Por que o ar condicionado congela e o que fazer a respeito?
O sistema split é um dispositivo complexo, portanto, para o funcionamento normal do ar condicionado, é necessário seguir constantemente as regras de funcionamento e realizar a manutenção em tempo hábil. Uma das violações mais importantes é o aparecimento de geada ou gelo no bloco interno ou externo.
Encontrando o problema
Se você notar que o ar condicionado não suporta a tarefa de resfriar o ar da casa, e depois de examinar a unidade interna / externa, você descobrir que o evaporador interno do dispositivo está coberto de geada ou completamente congelado, você pode tente encontrar a causa e corrigir o problema. Para fazer isso, siga estas etapas:
- desligue o ar condicionado (o sistema deve estar desligado, bem como retire o fio da tomada);
- abra a caixa;
- enrole a unidade interna do ar condicionado com uma toalha para evitar vazamento de água.
IMPORTANTE: Não ligue o ar condicionado até ter identificado o problema e resolvido.
Fluxo de ar fraco
Uma possível razão para a formação de gelo pode ser muito pouco fluxo de ar através das serpentinas do evaporador. O ar condicionado usa uma substância muito fria (refrigerante) para absorver o calor e a umidade do ar da casa. A troca de calor ocorre nas bobinas do evaporador (a parte que está congelada). Quando o ar quente passa por essas serpentinas de refrigerante frio, elas absorvem calor suficiente para evitar que congelem.
Mas se não passar ar quente suficiente pelo evaporador, os trocadores de calor cheios de refrigerante não funcionarão corretamente, liberando umidade.
E a umidade acumulada vai se depositar nas bobinas de congelamento, então a unidade congela. Você mesmo pode corrigir alguns dos fatores que estão causando o fluxo de ar insuficiente.
- Filtros de ar sujos e entupidos. O filtro de ar precisa ser verificado e substituído.
- Orifícios de retorno bloqueados. Certifique-se de que nenhuma cortina ou mobília esteja bloqueando as aberturas. Mantenha os objetos a pelo menos 60 cm de distância das aberturas de retorno para garantir o fluxo de ar adequado.
- Aberturas de ventilação fechadas. Mantenha todas as aberturas abertas, mesmo as dos quartos ou áreas não utilizadas.
Em outros casos, você pode precisar de ajuda profissional, quem verifica o sistema e pode identificar as seguintes condições que causam baixo fluxo de ar:
- dutos de ar de tamanho incorreto;
- bobinas do evaporador sujas.
Vazamento de refrigerante
Um sistema de ar condicionado requer uma certa quantidade de uma substância especial para funcionar de forma eficaz. Mas com o tempo, o desgaste das bobinas pode levar a vazamentos e, quando não há quantidade suficiente no sistema, a temperatura das bobinas do refrigerante cai e, eventualmente, ocorre o congelamento.
Uma maneira de detectar se o refrigerante está vazando é detectar um sutil som sibilante em qualquer lugar ao longo da bobina do refrigerante.
Nem sempre você consegue detectar esse ruído, mas se ele ainda estiver presente, há um vazamento de substância.
Infelizmente, se ocorrer um vazamento de refrigerante no ar condicionado, você precisará de um especialista que possa inspecionar totalmente o sistema e diagnosticar a unidade interna localizada dentro da casa e a unidade externa (ou seja, externa) localizada fora. Apenas profissionais licenciados podem manusear o refrigerante, pois este produto químico é tóxico. Um profissional irá localizar o vazamento e consertá-lo, e então recarregar o sistema com refrigerante.
Outras razões
Existem outras razões para o congelamento da unidade interna, congelamento do tubo / válvula de gás na unidade externa, formação de gelo no evaporador do sistema dividido:
- Em alguns sistemas de refrigeração, ao contrário, o refrigerante pode estar em excesso, e isso pode fazer com que a substância líquida passe pela serpentina de resfriamento para a linha de sucção, o que também levará à formação de gelo;
- dispositivo de dosagem de refrigerante com defeito, como uma válvula de expansão térmica com defeito;
- um tubo capilar fino de baixa qualidade com porcas, uma válvula, uma torneira (um dispositivo de dosagem de refrigerante mais simples, que também existe em refrigeradores, desumidificadores e condicionadores de ar de janela) não falhará, permitindo a passagem de muito refrigerante, mas pode permitir pouco ou nenhum refrigerante para passar se sua cavidade interna estiver entupida com detritos;
- controle de degelo automático defeituoso ou controle de temporizador inadequado (menos comum em sistemas de ar condicionado residenciais);
- rompendo a conexão entre o condicionador de ar e o radiador ou bomba de calor, ou seja, rompendo a conexão entre a linha de refrigerante quente de alta pressão e a linha de sucção fria, que separa os trechos da tubulação do economizador, deixando gelo na linha de sucção, cobrindo a superfície com gelo.
O que fazer se a unidade interna congelar, veja abaixo.
Para que a unidade interna congelada se afaste do gelo, ligo o modo de ventilação na unidade interna em velocidade média ou alta, sem resfriamento ou desumidificação. E observo se há água ou gelo que pode aparecer na unidade interna.
O comentário foi enviado com sucesso.