O que são máquinas CNC a laser e como escolhê-las?
Para a fabricação de lembranças e diversos produtos publicitários, móveis e muito mais, que não só ajudam a equipar a vida ou outro ambiente, mas também os tornam mais bonitos, é necessária uma máquina CNC a laser. Mas você ainda precisa escolher o caminho certo, bem como estudar os recursos da unidade.
Dispositivo e princípio de operação
O corte a laser é considerado universal, e essa é a principal vantagem da tecnologia utilizada pela máquina. O método mecânico está quase sempre associado a perdas de metal, e seu alto desempenho não o diferencia. O método térmico não se aplica a tudo, mas o corte a laser é adequado em todos os casos. E esse processo é semelhante em forma a um mecânico, apenas um feixe de laser atua como um cortador, ele penetra na peça e a corta. Ele atua como um arco de plasma, uma fonte de calor, mas a zona de ação térmica é muito pequena.
O laser corta materiais não extremamente finos, mas até combustíveis, como papel ou polietileno.
Como o feixe de laser se comporta:
- derrete - aplica-se ao plástico e ao metal, enquanto trabalha em modo de radiação contínua, para melhor qualidade, o processo é acompanhado por sopro de gás, oxigênio ou ar;
- vaporiza - a superfície esquenta a taxas de ebulição, pois o material evapora (e não se acumula com lascas ou poeira), o modo é representado por pulsos curtos com alta potência;
- decompõe-se - se o material não demonstrar alta resistência à ação térmica e a substância puder se decompor em gases sem derreter (mas isso não se aplica a componentes tóxicos, este método não se aplica a eles).
Por exemplo, o vidro de PVC é cortado apenas mecanicamente, caso contrário, o processamento a laser será acompanhado pela liberação de substâncias tóxicas.
E agora mais perto do CNC - esse controle é entendido como um pacote de programas que geram impulsos de controle para acionamentos elétricos. Tal pacote garante a precisão de execução, o que há de mais moderno para essa técnica. A precisão de corte e desenho de linhas em uma máquina a laser CNC é virtualmente incomparável.
Para que serve essa máquina:
- o consumo de material é mínimo;
- configurações muito complexas podem ser cortadas;
- não há restrições na escolha do material;
- as bordas podem ser mantidas afiadas;
- a velocidade e precisão de corte vão compensar o alto preço do equipamento muito em breve.
Entre outras coisas, essa máquina simplifica o processo de criação de um modelo. E o projeto criado é carregado na memória do computador que atende a máquina e, se necessário, é corrigido. Todas as características do material são levadas em consideração.
Visualizações
As máquinas podem ser de mesa e de chão. As máquinas de mesa também são chamadas de mini-máquinas. Pode ser colocado em qualquer lugar da oficina (mesmo em um apartamento comum), se, claro, houver um exaustor, não empoeirado ou sujo. A potência de tais dispositivos não é particularmente alta, até 60 W, mas a máquina foi projetada para a fabricação de peças de trabalho de pequeno porte e não metálicas. As máquinas de piso são usadas onde o trabalho está sendo construído em alta velocidade, onde o material pode ser plano, volumétrico e de formato largo.
Gás
Estes são os lasers de onda contínua mais poderosos. A energia é transferida por moléculas de nitrogênio para moléculas de dióxido de carbono. Com a ajuda do bombeamento elétrico, as moléculas de nitrogênio entram em um estado de excitação e metaestável, e aí transferem essa energia para as moléculas de gás. A molécula de carbono fica excitada e em nível atômico emite um fóton.
O que são máquinas CNC a laser a gás:
- não fluindo com tubos selados - o gás e o caminho do raio são concentrados em um tubo selado;
- com fluxo axial e transversal rápido - o excesso de calor neste dispositivo é absorvido pelo fluxo de gás que passa pelo resfriamento externo;
- resfriamento difuso - nesses tipos de CNC, o gás é colocado entre eletrodos especiais resfriados a água;
- com um meio excitado transversalmente - suas características são alta pressão de gás.
Finalmente, existem plataformas movidas a gás, cuja potência é de vários megawatts, e são usadas em instalações antimísseis.
Estado sólido
Essas máquinas funcionam idealmente com metais, porque seu comprimento de onda é de 1,06 mícron. As máquinas de corte de fibra são capazes de produzir um feixe de laser com lasers de sementes e fibras de vidro. Eles cortam bem produtos de metal, lidam com gravação, soldagem, marcação. Mas outros materiais não estão disponíveis para eles, e tudo por causa do comprimento de onda.
Esta característica - sólido e gasoso - se divide em tipos, que podem ser chamados de "segundos". Ou seja, não menos importante do que a divisão em máquinas de chão e mesa. E você também deve falar sobre marcadores a laser compactos: eles são necessários para gravar em alguns itens volumosos, por exemplo, em canetas e chaveiros. Mas mesmo os pequenos detalhes do padrão ficarão claros, e o padrão não será apagado por muito tempo. Isso é garantido pelo design biaxial do marcador: as lentes individuais nele podem se mover mutuamente e, portanto, o feixe de laser gerado pelo tubo é formado no plano já bidimensional e vai para qualquer ponto da peça em um determinado ângulo.
Principais fabricantes
Com certeza a Rabbit estará entre os líderes do mercado. É uma marca chinesa que representa modelos com consumo de energia econômico, maior vida útil e instalação opcional de CNC.
Quais outras marcas estão liderando neste segmento:
- Lasersolid - oferece máquinas compactas, não muito potentes, mas fáceis de usar e mais do que econômicas, que processam pequenas peças feitas de couro, madeira compensada, plexiglass, plástico, etc .;
- Kimian - também produz principalmente máquinas-ferramenta para processamento de pequenas peças, inclui tubos laser com alto desempenho no projeto;
- Zerder - uma marca alemã que não apresenta a maior concorrência no aparelho de máquinas-ferramenta, mas cobra um preço;
- Wattsan - mas aqui, ao contrário, os preços não vão subir para todos, porque esta máquina está preparada para trabalhar com modelos muito complexos.
- Corte à laser É uma empresa muito popular que fornece os modelos mais populares dos principais fabricantes. Ele se estabeleceu na Rússia e no exterior. Muitos modelos oferecidos pela empresa são adquiridos por representantes de pequenas e médias empresas: são escolhidos por altas velocidades de corte, ampla gama de opções e facilidade de manutenção para máquinas desta marca.
Componentes
Para começar, vale a pena considerar o próprio design da máquina. Consiste em uma parte fixa - a cama, todo o resto é colocado sobre ela. É também uma tabela de coordenadas com servo drives que movem a cabeça do laser. É essencialmente o mesmo fuso em uma fresadora mecânica. E é também uma mesa de trabalho com esquema de montagem, um módulo de alimentação de gás (se a máquina for a gás), um exaustor e, por fim, um módulo de controle.
Quais acessórios podem ser necessários para tal dispositivo:
- tubos de laser;
- fontes de alimentação para tubos;
- estabilizadores;
- sistemas de refrigeração;
- óptica;
- motores de passo;
- correias dentadas;
- Suprimentos de energia;
- dispositivos rotativos, etc.
Tudo isso pode ser comprado em sites especiais, você pode escolher tanto um substituto para um elemento de máquina defeituoso, quanto um modernizador de dispositivo.
Regras de seleção
Eles são compostos por vários critérios. Tendo lidado com cada passo a passo, é muito mais fácil encontrar a unidade desejada.
- Material de trabalho. Portanto, a tecnologia laser também pode funcionar com chapas duras, mas esse é um segmento de preço completamente diferente do equipamento - e, portanto, esse material pode ser retirado dos suportes. Mas o processamento de tecidos, madeira, polímeros pode se encaixar no conceito de uma máquina para uma oficina doméstica. E a árvore provavelmente está em primeiro lugar (assim como seus derivados). As máquinas também podem trabalhar com materiais compostos, por exemplo, com laminados. Quanto mais espesso o material, mais poderoso deve ser o tubo. E quanto mais potente é o tubo, mais cara é a máquina.
- Dimensões da área de processamento. Estamos falando sobre o tamanho das superfícies tratadas e a conveniência de carregá-las na câmara de trabalho do dispositivo. É bom se a embalagem incluir mesa a vácuo, fixa melhor o material para processamento. Mas se a tarefa, por exemplo, consistir em gravar porta-chaves e crachás, basta uma máquina com um pequeno volume fechado. E é bom se pequenos pedaços de material forem cortados com antecedência para isso.
- Tipo de processamento. Ou seja, o que exatamente a máquina fará - cortar ou gravar. É necessário entender que nem todas as máquinas podem fazer as duas coisas. Para o corte, a máquina precisa de mais potente e rápida, pois atingirá alta produtividade. Quanto mais rápido e melhor for o corte, mais rápido será o processo e podem ser planejadas circulações sérias. Se a unidade for mais necessária para o arrastamento, então uma de baixa potência é o suficiente e, geralmente, esses dispositivos fornecem gravação e corte de materiais finos.
- Conjunto completo + componentes básicos. A mecânica e a cinemática do equipamento, a base do elemento da óptica e o controlador de controle são importantes aqui. Para gravar em papelão e papelão, para cortar folhas finas de compensado, uma máquina simples e de função única é suficiente. Mas se você quiser fornecer uma gama mais ampla de serviços, precisará de uma unidade universal que pode fazer várias tarefas durante uma corrida. Esses dispositivos geralmente possuem uma interface auxiliar que pode executar comandos por meio de um cartão flash.
- País de origem, nível de serviço. A busca quase sempre começa com os e-shops asiáticos, pois os preços lá são razoáveis. Mas às vezes é arriscado, até porque devolver uma máquina defeituosa ao vendedor costuma ser uma missão impossível. Nesse sentido, trabalhar com um fabricante local é muito mais fácil e haverá, previsivelmente, menos problemas com o serviço.
Parece que descobrimos - o principal é que existem opções, o que significa que é mais interessante escolher.
Possibilidades e áreas de uso
O escopo de tal equipamento não é tão pequeno. Por exemplo, é muito ativamente usado em produtos de publicidade. Letreiros, várias inscrições em acrílico, figuras de personagens - isso é apenas uma pequena parte do que é feito com a ajuda dessas máquinas. Provavelmente, a maioria dos projetos de pequenas empresas relacionados à aquisição de máquinas a laser CNC vão exatamente nessa direção. Máquinas-ferramenta também são usadas na indústria leve: na indústria de costura, por exemplo, as máquinas ajudam a criar padrões, padrões no material.
Impossível não falar no processamento do metal, mas este já é um ramo do espaço, da construção aeronáutica e automobilística, militar, naval. Claro, aqui não estamos mais falando de negócios e pequenos projetos, mas de solicitações do governo, etc. Finalmente, aonde podemos ir sem o processamento de madeira - para esses fins, a unidade de laser é mais do que boa. É possível queimar madeira com a ajuda de tal máquina e cortar e fabricar peças de móveis para armários.
E se voltarmos aos pequenos negócios, então há atividade na produção de souvenirs e produtos para presentes. O ritmo e o volume dos itens manufaturados estão crescendo, ficando mais baratos e as vendas ganhando novas oportunidades.
Além disso, usando equipamento a laser, você pode fazer carimbos e selos.
Tudo isso são apenas algumas das áreas onde essas máquinas são ativamente usadas.Eles estão sendo modernizados, a produção manual está cada vez mais sendo substituída pela robótica, está se tornando mais acessível e fica mais fácil para pessoas criativas incorporarem suas ideias, não sem a ajuda de equipamentos inovadores.
O comentário foi enviado com sucesso.