O sistema de divisão não esfria: causas e eliminação da avaria
Os condicionadores de ar split em casas e apartamentos há muito suplantam os condicionadores de ar de janela. Eles estão em maior demanda agora. Além disso, o moderno ar condicionado também se tornou um aquecedor de ventoinha na estação fria, substituindo o radiador de óleo.
No segundo ano de operação ativa, a capacidade de refrigeração do sistema split é visivelmente reduzida - esfria muito pior. Mas sempre é possível resolver o problema sozinho.
O que está incluído em um ar condicionado split?
O ar condicionado split é um sistema dividido em blocos externos e internos. Esta é a única razão pela qual é altamente eficaz. Os condicionadores de ar de janela não poderiam se orgulhar de tal propriedade.
A unidade interna inclui um filtro de ar, um ventilador e uma bobina com um radiador, em cuja tubulação circula o freon. No bloco externo, há um compressor e uma segunda bobina, além de um condensador, que ajuda a converter o freon de gás em líquido.
Em todos os tipos e variedades de condicionadores de ar, o freon absorve o calor quando evaporado no evaporador da unidade interna. Ele o devolve quando se condensa no condensador da unidade externa.
Os condicionadores de ar Split diferem em tipo e capacidade:
- com uma unidade interna montada na parede - até 8 quilowatts;
- com piso e teto - até 13 kW;
- tipo de cassete - até 14;
- coluna e duto - até 18.
Tipos raros de condicionadores de ar split são centrais e sistemas com uma unidade externa colocada no telhado.
Elementos principais
Assim, o freon de evaporação e condensação (refrigerante) circula na bobina (circuito). Ambas as unidades interna e externa são equipadas com ventiladores - de modo que a absorção de calor no ambiente e a descarga na rua são várias vezes mais rápidas. Sem ventiladores, o evaporador da unidade interna obstruiria rapidamente a bobina com tampões de gelo do mesmo freon e o compressor da unidade externa pararia de funcionar. O objetivo do fabricante é reduzir o consumo de energia dos ventiladores e do compressor - eles também consomem mais corrente do que outros blocos e conjuntos.
O compressor aciona o freon por meio de um sistema de tubulação fechado de ar condicionado. A pressão de vapor do freon é baixa, o compressor é forçado a comprimi-lo. O freon liquefeito aquece e transfere calor para a unidade externa, que é "soprada" pelo ventilador localizado ali. Tendo se tornado líquido, o freon passa para a tubulação da unidade interna, evapora lá e leva o calor com ele. O ventilador da unidade interna "sopra" o frio no ar da sala - e o freon volta para o circuito externo. O ciclo está fechado.
No entanto, ambos os blocos também possuem um trocador de calor. Ele acelera a remoção de calor ou frio. É feito o maior possível - tanto quanto o espaço do bloco principal permite.
"Rota", ou tubo de cobre, conecta a unidade externa à unidade interna. Existem dois deles no sistema. O diâmetro do tubo para o freon gasoso é ligeiramente maior do que para o freon liquefeito.
Mau funcionamento
Cada um dos elementos e unidades funcionais do ar condicionado é importante para sua operação precisa e eficiente. Manter todos eles em bom estado de funcionamento é a chave para o funcionamento do ar condicionado por muitos anos.
Problemas de energia
Devido à baixa tensão, se cair, por exemplo, de sobrecargas crônicas de verão para 170 volts (dos 220 volts padrão), o compressor não liga. O ar condicionado funcionará como um ventilador. Desligue-o da rede e espere até atingir pelo menos 200 volts: o compressor permite um desvio de 10% do normal.Mas se o fim da queda de tensão não for visível, compre um estabilizador projetado para uma carga acima de 2 kW.
Freon insuficiente
Freon evapora lentamente através de lacunas microscópicas nas conexões que aparecem ao longo do tempo. Existem vários motivos para a falta de freon:
- defeito de fábrica - enchimento insuficiente com freon inicialmente;
- um aumento significativo no comprimento dos tubos interbloqueados;
- uma violação foi feita durante o transporte, instalação descuidada;
- a bobina ou tubo está inicialmente com defeito e vaza rapidamente.
Como resultado, o compressor esquenta desnecessariamente, tentando acumular uma pressão que não pode ser alcançada. A unidade interna continua a soprar com ar quente ou ligeiramente resfriado.
Antes de reabastecer, todos os dutos são verificados quanto a uma lacuna: se o freon evaporar, ele pode ser detectado imediatamente. A lacuna encontrada está selada. Em seguida, a evacuação e o reabastecimento do circuito de freon são realizados.
O ventilador está quebrado
Devido à secagem, ao desenvolvimento de todo o lubrificante, os rolamentos racham e rangem quando a hélice ainda está girando - então eles se desintegram completamente. A hélice pode emperrar. Isso geralmente acontece quando a unidade externa ou interna resfria o ar muito sujo e empoeirado. A partir de depósitos de poeira e rolamentos soltos, a hélice toca as peças próximas (carcaça, grades, etc.) ou racha com o tempo devido à queda diária de temperatura.
Se os rolamentos estiverem intactos, a suspeita recairá sobre os enrolamentos. Com o tempo, eles desbotam: o verniz do fio de esmalte escurece, racha e descasca, aparecem fechamentos turn-to-turn. O ventilador finalmente "levanta-se". Mau funcionamento na placa (os contatos dos relés de chaveamento estão presos, as chaves do transistor de potência estão queimadas) também podem ser o culpado da quebra. Motor e / ou hélice com defeito são substituídos. Assim como os relés e as chaves da placa de controle.
A válvula de mudança de modo está quebrada
Permite que o ar condicionado alterne entre o aquecimento da divisão e vice-versa. O painel de informações do ar condicionado (LEDs, display) não reportará tal avaria, mas o ar condicionado, ao contrário, só pode soprar ar quente. Se a mesma válvula for encontrada, ela é completamente removida. Com ele, a função de aquecimento também desaparece.
Tubos entupidos
Freon fervido devido à incapacidade de chegar ao refrigerador irá privá-lo do frio. Mas uma avaria será indicada pela formação de gelo de um dos tubos que conduzem à unidade interior.
O compressor funciona quase continuamente. O bloqueio pode ser removido soprando com ar comprimido ou bombeamento hidráulico.
Em caso de limpeza malsucedida o tubo é simplesmente trocado.
Compressor quebrou
Os ventiladores funcionam sem resfriamento. O compressor está emperrado ou os capacitores elétricos, que desempenham o papel de um circuito de controle, quebraram ou o termostato foi danificado, o que protege o compressor de superaquecimento. A substituição de todas essas peças está ao alcance de qualquer usuário.
Sensores quebrados
Três sensores: na entrada, saída da unidade interior e um comum, que verifica a temperatura da divisão. Existem duas opções: o compressor raramente é ligado ou desligado. Um artesão experiente suspeitará imediatamente de uma avaria desses termistores, dando sinais incorretos à ECU.... Como resultado, a sala congela ou não esfria bem.
ECU com defeito
A unidade de controle eletrônico contém um ROM e um processador, elementos executivos - interruptores de transistor de alta potência e relés.
Se a substituição não funcionou, a suspeita recai sobre um processador defeituoso - a falha está no envelhecimento do chip semicondutor, erros de firmware, microfissuras na nanoestrutura dos microcircuitos e na própria placa multicamadas.
Ao mesmo tempo, o ar condicionado parou de esfriar completamente. Opção - substituição da placa.
Filtros entupidos
Filtros de malha estão presentes em ambos os blocos. O fluxo de ar é reduzido, nem todo o frio é liberado para o ambiente. O frio não utilizado é depositado em um dos tubos na forma de gelo. Se você ignorar os filtros entupidos, encontrará um ventilador e um evaporador entupidos.
Para obter informações sobre o que fazer se o ar condicionado não esfriar, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.