Placas de teto: o que são e como escolhê-las?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Opções de design
  4. Critérios de escolha
  5. Recursos de localização
  6. Estilo
  7. Como conectar?
  8. Exemplos no interior

Os pontos de teto são um tipo moderno de iluminação para apartamentos na cidade e casas de campo. Com o material deste artigo, você aprenderá o que são, o que são, como escolhê-los e organizá-los corretamente.

O que é isso?

Os pontos de teto são acessórios de iluminação do tipo local. Seus principais componentes são a base, o braço articulado e a luminária. As lâmpadas possuem suportes móveis, de modo que podem ser giradas em qualquer direção. Os pontos são necessários para direcionar a luz para uma área específica do espaço. As luminárias do tipo pontual são utilizadas para uma iluminação difusa uniforme das instalações. Modelos com equipamento adicional são capazes de alterar o grau de brilho do brilho.

Essas luminárias são usadas para iluminação de área ao criar iluminação original. Eles são instalados no teto da cozinha, quarto, sala, escritório. Eles são ideais para iluminação de área em apartamentos de plano aberto.

Descrição das espécies

De acordo com o tipo de instalação, os focos de teto são embutidos, elevados e combinados. Os produtos do tipo embutido são montados em tetos falsos. Seu corpo com fiação e suporte está escondido atrás do forro. Os modelos suspensos são fixados em suportes de teto. Seus tamanhos são maiores, o design é volumoso. Portanto, a montagem não cabe atrás do teto. Eles são montados em estruturas de teto especiais.

A fixação e o design das variedades combinadas são uma reminiscência de luminárias de lustre. Eles são suspensos no teto por um gancho com a capacidade de mudar a direção do fluxo de luz. Todos os tipos de produtos podem ter não apenas execução individual, mas também execução em grupo. Os modelos em um suporte com 1 ou mais refletores são caracterizados por uma mudança livre na direção da luz. Os focos ajustáveis ​​com montagem em haste (trilho) possuem designs com várias luminárias. Dependendo do projeto, eles podem ser colocados em uma linha reta ou curva.

As variantes individuais possuem um sistema flexível de várias configurações. Freqüentemente, esses modelos são instalados para iluminação incomum de nichos. Eles podem substituir a iluminação central em salas pequenas. Os produtos nos sistemas de pneus se movem livremente ao longo das cordas tensionadas. Além disso, eles podem girar em torno de seu eixo. Isso permite que a luz seja direcionada para uma área específica.

Pelo tipo de fontes de luz, os modelos são convencionais, halógenos, economizadores de energia, LED.

Os modelos com lâmpadas incandescentes não têm efeito de cintilação. Essas fontes de luz são baratas, mas aquecem e danificam o material do teto.

Produtos com lâmpadas halógenas são duráveis, mas não muito econômicos em termos de consumo de energia. Eles vêm em baixa e alta tensão. Eles são inofensivos para os humanos, mas são mais caros do que os modelos com lâmpadas convencionais.

Fontes de luz luminescente (economia de energia) são usadas em focos suspensos e suspensos. Eles podem ter diferentes temperaturas do feixe de luz. Na maioria dos casos, eles possuem um grande recurso e alto custo. As lâmpadas LED são excelentes para converter energia elétrica em luz. Eles têm baixa dissipação de calor. Eles são duráveis, compactos e práticos. São caros.

Opções de design

As soluções de design para focos de teto podem ser muito diversas. À venda existem modelos de trilhos comuns magnéticos de vários formatos. As lâmpadas podem ser redondas, quadradas ou retangulares. Além disso, há modificações volumétricas nas linhas dos fabricantes (esféricas, abobadadas, cilíndricas). Eles podem ser grandes, pequenos, em trilhos curtos e longos. A forma dos modelos de designer pode assemelhar-se a sinos, estrelas, diamantes lapidados.

A paleta de cores dos produtos é limitada a tons metálicos e neutros. O corpo das manchas pode ser branco, preto, prata, leitoso, marrom. Com menos frequência, é feito com ouro. A forma e o design determinam a relevância do modelo para um estilo de interior específico. Por exemplo, manchas no teto de um apartamento em estilo loft são deliberadamente rudes.

As opções para uma sala clássica podem ser planas, em forma de estrela, arredondadas comuns.

Os produtos para iluminar um interior minimalista são geométricos simples. Modelos para decorar áreas de TV em salas de estar geralmente são cilíndricos. Seu acabamento pode ser a cor da caixa e seu design. Modelos colecionáveis ​​podem ter formas incomuns. Eles podem ter cortinas de vidro (por exemplo, vidro galvanizado). Os modelos de algumas das obras do autor são feitos de ligas caras e cristal.

Outras opções são feitas para acessórios de madeira. Alguns modelos não incluem lâmpadas. Isso permite que você escolha as fontes de luz a seu próprio critério. Os modelos para iluminar quartos infantis podem ter desenhos temáticos em discos compartilhados. Por exemplo, princesas, flores, motivos vegetais, pássaros. Os tons podem ser transparentes, foscos, brilhantes. Os tons originais podem até parecer abelhas circulando em torno de uma flor.

Critérios de escolha

Ao escolher os spots de teto para iluminar um banheiro, quarto, corredor, berçário, sala de estar, é necessário levar em consideração uma série de nuances. É necessário levar em consideração o tipo de base e lâmpada, o tipo de estrutura do teto. Por exemplo, qualquer modelo é adequado para a instalação de luminárias em sistemas de teto rígido.

No entanto, para tetos tensos, as opções GX53 são preferíveis. Esses produtos são mais fáceis de instalar porque têm um orifício no centro do soquete para conectar um ponto. Além disso, é possível adquirir modelos para a base GU de vários tamanhos padrão. No entanto, eles não são tão fáceis de usar.

Poder

Os modelos diferem no consumo de energia. Quanto mais for, mais eletricidade as lâmpadas consomem. No entanto, alta potência não significa alto brilho. Você precisa escolher uma opção com baixo consumo de energia e alta eficácia luminosa.

Depende muito do tipo de teto. Por exemplo, modelos com lâmpadas incandescentes não podem ser adquiridos para estruturas de tensionamento. Mesmo 60 watts são suficientes para estragar o filme. Os acessórios ideais para drywall e tecido elástico são os focos de LED e fluorescentes.

Mecanismo giratório

Os recursos do mecanismo giratório diferem de modelo para modelo. Os produtos integrados não têm os mesmos recursos que os modelos gerais e combinados. Eles podem iluminar qualquer canto da sala, realçar certos objetos.

No caso de reparos com mecanismo giratório, o ângulo e o lado do feixe de luz podem ser alterados. Desta forma, a configuração da sala pode ser ajustada. Por exemplo, você pode iluminar o centro de uma sala, organizar a iluminação em torno do perímetro.

Dimensões (editar)

Os pontos integrados têm os menores parâmetros. Eles são usados ​​como iluminação auxiliar e são freqüentemente usados ​​para complementar a iluminação central do teto. Em uma sala espaçosa, é preferível escolher modelos do tipo grande grupo. A luz artificial não deve prejudicar seus olhos. O comprimento dos modelos integrados pode ser de 8 a 10 cm.

O peso médio do ponto (com um número diferente de lâmpadas) pode ser de 100-660 g.

Recursos de localização

De acordo com as regras geralmente aceitas, os holofotes são colocados em um passo igual. A distância mínima entre eles é de 20 cm. A distância padrão até a borda da parede é de 20 cm.Em média, 1 spot ilumina até 1,5 m2. A localização do holofote não deve ser apenas esteticamente agradável, mas também segura. No banheiro, é necessário colocar as lâmpadas longe de áreas úmidas. Esses modelos devem ter uma classe de proteção elevada, maior resistência à umidade.

Em geral, o layout depende da disponibilidade, do número de outras lâmpadas na mesma sala. Em uma sala espaçosa, eles são colocados em todo o perímetro. O esquema de instalação é coordenado com a luminária central. Em salas pequenas, muitas vezes não há necessidade de lustres. Se você escolher um número suficiente de pontos, eles podem substituir totalmente a luz central.

Ao escolher uma determinada composição de luz, as possibilidades de iluminação são levadas em consideração. Na maioria das vezes, essa é a alocação de uma ou duas áreas funcionais. Por exemplo, você pode designar um grupo de jantar, área de cozinha, área de estar, área de recreação ou home theater.

Os pontos podem ser colocados em linhas em paredes opostas... Freqüentemente, eles são montados na forma de um padrão geométrico: oval, retângulo, losango, quadrado. Ao destacar zonas individuais, elas são construídas na forma das letras S, C.

Estilo

Os dispositivos de iluminação devem suportar não apenas uma carga prática, mas também decorativa. O estilo dos spots é selecionado levando em consideração o estilo do interior. Se houver vários produtos, o design deve ser o mesmo. O tipo de construção é selecionado com base na finalidade dos quartos. Para banheiros, eles aceitam modelos tipo embutidos sem babados. Para quartos, salas de estar, lâmpadas com uma variedade de tons decorativos são adequados.

Essas opções podem ser na forma de muitos lustres em miniatura com pingentes de cristal cintilante. Esses produtos vão decorar o interior da sala de estar, sala de jantar, quarto em um estilo clássico. Para quartos modernos, você pode escolher pontos lacônicos com um corpo de metal.

Como conectar?

Os diagramas de conexão do dispositivo dependem do tipo de luminárias. A fixação do intradorso, dependendo do tipo, pode ser em base regulável, gancho, plataforma suspensa embutida. O princípio de fixação de produtos tem uma base comum. O sistema de fixação deve ser instalado na placa de base antes de instalar o teto. Ao mesmo tempo, é necessário levar em consideração seu nível futuro. Isso é especialmente verdadeiro para modelos suspensos.

Na maioria das vezes, os holofotes são montados em tetos suspensos e tensos. Durante a criação da estrutura, os fios são colocados. Eles são fixos sem estar conectados à fonte de alimentação. Depois disso, eles são engajados na instalação de suspensões, fixando dispositivos de iluminação, conectando o cabo. É fácil consertar manchas na parede de gesso. A instalação é realizada após a aplicação de uma camada de massa. Depois de criar um plano com uma disposição esquemática das luminárias, elas são envolvidas na fiação dos fios elétricos.

Eles são montados no teto de forma que as extremidades fiquem penduradas livremente abaixo da placa de gesso por 15-20 cm. Buracos são feitos no teto para caber nos holofotes. Em seguida, você precisa inserir lâmpadas nesses orifícios, conectar os fios, verificar o funcionamento das manchas. Os ganchos são fixados através dos orifícios da plataforma de montagem. No futuro, os modelos do tipo combinado serão suspensos neles. Ajuste o nível da plataforma de forma que seu contorno não ultrapasse a folha de vinil.

Os produtos suspensos são fixados à plataforma de montagem sobre o filme ou drywall. Os parafusos auto-roscantes são usados ​​como fixadores. Se for necessário organizar uma rede de iluminação com vários circuitos, use um par típico de cabos de dois núcleos localizados no teto para conectar um lustre com um interruptor de dois botões.

Este ponto pode ser conectado sem uma caixa de junção.

No entanto, você não pode fazer isso sem conectar os terminais com colar. Um zero comum é encontrado entre os fios, o potencial dos condutores de fase é medido em relação às estruturas aterradas. Na fase final da obra, são colocados acessórios de fixação. Ao usar racks padrão com capacidade de ajuste, depois de fixar o suporte central, afrouxe a braçadeira de parafuso.

Em seguida, os flanges das luminárias são alinhados no plano do teto. Em seguida, aperte as braçadeiras. No decorrer do trabalho com fechos caseiros, uma espécie de acordeão é criada devido à curvatura das dobras. Ele mantém sua forma perfeitamente e pode ser ajustado com uma mão.

Exemplos no interior

Oferecemos vários exemplos de uma escolha harmoniosa de focos de teto em design de interiores moderno:

  • seleção de lâmpadas para iluminar a área de cozimento;
  • projeto de pontos pendurados no bar para o espaço de hóspedes;
  • manchas com um mecanismo giratório como um destaque de uma sala iluminada;
  • construção de várias lâmpadas com persianas brancas;
  • uma versão espetacular do modelo para iluminar um interior neutro;
  • manchas em forma de anel em uma barra de metal;
  • estrutura arqueada de muitas lâmpadas com ângulo ajustável do feixe de luz;
  • zoneamento de espaço em uma habitação com quartos conjugados;
  • o uso de pontos brancos para iluminação zonal do espaço de hóspedes;
  • lâmpadas pendentes para acentuar a área de dormir.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário