Sistemas multi-divisão: descrição e seleção
Manter um microclima em um grande edifício residencial ou shopping center não é uma tarefa fácil. Muitos blocos externos na fachada prejudicam a aparência e prejudicam a resistência das paredes. A melhor solução seria usar sistemas multi-split. Eles permitem que você resfrie e aqueça uma sala grande.
O que é isso?
O sistema multi-split consiste em um condensador e um evaporador, ao contrário dos condicionadores de ar convencionais. Vale ressaltar que apenas uma unidade externa é necessária para funcionar em várias salas. Um sistema multi-zona pode ter 25-70 metros de tubulação entre o exterior e o interior mais distante. Vale ressaltar que cada bloco no interior do edifício é conectado ao exterior por meio de uma rota separada. O sistema de ar condicionado é muito mais conveniente de operar do que unidades separadas para cada quarto.
O princípio de operação é bastante simples. A seção externa contém um recipiente com um refrigerador que se move através dos tubos e torna o ar mais refrigerado. O sistema pode funcionar para resfriamento ou aquecimento. Neste modo, o líquido também evapora na parte externa e o processo de condensação ocorre na unidade interna.
Vantagens e desvantagens
O sistema multi-split é mais sofisticado do que um ar condicionado convencional. No último, um bloco externo é mapeado para um bloco interno. E em uma divisão múltipla, a seção externa implica o uso de um grande número de seções internas.
As principais vantagens de tais sistemas.
- Você pode instalar blocos em salas diferentes. É possível escolher uma seção adequada para um determinado quarto e não pagar a mais por um padrão.
- Um microclima individual pode ser definido em cada quarto. Por exemplo, você pode aumentar a temperatura no quarto e diminuir a temperatura na cozinha.
- O multi-split funciona silenciosamente. O som vem apenas da unidade externa, que pode ser afastada das janelas dos aposentos. Vale ressaltar que em condicionadores de ar simples, a instalação das unidades é sempre linear, o que significa que não funcionará para reduzir o nível de ruído.
O sistema multi-split também tem desvantagens.
- As unidades internas não funcionarão se a unidade externa quebrar.
- Diferentes salas podem ser definidas para diferentes temperaturas. No entanto, o modo de aquecimento ou resfriamento é definido na unidade externa e não pode ser alterado.
- Para a instalação do sistema, é necessário convidar artesãos experientes com as ferramentas adequadas. É impossível instalar o sistema sozinho.
- O custo é muito superior ao de aparelhos de ar condicionado simples.
Variedades e equipamentos
Os sistemas são convencionalmente divididos em fixos e de configuração de tipo. O primeiro é vendido como um conjunto pronto de 2-4 unidades internas e uma unidade externa. O sistema fixo na parte externa possui um certo número de entradas para comunicação e conexão de componentes internos. A unidade externa pode ser equipada com um ou dois ventiladores, o que determina o desempenho do sistema. O equipamento interno é sempre equipado com apenas um desses dispositivos.
Os sistemas modernos com dois compressores permitem que diferentes modos de operação sejam configurados nas unidades internas. Cada dispositivo funcionará independentemente um do outro. Essa possibilidade é inerente apenas a tipos de sistemas fixos.
Cada unidade interna possui um painel de controle separado. Além disso, todas as unidades podem funcionar tanto para aquecimento como para refrigeração.
Os sistemas multi-split empilháveis podem incluir até 16 unidades internas.O divisor do circuito, para onde vai o líquido de resfriamento, permite conectar todos eles à parte externa da estrutura. A seção externa pode ter até 3 sopradores que trabalham juntos. As condições de trabalho para este tipo de sistema não diferem das fixas. Você pode aquecer o ar ou resfriá-lo.
O modo frio pode ser combinado com desumidificação. Eles são semelhantes, portanto, é seguro para o sistema. Vale ressaltar que você pode instalar qualquer número de unidades internas, todas as restrições são devido à capacidade da seção externa. O tipo de interior é selecionado individualmente de acordo com os parâmetros de cada quarto.
O sistema de composição pode consistir em diferentes tipos de seções externas. As combinações são possíveis com qualquer número e configurações. Existem vários tipos de peças internas.
- Montado na parede. A maioria dos eletrodomésticos tem esta aparência. O tipo usual e mais acessível.
- Piso e teto. Visualmente lembra baterias e pode ser instalado acima ou próximo ao chão.
- Teto simples. Externamente, lembra um exaustor de cozinha.
- Cassete. Instalado durante a reforma diretamente no teto. A vantagem é que o ar é fornecido em 2 a 4 direções ao mesmo tempo.
- Duto. Como o tipo anterior, ele é montado durante os reparos. O ar entra na sala pela grade.
- Coluna. Permite regular o microclima em uma grande sala.
Cada conjunto possui controles remotos para controle. Um é configurado como mestre e destina-se à depuração e controle do sistema. Todos os demais são atribuídos ao status de "escravo". O console principal permite definir o modo para todas as seções internas. O resto é projetado para ajustar o regime de temperatura em cada ar condicionado.
Normalmente, um sistema multi-split fixo é suficiente para um apartamento. Conjuntos adequados são escolhidos para uma grande casa privada. É importante notar que alguns tipos de blocos são instalados mesmo na fase de trabalhos de reparação bruta, por isso é importante pensar sobre este aspecto com antecedência.
Os condicionadores de ar de coluna não são usados em instalações residenciais. Normalmente são instalados em armazéns, em salões de sociedades filarmônicas e em indústrias, onde a praça das instalações é muito grande.
Crítica das melhores marcas
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de sistemas multi-split. Na hora de escolher, vale a pena dar preferência a empresas de renome que fazem parte da avaliação de consumidores consagrados.
- Toshiba. A empresa japonesa produz eletrodomésticos há mais de 120 anos. A produção de sistemas de ar condicionado é um dos principais perfis. O primeiro sistema split saiu da fábrica da Toshiba. Os aparelhos do segmento de preço médio têm um design bacana e muitas opções adicionais. A maioria dos usuários observa a confiabilidade dos sistemas.
- Panasonic. O fabricante japonês produz sistemas multi-split duráveis e de alta tecnologia. Uma ampla variedade cobre todas as categorias de preços. Os sistemas desta marca contêm filtros que permitem limpar o ar do pó e da lã.
- Hitachi. Os sistemas multi-split japoneses têm uma boa relação custo-benefício. Os dispositivos pertencem ao segmento de preço médio e premium. Adequado para uso residencial e comercial. Eles economizam energia, são fáceis de manter e têm baixo ruído operacional.
- Daikin. O fabricante japonês tem encantado os clientes há mais de 40 anos. O serviço pós-venda está no seu melhor, então todas as avarias possíveis são eliminadas rapidamente. Deve-se destacar que a produção utiliza tecnologias avançadas. Esta marca é líder de mercado há vários anos. Instalados apenas em grandes instalações comerciais e governamentais, diferenciam-se pelo alto custo.
- Mitsubishi. Fabricado no Japão, Reino Unido e Tailândia. Os produtos pertencem à classe premium. Os sistemas multi-split confiáveis e multifuncionais têm muitas opções adicionais.
Devemos destacar também empresas como Dantex, Shivaki, Hyundai, Pioneer. Representantes da classe econômica. A fabricação está localizada na China, a fabricação envolve o uso de materiais de qualidade e tecnologias avançadas. O alcance dessas empresas não é inferior ao das contrapartes mais caras.
Boas opções para uso doméstico e um pequeno shopping.
Como escolher?
O sistema multi-split é adequado para um apartamento de 4 quartos, casa ou escritório. Ao escolher, você deve se guiar por determinados critérios.
- Dimensões da sala. Quanto maior a sala, maior será a unidade interna.
- Número de quartos. Esta nuance afeta diretamente a potência da seção externa.
- Comprimento da trilha. Esta é a distância entre a unidade externa e a unidade interna. Quanto menor a metragem, mais fácil é a instalação. É importante notar que corridas longas podem ocultar o poder.
- Nível de ruído. Um ponto especialmente importante ao instalar o sistema em uma área residencial.
A potência da unidade externa desempenha um papel importante, mas geralmente é selecionada por profissionais, levando em consideração a quantidade e os tipos de seções internas. Deve-se observar que o projeto de sistemas multi-split pode ser diferente.
Você pode escolher o que ficará em harmonia com o interior e a fachada. O fabricante deve ser confiável para realizar reparos dentro da garantia se algo acontecer.
Para uma imagem clara do que é um sistema de divisão, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.