Sistemas de divisão para 2 quartos: tipos e seleção

Contente
  1. Prós e contras de usar
  2. Variedades
  3. Cálculo de equipamento
  4. Top models
  5. Como escolher?
  6. Recomendação de instalação

A tecnologia climática moderna está em grande demanda. Se você deseja criar um microclima confortável e saudável em sua casa, comprar um ar condicionado se torna um assunto em alta. Vamos considerar como decidir sobre a escolha de um equipamento de alta qualidade e quem é adequado para um sistema multi-split.

Prós e contras de usar

Tradicionalmente, ao comprar um ar condicionado, um módulo de rua com um compressor é instalado no exterior do edifício. O único ar condicionado interno está conectado a ele. Se for necessário criar um microclima ideal não em um, mas em vários (2, 3, 5 e mais) quartos, de acordo com esta lógica, um módulo externo terá que ser trazido para cada dispositivo interno na parede externa de o edifício.

Se você mora em uma casa individual, geralmente não há problemas. O único obstáculo é que a fachada decorativa, suspensa com vários blocos volumosos (mesmo em caixas especiais), não parece muito atraente.

Para residentes de apartamentos na cidade, esta opção é simplesmente inaceitável. Os regulamentos ou legislação de habitação limitam claramente o número de unidades exteriores que podem ser penduradas nas fachadas dos edifícios. Geralmente é uma unidade com dimensões limitadas. Em alguns casos, para tais fins, um canto isolado é alocado no piso técnico ou sob o telhado, em nichos de edifícios. Como regra, o tamanho do assento não ultrapassa 0,6 por 1,5 m. Em tal situação tecnicamente difícil, a única saída é usar um sistema com um bloco de rua e vários internos trabalhando com ele (de 2 ou mais dependendo sobre o número de quartos).

O uso de um sistema multi-split do tipo descrito tem vantagens e desvantagens. É importante levar em consideração todas as nuances. Então a tecnologia climática só vai se deliciar com seu trabalho.

Vamos começar com os benefícios.

  • A unidade externa tem grande potência e desempenho. A troca de ar e a criação de um microclima ideal podem ser realizadas em salas de vários tamanhos.
  • Baixo nível de ruído durante a operação.
  • Uma gama impressionante de módulos internos em vários tamanhos e designs.
  • Possibilidade de ligação a um módulo exterior de elementos internos em diferentes versões.
  • Independência da escolha da potência dos elementos individuais da unidade externa. O principal é que no total não exceda a capacidade total desta unidade do lado de fora.
  • Capacidade de criar condições e clima óptimos num apartamento com um grande número de divisões, quando não é possível montar vários módulos separados na parede do edifício.

    As desvantagens desse tipo de sistema multi-split incluem vários fatores.

    • A complexidade da instalação dos equipamentos, exigindo o envolvimento de especialistas.
    • A instalação é realizada de forma contínua. Será problemático mudar os locais dos módulos no futuro.
    • Se a unidade externa quebrar (se a opção com um compressor for selecionada), todas as salas conectadas a ela permanecerão sem ar condicionado.
    • A impossibilidade de definir diferentes modos (refrigeração / aquecimento do ar) em divisões separadas. O problema se resolve com a compra de uma unidade externa com vários compressores.
    • O alto custo do equipamento (em comparação com a aquisição de condicionadores de ar convencionais e o número proporcional de unidades externas) é obtido devido ao uso de tecnologias inovadoras em sistemas climáticos deste tipo tecnicamente aprimorados.

    Variedades

    Os modernos sistemas de ar condicionado multi-zonas (sistemas multi-split) são um conjunto de equipamentos com um módulo para instalação na fachada e dois (ou mais) para instalação em divisões, cada um dos quais instalado numa divisão separada. O condicionamento ocorre devido ao funcionamento do sistema inversor, que é o mais inovador. Os dispositivos usam os mais recentes desenvolvimentos na área de controle de temperatura.

      Os kits de equipamentos tradicionalmente consistem em vários componentes.

      • Módulo externo. É montado externamente em uma das paredes do prédio.
      • Unidades internas (2 peças ou mais) para colocação interna dentro da casa.
      • Um conjunto de comunicações para combinar e operar os elementos do equipamento climático entre si.
      • Painéis de controle, um dos quais passa a ser o principal.

      Nesse caso, você pode comprar um kit pronto de um fabricante ou pode montá-lo você mesmo com os elementos necessários. Os sistemas multi-split de definição de tipo incluem vários tipos de unidades internas: parede, console, cassete e do chão ao teto. Para apartamentos, as unidades internas de parede ou teto são adquiridas com mais frequência.

      Existem também sistemas multi-split estacionários com uma unidade externa equipada com dois compressores. Esses equipamentos podem funcionar aquecendo simultaneamente o ar de um dos cômodos e resfriando o outro.

      Cálculo de equipamento

      Não é difícil fazer os cálculos necessários para um sistema multi-split. Você pode cuidar disso sozinho. Existem fórmulas elementares e valores médios de parâmetros. Para isso, em primeiro lugar, a potência do equipamento climático é determinada com base nos vários parâmetros da sala refrigerada. O principal é a área dos quartos.

      Convencionalmente para 10 sq. m calcule 1 kW de potência do dispositivo. Este valor é aproximado, uma vez que outros parâmetros do espaço condicionado também são significativos (altura do teto, número médio habitual de pessoas na sala, mobiliário, presença de várias fontes de radiação de calor).

      O cálculo médio é mais adequado para alojamentos residenciais. Por exemplo, um ar condicionado com potência de 2 kW é adequado para uma sala com até 20 metros quadrados. Se a sala tiver um teto alto, ou se houver eletrodomésticos grandes adicionais (TV de plasma, geladeira), você deve escolher um ar condicionado com uma reserva de energia de 30%. A potência necessária do equipamento será igual a 2,1-2,3 kW.

      O cálculo de um sistema multi-split para um apartamento de 2 quartos é efectuado de forma a que a soma das capacidades das duas unidades interiores não exceda a capacidade da exterior.

      Por exemplo: existem quartos com área de 18 e 25 metros quadrados. Assim, escolhemos para eles ar condicionado 1 - 2 kW e ar condicionado 2 - 2,6 kW. A soma das capacidades das duas unidades internas será 2 + 2,6 = 4,6 kW.

      Selecionamos um módulo externo com capacidade de pelo menos 4,6 kW para uma operação confiável.

      Não se deve desviar muito desta figura. Um valor menor levará ao mau funcionamento de todo o sistema e danificará seus dispositivos. Um grande suprimento tornará a operação de um sistema multi-split antieconômico.

      Top models

      Oferecemos alguns dos mais populares modelos de diferentes fabricantes para a instalação de um sistema multi-split com uma unidade exterior e duas unidades interiores num apartamento de 2 divisões.

      • Mitsubishi SCM40ZJ-S / 2xSKM20ZSP-S. O dispositivo é altamente confiável e funciona sem ruídos desnecessários. A frequência de operação pode ser ajustada em uma ampla faixa. Alta eficiência e parâmetros aceitáveis ​​da temperatura externa de trabalho.
      • Clima geral 2XGC / GU-M2A18HRN1. O representante do segmento de preço barato tem todas as funções necessárias. A principal vantagem é a faixa de temperatura externa para o dispositivo operar.
      • Panasonic CU-2E15PBD / 2-E7RKD. A marca mundialmente famosa lançou um modelo no segmento de preço médio. Distingue-se por sua operação confiável e baixo nível de ruído.Recomendado para áreas com invernos relativamente quentes, com temperaturas não inferiores a -8 graus Celsius.
      • Electrolux EACO / I-14 FMI-2 / N3 х2 EACS / I-09HC. A vantagem desta tecnologia climática é a compactação das unidades e a regulação precisa da temperatura necessária. Possui uma faixa média de temperatura de trabalho ao ar livre.
      • Lessar LU-2HE14FMA2-MHE07KMA2. Uma opção econômica com uma ampla faixa de temperatura operacional. A aparência universal dos módulos internos se encaixa perfeitamente em qualquer design de interiores.

      Os condicionadores de ar fabricados no Japão são tradicionalmente considerados os melhores em termos de confiabilidade, qualidade de construção e durabilidade. Daikin, Mitsubishi, Toshiba - essas marcas conhecidas são líderes entre os fabricantes de sistemas multi-split. Inicialmente, seu custo pode parecer mais alto do que seus equivalentes. Mas terá uma boa recompensa devido a uma vida útil longa e sem problemas. Isso é notado não apenas por profissionais, mas também por compradores.

      Na categoria de preço médio, você pode olhar para o americano fabricante transportadora... Segundo comentários, a técnica é ideal para instalação em apartamentos e casas particulares. Os sistemas multi-split com uma unidade externa para um apartamento de 2 assoalhadas desta empresa distinguem-se pela sua facilidade de operação e elevadas características técnicas. Os módulos também são ergonômicos e bastante compactos.

      Como escolher?

      Um sistema de ar condicionado para 2 quartos é selecionado não apenas pela popularidade e classificação do fabricante. Para uma operação confiável e eficiente, os elementos individuais devem atender a certos parâmetros.

      As unidades internas são selecionadas por:

      • potência;
      • um conjunto de funções;
      • o comprimento da conexão de todos os elementos do sistema de comunicação;
      • Projeto.

        A unidade externa é selecionada de acordo com a capacidade total das duas unidades internas e a faixa de temperaturas externas (seus valores máximo e mínimo por ano). E também vale a pena decidir se há necessidade de uma instalação separada em cada uma das duas salas dos modos calor / frio. Se não estiver lá, então vale a pena escolher uma opção mais econômica com um compressor.

        Em alguns casos, são feitas correções para entradas de calor adicionais em cada um dos quartos.

        Recomendação de instalação

        É melhor confiar a instalação de equipamentos climáticos complexos e caros a profissionais. Em que vale a pena se familiarizar com seus estágios principais se você planeja comprar um sistema multi-split com uma unidade externa comum para 2 quartos.

        A unidade externa é colocada em uma parede externa ou telhado. Neste caso, cada unidade de quarto está localizada na sala correspondente. Os tubos são colocados entre os elementos internos. Eles contêm o refrigerante, os fios da fonte de alimentação e os cabos de controle.

        O próprio processo de instalação geralmente inclui as seguintes etapas:

        • instalação de quarteirão;
        • instalação de fios elétricos;
        • instalação de sistemas de comunicação;
        • colocação de tubos;
        • cabeamento;
        • encher a linha com refrigerante;
        • verificar a estanqueidade do trabalho;
        • instalação de unidades interiores;
        • conexão de todos os elementos do sistema;
        • teste de operação do equipamento.

        A instalação correta de um sistema multi-split garantirá sua operação eficiente, bem como confiabilidade e durabilidade na operação.

        Para a instalação de um sistema multisplit, veja o vídeo a seguir.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário