Unidade externa de ar condicionado: dimensões e dicas de instalação

Contente
  1. Em que consiste o bloco externo?
  2. Para que é necessário?
  3. Dimensões (editar)
  4. Onde instalar?
  5. Regras de instalação
  6. Dicas operacionais

Hoje, quase nenhuma casa particular, apartamento, bem como shopping centers e escritórios podem passar sem ar condicionado. Os sistemas de divisão são a maior demanda hoje. Este é um tipo de ar condicionado que inclui unidades externas (portáteis) e internas. Seu trabalho coordenado é a chave para o funcionamento adequado do sistema de divisão.

Em que consiste o bloco externo?

Uma vez que a unidade externa é exposta a altas e baixas temperaturas, maiores requisitos de qualidade de desempenho são impostos a ela. Sua forma, semelhante a um paralelepípedo retangular, permite colocar um conjunto das seguintes peças e nós dentro do corpo.

  • Ventilador - sopra no condensador que resfria o freon.
  • Condensador - o freon resfria nele e passa do estado gasoso para o estado líquido.
  • Compressor - motor que bombeia um aumento de pressão do refrigerante, forçando-o a se mover ao longo do circuito (bobina) do refrigerador.
  • Válvula de quatro vias - condicionadores de ar projetados para modos de aquecimento e resfriamento estão equipados com ela. Este detalhe, ao comando do painel de controle da unidade interna, altera o movimento do freon e, consequentemente, o resfriamento no verão para o aquecimento na estação fria.
  • ECU - este módulo é instalado nas unidades externas de condicionadores de ar inversores. Eles são menos sensíveis às mudanças de temperatura do que os dispositivos sem controle do inversor.
  • Torneiras para conectar tubos de rastreamento que conectam a unidade interna à unidade externa. Freon flui por esses tubos. Como uma fiação com corrugado, eles são protegidos por uma caixa.
  • Grade de retenção - protege as peças e conjuntos da unidade externa de objetos grandes, detritos e insetos.
  • Tampa que protege os terminais elétricos da precipitação atmosférica.

    Este é o conjunto mínimo de elementos, sem o qual o circuito é interrompido, o funcionamento do dispositivo é impossível. Além disso, a unidade externa pode ter as seguintes peças.

    • O estabilizador de tensão é um circuito de proteção de elementos eletrônicos e eletromecânicos e conjuntos que são especialmente sensíveis a picos de tensão.
    • Visor - protege a unidade externa da precipitação, reduz o congelamento da caixa.
    • Mangueira de água condensada. Conecte-o ao esgoto ou use-o para irrigação por gotejamento de plantações que crescem nas proximidades. No inverno, quando o aquecimento e o resfriamento são invertidos, o aquecimento adicional é usado para evitar o congelamento - o condensado não congela com pingentes no corpo, mas todos são drenados.

      Para evitar outros problemas, coloque a unidade externa:

      • espinhos - para que os pássaros não se sentem;
      • gaiola de reforço (esta é a grelha antivandalismo) - para proteção contra roubo, não é necessário instalá-la na varanda e acima do 1º andar;
      • mosquiteiro - para evitar que penugem e folhas de choupo entrem no bloco.

      Para que é necessário?

      Os condicionadores de ar de janela são praticamente o ontem da tecnologia de microclima. Eles ocupavam uma das aberturas da janela superior, e o barulho da unidade externa na sala era comum. A eficiência dos condicionadores de ar de janela era muito menor e o consumo de energia muito maior. Portanto, o bloco externo de um ar condicionado split (literalmente - um sistema de ar condicionado split) é projetado para eliminar essas desvantagens, a saber:

      • remover a principal fonte de ruído e calor no verão (ou frio no inverno) fora do prédio, estrutura, casa;
      • reduzir significativamente o consumo de energia e aumentar a eficiência;
      • simplifique a manutenção - não desmonte todo o ar condicionado para limpeza, lavagem e conserto de uma só vez, mas divida o trabalho em 2 frentes.

        A desvantagem de um sistema dividido é que, ao instalar e fazer a manutenção em grandes altitudes, o cliente (e o empreiteiro) não pode prescindir da ajuda de um caminhão guindaste ou alpinistas.

        Dimensões (editar)

        Indivíduos - proprietários de apartamentos e chalés de verão, por exemplo, não perseguem a energia de vários quilowatts. Se você não criar "frio de outono" na sala a partir de 17 graus, a temperatura de 21 a 24 graus no verão é considerada relativamente normal para a maioria das pessoas. O cálculo leva em consideração a potência do ar condicionado de até 2,7 kW. Então, a altura média da unidade externa será de apenas meio metro. A largura do bloco é de até 0,7 m, a profundidade é de até 0,4, levando em consideração a retirada do dispositivo nas suspensões quando a distância da parede for de até 10 cm. As dimensões da unidade externa do ar condicionado com consumo de 3,5 kW podem chegar a 55 × 76,5 × 28,5 cm, porém, cada fabricante altera esses indicadores para baixo. O peso da unidade externa montada é de 12-25 kg.

        O menor ar condicionado é Ballu BSWI-09HN1. O modelo não é desprovido dos principais blocos e conjuntos necessários para o resfriamento de alta qualidade do ar dentro da casa. É adequado para uma sala de até 16 m2, consome apenas 900 W quando o compressor está funcionando, mantém uma temperatura de 21-23 graus no verão no calor, mesmo que esteja 35 graus fora da janela. As dimensões do bloco externo são 70 * 28,5 * 18,8 cm. A unidade é compacta, pesa um pouco mais que um aspirador de pó. Você dificilmente encontrará um sistema de divisão menor e mais fácil. Não faz sentido produzir blocos externos de um sistema dividido menor do que um pacote postal. O microcondicionamento de ar já é o destino dos experimentalistas que se autodenominam, embora as tecnologias tenham sido trabalhadas.

        Onde instalar?

        Se você mora (ou trabalha) no andar térreo, a altura de instalação do solo é de pelo menos 2 m. Isso ajudará a evitar danos ou roubo da unidade. Certifique-se de instalar a unidade externa em uma gaiola de reforço soldada com hastes grossas (de 1,5 cm). A gaiola em si deve ser trancada com uma fechadura anti-roubo maciça. Sua porta deve ter dobradiças reforçadas. Não é necessário travar o bloco “atrás das grades” no segundo andar e nos subseqüentes.

        No último andar para não chamar alpinistas ou um caminhão guindaste (ambos recebem uma hora de trabalho pelo trabalho), algumas empresas colocam blocos externos na borda do telhado... O comprimento máximo do tubo refrigerante (para cada tubo) é de 20 m. Uma grande diferença de altura entre as unidades exterior e interior desgasta significativamente o compressor. Ele gasta energia adicional para superar a força da gravidade que atua na altura da coluna de freon liquefeito.

        Com isso, o frio recebido no verão (ou quente no inverno) será insuficiente, não correspondendo ao valor declarado pelo fabricante. Ou o ar condicionado emitirá um alarme imediatamente após o início. A melhor saída é colocar as unidades externa e interna na mesma altura. Em uma casa particular, o bloco externo costuma ser colocado na fachada do prédio. Isso se aplica a todos os tipos de condicionadores de ar, incluindo a unidade interna montada na parede.

        Regras de instalação

        Sem observar as seguintes regras, o funcionamento do ar condicionado instalado pode ser significativamente complicado ou mesmo impossível.

        • Suportes e suportes são instalados com uma margem de segurança várias vezes maior do que a resistência necessária para suspender a unidade externa. Idealmente, as duas amarrações juntas devem ser capazes de suportar o peso de uma pessoa.
        • A parede de suporte de carga deve ser suficientemente forte e lisa. São excluídas paredes irregulares com gesso velho e blocos e tijolos soltos de que foi feita a alvenaria. Caso contrário, o dispositivo de suspensão pode cair e ferir alguém que esteja passando.
        • Em fachadas com acabamento poroso, por exemplo, intradorso de compósito em espuma plástica, os fixadores não são montados no acabamento em si, mas são perfurados e cortados na parede (gesso, tijolos). Isso dará à estrutura suspensa a resistência e estabilidade necessárias.Você pode usar a cesta - uma estrutura de treliça pronta, na qual a unidade externa é baixada antes de conectar à fonte de tensão interna e de rede.
        • Não coloque a unidade externa do ar condicionado perto da parede - isso não dará a ventilação natural do vento. A distância entre a parede posterior da unidade exterior e o acabamento da parede é de pelo menos 0,1 m.
        • O técnico ou proprietário do ar condicionado que executa a manutenção deve ter fácil acesso à unidade externa. Monte o dispositivo de forma que seja possível limpá-lo rapidamente, substitua prontamente peças e conjuntos desgastados.
        • Não pendure a unidade externa verticalmente ou inclinada para os lados. Sua horizontalidade é definida estritamente de acordo com o nível - isso é necessário para a circulação ininterrupta do freon em ambas as direções.
        • O local de instalação pode servir de varanda ou loggia, não coberto com janelas de vidros duplos. O espaço envidraçado criará uma câmara trancada, onde em breve a temperatura chegará a 55 graus, e o funcionamento do ar condicionado será interrompido - o calor deve ir para algum lugar.

          A veiculação das comunicações também não é contrária às seguintes regras.

          1. A distância máxima entre os blocos externo e interno pode chegar a 30 m, mas existe o risco de perder completamente todo o efeito útil: enquanto o freon resfriado passar esses 30 m, ele se aquecerá quase até a temperatura inicial. O compressor funcionará continuamente, o que pode causar um desgaste rápido. Modernos sistemas split com proteção baseada em módulo de autodiagnóstico, após trabalho inútil por vários minutos, tendo constatado que a temperatura da sala não caiu em um único grau, basta desligar a alimentação do compressor e dos ventiladores do interior e unidades externas. A distância ótima é de 5 m para cada um dos dois tubos, então as perdas são pequenas.
          2. Os tubos de cobre devem ser selados e isolados termicamente.
          3. Na falta de acabamento final, é aconselhável esconder o rasto na parede. Caso contrário, coloque-o em uma caixa. Mas o acesso ao tubo e às conexões elétricas deve estar presente.
          4. Não é permitido dobrar bruscamente os tubos - isso complicará a passagem do freon.
          5. É aconselhável estabelecer uma linha separada para o ar condicionado com um interruptor de fusível.
          6. Passe a mangueira para drenar a água condensada no dreno. Recomenda-se passar a linha de drenagem separadamente nas paredes.
          7. Recomenda-se não apenas colocar as comunicações de engenharia na parede, mas também passá-las por um porta-copos especial - pelo lado de fora.
          8. Esconda os tubos de freon, o cabo elétrico e a mangueira de drenagem nos tubos de espuma de borracha. Em seguida, proteja-os com fita de vinil.
          9. Antes de bombear o Freon usando uma bomba de vácuo, a evacuação é realizada. Isso removerá o ar restante e evitará que o freon se transforme em gases residuais, cujo benefício é menor. Além disso, os tubos são protegidos contra corrosão por vácuo.

            A entrega do ar condicionado instalado é precedida por um teste de funcionamento e uma verificação do dispositivo quanto a vazamentos de freon. Indicadores igualmente importantes são a pressão do freon constante e a regularidade da remoção do condensado.

            Dicas operacionais

            Essas regras são fáceis de aplicar - eles são ditados pelo bom senso e são fáceis de lembrar.

            1. É proibido empurrar objetos estranhos pelas grades da gaiola da unidade externa, bem como pelas cortinas da interna. Mantenha as crianças longe do dispositivo operacional.
            2. Verifique se a manutenção da temperatura ambiente está ativada em 21-26 graus. Uma temperatura mais baixa durante o calor pode levar uma pessoa saudável a um resfriado - sair de casa após muitas horas no frio representa flutuações de temperatura de 10 graus ou mais, como durante uma mudança brusca no clima fora da estação.
            3. Não permita que o ar condicionado funcione com as janelas abertas. A tecnologia moderna impede o sobreaquecimento do compressor e o funcionamento inútil dos ventiladores, se a temperatura da divisão após a ligação não baixar nem mesmo alguns décimos de grau.Mas nem todos os modelos estão equipados com essa função "inteligente" - em modelos de ar condicionado de baixo orçamento, ela simplesmente não existe. O dispositivo funcionará de forma absolutamente ineficaz, como uma velha geladeira soviética, em que o compressor não desliga 24 horas por dia. Como resultado, todos os motores do ar condicionado irão falhar antes que o período de garantia expire.
            4. Cubra a janela em um dia ensolarado - o excesso de luz do dia não permite que a unidade interna perceba adequadamente o sinal do LED infravermelho do controle remoto. Este ou aquele comando é acionado a cada duas vezes - você precisa trazer o controle remoto muito perto do ar condicionado para que ele passe.
            5. Não use o ar condicionado, por exemplo, em um banheiro - o excesso de vapor se transforma em excesso de condensação na unidade interna, que entope os ralos e filtros.
            6. Ligue o ar condicionado regularmente em um modo de ventilador limpo - isso irá liberar o excesso de condensação.
            7. Limpe os filtros da unidade interna a cada 2 semanas. É aconselhável lavar a unidade externa pelo menos uma vez a cada 1-2 meses.
            8. Não coloque aquecedores ou aquecedores perto da unidade interna. A distância mínima é de 1 m.
            9. Fornece proteção adequada para o ar condicionado de fontes de interferência. A unidade interna não deve estar próxima a dispositivos que usam sinais de rádio para transmissão de dados e comunicação celular. Portanto, não instale modems 3G / 4G, roteadores ou repetidores Wi-Fi, uma unidade de sistema de PC doméstico, etc. Quanto à unidade externa, é proibido colocá-la, por exemplo, perto de uma torre de celular e equipamentos de rádio relé, se estiverem perto do telhado - a potência de seu sinal é dez vezes maior do que a potência emitida por um smartphone ou tablet. A interferência deles pode atingir o processador da unidade interna e interferir em sua operação - especialmente quando a frequência do clock do processador coincide com as frequências laterais que estão abundantemente presentes perto de qualquer antena.

            Para obter informações sobre quais erros podem ocorrer durante a instalação da unidade externa do ar condicionado, consulte o vídeo a seguir.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário