Visão geral comparativa do inversor e sistemas split convencionais
Até 10 anos atrás, o ar condicionado era uma espécie de item de luxo. Agora, cada vez mais famílias estão cientes da necessidade de adquirir eletrodomésticos climáticos. Tornou-se uma boa prática criar um ambiente confortável não apenas em locais comerciais, mas também em um apartamento, em uma casa, até mesmo em uma casa de campo. Como escolher um dispositivo inteligente para diferentes tipos de instalações e qual dos sistemas populares preferir é discutido no artigo.
Quais são as semelhanças entre as variedades?
Se você for comprar equipamento climático, provavelmente se perguntará o que é mais racional comprar para você: um sistema de divisão clássico ou inovador. É difícil até para um profissional dizer de forma inequívoca o que é melhor, um sistema convencional ou um sistema de divisão por inversor. Cada condicionador de ar tem suas próprias vantagens, assim como características de uso e pontos fracos.
Para uma escolha competente, vale a pena focar não nas avaliações de conhecidos aleatórios ou nas propagandas de fabricantes de equipamentos, mas nas características técnicas de cada uma das unidades.
É importante entender suas diferenças e características comuns, para comparar as características do processo de trabalho, características de operação e serviço. Isso tornará mais fácil encontrar equipamentos com parâmetros ideais que funcionem de forma confiável em um determinado modo, não desapontem e durem muito tempo.
Ambos os tipos de ar condicionado resolvem os mesmos problemas. E esta é a principal semelhança dos sistemas divididos. Com a ajuda deles, você pode:
- esfriar a sala;
- aquecer o espaço da sala;
- realizar ionização do ar;
- limpe o ar de bactérias nocivas e poeira.
Essas funções podem ser executadas em qualquer volume de diferentes tipos de instalações - desde salas de estar muito pequenas até grandes salas de conferências. O principal é escolher o ar condicionado adequado com as características exigidas.
Os sistemas split convencional e inversor têm uma aparência semelhante, portanto, eles se encaixam harmoniosamente em qualquer design de interior. Incluem os mesmos componentes: uma unidade exterior (montada na parede exterior da casa) e uma unidade interior (instalada no interior, pode haver várias peças). Ambos os sistemas são controlados por controles remotos multifuncionais modernos, o que é muito conveniente.
A manutenção de condicionadores de ar também é semelhante. Tanto os sistemas convencionais quanto os split do inversor requerem limpeza periódica e troca de filtros, renovação do elemento de resfriamento (freon). Isso é necessário para sua operação eficiente e aumentar a vida útil de equipamentos caros.
A instalação de equipamentos climáticos também é semelhante e difere em complexidade. Muitas vezes, esse trabalho custa dinheiro significativo, cerca de 40% do custo do equipamento. Mas se justifica, pois a instalação inadequada pode minimizar a eficiência do ar condicionado para zero, e ao máximo pode arruinar equipamentos complexos. Portanto, é melhor confiar o procedimento de instalação a profissionais.
As principais diferenças entre os sistemas
Apesar de muitas semelhanças e parâmetros técnicos básicos, o funcionamento de tais equipamentos é muito diferente. Os condicionadores de ar inverter e não inverter são tão diferentes em seu princípio de operação que são classificados como tipos diferentes de tecnologia climática. A diferença torna-se especialmente perceptível com o uso de longo prazo, uma vez que os sistemas de divisão do inversor são mais estáveis na manutenção dos parâmetros especificados.
Eles também acabam sendo muito mais econômicos, mas isso exigirá o monitoramento de seu trabalho por um longo tempo.
Então, Os condicionadores de ar simples diferem dos sistemas de divisão do inversor nos seguintes parâmetros: princípio de operação, funcionalidade, estabilidade dos modos, duração da vida útil, quantidade de energia consumida, nível de ruído, custo. Um número tão grande de características distintivas indica que vale a pena conhecer as especificações de cada tipo de instalação antes de tomar uma decisão de compra. Assim, os custos de material serão mais competentes e poderão ser compensados com o equipamento certo.
Princípio da Operação
Um ar condicionado convencional funciona em ciclos. Quando uma determinada temperatura é definida, um sensor de temperatura monitora seu nível. Assim que a temperatura atinge um determinado nível, o compressor é desligado automaticamente. Novamente, ele entra em operação somente quando a temperatura se desvia do conjunto em vários graus, como regra, em 2-5 graus.
O dispositivo inversor opera continuamente, mas sem picos no consumo de energia. Quando a temperatura desejada é atingida, o aparelho não desliga, apenas reduz a potência ao mínimo. Ao mesmo tempo, a unidade mantém a temperatura necessária na maior parte do tempo, operando com apenas 10% da potência total.
Funcionalidade do dispositivo
Os condicionadores de ar tradicionais e os novos sistemas inversores fazem um bom trabalho de resfriamento. Mas sistemas de divisão de inversor têm uma vantagem significativa ao aquecer uma sala... Eles podem ser usados para aquecimento eficiente mesmo em temperaturas abaixo de -20 graus. Esta opção não está disponível para um condicionador de ar sem inversor que não pode aquecer o ar em uma sala com uma temperatura de 0 - -5 graus. A razão está no modo cíclico de operação.
Por um longo tempo, um ar condicionado comum pode ser desligado automaticamente. Nesse caso, o óleo nas partes móveis fica espesso e se acumula em determinados pontos. Trabalhar em baixas temperaturas causa muito desgaste a esses equipamentos. Pode exigir reparos caros e durar apenas alguns meses. Ao mesmo tempo, o equipamento inversor está em funcionamento constante em modo regulado, o que não permite engrossar a lubrificação das partes do dispositivo.
Além disso, a velocidade de resfriamento / aquecimento do ambiente pode se tornar um parâmetro importante para o usuário. Em equipamentos com inversor, o processo desde a inicialização até atingir a temperatura selecionada é quase 2 vezes mais rápido do que um ar condicionado convencional.
Deve-se notar que este parâmetro para a maioria não é crítico e nem muito perceptível.
Estabilidade de trabalho
Os condicionadores de ar inverter se distinguem por uma operação mais estável devido às suas características técnicas. Assim, os parâmetros especificados podem ser mantidos no nível mais preciso com um desvio entre 0,5 - 1,5 graus.
Os sistemas tradicionais de clima operam em ciclos. NSPortanto, eles são incluídos no trabalho com indicadores mais significativos do desvio de temperatura do modo configurado de 2 a 5 graus. Seu trabalho não é estável. Na maioria das vezes, o dispositivo não inversor permanece desligado.
Durabilidade do equipamento
A vida útil do equipamento depende de muitos fatores: a frequência e a exatidão da operação, a qualidade da instalação e a pontualidade do serviço. Porém, no próprio princípio de operação do dispositivo, um ou outro potencial de durabilidade de uso já está estabelecido.
Em um ar condicionado convencional, devido ao constante ligar / desligar, obtém-se uma carga maior nos elementos estruturais. Grandes correntes de inrush são especialmente afetadas quando ligadas do zero. Assim, os componentes mecânicos estão sujeitos a maior desgaste.
Os sistemas de divisão do inversor não têm essa desvantagem devido à sua operação estável constante com desvios mínimos de energia do modo médio.
Em média, essa tecnologia climática durará de 8 a 15 anos, enquanto um ar condicionado sem inversor funcionará de 6 a 10 anos.
Nível de consumo de energia
O consumo de eletricidade de cada uma das subespécies de ar condicionado é determinado pelos princípios básicos de sua operação. Um ar condicionado tradicional consome mais energia durante o pico de carga (quando ligado). O sistema de divisão do inversor praticamente não funciona na potência máxima. É caracterizado por um consumo de energia estável, mas ao mesmo tempo funciona sem interrupções.
Como resultado, nota-se que na maioria dos modos, o equipamento climático inversor é capaz de economizar 1,5 vezes mais eletricidade. Mas tal resultado se torna perceptível após vários anos de operação do ar condicionado.
Nível de ruído
O equipamento inversor também ganha neste parâmetro, pois o nível de ruído durante a operação é quase 2 vezes menor que o de um ar condicionado convencional. No entanto, ambas as técnicas não causarão desconforto. A parte principal de trabalho de ambas as variedades é retirada da sala. A unidade interna, na potência operacional mais alta, mesmo com equipamento não inversor, em termos de nível de ruído geralmente não excede 30 dB.
Categoria de preço
Com base nas características listadas, torna-se claro que os sistemas divididos com inversores são muito mais caros do que seus equivalentes sem inversores.
Dependendo do fabricante e da modificação, o custo pode variar em 40% ou mais.
Em que, comprar um modelo de inversor mais caro e moderno, você deve estar ciente de que investimentos de capital estão sendo feitos... Serão justificados ao longo do tempo por uma maior vida útil do equipamento e melhor desempenho, bem como pela economia de energia elétrica.
O que procurar ao escolher?
Para escolher um equipamento climático para sua casa ou escritório, você deve prestar atenção a uma série de nuances sobre as quais mesmo os profissionais raramente falam.
O equipamento climático inversor é geralmente mais avançado. Mas não tem uma vantagem absoluta sobre sua contraparte não inversora. Em alguns casos e em certos modos de operação, o sistema dividido do inversor pode reproduzir o modelo clássico.
Você terá que avaliar várias nuances antes de comprar, como requisitos de tecnologia e suas funções, características da sala, frequência e condições de uso e muitos outros.
- Em áreas de vendas, escritórios, salas de passagem, condicionadores de ar com inversor podem não dar os resultados esperados devido ao controle de temperatura suave. Neste caso, um condicionador de ar convencional será preferível.
- Será ineficaz colocar o sistema de divisão do inversor em divisões com outros tipos de flutuações repentinas de temperatura (por exemplo, na cozinha).
- O equipamento não inversor tradicional será a escolha mais inteligente em locais onde precisa ser ligado ocasionalmente. Uma sala de conferências, uma casa de veraneio e outras divisões onde periodicamente é utilizado equipamento climático serão os melhores locais para utilizar um tipo clássico de ar condicionado.
- O sistema de divisão do inversor é mais adequado para quartos de apartamentos ou quartos de hotel. Lá, seu uso será econômico para criar o espaço de vida mais confortável.
- Em qualquer caso, deve-se escolher com muito cuidado o equipamento climático com base nas possibilidades de regular seus modos e a área da sala.
Como escolher o sistema de divisão correto e uma visão geral da divisão do orçamento da Dahatsu no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.