Talabarte de segurança: tipos e aplicações
O trabalho em altura é parte integrante de muitas profissões. Este tipo de atividade implica o cumprimento estrito das normas de segurança e a obrigatoriedade do uso de dispositivos de segurança que ajudem a evitar lesões e mortes. Os fabricantes produzem uma ampla variedade de talabartes que diferem na faixa de preço e design. Antes de começar a usar este dispositivo, certifique-se de estudar cuidadosamente seus recursos e área de uso.
Características e propósito
A linga de segurança é um dispositivo especial para trabalhar em altura, cuja função é evitar que os trabalhadores caiam e caiam em altura. Este elemento conecta a correia de arranha-céus à estrutura de suporte ou outros dispositivos de fixação.
As características de design das eslingas dependem do nível de perigo, tipo de atividade, bem como da amplitude necessária de movimento livre.
Âmbito do dispositivo anti-queda:
- trabalho de restauração;
- reparos em altura;
- trabalhos de construção e instalação;
- esportes radicais e esportivos.
O elemento de segurança tem a seguinte carga funcional:
- posicional - para trabalhos de construção, instalação, reparo e restauração em altura;
- amarração - garantindo a segurança ao se mover;
- amolecimento - reduzindo o impacto dinâmico em caso de quebra e queda.
Visualizações
Levando em consideração o amplo campo de aplicação das eslingas de segurança e diferentes finalidades, os fabricantes produzem os seguintes tipos de dispositivos.
- Segurança - para posicionamento na área de trabalho para evitar quedas. Âmbito de aplicação - trabalhe a uma altitude não superior a 100 m.
- Amortecedor ajustável - para amarração a mais de 2 m de altura Características de projeto de elemento simples com amortecedor - presença de costuras na fita sintética com diferentes espessuras do fio, que se rompem ao cair, exceto a última.
Além disso, a funda pode ser simples ou dupla, com um regulador de comprimento e com um número diferente de mosquetões. Os seguintes materiais podem ser usados como matérias-primas básicas:
- corda sintética;
- têxteis de vime;
- fita de náilon;
- correntes de aço;
- cabos.
Dependendo do tipo de corda usada, os produtos podem ser dos seguintes tipos:
- vime;
- torcido;
- torcido com inserções de aço.
Uma característica das lingas de corda e fita é a presença de um dedal protetor de metal ou plástico.
As peças têxteis são revestidas com compostos especiais resistentes ao fogo e repelentes de água, que mais do que dobram a vida útil do produto.
Além disso, os modelos podem ser de braço único, braço duplo e braço múltiplo. A tipoia de segurança de dois braços é a mais popular e exigida.
Instruções de uso
Antes de começar a operar o dispositivo, é necessário estudar cuidadosamente o manual de operação, e o projeto dos dispositivos de segurança deve necessariamente corresponder ao escopo de aplicação. Se a altura não ultrapassar 100 cm, os especialistas recomendam o uso de elementos de posicionamento e retenção; em um nível superior, é melhor usar dispositivos de segurança com amortecedores. A principal condição é que o comprimento do produto não ultrapasse a altura da área de trabalho.
O trabalho em condições de alta temperatura é melhor realizado com cintas de metal. Apesar de sua confiabilidade, seu uso não é possível em trabalhos com instalações elétricas. Em contato com álcalis, é melhor usar produtos feitos de fitas de náilon, e superfícies ácidas não entram em contato com seguro de lavsan. Além disso, os seguintes fatores influenciam a escolha:
- o nível de resistência a condições de trabalho desfavoráveis e ambientes agressivos;
- Faixa de temperatura;
- nível de resistência a danos mecânicos.
Ao operar os elementos de segurança, a seguinte sequência de ações deve ser observada:
- inspeção visual das linhas com possível detecção de defeitos e avarias;
- verificar a flexibilidade das peças têxteis;
- verificar o dedal, costuras, laços de ancoragem, juntas e extremidades do produto.
Em caso de revelar danos mecânicos, térmicos e químicos mínimos, é estritamente proibido o uso desses produtos. Ignorar esse requisito pode levar a consequências irreparáveis. Além disso, você não pode usar essas eslingas que perderam sua elasticidade, mesmo em pequenas áreas.
Uma mudança na flexibilidade será sinalizada por uma mudança na gama de cores dos produtos.
É inaceitável usar o produto com costuras esticadas, torcidas ou danificadas. Você não pode realizar a autorreparação ou alteração da estrutura. Se houver um suporte ajustável, é imperativo verificar sua capacidade de manutenção e também certificar-se de que não haja ferrugem ou rachaduras. Somente depois de se certificar de que o dispositivo está em perfeito estado de funcionamento é que ele pode ser colocado em operação e os dispositivos deformados devem ser destruídos.
Especialistas em proteção do trabalho recomendam que você preste atenção ao fato de que as lingas de segurança estão sujeitas a revisão anual com a subsequente entrada de informações no cartão de registro. Os produtos que não passaram na inspeção técnica obrigatória também são retirados de serviço. O tempo de operação das lingas é diretamente influenciado pelas condições de armazenamento.
As estruturas metálicas devem ser localizadas em ambientes secos e bem ventilados, nos quais não haja oscilações de temperatura, bem como dispositivos de aquecimento potentes.
Antes que as eslingas de segurança sejam enviadas para armazenamento de longo prazo, elas devem ser limpas de sujeira e totalmente secas. O armazenamento conjunto de dispositivos com compostos químicos inflamáveis é inaceitável. Durante o armazenamento, é imperativo lubrificar regularmente os elementos metálicos.
Trabalhar em áreas de maior complexidade requer atenção especial e a observância mais precisa das regras de segurança, especialmente quando se trata de trabalho em alta altitude... Para minimizar os riscos de lesões, além de preservar a vida e a saúde dos colaboradores, é necessário o uso de lingas de segurança. Os fabricantes produzem uma ampla gama desses produtos, cuja escolha correta depende do escopo e das condições de trabalho. Antes de usar as eslingas, você deve estudar cuidadosamente o manual de instruções e seguir rigorosamente todas as recomendações.
Como escolher um sistema de segurança, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.