
Visão geral da espécie
As máquinas CNC para esse tipo de material podem ser de vários tipos.
Moagem
Esses dispositivos processam produtos usando um cortador. Ele fornece alta precisão. O cortador está firmemente fixado no fuso. Um sistema CNC automatizado o ativa e o faz se mover na direção desejada.
O movimento desta peça pode ser de diferentes tipos: curvilíneo, retilíneo e combinado. O cortador em si é um elemento composto por vários dentes e lâminas afiadas. Ele pode ter uma variedade de formas (modelos esféricos, angulares, de disco).
A parte de corte em tais dispositivos é geralmente feita de ligas duras ou diamantes. Os modelos de fresamento são divididos em categorias distintas: horizontal, vertical e universal.
Na maioria das vezes, as fresadoras têm um corpo grande e poderoso, equipado com reforços especiais. Eles também são equipados com guias ferroviários. Eles se destinam a mover a peça de trabalho.
Girando
Esses dispositivos são considerados os mais produtivos. São equipamentos de usinagem projetados para trabalhos complexos com materiais. Isso permitirá que você faça, incluindo fresamento, mandrilamento e perfuração.
Tornos permitem que você faça vários itens de aço, alumínio, bronze, latão e muitos outros metais... Os agregados desse tipo realizam o processamento em três direções, alguns modelos podem fazer isso ao mesmo tempo em 4 e 5 coordenadas.
Nas unidades de torneamento, uma ferramenta de corte afiada também é usada, ela é fixada de forma firme e segura no mandril. No processo de trabalho, a peça de trabalho pode se mover em uma direção ou alternadamente.
Essas máquinas podem ser universais e giratórias. Os primeiros são usados principalmente para a produção sob encomenda. Os últimos são usados para produção em série.
Atualmente, estão sendo fabricados tornos assistidos a laser. Eles fornecem velocidade máxima de processamento e segurança total do trabalho.
Vertical
Essas máquinas para processamento de metal permitem realizar várias ações ao mesmo tempo (fresamento, mandrilamento, rosqueamento e furação) em uma única operação. O equipamento está equipado com mandris com elementos de corte, os quais são colocados em loja de design especial. Eles podem mudar de acordo com um determinado programa automático.
Modelos verticais podem ser usados para trabalhos de acabamento e desbaste. Várias ferramentas podem ser colocadas na loja de equipamentos ao mesmo tempo.
Esses dispositivos representam uma estrutura com uma cama e uma mesa posicionada horizontalmente.Eles são equipados com guias colocadas verticalmente ao longo das quais o elemento do fuso se move com uma ferramenta de corte comprimida.
Este projeto fornecerá a fixação mais rígida da parte de trabalho. Para a fabricação da maioria dos produtos de metal, um sistema de três coordenadas é suficiente, mas você também pode usar um sistema de cinco coordenadas.
Na maioria das vezes, essas máquinas são controladas por meio de um painel de controle CNC especial, uma tela digital e um conjunto especial de botões.
Longitudinal
Essas unidades são geralmente um tipo de torneamento. Eles são usados na produção em grande escala. Os modelos longitudinais podem ser usados para uma ampla variedade de materiais, incluindo cobre e aço.
Este equipamento é normalmente equipado com um fuso principal e um contra fuso especial. As máquinas longitudinais permitem o processamento simultâneo de produtos de metal complexos, enquanto realizam operações de fresamento e torneamento.
Muitas dessas máquinas possuem configurações flexíveis para adaptá-las a qualquer tarefa.
De outros
Existem outros tipos de máquinas CNC para processamento de peças de metal.
- Laser. Esses modelos podem ser feitos com um elemento de fibra ótica ou um emissor especial. Eles são mais comumente usados para trabalhar com madeira, mas algumas amostras podem ser obtidas para metais também. Os dispositivos a laser são adequados para corte e gravação precisa. Possuem uma estrutura de moldura que garante a confiabilidade e durabilidade do equipamento. Unidades deste tipo garantem um corte mais limpo e uniforme. Eles se distinguem pela maior produtividade e precisão do furo. Ao mesmo tempo, a tecnologia de corte é sem contato, não há necessidade de usar peças de fixação.
- Plasma. Essas máquinas CNC realizam o processamento do material por meio da ação de um feixe de laser, que é previamente focado em um ponto específico. Os modelos de plasma são capazes de trabalhar até mesmo com metal espesso. Eles também possuem alto desempenho. O equipamento pode ser usado para corte chanfrado rápido.
- Máquinas CNC domésticas. Na maioria das vezes, pequenos modelos de mesa de tal equipamento de corte de metal são usados para casa. Eles não diferem em desempenho e potência máximos. Na maioria das vezes, essas mini-máquinas são de tipo universal. Eles serão adequados para realizar várias operações com metais, incluindo corte e dobra.
Os melhores fabricantes e modelos
A seguir, daremos uma olhada mais de perto nos fabricantes mais populares desses equipamentos.
- "Máquinas inteligentes". Este fabricante russo produz um grande número de máquinas de corte de metal, incluindo mini-modelos para uso doméstico. A empresa é especializada na fabricação de corpos de prova poderosos e duráveis.
- Trace Magic. Este fabricante nacional é especializado na fabricação de tornos e fresadoras CNC. Eles podem ser perfeitos para trabalhar com aço, cobre, alumínio, às vezes são usados para processar plásticos.
- LLC "ChPU 24". A empresa produz modelos de laser, plasma e fresamento de alta qualidade e durabilidade. A empresa também pode fabricar equipamentos sob encomenda.
- HAAS. Empresa americana especializada na produção de tornos CNC. Os produtos do fabricante são fornecidos com indexadores especiais e mesas rotativas.
- ANCA. A empresa australiana produz equipamentos de fresamento CNC. Na produção, apenas componentes e materiais confiáveis e de alta qualidade são usados.
- HEDELIUS. A empresa alemã utiliza apenas os mais modernos programas numéricos para seus aparelhos, o que permite a otimização do equipamento. A gama de produtos inclui modelos com três, quatro e cinco eixos.
Agora vamos nos familiarizar com os modelos individuais de máquinas de corte de metal CNC.
- Clever B540. O modelo produzido internamente é uma máquina CNC de 3 eixos. Em sua produção, são utilizados componentes comprovados e de alta qualidade de fabricantes mundiais. A amostra é adequada para trabalhar com alumínio, aço e metais não ferrosos.
- CNC 3018. Esta mini fresadora CNC de fabricação russa é feita de liga de alumínio de alta qualidade. A moldura e o portal são feitos com um revestimento protetor. Esta máquina pode ser usada para fresamento, perfuração e corte reto.
- HEDELIUS T. Esses modelos são usados para cortar metal da série T. Se necessário, eles permitem que você execute processamento de materiais complexos. A variedade possui sistema de troca automática de ferramentas, caracteriza-se pela alta velocidade e produtividade.
- HAAS TL-1. Este torno CNC fornece a máxima precisão. É fácil de configurar e operar. O modelo está equipado com um sistema de programação interativo especial.
Nuances de escolha
Antes de comprar uma máquina CNC para usinagem, você deve prestar atenção a uma série de nuances importantes. Portanto, certifique-se de observar o poder do modelo. Para uso doméstico, mini-unidades com um pequeno indicador são adequadas. Máquinas maiores para processar um grande número de peças são usadas com mais frequência na produção industrial.
Considere também o material do qual o equipamento é feito. A melhor opção seria estruturas de aço e ligas de alumínio duráveis.
Eles poderão servir por muitos anos sem interrupções. Além disso, esses modelos praticamente não são expostos a tensões mecânicas.
Dê uma olhada nos modos de operação disponíveis. Se você precisa executar processamento de metal complexo, então deve ser dada preferência a modelos combinados com software moderno que podem executar simultaneamente várias operações diferentes (corte, furação, fresamento).
Possibilidades
As máquinas CNC permitem que você processe rapidamente até os metais mais duros e resistentes. Com a ajuda desse equipamento, vários mecanismos de máquina (peças de motor, carcaças, buchas) também são fabricados. Eles também podem ser usados para tornear ranhuras lisas, produtos de metal de formas complexas, processamento longitudinal de material e rosqueamento.
A tecnologia CNC permitirá que você execute trabalhos de gravação de superfície, retificação suave, torneamento e corte sem a participação de um operador.
Às vezes, eles são usados para estampagem. Versatilidade, funcionalidade e alta produtividade tornam essas máquinas indispensáveis em quase qualquer produção.
O comentário foi enviado com sucesso.