O que fazer se houver vazamento de ar condicionado no apartamento?
Se pingar água do dreno do ar condicionado em dias quentes, isso significa que o seu equipamento de controle de temperatura está funcionando e funcionando perfeitamente. Mas se o ar condicionado pingar em qualquer outro lugar, você deve soar o alarme. Para encontrar as causas de um mau funcionamento, você precisa saber por que motivos ocorre um vazamento e como corrigi-lo. Isso é o que será discutido em nosso artigo.
Sinais de mau funcionamento
Primeiro, um pouco de teoria. O ar condicionado é um dos tipos de equipamento climático. O equipamento permite manter um nível de temperatura confortável no apartamento em climas quentes. No entanto, seu funcionamento acarreta algumas dificuldades. Acontece que o líquido flui diretamente para a sala, e muitas vezes não é um par de gotas, mas um vazamento bastante impressionante. Ainda mais dificuldades surgem se toda a unidade interna do equipamento vazar - então a condensação flui para o chão, assim como móveis e outros itens, incluindo eletrodomésticos, o que pode resultar em uma incapacitação completa dos eletrodomésticos.
Vamos tentar descobrir por que a água está pingando do ar condicionado. O fato é que o princípio de funcionamento do equipamento reside não só em resfriar o ar, mas também em criar um microclima favorável na sala. Para isso, o sistema é equipado adicionalmente com a opção de desumidificação das correntes de ar. O mecanismo de ação é simples: o líquido do ar, em contato com o elemento refrigerado, se condensa e se deposita na superfície da unidade interna, de onde é descarregado na externa. É impossível determinar exatamente quanta água se forma em um dia. Muito aqui depende da temperatura inicial do ar e do nível de seu teor de umidade, bem como de quantos graus é necessário para resfriar a sala - ou seja, os fatores determinantes neste caso são a potência do equipamento e a parâmetros do clima na sala. Em média, um sistema split é capaz de retirar de 13 a 15 litros de água por dia, os condicionadores de ar industriais de alta potência são capazes de converter até 150 litros de líquido em 24 horas.
A maioria dos modelos no mercado retém umidade para fora, mas se repentinamente o líquido parar de fluir para fora da unidade externa, isso indica diretamente um mau funcionamento do equipamento.
A presença de quebra também é indicada pelo aparecimento de gelo no bloco. Independentemente de saber se as gotas inteiras congelam ou há um leve gelo, você deve chamar imediatamente os mestres, pois isso indica o funcionamento incorreto dos reguladores de temperatura.
As principais causas de vazamento
Às vezes, os proprietários de equipamentos HVAC enfrentam problemas o que implica avarias no funcionamento da unidade interior.
- Enchimento excessivo do reservatório para coletar a umidade liberada - isso pode acontecer se o equipamento operar na potência máxima por um longo período. Isso acontece em shoppings e centros comerciais, onde os aparelhos de ar condicionado funcionam ininterruptamente.
- O trocador de calor congela - como resultado, o fluido de trabalho no momento da evaporação começa a produzir muito condensado, o que leva a freqüentes vazamentos. Esses colapsos ocorrem mais frequentemente na primavera e no outono, quando a temperatura média diária é positiva e o frio é mantido à noite.
- Quebra de elementos de drenagem ou mau funcionamento da bomba leva ao fato de que o condensado é gerado, mas não penetra no bloco de saída - isso também leva a vazamentos. Se a mangueira for instalada incorretamente, o condensado não é capaz de suportar o aumento do tubo e flui novamente para o interior.
- Se o ramal canaliza que descarrega o fluido de trabalho na unidade de trabalhomal consertado ou solto, o circuito começa a despressurizar, e isso também se torna a causa de quebras.
- Com alguns tipos de falhas, um volume excessivamente grande de fluido de trabalho se acumula dentro de um circuito fechado - isso causa pressão excessiva, que muitas vezes causa falha do equipamento.
Os vazamentos são freqüentemente precedidos por tentativas de reduzir os custos de instalação.
- O buraco é feito de forma analfabeta - o fato é que ele deve romper em um ângulo, então a umidade flui para a rua, e não para dentro da sala.
Alguns artesãos inexperientes perfuram um orifício diretamente e, então, inevitavelmente, começam a vazar.
- O tubo de drenagem pode ficar dobrado se forem usados materiais de qualidade inadequada.
- Devido à laminação de baixa qualidade, o vazamento de freon começa. Isso faz com que o trocador de calor congele - a água derretida flui para baixo, formando gelo, o que pode fazer com que o equipamento saia completamente da condição de trabalho.
- Com o baixo isolamento térmico da linha de freon, o condensado se acumula em uma quantidade significativa, e isso também leva a vazamentos.
O desejo de economizar na instalação acaba ficando ainda mais caro para os donos das instalações: primeiro eles terão que pagar pela instalação analfabeta do equipamento, para depois consertar o problema. Em algumas situações, você precisa remover o equipamento por completo e montá-lo novamente - isso custará uma ordem de magnitude a mais.
Às vezes, há um vazamento na unidade externa. Via de regra, isso não é perceptível de imediato, pois é dele que normalmente flui água quando o ar condicionado está funcionando bem. Ao mesmo tempo, defeitos não reparados podem danificar todo o ar condicionado. As causas mais comuns são:
- falta de freon;
- entupimento do mecanismo de evaporação;
- quebra do regulador de movimento;
- danos ao radiador.
Como consertar o vazamento?
A forma de eliminar o vazamento diretamente depende da causa da avaria.
Falta de refrigerante
Neste caso, a parte externa do evaporador congela com descongelamento posterior do gelo após o sistema ser desligado. Normalmente, esse problema é acompanhado por um som atípico e leve sopro de gelo.
Nesse caso, é necessário encher o sistema com freon e, para que o problema não volte a surgir, será necessário determinar o local de despressurização e selá-lo.
Danos na linha de drenagem
Essa falha geralmente ocorre durante o teste do sistema com instalação de baixa qualidade. A causa do mau funcionamento são danos mecânicos à tubulação. Deve ser substituído - soldagem, fita adesiva e colagem são altamente indesejáveis.
Bloqueio do tubo de drenagem
Se o tubo externo não estiver equipado com uma rede, com o tempo ele ficará obstruído com teias de aranha, casulos de insetos, poeira ou sujeira. No inverno, sua cobertura completa pode ocorrer. Para corrigir a situação, é necessário limpar o encanamento com um fio ou aspirador de pó; em caso de geadas, será necessário bater com cuidado o gelo.
Sem regulador de pressão
Na maioria das vezes ocorre no inverno, quando há um desequilíbrio significativo na pressão e temperatura do circuito de todo o sistema. O aquecimento do evaporador da unidade interior diminui, forma-se condensação e, consequentemente, gelo. Conforme a temperatura sobe, as paredes do evaporador descongelam e ocorre vazamento. A solução para o problema só pode ser a instalação de um regulador de pressão.
O uso de pseudo-sifões
Freqüentemente, ao instalar o equipamento, o tubo de drenagem se curva para evitar a entrada de odores desagradáveis.Isso leva a um mau funcionamento, portanto a área deformada terá que ser substituída, embora seja melhor usar os sifões originais.
Instalação de linha de drenagem sem declive
Como já mencionado, este erro ocorre ao tentar auto-instalar um ar condicionado com saída de gravidade. Nesse caso, a unidade interna se transforma em um grande tanque de água e torna-se extremamente perigosa para as pessoas na sala. Para eliminar tal erro, será necessário desmontar todo o sistema e seu complexo reequipamento.
Numa situação em que a retirada de água para a rua por qualquer motivo seja impossível, são instalados aparelhos de ar condicionado com bomba de esgoto, por exemplo, em caves ou estruturas subterrâneas. Esse equipamento também pode vazar.
- Bomba de drenagem quebrada - o condensado não é totalmente absorvido. Esse equipamento deve ser reparado ou totalmente substituído.
- Sensor de água quebrado - quando tal problema ocorre, o mecanismo não vê a necessidade de bombear a água e, portanto, não liga a bomba. O resultado é o acúmulo de líquido na calha da unidade interna.A única solução para o problema é a instalação de um sensor.
- Câmara de flutuação bloqueada. Se você não realizar a manutenção regular, sujeira e objetos estranhos bloquearão a bóia com o tempo, interrompendo o bombeamento adequado do condensado. A situação é rapidamente corrigida por uma limpeza abrangente da própria câmera e de todos os seus elementos.
- Violação da vazão do tubo do duto. Ocorre quando ele é dobrado ou ocorre qualquer outro obstáculo. O problema é corrigido limpando e consertando a torção.
No caso de uma queda de energia não intencional ou queda de tensão na rede, às vezes ocorre um pequeno vazamento. Não se preocupe - quando a energia for restaurada, o problema será resolvido rapidamente.
Neste caso, o reparo não é necessário, mas será útil como medida preventiva verificar a confiabilidade da fixação dos terminais de contato.
Prevenção de avarias
A causa mais comum de vazamentos é um sistema de drenagem entupido. É por isso que o tanque, os tubos e as aberturas devem ser limpos regularmente. Se você negligenciar essas medidas preventivas, mais cedo ou mais tarde não apenas a umidade entrará no tubo, mas também folhas, detritos, bem como sujeira e outros objetos estranhos. Às vezes, os insetos voadores ficam obstruídos no tubo de drenagem. - em dias quentes de verão, eles sofrem com o calor e se esforçam para estar o mais perto possível da água; em condições urbanas, as estruturas de ar condicionado úmido tornam-se lugares confortáveis para eles. Alguns proprietários de equipamentos climáticos equipam a saída do tubo com redes mosquiteiras especiais, mas isso só pode servir como uma solução temporária para o problema.
Lembre-se de que o orifício de drenagem tem apenas 1 cm de diâmetro e entope rapidamente. Assim que isso acontece, a condensação não consegue mais entrar na rua e a umidade sai para a sala.
Se você não tem as habilidades para trabalhar com tecnologia climática, não precisa tentar limpar o sistema sozinho. - contate um serviço especializado. Os artesãos profissionais irão desligar o equipamento climático, lavar o tubo - só depois disso o sistema começará a funcionar corretamente. Esses serviços são bastante baratos.
Para informações sobre o que fazer se houver vazamento de ar condicionado no apartamento, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.