Sistemas de divisão: descrição, tipos e operação
O equipamento climático é um grande grupo de equipamentos que se divide em várias categorias. O sistema de divisão ocupa um lugar importante nesta lista. Temos que estudar detalhadamente este equipamento climático, entender suas características e variedades, conhecer os principais fabricantes e regras de uso.
O que é e para que serve?
O sistema split é um dispositivo climático, cujo design consiste em um par de blocos. Uma dessas peças está localizada em ambientes internos e a segunda está instalada em ambientes externos. Com este dispositivo, você pode criar condições climáticas ideais na casa por meio de ar condicionado e aquecimento. Além disso, usando sistemas divididos, você pode reduzir a umidade do ar.
Os modernos sistemas split possuem uma ampla gama de aplicações, visto que são dispositivos multifuncionais.
É a funcionalidade dos condicionadores de ar que temos que estudar mais a fundo, pois ao comprar qualquer equipamento, você precisa entender claramente para que serve e quais as responsabilidades que desempenhará.
Principais funções e características
Qualquer condicionador de ar tem uma série de características que podem dizer muito sobre ele. Para fazer isso, você precisa entender os parâmetros e ser capaz de interpretá-los. Vamos cobrir os pontos principais.
- Consumo de energia - esta não é uma capacidade de resfriamento, embora esses dois parâmetros sejam freqüentemente confundidos e considerados intercambiáveis. Por exemplo, um sistema split de 2,5 kW usará cerca de 800 W, que será menos do que o consumo de uma chaleira. Todos os modelos de até 4 kW podem ser conectados através de uma tomada comum - os plugues não saem dela. Mas um sistema dividido, por exemplo, 7 kW, para não mencionar 9 kW, será perigoso para conectar da maneira usual.
- A eficiência energética é determinada pela diferença entre a capacidade de resfriamento e o consumo de energia. Este será o EER, que para modelos domésticos deve estar na faixa de 2,5-3,5. O COP mostra a eficiência energética do sistema em modo de aquecimento. Seus valores normais estão na faixa de 2,8 a 4. Alguns fabricantes indicam apenas um indicador, o menor, para enganar o comprador. Os condicionadores de ar são classificados de acordo com a escala de eficiência energética, portanto, cada modelo recebe uma designação de letra correspondente. Os sistemas mais econômicos são atribuídos à letra A.
- Fatores sazonais (SEER e SCOP) mostram o consumo real de energia que é específico para um sistema. Esses indicadores são medidos em condições reais, portanto, são mais verdadeiros.
- A quantidade total de eletricidade consumida pelo sistema dividido em um ano civil. Este indicador pode ser multiplicado pelo custo de um quilowatt de energia, o que permitirá que você descubra a quantidade de gastos com eletricidade que o ar condicionado vai "comer".
Os recursos são seguidos por funções. O conjunto de recursos pode ser diferente dependendo do modelo. A lista básica é assim.
- Resfriando o ar interno ao nível desejado.O usuário pode definir de forma independente a temperatura que será mantida na sala.
- É conveniente usar o aquecimento ambiente durante a baixa temporada, quando o aquecimento estacionário ainda não está funcionando.
- Modelos domésticos, trabalhando no modo de refrigeração, secam o ar. Esse recurso pode ser útil para salas com altos níveis de umidade. Em salas com ar seco, um umidificador deve ser instalado junto com o ar condicionado. Tanto o ar seco quanto o úmido são igualmente prejudiciais aos seres humanos.
- O problema do ar seco desaparece com a compra de sistemas split com umidificador. O custo desses modelos é alto, mas os custos são justificados. Esta função é necessária - caso contrário, você terá que comprar um umidificador especial adicionalmente.
- A operação autônoma é garantida pela operação de vários sensores. Eles enviam sinais para o painel de controle na hora certa e o ar condicionado reage a eles de acordo.
- A purificação do ar está presente em todos os modelos. Esta função permite remover vários tipos de poluição, poeira e até odores desagradáveis do ar. Isso é conseguido graças aos filtros que estão presentes em todos os modelos.
- Cada vez mais modelos com ionizador começaram a ser produzidos. Esta função é útil, o que foi repetidamente comprovado na prática. A ionização permite encher a sala com ar puro, o que não só é agradável, mas também benéfico para respirar.
Estas são apenas as funções básicas encontradas em todos os modelos modernos. Cada fabricante se esforça para tornar seu produto mais funcional e exclusivo, portanto, desenvolve opções adicionais. Você não deve perseguir uma funcionalidade ampla, guiado pela regra "quanto mais, melhor".
Você terá que pagar a mais para cada função adicional. Além disso, quanto mais complexo for o dispositivo, mais caro será o reparo.
Vantagens e desvantagens
Para sistemas split, assim como para qualquer outra técnica, aspectos negativos e positivos são característicos. A lista de benefícios consiste nos seguintes itens:
- a temperatura é mantida na faixa definida pelo usuário;
- facilidade de criar um microclima confortável;
- baixo nível de consumo de eletricidade;
- baixo nível de ruído;
- a capacidade de operar em temperaturas negativas;
- controle conveniente;
- manutenção simples.
Quanto aos aspectos negativos, conseguimos encontrar apenas duas deficiências:
- alto custo, que depende diretamente da funcionalidade e confiabilidade do sistema;
- alta sensibilidade a picos de tensão, o que requer o uso de um estabilizador de tensão - caso contrário, a vida útil do sistema dividido pode ser muito curta.
Dispositivo
Quase qualquer sistema dividido é um equipamento de duas peças. Cada bloco executa suas próprias funções e possui um dispositivo especial.
A unidade interna, respectivamente, está localizada dentro da sala, geralmente um local próximo à janela é escolhido, mas outras opções também são possíveis. O painel desta unidade esconde o trocador de calor e os filtros de ar. Os elementos filtrantes são caracterizados por uma forma curva. Existem algumas dessas peças nos modelos padrão. Um trocador de calor está escondido atrás deles.
O ar que passa pelos filtros é distribuído por toda a sala graças às venezianas. Em sistemas de divisão, dois tipos de persianas são instalados. Os detalhes horizontais são visíveis para o usuário e escondem as cortinas verticais atrás deles. É graças às partes verticais que a distribuição exata do fluxo de ar é possível.
Na maioria dos modelos, sob a tampa da unidade interna do lado direito, você pode encontrar o botão "Reinicialização automática". Pressioná-lo permite iniciar o sistema sem o controle remoto.
A unidade externa geralmente está localizada na fachada de um edifício ou dentro de uma varanda / loggia. Dentro desta unidade está o compressor, que é o principal componente de todo o sistema. Em sistemas split modernos, compressores inversores e não inversores são instalados. É esse detalhe que determina as principais características do equipamento HVAC. Os condicionadores de ar costumam ser divididos em dois grupos: setes e noves. Isso se refere à capacidade do compressor.
O design da unidade externa também implica a presença de um trocador de calor, semelhante à unidade interna. Como a parte externa do sistema split está localizada na rua e no processo de operação sofre o impacto negativo do ambiente externo, seu corpo deve ter um revestimento anticorrosivo de alta qualidade.
O bloco externo possui um orifício com grelha. Um leque é visível através dele. Esta parte se distingue pela forma das lâminas, que é selecionada individualmente para cada modelo usando um programa de computador. Esta abordagem permite reduzir o nível de ruído durante a operação do equipamento.
Os dois blocos estão interligados por meio de rodovias. Um deles é para refrigeração e o segundo para condensado.
Princípio da Operação
Os condicionadores de ar são muito diferentes, mas todos funcionam de acordo com o mesmo princípio. Temos que nos familiarizar com seus fundamentos.
O aquecimento é uma das funções básicas dos sistemas modernos de divisão. Para aumentar a temperatura do ar no equipamento climático, a direção do movimento do refrigerante é alterada, que é fornecida pelo funcionamento do compressor. O solenóide é responsável por controlar a válvula. Durante o processo de aquecimento, o radiador da unidade externa esfria, o que leva à condensação ativa. Se o sistema split não for instalado na frente do prédio, é necessário cuidar da drenagem do condensado.
O modo de bomba de calor está associado a uma diminuição intensa da temperatura do condensador na unidade de exterior. Isso pode causar o congelamento da estrutura. Este modo de operação é relevante no outono e na primavera, quando a temperatura externa está acima de zero. Se a temperatura externa estiver abaixo de zero, o freon não ferverá no radiador, portanto, entrará no compressor na forma líquida.
Nos modelos modernos com eletrônica de alta qualidade, é instalada proteção que não permitirá o uso de equipamentos em modo de aquecimento em baixas temperaturas externas.
Na ausência de tal função, o usuário terá que controlar independentemente este momento - caso contrário, o equipamento climático irá falhar.
O resfriamento da sala pode ser calculado para verão e inverno. Se tudo estiver claro com a primeira opção, o segundo modo requer alguma explicação. O resfriamento no inverno é necessário para salas com intensa geração de calor. Estas podem ser salas de servidores e hardware. Neste modo, a unidade externa do ar condicionado aquece, por isso não pode congelar.
Para o resfriamento no inverno, é necessário um controlador de ventilador, que é responsável por desligar o modo de ventilador constante e ligá-lo no aquecimento do condensador. O controlador também regula os processos de aquecimento do tubo de drenagem e do cárter do compressor antes de iniciar.
Visualizações
Os sistemas split modernos possuem uma classificação complexa que complica a escolha do usuário. Para não se confundir com a escolha, você deve ter pelo menos um conhecimento mínimo de cada tipo de ar condicionado.
- Sistemas inversores baseiam-se na alteração da frequência do compressor, convertendo a corrente constante em corrente alternada. Este tipo de condicionador de ar é caracterizado pelo baixo consumo de energia, por isso tais sistemas são considerados um dos mais econômicos. Além disso, são esses modelos que são reconhecidos como os sistemas de divisão mais silenciosos.
Por tais vantagens, você tem que pagar a mais, porque o custo do equipamento de controle de temperatura do inversor é mais alto do que o normal.
- Unidades de refrigeração são projetados para armazenamento refrigerado. Esses sistemas de divisão são instalados dentro de grandes refrigeradores.A temperatura dentro da câmara é regulada automaticamente. Esses equipamentos são relevantes em shopping centers, atacadistas e unidades de produção. A estrutura também consiste em dois blocos, entre os quais o oleoduto é colocado.
- Sistemas de divisão de parede podem ser chamados com segurança de sistemas de controle de temperatura doméstica mais comuns e reais. Esses condicionadores de ar são caracterizados pela alta qualidade de construção, excelente confiabilidade, eficiência e controle conveniente.
Esta categoria está se desenvolvendo ativamente, a funcionalidade dos sistemas divididos está se expandindo e mais e mais dispositivos de designer aparecem.
- Modelos de canal diferem no método de instalação da unidade interna. Ele é instalado no espaço entre os tetos, que fica atrás da estrutura do teto falso. Isso requer cerca de 40 cm de espaço livre, o que não é possível em todas as divisões.
O fornecimento e a exaustão do ar são realizados por dutos de ar, que podem estar localizados em pontos arbitrários. Esses sistemas divididos se encaixam facilmente em diferentes interiores.
- Dispositivos modernos de teto é melhor escolher salas retangulares com uma área pequena. Esses sistemas são produzidos com baixa potência. Devido às características de design, o fluxo de ar é direcionado paralelamente ao teto ou parede.
- Sistema multi-divisão - este é o mesmo ar condicionado, mas com uma ligeira diferença. A sua essência reside na presença de várias unidades interiores ligadas a uma externa. Esses dispositivos permitem criar um microclima favorável em toda a casa ou em vários quartos. Como há apenas um bloco externo, ele preserva o aspecto estético do edifício.
Os sistemas multi-split permitem conectar diferentes tipos de dispositivos internos a uma unidade externa.
- Modelos de piso são caracterizados por alto desempenho. A localização da unidade interna pode ser selecionada de acordo com a direção desejada do fluxo de ar.
Os sistemas de divisão de piso são mais caros, poderosos e funcionais em comparação com os modelos montados na parede.
- Sistema de divisão de cassete Destinado a grandes divisões. Um pré-requisito é um teto suspenso. A unidade interior encontra-se situada entre o tecto, cuja altura deve ser de pelo menos 25 cm, estando apenas visível a grelha decorativa na divisão.
Esses dispositivos podem adicionar até 10% de ar fresco ao ambiente.
- Unidade de controle de temperatura da coluna selecionados para quartos grandes. Para a instalação de tais sistemas de divisão, não são necessários tetos falsos. O design dos modelos de coluna permite a criação de um poderoso fluxo, que é inicialmente direcionado para o teto e depois para toda a sala.
- Unidade de controle de temperatura do piso-teto é versátil devido às características da instalação. A unidade interna pode estar localizada no teto ou no chão.
Esta opção é escolhida nos casos em que não é possível instalar um ar condicionado de parede.
- Sistema de divisão vertical difere de sua contraparte horizontal apenas externamente. Recursos e funções não são muito diferentes. As únicas exceções são alguns modelos, que vêm com vários ventiladores tangenciais e venezianas laterais.
- Modelos de janela são opções econômicas que geralmente são escolhidas para um escritório ou apartamento pequeno. Não há divisão em unidades internas e externas - todas as peças estão em um caso. Ele se encaixa em uma abertura de janela ou em um buraco na parede. Essa configuração nem sempre é conveniente.
- Sistemas de membrana - este é um dos tipos de equipamentos climáticos que funcionam com entrada de ar puro. O desenho contém uma membrana especial, cuja função é regular o funcionamento do canal. Devido às peculiaridades da operação da membrana, o nível de oxigênio na sala é sempre mantido em um nível ideal.Dispositivos climáticos de membrana com ventilação forçada não são fáceis de encontrar, uma vez que são raros clientes no mercado russo.
O custo de tais instalações começa em 50 mil rublos, e você terá que pagar a mais pela instalação.
- Dispositivos modulares são uma adição ao sistema de divisão existente. A base é um recuperador com duto de ar, que é equipado com unidade externa própria. Ele está localizado próximo à unidade de ar condicionado. Os sistemas modulares são equipados com pequenos tubos para dutos. O ar entra por eles, que é saturado de calor ao longo do caminho. Grosso modo, os dispositivos modulares são uma pequena cobertura na qual o ar é misturado.
As desvantagens incluem o volume, que é criado pela colocação do segundo bloco na fachada do edifício, e a troca de ar limitada ao nível de 20 m3 / h.
Você precisa pensar cuidadosamente sobre o tipo de sistema de divisão, considerar as características da sala, formular os requisitos para futuros equipamentos climáticos e, com base nessas informações, fazer uma escolha informada.
Temperatura máxima de operação
A base para a operação de longo prazo de um sistema dividido é o cumprimento das regras de operação. Um lugar importante aqui é dado à observância da temperatura na qual o sistema dividido opera. Essas restrições existem para resfriamento e aquecimento em diferentes épocas do ano. Cada modelo tem suas próprias limitações, que são prescritas nas instruções e indicadas no passaporte.
O valor médio está na faixa de 20-27 graus Celsius. Nessas condições, o ar condicionado não sofre aumento de cargas e o compressor não se desgasta mais rápido do que o esperado. Os valores aceitáveis podem variar amplamente. Isso se deve à diferença no número de sensores de controle localizados na unidade interna. Em modelos com um grande número de sensores, o limite inferior pode estar em um nível diferente.
A maioria dos sistemas divididos são caracterizados por limites de temperatura padrão. Para operação no modo de resfriamento, a faixa de temperaturas permitidas é de +18 a + 45 graus. Para o modo de aquecimento, outros limites são definidos: de -5 a +18.
Existem exceções no mercado de equipamentos HVAC. Esses só podem ser modelos muito caros. Sistemas semelhantes são encontrados nas linhas de modelos da Mitsubishi e Daikin. Esses equipamentos podem ser usados quase todo o ano, pois a faixa de temperaturas permitidas está na faixa de -25 a +55 graus.
Filtros como uma jogada de marketing
Qualquer ar condicionado tem um filtro através do qual o ar é passado para purificação. Os elementos do filtro devem ser limpos e lavados periodicamente. A substituição pode ser necessária em casos extremos, geralmente um filtro funciona no mesmo nível do ar condicionado. Os elementos do filtro se enquadram em duas categorias.
Filtros grossos ou pré-filtros protegem o ar condicionado da entrada de sujeira, poeira e outros elementos estranhos. Os pré-filtros são feitos na forma de uma malha de malha fina que retém partículas maiores que 2 mícrons. São feitos de metal e plástico e também diferem no tipo de tecelagem dos fios. A versão plana é menos eficaz do que a volumétrica.
Filtros finos capturam partículas de até 2 mícrons de tamanho. Não é tão simples com esses elementos de filtro. Há um grande número deles, em constante crescimento:
- absorvente;
- carvão;
- zeólito;
- plasma;
- eletrostática;
- ultravioleta;
- fotocatalítico;
- antibacteriano;
- antioxidante;
- com vitamina C.
Nem todos eles se revelaram realmente eficazes. Alguns deles, além do alto custo, não diferem dos filtros finos convencionais. Os fabricantes de condicionadores de ar estão ganhando dinheiro ativamente com esse assunto, jogando poeira nos olhos dos consumidores. Normalmente, são os filtros que são descritos de forma mais colorida, enquanto as características realmente importantes são deixadas de fora.
A escolha correta de um sistema dividido deve ser baseada no estudo de sua potência, confiabilidade, desempenho, eficiência energética e desempenho de ruído.
Fabricantes e modelos populares
Ao escolher um sistema de divisão, você precisa prestar atenção especial ao fabricante. Qualidade e confiabilidade são fundamentais aqui. E não se trata apenas do alto custo. Os sistemas split são responsáveis por um microclima favorável na sala, e isso já é um motivo importante para se pensar e atentar para a escolha de um fabricante. Estudamos cuidadosamente as empresas, seus produtos e avaliações de usuários. Com base nessas informações, foi possível criar uma classificação dos melhores fabricantes de sistemas split.
- Empresa Ballu por seu exemplo, ela provou que até mesmo equipamentos econômicos podem ser confiáveis, de alta qualidade e multifuncionais. A disponibilidade leva a uma vida útil curta, cujo valor médio está em torno de 7 anos.
Com operação cuidadosa e manutenção oportuna, esse número pode ser aumentado para 10 anos.
- Outro representante digno da classe de orçamento é Empresa Electrolux... Comprar esse sistema dividido não será um grande golpe para o orçamento familiar. Uma ampla gama de equipamentos permite que você escolha o modelo certo para o usuário com um orçamento limitado e o comprador exigente.
Não é uma característica muito agradável o aumento do nível de ruído, mas o design de qualquer modelo é simples e compreensível para todos.
- Tecnologia Daikin É definitivamente uma classe premium. Tudo aqui é do mais alto nível: qualidade, montagem, confiabilidade, durabilidade e funcionalidade. O fabricante produz sistemas climáticos domésticos e industriais. Os usuários ficam impressionados com a instalação conveniente, fácil manutenção e um alto nível de compatibilidade com o meio ambiente. Em modelos lançados recentemente, o freon foi substituído por outro refrigerante.
- Panasonic é uma marca bem conhecida no mercado global. Os sistemas split de ar condicionado da Malásia se destacam por sua excelente confiabilidade, que pode ser vista em cada detalhe. O fabricante não economiza em filtros e purificadores de ar, mesmo para modelos econômicos são usados os melhores componentes.
Os sistemas de divisão da Panasonic não perdem sua popularidade em grande parte devido ao controle conveniente, instalação simples e alta confiabilidade.
- Os sistemas de divisão completam nossa classificação da Mitsubishi Electric... Esta empresa é bem conhecida no mercado de equipamentos HVAC. O fabricante possui muitos sistemas de eficiência energética por conta própria. Ele também tem uma abordagem inovadora, trabalha na redução de ruído e melhora a funcionalidade.
Apesar desses recursos, a relação entre custo e qualidade está em um nível ideal.
Recomendações de seleção
Você não pode simplesmente comprar o primeiro sistema de divisão que desejar. Esta técnica deve ser escolhida de forma consciente, com conhecimento do assunto e algumas sutilezas. A escolha dessa tecnologia climática é baseada em pontos importantes, cada um dos quais deve ser levado em consideração. Selecionamos as regras que o ajudarão a escolher o modelo certo para o seu apartamento.
- Aconselhamos você a começar sua escolha com a seleção da capacidade do futuro equipamento HVAC. Este indicador deve corresponder exatamente à área da sala. Você também precisa considerar o lado da face da janela. Por exemplo, para uma sala com localização ao sul, o indicador de energia do sistema dividido deve ser multiplicado por no máximo 1,3.
- O equipamento HVAC composto por várias unidades deve ter uma unidade externa com uma capacidade adequada.
- O tipo de unidade interna deve corresponder ao estilo geral da sala. Com uma grande variedade de modelos, não será difícil escolher o sistema de divisão adequado, que não criará um desequilíbrio na divisão com a sua presença.
- O fabricante deve ser confiável, bem conhecido no mercado mundial, cujos produtos não deixem dúvidas, sejam respeitados entre consumidores e profissionais.
- O comprimento do percurso e a diferença de altura, que estão indicados no passaporte, devem ser calculados para a correta instalação, tendo em conta as normas geralmente aceites.
- Os limites de ruído e a faixa de temperatura devem ser verificados para corresponder às especificações do passaporte.
- Você pode economizar na compra de um sistema de divisão para sua casa, escolhendo um modelo com funcionalidade ideal. Cada recurso adicional aumenta o custo do equipamento.
Onde colocar?
Você não pode colocar o sistema split no primeiro lugar que lhe agrada ou será gratuito no momento da instalação. A localização do ar condicionado deve ser cuidadosamente considerada. Isso ajudará nos conselhos de especialistas.
- Não deve haver nenhum lugar para um descanso prolongado próximo ao dispositivo, a uma distância de 2 a 3 metros. A temperatura mais baixa será mantida nesta zona.
- O ar condicionado não deve funcionar perto de dispositivos de aquecimento, dispositivos de aquecimento e fontes de vapor.
- Os móveis não devem ser colocados no caminho do fluxo de ar, pois isso criará um obstáculo e reduzirá a eficiência do dispositivo.
- Quando as janelas são expostas ao lado ensolarado, o ar condicionado deve ser posicionado de forma que o fluxo de ar seja perpendicular à entrada de calor solar. Desta forma, uma distribuição uniforme da temperatura pode ser alcançada.
- Não é desejável colocar a unidade interna em frente à porta. Com este arranjo, o ar resfriado irá para fora da sala.
- Para a montagem na parede, deve-se retirar, no mínimo, 15 cm do teto, espaço necessário para a circulação normal do ar.
- No quarto, a unidade interna geralmente fica localizada acima do beliche. Na cozinha, o ar condicionado deve ser retirado do fogão. O fluxo de ar não deve sair do cômodo - caso contrário, os odores da cozinha se espalharão rapidamente por toda a casa.
Instruções de uso
Você precisa saber como usar o ar condicionado, caso contrário, você pode facilmente pegar um resfriado, o que pode evoluir para uma doença mais grave. Para evitar que isso aconteça, você deve seguir regras operacionais simples.
- A temperatura ambiente ideal é entre 24-26 graus. Não deve estar mais de 7 graus abaixo da temperatura externa.
- Durante o calor extremo, a diminuição da temperatura ocorre em vários estágios. A cada hora, o nível de resfriamento é reduzido em não mais do que dois graus.
- O fluxo de ar resfriado deve ser paralelo ao teto. Ele não deve soprar em uma pessoa, caso contrário, um resfriado não pode ser evitado.
- A taxa de fluxo de ar deve ser a mais baixa possível.
- O modo de resfriamento / aquecimento rápido deve ser ativado com antecedência, para o qual é conveniente usar o temporizador. O ar condicionado ligará automaticamente na hora certa e desligará quando a temperatura desejada for atingida.
- Deve-se usar um umidificador de ar, pois qualquer sistema split seca o ar, o que é prejudicial ao ser humano. A menos, é claro, que seu ar condicionado esteja equipado com um umidificador embutido.
- No caso de aparelhos de ar condicionado que não retiram ar da rua, é necessário ventilar o ambiente. Máximo a cada 5 horas.
A necessidade de manutenção
Qualquer equipamento precisa de manutenção periódica. Se essa condição for atendida, a vida útil do equipamento aumenta, sua funcionalidade é restaurada e a probabilidade de desenvolver fungos diminui. A essência do TO consiste nos seguintes pontos.
- A inspeção do dispositivo consiste em estudar o bloco externo e seus fixadores, o estado do isolamento da linha e avaliar o nível de poluição. O ruído que o sistema split emite também está sendo estudado.Por sons atípicos, é possível estabelecer uma possível pane e violações, que no futuro levarão à falha de todo o sistema.
- A limpeza de ambas as unidades com lavadora de alta pressão pode ser necessária com mais frequência se o sistema for usado ativamente ou se houver um florescimento ativo. A limpeza mecânica, neste caso, não pode dar um resultado de alta qualidade.
- A pressão interna é verificada por meio de um manômetro conectado à válvula de serviço (unidade externa). Esse dispositivo é chamado de manômetro de ar condicionado. Ele permite não só verificar a pressão, mas também trazê-la ao nível normal por meio do reabastecimento. Adicionar freon é um trabalho exigente que requer cuidados. O motivo está na alta sensibilidade do freon à temperatura ambiente.
- A limpeza dos filtros da unidade interna é uma etapa obrigatória que nunca deve ser ignorada. Atrasar a limpeza dos filtros está colocando sua saúde em risco. Com o tempo, os filtros acumulam poeira e microorganismos prejudiciais, que se multiplicam ativamente e entram no ar. Você mesmo pode limpar os filtros. Para isso, é necessário retirar a tampa decorativa, retirar o elemento filtrante, enxaguar com água, secar e reinstalar.
- A purga do tubo de drenagem é necessária devido a bloqueios, que dificultam a saída do condensado do sistema. Para limpar o tubo, é necessário desconectar a mangueira e o tubo, que são limpos com ar comprimido. Você também pode usar uma haste de vidro fina. Mas os dispositivos de metal na forma de um tubo, cabo ou fio não podem ser usados, pois o tubo pode ser facilmente danificado.
A manutenção do sistema split deve ser realizada por especialistas. Embora você possa lidar com alguns dos pontos sozinho, a maioria deles requer uma abordagem experiente, o uso de uma ferramenta profissional e o uso de habilidades especiais.
Como escolher um sistema split, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.