Tudo sobre cinzéis semicirculares

Contente
  1. Característica
  2. Compromisso
  3. Escolha
  4. Regras de afiação

A ferramenta mais fácil de usar na oficina é o cinzel. Mas, na realidade, nem tudo é tão simples. É um instrumento muito sensível e versátil, projetado para as menores e mais habilidosas manipulações. No momento, essa ferramenta é frequentemente usada entre entalhadores e carpinteiros. Em termos de popularidade, um cinzel semicircular ultrapassa uma linha reta. Uma ferramenta semelhante é usada por artesãos para obter entalhes, bem como criar uma variedade de padrões na escultura artística em madeira.

Todo artesão de madeira profissional tem um cinzel em estoque. Com base na experiência, podemos afirmar com segurança que a melhor ferramenta de alta qualidade é aquela feita por você e à mão em aço de boa qualidade. Com o material a seguir, você aprenderá muito sobre essa ferramenta e começará a entendê-la.

Característica

Deve ser enfatizado que um conjunto de cinzéis semicirculares é usado para processar uma variedade de peças de madeira. Por exemplo, com a ajuda de tais ferramentas, belos padrões decorativos podem ser criados em vários ofícios artísticos.

Em geral, os cinzéis são de tipos diferentes. Vamos listar os principais:

  • cinzel reto;
  • oblíqua (ângulo de bisel - 45 graus);
  • angular (para criar ranhuras);
  • cranberry (tem um arredondamento ao longo da haste);
  • cesárica (com superfície de trabalho muito estreita);
  • semicircular.

A versão semicircular é usada para cortar ornamentos. Com a ajuda dele, as serifas são aplicadas. Entre os cinzéis semicirculares, encontram-se os redondos, médios e inclinados. Existem também os seguintes tipos de cinzéis: shtiheli, aduelas e calêndula. Esses são tipos de instrumentos com foco mais restrito, não relacionados aos semicirculares, mas que vale a pena mencionar. Todos os tipos de cinzéis acima são usados ​​por artesãos em um grau ou outro e podem ter uma variedade de variações no desempenho.

Também deve ser notado que os kits prontos têm várias configurações. É por isso que muitos carpinteiros costumam fazer eles próprios alguns dos cinzéis necessários. Ao mesmo tempo, a qualidade do trabalho não difere da ferramenta de fábrica, e às vezes até a supera. Os tamanhos padrão têm os seguintes significados: comprimento com cabo - na faixa de 125-290 mm, dimensões da lâmina - na faixa de 110-145 mm, largura - na faixa de 4-50 mm.

As dimensões de definição da ferramenta são a altura e o raio da dobra.

Compromisso

Esta ferramenta é usada tanto em esculturas volumétricas como planas em madeira. O cinzel semicircular é composto por 2 peças. A primeira parte é um cabo de madeira, feito de madeira macia. Geralmente são bordo, olmo ou freixo. A segunda parte é um cortador de metal afiado na extremidade. Deve-se observar que o grau de arredondamento do cinzel determina a lisura do entalhe durante a operação.

Com o auxílio de um cinzel semicircular, é possível realizar as seguintes operações: processar a madeira ao longo das fibras, fazer ranhuras e entalhes perpendiculares. Além disso, um cinzel semicircular é necessário quando você precisa fazer um padrão ou ornamento na superfície. Afinal, a escultura em madeira é uma arte que exige tempo, perseverança e habilidade. E para um produto de qualidade, você pode precisar de um extenso conjunto de cinzéis de diferentes diâmetros e graus de arredondamento, feitos de um material bom e durável.

Deve-se lembrar também que o instrumento precisa de cuidados. É melhor armazenar cinzéis semicirculares em uma caixa ou estojo especial, protegido da umidade.

Escolha

Um cinzel semicircular é uma ferramenta de carpintaria que consiste em um cabo de madeira ou plástico e a própria lâmina. Devido ao corte semicircular, o corte dessa ferramenta é obtido com uma pequena depressão. Uma ferramenta semelhante, como já mencionada, é utilizada para entalhe em madeira volumétrico e em relevo plano, para goivagem de ranhuras semicirculares, realização de furos redondos e remoção de chanfros longitudinais.

Deve ser dito que a largura da parte de corte de tal ferramenta varia de 6 a 25 mm. Para um trabalho mais fino, é necessário um modelo muito pequeno. Quanto mais fina a lâmina, mais delicado o trabalho pode ser feito. Em geral, todo artesão deve ter formões com várias lâminas de tamanhos diferentes em seu arsenal. Ao escolher um cinzel semicircular, a qualidade do aço do qual é feito é um fator muito importante. O aço com alto teor de carbono com revestimento protetor é um bom material. É frequentemente por isso que os artesãos de escultura de arte constroem uma ferramenta por conta própria. Os kits de fábrica são feitos de material de baixa qualidade que se quebra e se deteriora facilmente.

A classe metal e o nome do fabricante são aplicados à superfície da parte metálica da ferramenta feita na fábrica. Uma ferramenta de qualidade não é barata. Também deve ser destacado que cada cinzel semicircular tem sua própria designação para classificação e facilidade de seleção. Por exemplo, cinzéis de madeira semicirculares são designados com marcas # 1 ou # 2, etc. Esses números determinam as dimensões dos cantos de corte.

A faixa de preço médio dos cinzéis semicirculares é variada. Uma única ferramenta pode custar de 500 a 6.000 rublos: tudo depende de suas características e qualidade. Mas os conjuntos são muito mais caros. Entre as ferramentas de fábrica, podem ser distinguidas as seguintes marcas e marcas comprovadas: Biber, Dexx, Fit, Hardax.

Regras de afiação

Qualquer ferramenta exigirá nitidez ao longo do tempo. É por isso essa habilidade, mais cedo ou mais tarde, terá de ser aprendida se você estiver fazendo carpintaria. Para afiar um cinzel em casa, você precisará das seguintes ferramentas: torno, macete, pedras de diamante, pedras de amolar, pasta abrasiva e lixa. Em primeiro lugar, será necessário remover a ferrugem da ferramenta antiga. Isso pode ser feito, por exemplo, com uma escova de aço presa a uma broca.

A ferramenta antiga é fixada em um torno. E não se esqueça da segurança: luvas nas mãos e óculos de proteção. Não é tão difícil afiar os incisivos com a mão em um cinzel semicircular. Mas para afiar o lado côncavo de um cinzel semicircular, você precisa de algum truque. Damos uma pequena barra com uma largura de acordo com as dimensões do cinzel em forma semicircular. Em seguida, com fita dupla-face, colocamos lixas com granulometria diferente em várias barras. Então começamos a afiar a ferramenta.

Deve-se enfatizar que, atualmente, o afiamento de uma ferramenta é possível de várias maneiras diferentes. O mais comum é o método de afiação de pedra de água, pois é este método que permite obter o melhor resultado. A ferramenta é afiada com várias pedras, cada uma com seu próprio grão.

Com este método de afiação, as pedras devem ser tratadas com água. Além da água, o óleo também é usado para isso. Outra maneira de afiar é usar uma pedra de amolar. O moedor é usado para processamento grosseiro da ferramenta. A nitidez na máquina requer precisão. Isso evita danos ao cinzel semicircular.

É importante monitorar o RPM da máquina e resfriar a ferramenta a tempo. Ao afiar, não pressione a lâmina com força contra o disco giratório. É importante ressaltar que a ferramenta deve ser afiada pelo menos 2 vezes ao ano. O ângulo de afiação dos cinzéis é geralmente de 20 graus, em média. Depois de afiar, a nitidez da ferramenta pode ser verificada por luz.Se o cinzel estiver bem afiado, não brilhará.

Em geral, deve-se dizer que afiar cinzéis é uma questão bastante complicada. Portanto, é melhor usar um dispositivo de afiação especial que fará de forma profissional e automática tudo o que for necessário.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário