Causas de falhas em sistemas divididos e como corrigi-las

Contente
  1. Problemas freqüentes
  2. Razões possíveis
  3. Recomendações de reparo
  4. Como evitar avarias?

Qualquer equipamento pode quebrar antes do tempo máximo de operação indicado. E nem sempre é questão de casamento, produto de má qualidade. O próprio uso da técnica pode estar incorreto. Acontece também que o dono simplesmente para de cuidar dele. As falhas do sistema dividido acontecem por vários motivos.

Problemas freqüentes

Os sistemas de divisão estão se tornando cada vez mais populares a cada dia. Eles permitem que você mantenha de forma estável a temperatura ideal do ar na casa, diferem no custo acessível e podem ser usados ​​em qualquer estação do ano. O sistema quebra não com tanta frequência, mas como tais dispositivos ainda são considerados uma inovação, em caso de avaria, os proprietários não sabem o que fazer.

Um pequeno programa educacional relacionado ao funcionamento do sistema não será supérfluo. O próprio sistema split é representado por uma unidade de condensação externa, bem como uma unidade de evaporação, que é considerada uma unidade interna. A parte externa do sistema dividido inclui um compressor, um condensador, um ventilador, uma placa de controle e também uma válvula de quatro vias, um filtro e um invólucro. A unidade interna inclui um painel frontal, filtros, painéis de exibição, um evaporador, um ventilador, uma placa de controle e uma bandeja de condensado.

O sistema funciona não sem a participação de tubos de cobre por onde passa o freon - o refrigerante do sistema.

Durante a operação, o freon está em dois estados - líquido e gasoso, portanto os tubos de cobre são representados por vários diâmetros.

Vamos considerar os problemas de funcionamento mais comuns no funcionamento do mecanismo apresentado.

  • O sistema de divisão não liga / não inicia. Provavelmente, o ponto é um defeito no cabo elétrico. Se está convencido de que existe tensão na rede, deve procurar a avaria na tomada, na ficha ou no cabo de alimentação ou nos conectores de alimentação (que se encontram na placa de controlo). Às vezes acontece que a tensão da rede não é suficiente para o funcionamento do aparelho. Se o sistema dividido não funcionar, pode haver uma sobrecarga na rede interna.
  • Água pingando. Provavelmente é um bloqueio na linha de drenagem. Se o bloqueio for do tipo mecânico, isso se deve à sujeira que entrou nos tubos. Se o bloqueio for climático, pode ser no inverno, em caso de congelamento de partes individuais do oleoduto. Os tampões de gelo são perigosos e improváveis, mas ainda são uma possível causa de bloqueio.
  • Fedor. Este problema interno indica um filtro entupido. Se o ventilador da unidade interna emitir um odor repulsivo, pode ser um indicador de crescimento de bactérias na unidade. Às vezes, lavar o filtro não ajuda; você precisa solicitar um serviço completo.
  • Compressor não funciona. Essa divisão tem várias variantes de ocorrência. O próprio compressor pode falhar, o relé térmico pode quebrar. Se um determinado compressor avariou, não será possível repará-lo sozinho. É relativamente fácil reparar apenas o eixo do motor emperrado.
  • Desliga rapidamente ou imediatamente. Se o sistema dividido começou a desligar rapidamente durante a operação normal externamente, isso significa que um dos sensores de temperatura está com defeito. Você pode verificar o funcionamento dos sensores com um multímetro. Os reparos de sensores são baratos e geralmente podem ser resolvidos rapidamente.

    Também há falhas no controle remoto - neste caso, você precisa entrar em contato com o departamento de serviço. Se o dispositivo ainda estiver na garantia, o controle remoto será substituído.Se a garantia tiver expirado, eles dirão onde pode ser consertado ou comprar um novo.

    Se parecer que o sistema dividido está com algum tipo de problema, se você sentir que ele não está funcionando com capacidade total, faça uma inspeção externa. Chame especialistas, se necessário. Você pode se lembrar se algo aconteceu recentemente que poderia desativar o equipamento.

    Razões possíveis

    Uma das causas mais comuns de mau funcionamento do equipamento é o desgaste comum. Por exemplo, vazamento de freon... O ar condicionado para de resfriar o ar normalmente e continua a ligar. Mas a razão para o vazamento de freon também pode ser uma linha de freon despressurizada. Não é um caso raro - manutenção do sistema prematura e incompleta.

    A conclusão é simples: o ar condicionado precisa ser reabastecido e pelo menos uma vez a cada seis meses para convidar os representantes de serviço para diagnosticar o sistema.

    Existem outras razões para o problema.

    • Congelamento dos impulsores. Se o sistema for usado com um modo térmico ativo, os impulsores realmente começam a congelar. O ventilador eventualmente falha. É necessário substituir o ventilador do aparelho, caso contrário o problema não será resolvido. Pelo mesmo motivo, o capacitor de partida pode falhar.
    • Avaria do circuito elétrico. Esse motivo pode levar ao fato de que o dispositivo simplesmente não liga. Substituir o quadro elétrico pode ajudar. Mas se isso não ajudar, você precisa levar o dispositivo para conserto.
    • A potência foi selecionada incorretamente. E esse motivo também não é muito raro. Se você ajustou incorretamente o ar condicionado, o dispositivo funcionará com uma carga pesada. Se você comprar um sistema em uma boa loja, os especialistas irão aconselhá-lo sobre como calcular a potência. Mas quando uma compra dispensa esses cálculos, você não deve tentar calcular a potência sozinho se não entender nada sobre isso. Contate os mestres: um cálculo incorreto levará rapidamente a uma sobrecarga do dispositivo.
    • Condições de temperatura incorretas. Para que o sistema dividido funcione com segurança, ele deve estar dentro dos limites de determinados valores de temperatura. Por exemplo, o limite de temperatura abaixo de zero é -5 graus Celsius. Se ocorrer uma situação fora do padrão, use a função "início de inverno".
    • Uso incorreto durante o período de entressafra. Algumas avarias acontecem após o inverno. Noites frias dão lugar a dias condicionalmente quentes, e isso leva à condensação. Em temperaturas negativas, ele congela e, em temperaturas positivas, ele descongela novamente. E cada inclusão subsequente do sistema dividido carrega o capacitor e, portanto, ocorrem falhas operacionais.

      Certifique-se de que a causa da falha seja determinada com precisão e prossiga para corrigi-la. Muitas falhas podem ser removidas por você.

      Recomendações de reparo

      A maioria dos usuários está interessada em maneiras específicas de eliminar falhas.

      Vamos descrever os problemas mais comuns e as maneiras de resolvê-los.

      • Água apareceu. Se você encontrar este problema, você deve apenas parar de usar o dispositivo primeiro. O líquido começará a fluir para fora da caixa do sistema: o próprio dispositivo irá se deteriorar e você também pode prejudicar a decoração da sala.

      Se o sistema começa a vazar na estação fria, o canal precisa ser aquecido. A temperatura de aquecimento ideal pode ser considerada +7 graus. Mas se um tampão de gelo já se formou, então você terá que esperar pelo aquecimento natural, só assim o tampão se dissolverá com segurança. E você também pode providenciar a descarga da água de drenagem usando uma unidade de compressor ou uma bomba.

        • Filtros obstruídos. É necessário limpar os componentes de filtragem na unidade interna do dispositivo. Vários fiapos e poeira não são tão raramente coletados neles. Tapetes e coisas de lã são os culpados.

        Os filtros do sistema dividido podem ser removidos abrindo o painel frontal. Eles só precisam ser enxaguados em água corrente. Uma escova pode ser útil para sujeira teimosa.

        • O ar condicionado parou de aquecer o ar. Avalie a condição da válvula de quatro vias ou do sistema de controle.Os elementos terão de ser substituídos, após o que será necessário carregar o refrigerante e também instalar um novo receptor-secador.
        • O sistema split não resfria o ar no verão. Muito provavelmente, os padrões operacionais foram violados. Ao instalar o sistema, coloque o elemento externo do dispositivo na sombra. Portanto, não superaquecerá com o calor, e isso salvará o equipamento de quebras.
        • Resfriamento de ar excessivo. O termostato provavelmente está com defeito. O sensor ou alguma área do circuito elétrico quebrou. Teremos que substituí-los.

          Se você tiver a menor dúvida, entre em contato com um especialista. Não vale a pena reparar ao acaso, pode causar danos irreparáveis.

          Além disso, o auto-reparo pode ser um motivo para a recusa do serviço de garantia.

          Como evitar avarias?

          De acordo com especialistas, os problemas com um sistema split geralmente começam no momento de sua instalação, se isso não for feito de acordo com as regras.

          Para que o dispositivo funcione corretamente, a pista deve estar montada de forma absolutamente hermética.

          Se isso não for feito corretamente, o freon deixará lentamente o sistema.

          A operação incorreta e não muito precisa também não é uma situação rara.

          A regra principal é o diagnóstico anual regular do equipamento.

          Ao passar de uma temporada para outra, este diagnóstico é especialmente importante. O especialista vai reabastecer o aparelho, limpar, verificar a pressão.

          Se você decidir fazer o reparo sozinho, considere os seguintes pontos:

          • a limpeza do sistema só é possível depois de desconectado da fonte de alimentação;
          • qualquer processo é executado com cuidado, tendo como referência as recomendações do fabricante;
          • se precisar verificar se há vazamentos de freon, use um manômetro no coletor de reabastecimento.

          Para uma operação perfeita da unidade, seus filtros devem ser limpos regularmente para fins preventivos.

            Não inicie o modo de aquecimento se a temperatura externa cair abaixo do valor máximo prescrito nas instruções de operação. Verifique a pressão do freon no sistema pelo menos uma vez por ano. Ambas as partes do sistema também devem ser limpas pelo menos uma vez por ano. E lembre-se, apenas especialistas podem montar o dispositivo. Deixe o sistema de divisão funcionar sem problemas e por mais tempo do que o período de garantia!

            O vídeo a seguir mostrará como você pode economizar tempo e dinheiro se, repentinamente, ocorrer um vazamento no sistema dividido.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário