As principais diferenças entre um ar condicionado e um sistema split
O objetivo do ar condicionado é resfriar rápida e eficientemente o ar superaquecido em uma sala ou sala. A lista de funções com que cada unidade de resfriamento é dotada cresceu vários pontos em comparação com os condicionadores de ar de janela simples de 20 anos atrás. A tecnologia de controle de clima atual consiste principalmente em aparelhos de ar condicionado split.
Diferença no design
No subconsciente de muitos, quando o termo "ar condicionado" é mencionado, surge a imagem de uma janela comum ou monobloco acima da porta, em que o evaporador e o compressor de refrigerante estão combinados em um caso, mas isso não é inteiramente verdade. Qualquer dispositivo de resfriamento é considerado um ar condicionado hoje. - monobloco fixo (janela, porta), portátil (portátil) ou ar condicionado split, que se tornou o mais popular nos últimos 15 anos.
Em oficinas de produção, centros de distribuição, supermercados, uma instalação de coluna é usada - a unidade mais potente em termos de capacidade de refrigeração. Canais (multi) sistemas, "multi-divisões" são usados em edifícios de escritórios. Todos esses dispositivos são condicionadores de ar. Este conceito é coletivo.
Características do sistema de divisão
Um sistema split é um condicionador de ar, os blocos externos e internos dos quais são espaçados em lados opostos de uma das paredes de suporte de um edifício ou edifício privado. A unidade externa inclui:
- compressor com sensor de superaquecimento;
- circuito externo com radiador e ventoinha de refrigeração;
- válvulas e tubos ramificados onde os dutos de cobre da linha de freon são conectados.
O sistema é alimentado por uma tensão de rede de 220 Volts - um dos cabos de alimentação é conectado a ele através da caixa de terminais.
A unidade interna contém:
- evaporador de freon com radiador (circuito interno);
- um ventilador com um impulsor de lâmina cilíndrica, soprando frio do evaporador para a sala;
- filtros grossos;
- ECU (unidade de controle eletrônico);
- uma fonte de alimentação que converte 220 volts alternados em 12 constantes;
- obturadores rotativos alimentados por um motor separado (passo a passo) alimentado por uma placa acionadora de pulso;
- Receptor IR do sinal do painel de controle;
- unidade de indicação (LEDs, "buzzer" e display).
Recursos monobloco
Em um monobloco, os componentes dos módulos internos e externos são combinados em um invólucro. Mais perto da rua, atrás, estão:
- compressor com sensor de temperatura de emergência ("superaquecimento");
- contorno externo;
- um ventilador que “sopra” o calor para fora no duto de alimentação e exaustão, que não se comunica com o ar da sala.
Mais perto das instalações, de frente:
- evaporador (circuito interno);
- um segundo ventilador soprando frio na sala resfriada;
- placa de controle eletrônico com uma fonte de alimentação para ele;
- dutos de alimentação e exaustão que não se comunicam com o ar externo do prédio;
- filtro de ar - malha grossa;
- sensor de temperatura ambiente.
Tanto os condicionadores de ar monobloco quanto split hoje funcionam como um cooler e um aquecedor com ventilador.
Qual é a diferença entre um sistema monobloco e um sistema dividido?
Diferenças entre monobloco e sistema dividido, além da ausência de espaçamento dos módulos externos e internos, o seguinte.
- Não são necessários longos pipelines, que estão presentes em um sistema dividido.A bobina interna é conectada à externa por meio de válvulas de controle localizadas dentro do invólucro.
- Em vez do controle eletrônico do controle remoto, pode haver uma chave simples para modos de operação e / ou um termostato.
- O formato é uma caixa de aço simples. É do tamanho de um micro-ondas. A unidade interna do sistema split tem uma forma alongada, compacta e aerodinâmica.
Ar condicionado split doméstico
O design dividido é o sistema climático mais eficiente e de baixo ruído da atualidade. O bloco mais ruidoso - o externo - contém um compressor que comprime o refrigerante a uma pressão de 20 atmosferas e o ventilador principal, que remove imediatamente o calor do freon comprimido.
Se o ventilador não expelir o calor do freon aquecido a tempo, ele superaquecerá em alguns minutos ou meia hora ou uma hora a uma temperatura acima do crítico, e a bobina perfurará no ponto mais fraco (a junta de clivagem ou em uma das dobras). Para isso, o ventilador externo é feito com grandes pás do impulsor, gira em uma velocidade decente e produz ruído de até 30-40 decibéis. O compressor, comprimindo freon, adiciona seu próprio ruído - e aumenta seu nível geral para 60 dB.
O calor é bem dissipado, mas o sistema é muito barulhento, para isso é retirado do prédio.
A unidade interna do ar condicionado split contém um evaporador de freon, que é altamente resfriado quando o refrigerante liquefeito pelo compressor da unidade externa se transforma em uma forma gasosa. Este frio é captado pelo fluxo de ar gerado pela hélice do ventilador interno e soprado para dentro da sala, devido ao qual a temperatura na sala é de 10 graus ou mais mais baixa do que no exterior. Com +35 no calor do verão fora da janela, você terá +21 na sala em meia hora. Um termômetro inserido nas cortinas ligeiramente abertas (persianas) da unidade interna mostrará + 5 ... +12, dependendo do nível de carga de todo o sistema split.
O Freon liquefeito (em um diâmetro menor dos tubos) e gasoso (em um maior) circula por dutos, ou "rota". Esses tubos conectam as bobinas (circuitos) das unidades externa e interna do ar condicionado split.
Um tipo de sistema de divisão usado em casas particulares e chalés de verão para todas as estações é uma estrutura do chão ao teto. A unidade externa não é diferente do sistema dividido montado na parede, e a unidade interna está localizada no teto perto da parede ou a algumas dezenas de centímetros do chão.
As leituras de temperatura das unidades são lidas a cada segundo por sensores de temperatura localizados nas bobinas, no compressor e fora da unidade interna do ar condicionado. Eles são transferidos para o módulo de controle eletrônico, que controla o funcionamento de todas as outras unidades e blocos do dispositivo.
A solução de divisão se distingue pela mais alta eficiência e eficiência energética. É por isso que não perderá sua relevância por muitos anos.
Sistemas de divisão industrial
O condicionador de ar de duto usa dutos de ventilação de suprimento e exaustão que não têm saída para fora do prédio. Uma ou mais unidades internas podem estar localizadas em andares diferentes ou em grupos diferentes de um edifício de um andar. A unidade externa (uma ou mais) se estende para fora do prédio. A vantagem deste projeto é o resfriamento simultâneo de todas as salas em um andar ou até mesmo de todo o edifício. A desvantagem é a complexidade do projeto, a enorme laboriosidade na sua instalação, manutenção ou substituição de algumas ou todas as peças e componentes por novos.
O condicionador de ar de coluna é uma unidade interna do tamanho de um refrigerador doméstico. Ele está ao ar livre. O bloco dividido ao ar livre é colocado fora do edifício e instalado próximo à superfície do solo ou suspenso quase sob o próprio telhado do edifício. A vantagem deste projeto é a enorme capacidade de refrigeração em comparação com a maioria dos sistemas domésticos.
O ar condicionado de coluna é uma ocorrência frequente em áreas de vendas de hipermercados com uma área de até vários milhares de metros quadrados. Se você ligá-lo com força total, em um raio de vários metros ao redor, ele criará um frio de outono-inverno de acordo com seus sentimentos. Desvantagens do design - grandes dimensões e consumo de energia.
O sistema multi-split é uma substituição para as duas variedades anteriores. Uma unidade externa funciona para várias unidades internas, divorciadas em salas diferentes. Vantagem - a aparência original do edifício não é prejudicada pela dispersão de blocos separados perto de quase todas as janelas. A desvantagem é o comprimento do sistema, limitado pelo comprimento do "trilho" de 30 m entre a unidade externa e uma das unidades internas. Quando ultrapassado, tal condicionador de ar já se torna ineficaz, seja qual for o isolamento térmico dos tubos "traçados".
Monoblocks
O bloco da janela contém todas as peças e montagens do sistema. Vantagens - a capacidade de proteger com uma treliça na janela ou acima da porta, a "completude" do dispositivo (blocos estruturais e funcionais não são espaçados, "2 em 1"). Desvantagens: muito menos eficiência energética em comparação com um sistema split, alto nível de ruído. Por este motivo, as unidades de janela evoluíram de uma oferta de topo para um nicho.
Os condicionadores de ar móveis são unidades vestíveis que só precisam de uma coisa: um buraco na parede para um duto de ar que descarrega ar superaquecido na rua. As vantagens são as mesmas do ar condicionado de janela.
Desvantagens dos aparelhos de ar condicionado móveis:
- em cada uma das salas onde o dispositivo é utilizado, é feito um orifício para a conduta de ar que, quando não está a ser utilizada, é fechada com uma tampa;
- a necessidade de um tanque no qual a água condensada será drenada;
- desempenho de refrigeração ainda pior do que os condicionadores de ar de janela;
- o dispositivo não se destina a divisões com uma área superior a 20 m2.
O princípio de funcionamento é diferente?
A operação de todos os dispositivos de resfriamento do tipo freon é baseada na absorção de calor (liberação a frio) durante a transição do freon do estado líquido para o gasoso. E vice-versa, o freon de calor retirado cede imediatamente, vale a pena liquefazer novamente.
Quando perguntado se o princípio de operação de um monobloco difere daquele de um sistema dividido, a resposta é inequívoca - não. Todos os condicionadores de ar e refrigeradores operam na base de congelamento durante a evaporação do freon e aquecimento durante sua liquefação durante o processo de compressão.
Comparação de outros parâmetros
Antes de escolher o ar condicionado certo, preste atenção aos parâmetros principais: funcionalidade, capacidade de refrigeração, ruído de fundo. Antes de comprar, não o último lugar é ocupado pela questão do preço do produto.
Poder
O consumo de energia é cerca de 20-30% mais do que o frio.
- Para sistemas divididos em casa (parede), a energia elétrica consumida é de 3 a 9 quilowatts. Isso é suficiente para resfriar efetivamente (de +30 ao ar livre a +20 ao ar livre) o ar em uma casa ou apartamento com área de 100 m2.
- O ar condicionado móvel tem uma faixa de potência de 1-3,8 kW. Pelo consumo de energia, já se pode estimar que só "puxará" uma sala de até 20 m2 - levando-se em consideração as perdas de calor provenientes dos dutos de ar superaquecido pelos quais o ar quente é descarregado para a rua.
- Os condicionadores de ar de janela consomem 1,5-3,5 kW. Nos últimos 20 anos, esse indicador manteve-se praticamente inalterado.
- Os condicionadores de ar de coluna retiram 7,5-50 kW da rede a cada hora. Eles precisam de uma linha de transmissão potente que entre no prédio. Os sistemas de canais e multi-split consomem aproximadamente a mesma quantidade de eletricidade.
- Para modelos de piso-teto, a potência varia entre 4-15 kW. Eles irão resfriar a cozinha-sala de 40-50 m2 por 6-10 graus em 5-20 minutos.
As pessoas são diferentes: alguém só precisa de uma ligeira diminuição na temperatura no verão de +30 para +25, enquanto alguém gosta de ficar sentado o dia todo a +20. Cada um escolherá para si a potência que lhe será suficiente para o conforto total de toda a casa ou apartamento.
Nível de ruído
Todos os sistemas modernos que utilizam uma unidade externa são caracterizados por um baixo nível de ruído.Ele varia dentro de 20-30 dB para sistemas de divisão de parede doméstica, condicionadores de ar do chão ao teto, duto e coluna - a unidade externa não está localizada dentro de uma sala, andar, prédio ou construção de habitação privada, mas fora deles.
Os sistemas de janelas e móveis produzem 45-65 dB, o que é comparável ao ruído da cidade. Esse ruído de fundo afeta seriamente os nervos das pessoas que realizam um trabalho responsável ou durante o sono noturno. O compressor e o ventilador principal geram a maior parte do ruído.
Portanto, todos os tipos de condicionadores de ar em que um compressor com ventilador estão localizados no mesmo bloco ou estão localizados dentro e não fora, não são muito comuns no mercado de tecnologia de clima.
Requisitos para condições de operação e funcionalidade
Quase qualquer ar condicionado é projetado para operar em temperaturas de 0 a +58 graus. Nos modelos mais caros, há aquecimento adicional de freon - nas condições do inverno do norte, quando está -50 fora da janela, o freon não é tornado gasoso para o funcionamento normal do aparelho, mas ainda é necessário ligar o ar condicionado em modo de aquecimento. Muitos condicionadores de ar também funcionam como aquecedores de ventoinha. Uma válvula especial é responsável por esta função, que muda a direção do movimento do freon ao passar de "frio" para "quente" e vice-versa.
Recursos adicionais incluem:
- ozonização (em modelos raros);
- ionização do ar.
Todos os condicionadores de ar removem a poeira do ar - graças aos filtros que retêm as partículas de poeira. Limpe os filtros duas vezes por mês.
Preço
Os preços dos sistemas de divisão variam de 8.000 rublos para 20 m2 de espaço vital e até 80.000 rublos para 70 m2. O preço dos aparelhos de ar condicionado de piso varia de 14 a 40 mil rublos. Eles são usados principalmente para uma sala ou um dos espaços de escritório. Os condicionadores de ar de janela têm uma variedade de preços, dificilmente distinguíveis dos sistemas split - 15-45 mil rublos. Apesar do tipo de desempenho desatualizado (ambas as unidades em um quadro), os fabricantes estão tentando reduzir seu peso e tamanho, aumentando gradualmente a eficiência de tal monobloco. No entanto, ainda existem modelos potentes e bastante pesados que pesam até 30 kg e requerem a ajuda de pelo menos mais dois assistentes para a instalação na abertura da parede.
O custo dos condicionadores de ar para dutos varia de 45 a 220 mil rublos. A política de preços para este tipo deve-se à complexidade de instalação e ao custo de um grande número de componentes, uma vez que o fornecimento de unidades exteriores e interiores é metade da batalha. Entre os dispositivos do tipo coluna, a faixa de preço é a mais impressionante. Começa com 110 mil rublos por 7 quilowatts a 600 mil - para uma capacidade de 20 ou mais quilowatts.
Qual é a melhor escolha?
Um sistema de divisão de energia relativamente baixa - até vários quilowatts de energia fria - é adequado para um apartamento ou uma casa particular. Os condicionadores de ar divididos em coluna e duto, cuja capacidade de refrigeração e consumo de energia são medidos em dezenas de quilowatts, é o lote de oficinas de produção, hangares, armazéns, corredores comerciais, edifícios de escritórios com vários andares, salas de refrigeração e porões.
Iniciantes ou pessoas de posses modestas geralmente começam com condicionadores de ar chineses. (por exemplo, da Supra) por 8-13 mil rublos. Mas você não deve comprar um ar condicionado superbarato. Assim, o plástico da caixa da unidade interior pode libertar fumos tóxicos.
Economia em "trilhos" e bobinas - quando o cobre é substituído por latão, espessura do tubo com espessura inferior a 1 mm - leva à quebra de dutos após 2 a 5 meses de operação ativa do produto. Consertos caros comparáveis ao custo de outro ar condicionado do mesmo tipo são garantidos a você.
Se o preço é mais importante para você do que a versatilidade, escolha um modelo de orçamento de 12-20 mil rublos de uma empresa mais famosa, por exemplo, Hyundai, LG, Samsung, Fujitsu: essas empresas trabalham com mais consciência.
Como aumentar ainda mais a eficiência do ar condicionado?
Se formos ainda mais longe, então para uma operação mais eficiente de qualquer ar condicionado, use:
- janelas e portas de metal-plástico com uma estrutura de ar de caixa com camadas de isolamento em massa e vedações de borracha;
- parcialmente ou totalmente construído com paredes de blocos de espuma (ou blocos de gás) do edifício;
- isolamento térmico no teto - “torta” de teto sótão com camadas de lã mineral e impermeabilizantes, telhado (ou pisos) isolado e confiável;
- isolamento térmico no piso do primeiro andar - “pisos quentes” com celas preenchidas com concreto de argila expandida e lã mineral (ao longo do perímetro do edifício).
Este conjunto de medidas tomadas pelos construtores permite criar e complementar rapidamente o microclima ideal - frescor, frio leve, mesmo no calor tropical. Isso reduzirá significativamente a carga em qualquer ar condicionado, eliminando trabalho desnecessário e inútil.
É importante não apenas escolher o ar condicionado certo de acordo com a praça da sala ou edifício, mas também excluir todas as fugas de frio no verão (e calor no inverno) no exterior, instalando-o num edifício ou edifício bem desenhado. Essa abordagem estenderá a vida útil do dispositivo e, para você, como dono do território, reduzirá significativamente o custo de eletricidade e manutenção do próprio produto.
No próximo vídeo, você encontrará as diferenças entre um sistema split e um ar condicionado de chão.
O comentário foi enviado com sucesso.