Escolhendo um conjunto de cinzéis de madeira
O cinzel é uma ferramenta de corte bastante simples e bem conhecida. Em mãos competentes, ele é capaz de realizar praticamente qualquer tarefa: processar uma ranhura ou chanfro, fazer uma rosca ou fazer uma depressão.
O que é isso?
O cinzel é usado para aplainar, pois remove uma pequena camada da superfície processada. Durante o trabalho, é necessário pressioná-lo com a mão ou bater com um martelo. Os cinzéis de impacto são chamados de cinzéis. Eles apresentam uma alça reforçada maciça e uma superfície de trabalho mais espessa para evitar a quebra da ferramenta.
O ajuste da folha de madeira é feito com um cinzel de marceneiro. Os cacheados são usados para cortes de cacheados artísticos. O processamento de uma peça bruta de madeira em um torno é feito com um cinzel de torno.
O tipo de junção pode ser dividido em vários grupos.
- O cinzel reto tem uma superfície de trabalho plana. Com ele, é possível retirar o excesso da superfície externa do produto ou fazer uma depressão retangular. É o único tipo de instrumento que pode ser operado com a força muscular dos braços ou com um martelo.
- A diferença entre um cinzel recortado e um cinzel reto é o comprimento da lâmina., que tem quase o dobro do comprimento da lâmina reta. O tipo de ferramenta de marcação é usado para usinar um canal longo ou profundo.
- A ranhura ou a língua podem ser usinadas com um cinzel de "cotovelo" reto. Sua alça tem um ângulo com a superfície de trabalho de cerca de 120 graus e reduz a probabilidade de ferimentos nas mãos na superfície do produto.
- O cinzel curvo é um tipo de ferramenta plana, que tem uma dobra ao longo de toda a lâmina e da parte cortante.
- "Klukarza" - uma ferramenta com uma curvatura acentuada da lâmina bem no início na ponta. É amplamente utilizado na vida cotidiana. Com sua ajuda, as travas das portas são fechadas.
- Um cinzel oblíquo, como um cinzel reto, tem uma superfície de trabalho planamas tem uma borda de corte chanfrada. Este tipo é utilizado para realizar trabalhos em partes de difícil acesso ou semifechadas do produto, por exemplo, como "cauda de andorinha". Normalmente, são necessários dois cinzéis chanfrados: um com uma borda chanfrada esquerda e direita. Existe um cinzel fishtail especializado, que combina chanfrado à esquerda e chanfrado à direita.
- O cinzel angular é uma ferramenta em forma de V com um ângulo de 60 a 90 graus. Esta é uma ferramenta para entalhe em relevo ou contorno.
- Se a ferramenta for feita em forma de semicírculo, é chamada de raio ou "semicircular". Esta é a ferramenta mais solicitada. Com sua ajuda, eles alcançam uma transição suave e precisa ao aprofundar no material do produto.
- Uma seleção restrita de materiais é feita com cinzéis básicos. Suas bordas têm amortecedores de diferentes alturas e diferentes ângulos.
- Cerazik é usado no corte artístico de produtos. A peça de trabalho dessa ferramenta é feita de metal mais fino e tem uma forma semicircular.
Apesar de todos os tipos de cinzéis acima serem usados para entalhe em madeira, sua finalidade é diferente.
Além disso, ao adquirir uma ferramenta de foco estreito de um tipo diferente, pode surgir uma situação em que um conjunto de cinzéis do mesmo tipo, mas com parâmetros diferentes, pode ser necessário para executar um tipo de trabalho.
Visão geral dos fabricantes
Fabricantes do Canadá, Japão e EUA ocupam legitimamente as posições de liderança na classe premium. Seus produtos se destacam pela alta qualidade dos materiais utilizados, equilíbrio, facilidade de uso - "eles próprios se adaptam à mão". Os fabricantes de marcas russas, suíças, tchecas, holandesas, alemãs e latino-americanas podem ser atribuídos ao grupo do meio (segundo). Suas ferramentas são feitas de alto nível, os materiais utilizados são de alta qualidade. A vida útil é ligeiramente inferior às ferramentas do segmento premium e requer um mínimo de retrabalho antes de começar a usar.
Menos atraentes para os carpinteiros profissionais são as ferramentas do terceiro grupo, produzidas sem o uso de materiais ou tecnologias modernas, com uma geometria quebrada da parte cortante, desequilibrada. Parte de tal ferramenta requer melhorias significativas ou não pode realizar suas funções de forma alguma. Em termos de custo, podem ser comparáveis aos instrumentos do segundo grupo ou muito mais baratos. A maioria dos fabricantes desse grupo está localizada em território pós-soviético, na China e em Taiwan, na Polônia e na Sérvia.
Os cinzéis premium são muito mais caros, seu custo pode exceder o custo dos análogos do segundo grupo em várias dezenas de vezes. Dizem sobre essa ferramenta: "Ele se corta". Na prática, isso significa que a parte cortante da ferramenta recebe e redistribui corretamente a força aplicada ao cabo sobre toda a parte cortante do cinzel.
Fabricante Abeto azul - ferramentas feitas à mão dos EUA. Usado aço rápido A2, cabo de bordo ondulado, geometria perfeita. Por um conjunto de 4 formões, você terá que pagar quase $ 500.
Os cinzéis artesanais também são oferecidos pela Lie-nielson, EUA. As características das ferramentas são quase semelhantes às do fabricante anterior, mas a parte de corte tem uma chamada saia em sua base - um recesso cônico para prender uma alça. O custo dos conjuntos de 5, 6 e 7 peças varia de $ 300 a $ 400.
Nesta categoria de preço estão as ferramentas da Veritas, Canadá. Seu mais recente desenvolvimento é uma lâmina de corte feita de liga PM-V11. Este aço em pó continua a afiar mais de 2 vezes mais em comparação com o aço rápido A2, é mais resistente ao desgaste, tem maior resistência e facilidade de afiação. Vendido em um conjunto de 5.
Os fabricantes japoneses do segmento premium são representados por diversas empresas. A Shirigami oferece um conjunto de 10 cinzéis planos por mais de $ 650. Estes são cinzéis forjados à mão feitos de aço de duas camadas de uma maneira especial. As alças são feitas de carvalho vermelho e terminam com um anel de metal. A Akatsuki lançou no mercado um conjunto de incisivos artesanais de 10 peças. As ferramentas são feitas de aço de camada dupla com cabo de madeira e custam mais de US $ 800.
O segmento do meio é representado de forma muito mais ampla. Sua faixa de preço está na faixa de $ 100 - $ 220. As posições de liderança são ocupadas pelos cinzéis suíços Pfeil. A superfície de trabalho é bem polida e a borda perfeitamente afiada. Em termos de tempo de operação, são minimamente inferiores ao segmento premium. Sua parte de trabalho é feita de 01 aço carbono e os cabos são de olmo.
O principal concorrente da suíça é o fabricante mexicano Stanley Sweetheart. Eles oferecem conjuntos de 4 ou 8 cinzéis de aço cromo vanádio. Cinzel do vale de Lee, Ashley iles, Robert sorby, Kirschen e alguns outros são bastante semelhantes em suas características e problemas. Seu custo não excede $ 130.
Existem muitos fabricantes do terceiro segmento. A qualidade da superfície de corte deles é baixa, então eles rapidamente se tornam cegos. O instrumento está mal balanceado ou desbalanceado, não se encaixa bem na mão e requer processamento adicional de longo prazo.
Um conjunto de cinzéis Woodriver no valor de cerca de US $ 90 pode ser distinguido. Após numerosas modificações, eles podem ser feitos para desempenhar suas funções.
Como escolher?
Você precisa comprar ferramentas de carpintaria apenas em lojas especializadas.É necessário decidir: para que fins e para que tipo de trabalho é necessária uma ferramenta, que conjunto de ferramentas será utilizado para completar a tarefa. Por exemplo, se a execução da obra requer a limpeza das superfícies de 6 mm, 12 mm e 40 mm, obviamente, você terá que adquirir pelo menos 3 cinzéis para cada tamanho. Nenhum mestre poderá nivelar um plano com largura de 40 mm com um cinzel com largura de 5 mm.
Analise o trabalho que tem pela frente, estude você mesmo todas as etapas, consulte os especialistas da área e os consultores de uma loja especializada. Agora que todo o escopo de trabalho já está esclarecido e o conjunto de cinzéis que precisam ser adquiridos foi pensado, escolha o segmento de preço adequado.
Um dos critérios de avaliação mais importantes na escolha de um cinzel é o tempo que o cinzel pode realizar suas funções. Se o cinzel ficar cego durante o dia de trabalho, ele está mal afiado ou impróprio para o trabalho.
É importante entender que os cinzéis não premium levam algum tempo para colocá-los em funcionamento adequado. Eles precisam ser afiados corretamente no ângulo correto. A parte traseira do cinzel deve estar perfeitamente alinhada e polida.
A qualidade do corte e a durabilidade da aresta de corte dependerão disso. Preste atenção à largura da lâmina do cinzel. Se mudar em mais de 0,05 mm, é improvável que possa ser afiado corretamente.
O próximo fator importante ao escolher um cinzel é o ângulo de afiação. É determinado com base na qualidade e composição da parte de trabalho do cinzel e nas tarefas necessárias. O ângulo de afiação usual de um cinzel plano é de 25-27 graus para os fabricantes europeus e americanos. Os fabricantes japoneses afiam suas ferramentas em um ângulo de 30-32 graus. Se o ângulo de afiação for reduzido, a aresta de corte será danificada devido à dureza do metal na aresta de corte inferior.
Os cinzéis de corte ao trabalhar com madeira macia são afiados em um ângulo de 25 graus, se for necessário trabalhar com madeira dura - 30 graus. Todos os cinzéis de impacto com uma superfície de trabalho espessa devem ser afiados em um ângulo de pelo menos 35 graus.
O comentário foi enviado com sucesso.