Tudo sobre cinzéis

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Ângulo de afiação
  4. Como escolher o caminho certo?
  5. Fabricantes
  6. Como usar?

A escultura em madeira é uma atividade interessante e lucrativa. Você pode criar tudo de forma independente, desde madeira - de artesanato em miniatura a móveis completos. A qualidade do resultado futuro depende também da qualidade das ferramentas, portanto, a escolha dos dispositivos deve ser tratada com muito cuidado. Uma das principais ferramentas de um mestre de escultura em madeira é um cinzel.

O que é isso?

Um cinzel é uma ferramenta verdadeiramente versátil que pode ser usada para uma ampla variedade de finalidades. Com este dispositivo, você pode transformar uma peça de madeira em uma verdadeira obra de arte. A ferramenta permite que você trabalhe com as áreas mais difíceis de alcançar do material.

Com a ajuda de formões, você pode uniformizar as bordas dos móveis. O cinzel é indispensável para arredondar um detalhe ou cortar um belo desenho em madeira.

Além disso, os cinzéis são usados ​​ativamente não apenas ao trabalhar com madeira. É uma ferramenta indispensável ao trabalhar com couro, plástico ou metal macio. Ele pode ser usado tanto para inserir uma fechadura como para cortar colheres de madeira.

Esta unidade é necessária em qualquer negócio onde você tenha que trabalhar com as mãos. O cinzel de carpinteiro pode ser uma ótima alternativa a uma ferramenta como o cinzel. No entanto, existem diferenças entre essas opções: o cinzel corta um pouco menos madeira do que o cinzel. Os ângulos de corte também são diferentes para essas ferramentas.

Visualizações

Os cinzéis profissionais são divididos em 2 tipos - máquinas e artísticos. Os cinzéis criados para criar diferentes elementos de madeira podem variar na forma do dispositivo de corte. Por exemplo, graças aos cortadores retos, você pode criar bordas suaves em um elemento de madeira. Os cortadores chanfrados permitem que você corte ranhuras estreitas ou crie até mesmo bordas de canto.

Cortadores arredondados ou semicirculares permitem criar belos círculos na madeira ou entalhar padrões em forma de esfera. Essas variações do cinzel são chamadas de raladores.

Cortadores angulares permitem que você crie recessos cegos. Lâminas curvas funcionam bem com elementos esféricos. Cada especialista seleciona ferramentas de acordo com a finalidade do trabalho e suas especificidades.

A forma da faca é de grande importância no trabalho e na escolha de uma ferramenta. As opções mais comuns são esses tipos de cinzéis.

  • Listrado. Esta ferramenta é usada na criação de espaços em branco e na formação de reentrâncias.
  • Volta. Um cinzel com esta configuração é necessário para o processamento de blanks, bem como para o corte de ranhuras.
  • Semicircular. A ferramenta é adequada para preparar um produto para processamento posterior. Com um dispositivo arredondado, você pode cortar lindos enfeites ou criar serifas. O dispositivo é encontrado em configurações arredondadas, inclinadas ou médias. Um cinzel semicircular pode ser encontrado nas caixas de cada mestre.
  • Universal. O dispositivo tem a capacidade de substituir o acessório de trabalho. No complexo, uma variedade de acessórios de tamanhos variados vão para o cinzel.
  • Canto. A ferramenta é um pouco semelhante ao V latino (duas lâminas de trabalho são definidas em um ângulo e adjacentes uma à outra no topo). Um cinzel com essa lâmina é projetado para produzir entalhes em forma de V. Quanto melhor as lâminas forem afiadas, mais profundo será o entalhe.
  • Clucarza. Externamente, o cinzel é muito parecido com a versão anterior. No entanto, sua superfície tem porções arredondadas da face da extremidade e do eixo da lâmina.Esta forma permite que o cinzel se mova suavemente sobre o material. A Klukarza tem vários tipos - em algumas variantes a parte útil é arredondada, em outros modelos a lâmina permanece reta ou sai em forma de quadrado.
  • Cesárica. Dispositivo ligeiramente arredondado com um cortador muito estreito (apenas 3 mm). Este dispositivo é necessário para criar ranhuras estreitas e para trabalhar com os menores elementos do padrão geral.
  • Oblíquo. A superfície de trabalho está localizada em um ângulo de 45 graus. Esta ferramenta é usada se for necessário cortar ranhuras longitudinais. No entanto, você pode adaptar o dispositivo para o processamento inicial do produto.
  • Klepik. Uma pequena ferramenta com uma lâmina fina em forma de folha em miniatura. Você pode usar o dispositivo quando ferramentas grandes não puderem lidar com o trabalho.
  • Shtikhel. O dispositivo possui uma lâmina chanfrada e o cabo é feito em forma de cogumelo. Esta opção é necessária se as ranhuras estiverem sendo cortadas. Quanto mais forte você pressionar a niveladora durante o trabalho, mais profundo ficará o enfeite.
  • Marigold. Uma ferramenta em miniatura com um elemento de trabalho arredondado.
  • Cinzel reverso. O entalhe da ferramenta é convexo, é necessário formar um padrão saliente em uma folha plana de material.

Existem também ferramentas de percussão forjadas para perfurantes de 20 mm, estampadas, apiários e ferramentas de puncionamento. Dispositivos forjados têm incisivos grossos e geralmente são usados ​​para trabalhar madeiras nobres. Os modelos com entalhes são adequados para trabalhar com tipos de madeira macios. O dispositivo para cinzéis estampados possui uma arruela de pressão. Modelos de apiários são projetados para apicultores. Existem produtos para trabalhos em concreto.

O artesão pode adquirir uma ferramenta encaracolada com lâmina curta ou dar preferência a um dispositivo elétrico. Mas, para trabalhar, você sempre precisará de opções de adaptação testadas pelo tempo que constituem um conjunto especial. A experiência e a prática permitem dominar qualquer instrumento, até mesmo o mais complexo.

Os cinzéis também podem ser feitos em casa, o que não será pior do que seus equivalentes de fábrica. No entanto, em termos de qualidade, esses modelos são inferiores aos de fábrica. O fato é que as ferramentas de fábrica são mais frequentemente produzidas em um complexo, então o mestre pode simplesmente comprar um conjunto de cinzéis.

Para a lâmina, você precisa:

  • arquivo (um excelente ponto de partida para ferramentas de carpintaria);
  • brocas (você precisa levar modelos projetados para trabalhar em metal, eles vão fazer um maravilhoso conjunto de cinzéis em miniatura);
  • lima (necessária para uma base para um cinzel fino);
  • uma fresa projetada para processamento de metal;
  • perfil de metal (a lâmina do canto sairá dele).

É melhor criar cinzéis em miniatura com suas próprias mãos. Paus pequenos costumam ser usados ​​para o cabo.

Ângulo de afiação

O afiamento competente da lâmina do cinzel permite um corte de alta qualidade e fornece fácil controle da ferramenta. No entanto, às vezes pode ser complicado afiar as lâminas de canto.

Se a afiação estiver geralmente correta e os cantos da lâmina estiverem afiados, lascas mais grossas podem ser removidas. E não é preciso muito esforço para funcionar.

Você pode afiar um cinzel de qualquer configuração com meios improvisados ​​ou dispositivos especiais. Na maioria das vezes, mós, folhas com superfícies abrasivas ou pedaços de madeira cobertos com lixa são usados ​​em casa. Você pode usar feltro de polimento ou bases de tecido para os mesmos fins. Existem também tornos especiais, que se subdividem em horizontais e verticais.

Existem várias nuances ao afiar corretamente os cinzéis.

  • Ao afiar, um certo ângulo deve ser observado - de 25 graus a 5 (esses parâmetros são fornecidos no GOST). Normalmente, o ângulo de afiação depende da espessura da lâmina. Em superfícies de trabalho largas, um chanfro oblíquo deve ser observado.
  • O procedimento pode exigir uma superfície abrasiva para o tratamento inicial, materiais abrasivos e um mandril no final da ação para fixar o ângulo.
  • Se o produto for feito à mão, pequenas cunhas podem ser usadas para calcular o ângulo. O ajuste de canto é fornecido nos acessórios de fábrica. A amostra em si é muito simples - os carros devem ser transferidos para um material abrasivo (é necessário atuar em todas as superfícies). A braçadeira é formada em um determinado ângulo.
  • Você mesmo pode afiar o chanfro ou usar uma ferramenta especial. Se a nitidez automática não der o resultado desejado, você mesmo pode modificar o modelo.
  • As pedras de amolar movidas a água são ideais para trabalhar superfícies de corte. Primeiro você precisa colocar pedras na água. Então, no processo, a água vai sair e se misturar com o abrasivo, formando uma massa.
  • A retificação e o acabamento são procedimentos diferentes. A retificação é necessária para remover a aspereza do produto e o acabamento cria uma superfície precisa e uniforme.

Para realizar este procedimento sozinho, você precisa:

  • lixe bem o chanfro;
  • verifique as linhas da superfície de corte.

Em seguida, você deve embrulhar a placa ou bloco com lixa. O dispositivo resultante pode ser usado para afiar a ferramenta. Então você precisa limpar o cinzel.

Como escolher o caminho certo?

Você sempre pode encontrar uma opção que se adapte tanto à qualidade quanto ao custo. No entanto, existem algumas dicas gerais ao escolher uma ferramenta.

  • As melhores ferramentas são feitas de aço especial (marcação 8XF ou 13X). Este material é caracterizado por uma grande quantidade de carbono na composição, assim como o cromo. Às vezes, o tungstênio também pode ser visto na composição.
  • A dureza deve estar no nível, modelos com marcações abaixo de HRC 59,60 não funcionarão.
  • O comprimento ideal é considerado 15-10 cm. Os cortadores maiores suportam uma carga menor. O cabo deve ser feito de madeira ou plástico durável.
  • Se o nome da marca não estiver indicado no produto, provavelmente é uma farsa. As ferramentas falsificadas, por mais baratas que sejam, podem quebrar ou danificar rapidamente.
  • O aço deve ser de alta qualidade. Você pode determinar essa característica em um rebolo. Ao afiar, um produto de qualidade terá rebarbas que podem ser facilmente removidas. Se o material não foi endurecido corretamente, tais partículas não podem ser removidas. A ferramenta será perigosa durante a operação porque o aço é muito mole. O cinzel pode quebrar após a primeira afiação e a lâmina pode deformar mesmo com um pequeno esforço.

Pequenos solavancos ou rebarbas são normais em qualquer ferramenta. Essas irregularidades são facilmente corrigidas com lixamento. Lascas ou ferrugem podem ser removidos da mesma maneira. A pedra de amolar de 3 níveis afia a ferramenta com facilidade.

Fabricantes

Você sempre pode comprar um conjunto de todas as ferramentas necessárias. Os mais populares são Bahco, bem como Sandwik ou Narex. Modelos bastante bons podem ser encontrados em empresas japonesas. Entre os produtos russos, vale destacar o kit de ferramentas de empresa "Enkor".

Abaixo está uma lista dos fabricantes de kits de ferramentas mais populares.

Ashley iles

O instrumento está perfeitamente afiado e mantém sua nitidez por muito tempo. Os chanfros são de alta qualidade. O cabo é feito de madeira bubinga e é confortável (proprietários de palmas grandes e pequenas podem operar igualmente bem com a ferramenta). No entanto, as bordas das dobradiças de latão na junção com a alça são muito afiadas. A marca produz conjuntos de 11 e 4 ferramentas que não incluem rolo ou caixa.

Narex

Os instrumentos são de qualidade mediana, mas o conjunto possui boas características técnicas. Os cabos são de faia, mas “pecam” com o desequilíbrio. Alinhamento adicional é necessário na base das lâminas, mas afiar é fácil. A marca produz conjuntos de 10, 3 e 4 instrumentos.Caixa de madeira ou rolos não estão incluídos no conjunto.

Abeto vermelho

Cada ferramenta é feita à mão e testada com um dos melhores resultados. As alças são feitas de bordo e impregnadas com resina. O dispositivo resiste facilmente a choques e não tem medo de danos mecânicos. Os incisivos são muito largos e suas bordas são pontiagudas.

Esta opção é adequada para fazer juntas de canto, mas as bordas terão que ser um pouco cegas (isso é necessário para proteger contra possíveis ferimentos). Aço de excelente qualidade, sai sob a marcação A2. É melhor não usar um apontador elétrico para uma ferramenta de alta qualidade ou socá-la com um martelo. Apesar do alto custo dos produtos, o conjunto não inclui roll-up ou case.

Irwin Marples

Diante de nós está um representante de uma marca muito popular. A diferença entre os novos modelos é o cabo, que é muito adequado para o uso de macete. No entanto, é difícil alterar a trajetória da ferramenta durante a operação. A lâmina perde rapidamente sua nitidez original, como, de fato, quase todas as ferramentas baratas. O sortimento inclui conjuntos de malhos e 3 formões.

Lee Valley

As lâminas desses modelos são muito fáceis de afiar e mantêm sua nitidez por muito tempo. Porém, para alguns corpos de prova é necessário nivelar a base, o que leva cerca de 30 minutos. Além do mais, as ferramentas têm arestas muito afiadas, os cabos têm uma estrutura nervurada e não podem ser considerados muito confortáveis ​​para trabalhar. No entanto, o custo é razoável e kits de ferramentas de diferentes tamanhos e tipos podem ser encontrados no segmento de preço médio.

Lie-Nielsen

O cabo da ferramenta é conectado com uma montagem de "saia". Se o elemento de conexão se soltar, a ponta da alça precisará ser ajustada na ranhura de montagem. Você deve bater em parte da junta com um martelo várias vezes e, em seguida, pode trabalhar com a ferramenta novamente. Os cinzéis são feitos à mão e podem ser adquiridos em conjuntos de 9 ou 7 modelos. O conjunto inclui um rolo de couro.

Pfeil

A marca suíça é bastante conhecida entre os consumidores domésticos. O chanfro é polido para um acabamento espelhado. Os modelos estão equipados com um mini bisel. Os incisivos são fáceis de afiar, duráveis ​​e feitos de aço premium. O cabo facetado é muito confortável, mas a transição no anel não é tão suave quanto gostaríamos.

Robert Sorby

O cabo do modelo é feito de buxo e resiste perfeitamente ao trabalho com um macete. Porém, alguns usuários notam o inconveniente no trabalho, os anéis se soltam rapidamente. As lâminas são as menores quando comparadas a outros modelos de outras marcas. Por causa disso, os incisivos rapidamente se tornam opacos.

Rio Robert Sorby Sheaf

O modelo tem um desenho de alça incomum. Os punhos têm forma octogonal, são feitos de freixo e são bastante confortáveis ​​de usar. A lâmina fica cega rapidamente. Os braços tradicionais são cerca de 32 mm mais longos do que esses modelos e as ferramentas deste fabricante são cônicas. Sua configuração é projetada para uma transição suave do anel para a lâmina, o que é muito conveniente para o trabalho manual.

Stanley Bailey

Os modelos desta marca possuem cabos de faia de grandes dimensões. As alças não são bem balanceadas, as bordas são planas nas laterais e entrelaçadas com anéis de metal largos. O fabricante forneceu lâminas de titânio. O conjunto inclui um rolo de couro.

"Turbodrill"

Esses cinzéis foram produzidos durante a era soviética, mas com grande desejo eles podem ser encontrados até hoje.

Como usar?

Para não danificar acidentalmente a madeira, criar um lindo padrão sem machucar as mãos, você deve usar um cinzel corretamente. O escopo desta ferramenta determina as especificidades de todo o trabalho.

Você pode usar um cinzel de duas maneiras. A primeira opção envolve apenas o trabalho manual de um especialista. Para trabalhos mais complexos, além do cinzel, é preciso levar um martelo. Você pode trabalhar com o dispositivo usando 3 técnicas principais. Para a poda, as fibras de madeira devem ser cortadas no sentido do comprimento.O entalhe lateral é caracterizado pela remoção de fragmentos de madeira em um determinado ângulo. As pontas são aparadas por corte transversal das fibras de madeira.

Para concluir a quantidade necessária de trabalho usando um cinzel, você precisa seguir as dicas a seguir.

  1. Poda. Ao trabalhar, a ferramenta deve ser ligeiramente inclinada em um pequeno ângulo. A lâmina afiada deve estar em contato com o material. Você precisa segurar a alça com uma mão e colocar a outra sobre o material de forma que o polegar da mão ativa fique voltado para a alça.
  2. Linha lateral. A rosca de flanco usa o mesmo princípio de operação da aresta. Você pode usar diferentes opções para a ferramenta. Talhadeiras laterais ou retas bastam. Alguns especialistas usam uma ferramenta circular neste trabalho. Para criar uma ranhura, você deve primeiro formar os cortes e, em seguida, realizar a seleção.
  3. Cortando as pontas. Para este procedimento, coloque as mãos na posição correta. Com uma das mãos, você precisa segurar a alça e a palma da outra deve ser posicionada da seguinte maneira: a placa de metal deve ser presa entre o indicador e o polegar. A superfície de trabalho deve mover-se livremente para cima e para baixo no material. Se você pressionar levemente a ferramenta em movimento, obterá um corte reto e suave.

Pode ser difícil para um iniciante operar a ferramenta, mas logo a prática e a experiência resolverão o problema.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário