Tudo sobre shtihels
Nem todo mundo conhece a palavra "shtikhel", ou melhor, seu significado. Se você mostrar esta ferramenta para uma pessoa, ela pode se surpreender - um nome estranho para um cinzel comum. Mas os mestres entalhadores sabem como um gravador difere de um cinzel e por que uma boa ferramenta pode literalmente se tornar uma extensão da mão do mestre.
Peculiaridades
Do alemão, esta palavra é traduzida como "cortador", o que explica a funcionalidade da ferramenta. A motoniveladora moderna incorpora a combinação ideal de 3 partes: uma lâmina, um cabo confortável, um anel. O cabo geralmente tem a forma de um cogumelo, torneado em bétula, faia ou outra madeira adequada. Uma bucha forte é montada na ponta fina da alça, que protege a alça contra rachaduras ao fixá-la na lâmina. Uma haste da lâmina é inserida no cabo a partir do anel da extremidade. Na borda inferior da lâmina, um fragmento do cabo é cortado. Isso ajuda o artesão a segurar o gravador em um ângulo baixo em relação à superfície do metal, o que ajuda a remover lascas muito finas.
Quais outros recursos da ferramenta devem ser observados:
- o comprimento do cabo é de 3 a 7 cm, o gravador sempre escolhe individualmente;
- em um conjunto de cortadores, todos os cabos devem ser do mesmo tamanho;
- as lâminas são diferentes na forma e nos parâmetros de seção;
- o principal requisito para uma ferramenta é a estabilidade de sua peça de trabalho, que pode ser alcançada por uma boa afiação e um endurecimento competente;
- quando a peça de corte se desgasta, o cortador deve ser retificado.
As pessoas que decidem se engajar na gravação são principalmente determinadas com a superfície de trabalho. As xilogravuras não são absolutamente iguais às gravuras em metal. Para transformação metálica, geralmente são usados latão e cobre. O corte com gravador sempre começa verificando o quão afiado está o cortador. Para fazer isso, você precisa passar levemente o incisivo ao longo da ponta da unha, desenhar precisamente ao longo da tangente, tentando cortar a borda. Um bom gravador afiado cortará as lascas sem esforço.
Existem várias técnicas de gravura, elas são dominadas gradativamente, uma após a outra. Muito provavelmente, o mestre terá uma técnica dominante que será a mais conveniente e eficaz para ele.
Visualizações
E agora - uma pequena visão geral dos tipos de incisivos.
Spitzshtiheli
Este é o nome do cortador, que é triangular e pontiagudo em seção transversal, arqueado em ambos os lados. O objeto tem costas achatadas, lâmina reta e bordas laterais com bojo. A lâmina é afiada em um ângulo de 30-45 graus. Esta é, pode-se dizer, a versão mais exigida do ralador. É necessário para diferentes tipos de trabalho manual: isso é marcação e contorno e a criação de contornos de imagem e a formação de linhas profundas, traços fortes.
Você precisará dele se precisar cortar cantos em trabalhos de datilografia, se precisar limpar e ajustar algo. Eles também fazem inscrições caligráficas. Se a ponta do cortador for aprofundada ou, ao contrário, aproximada da superfície, você pode ajustar a largura da ranhura.
Flachshtiheli
Este cortador tem uma aresta de corte plana (a palavra "flach" se traduz como "lisa" ou "plana"). A borda plana posterior da ferramenta é paralela à parte posterior. Neles são aplicadas linhas planas e largas, os planos são nivelados, eles também removem o material entre as letras e linhas. Eles podem cortar ou nivelar fundos, raspar metal e fazer enfeites brilhantes.
Messershtikheli
Esta ferramenta será a mais fina do conjunto. A seção transversal da ferramenta é um triângulo alongado de ângulo agudo, como é o caso da lâmina de uma faca simples. A propósito, "messer" significa "faca". Ele faz um excelente trabalho ao criar linhas de cabelo com profundidade suficiente. A ferramenta é equipada com uma lâmina reta, um perfil em forma de cunha com paredes retas e um raio da borda da lâmina de 0,1-0,2 mm. Se o Messerschtikhel número zero for adquirido, será um triângulo com um ângulo agudo no ápice (em seção transversal) e uma base de 2,5 milímetros, o que garante a operação confiável do dispositivo.
Bolstikheli
E este é um cortador semicircular, sem o qual é difícil realizar fontes estritas, para gravar letras, números e outros símbolos com formas redondas, semicirculares e ovais. Eles gravam sulcos, fazem rasuras.
Shatirstikheli
Esse é o nome do cortador de linha, que lembra muito um flachshtihel. A extremidade posterior da ferramenta, assim como a lâmina de corte, possui projeções, dentes, permitindo fazer uma série de golpes em paralelo. A ferramenta lida com traços semelhantes a fios e também tons e tons perfeitos. Todos os itens acima são as ferramentas básicas do gravador, mas o arsenal de classificadores não se limita a eles, é claro.
Por exemplo, uma ferramenta de chanfragem é usada, o que cria linhas amplas, precisas e não muito profundas, e também faz padrões de gravação plana. Yustirshtikhel também é usado, embora seja mais comum na área de joalheria, porque pode criar um suporte sólido sob a pedra. Um grabstikhel tem uma seção transversal em forma de diamante e uma lâmina curva.
No ramo da joalheria, os costureiros elétricos e os costureiros pneumáticos são populares (o último geralmente é feito de forma independente, e até mesmo com base em esquemas e experiências do autor).
Dimensões (editar)
A gama de tamanhos das ferramentas é bastante grande, algumas têm pelo menos duas dúzias de opções de tamanho. A largura da peça de trabalho, o comprimento da lâmina e o tamanho do cabo são levados em consideração no tamanho. Por exemplo, um cortador plano pode ter uma largura de 4 mm da peça de trabalho, comprimento da lâmina de 7 mm e comprimento do cabo de 82 mm por 40 mm.
Como escolher?
O cortador usado para gravação deve ser mais forte do que o metal que está processando. O ideal é tentar trabalhar com um ralador sob a supervisão de um especialista experiente. A gravura manual é um trabalho delicado, cada gravador se acostuma com seu instrumento, mas você só consegue entender como um é melhor do que o outro na prática. Um iniciante geralmente não tem oportunidades e recursos desnecessários para uma busca incessante por um produto de qualidade: por isso, ele ajuda uma master class de um gravador experiente.
Os especialistas compartilham sua experiência com entalhadores novatos.
- O comprimento da motoniveladora sempre precisa ser selecionado debaixo do seu braço. Isso é uma questão de conveniência, então você deve experimentar a ferramenta em um pequeno pedaço de corte - e tirar conclusões.
- Idealmente, você mesmo precisa fazer a primeira série.... Claro, nem todo mundo gosta disso, mas nada oferece um curso tão rápido no domínio do corte quanto fazer ferramentas para ele de forma independente.
- Você precisa procurar respostas nos fóruns e comunidades de escultores - há informações constantemente atualizadas sobre marcas, conjuntos, aquisições de sucesso.
- Ainda não tentei - não compre... Esta é uma regra de ferro, porque mais de uma vez aconteceu que entes queridos adquiriram um conjunto de gravadores frios para um gravador iniciante, mas suas mãos não podiam "trabalhar juntas" com eles.
Escolher uma motoniveladora é como escolher um pincel. E aí, e existem alguns padrões, certos conjuntos e opções.
Mas mesmo as melhores escovas dos melhores fabricantes não são adequadas para todos - novamente, trata-se de conforto pessoal. E pincéis excelentes não garantem um desenho talentoso. Então eles shtikheli - não importa o quão caros sejam, eles não vão substituir a habilidade de corte, seu componente artístico.
Como eles funcionam?
Este é o ponto mais importante desta revisão: não basta ter uma boa ferramenta (não importa, para madeira, metal ou pedra), a técnica e a propriedade da ferramenta são importantes na escultura e na gravura. Aqui estão 10 dicas para um iniciante.
- A ferramenta (se o mestre for destro) é segurada na mão direita para que de modo que a pegada fique na palma da mão, e o polegar e o indicador agarraram a tela do instrumento a um centímetro e meio da borda frontal. Outros dedos ajudam a segurar a tela e a alça do produto lateralmente e ligeiramente por baixo.
- O cotovelo fica suspenso durante o trabalho, o suporte para a mão é apenas um polegar que desliza ao longo da superfície de trabalho. Ele também é um freio, ele também é um limitador para pular da ferramenta para a frente.
- No início da gravação, os dedos são posicionados de forma de modo que o grande fica contra o final do índice (grande direito e, conseqüentemente, o índice esquerdo). A borda frontal da ferramenta deve ficar entre os dedos.
- A ferramenta é inserida no metal, observando um ângulo de 40 graus com a superfície... Aí a alça desce, já em um ângulo de 10 graus, e você pode gravar.
- O cortador sempre funciona exclusivamente em linha reta da direita para a esquerda, em pequenos intervalos deve ser empurrado para a frente.
- Se você tiver que gravar linhas curvas, bem como arredondar curvas, tudo isso pode ser feito apenas até certo ponto. As curvas e voltas são executadas com a mão esquerda, pois é ela que gira a peça, que é fixada em torno. E ela se volta para o caminho do instrumento.
- A gravação à mão geralmente é iniciada com um parafuso.... O início deve ser simples e seguro e, portanto, é lógico praticar não um movimento em linha reta, mas em zigue-zague. A ponta da ferramenta é inserida na camada de metal superior e é empurrada em zigue-zague da direita, fazendo uma inclinação paralela à superfície.
- Quando linhas longas e retas são gravadas em metal, será conveniente para um iniciante colocar uma pequena placa de latão sob o cortador. Então a ferramenta funcionará de acordo com o princípio de uma alavanca, o que é uma boa ajuda para um gravador iniciante na aprendizagem de como trabalhar.
- Para que não haja quebras da ferramenta, a fim de garantir a precisão do seu movimento, o mais grave deve ser empurrado para a frente em pequenos passos.
- Se a motoniveladora se desintegrou, o trabalho é imediatamente interrompido e a ferramenta é afiada.... Se isso não for feito, a ferramenta cairá facilmente da linha e até arranhará a superfície.
Apenas alguns podem dominar a gravura de forma independente. A maioria precisa de aulas, mesmo que sejam em formato de vídeo. Mas também é conveniente: você pode voltar ao momento problemático mais de uma vez e repetir até que o erro seja corrigido.
Cuidados com instrumentos
O principal aspecto do cuidado é afiar... As ferramentas tornam-se opacas rapidamente e com frequência, é normal, anormal adiar a nitidez para mais tarde. Uma gravura afiada cortará facilmente o metal, “obedecerá” bem a mão direita, moverá na direção do plano de imagem ou inscrição. Um gravador sem corte não é apenas um risco de quebra da ferramenta e arranhões no metal, mas também a ameaça de ferimentos na mão de trabalho durante o processo de gravação.
As pedras de amolar e polir também devem ser mantidas limpas e em ordem. Isso pode ser afiação de diamante, corindo, Arkansas e assim por diante. Cada mestre tem suas próprias preferências. Os instrumentos, se forem do mesmo conjunto, devem ser armazenados em seus lugares. Naturalmente, tudo está seguro, sem o risco de acidentalmente esbarrar ou pisar na borda. Empreendimentos de sucesso!
O comentário foi enviado com sucesso.