Recursos de limpeza de sistemas de divisão com suas próprias mãos
Os sistemas de divisão são caracterizados pela funcionalidade e silêncio durante a operação, por isso muitos consumidores os preferem. Essas unidades são convenientes e fáceis de usar, mas muitas vezes seus proprietários pensam em limpar o dispositivo e sua manutenção.
Razões de contaminação
O ar condicionado precisa de manutenção e limpeza periódicas - informações conhecidas. Você pode contar com a ajuda de especialistas que, com a ajuda de seu profissionalismo e ferramentas especiais, irão resolver rapidamente o problema. Mas para não desperdiçar o orçamento familiar, você mesmo pode fazer a limpeza do sistema de split sem sair de casa.
As principais razões para o entupimento do dispositivo climático são as seguintes:
- devido ao funcionamento contínuo, a unidade fica obstruída com sujeira e partículas de poeira que se acomodam em blocos externos e internos;
- quando a umidade entra no dispositivo, fungos, microorganismos se espalham e bolor se desenvolve;
- poeira e gases de exaustão entram no sistema dividido devido à sua proximidade com a superfície da Terra;
- no verão, ocorre o entupimento da unidade climática devido ao ingresso de penugem de choupo em seu interior - essa situação costuma ser a causa da quebra do sistema;
- Devido ao acúmulo de poeira, sujeira e umidade no ar condicionado, os insetos se espalham dentro da unidade.
Por que e com que frequência você precisa de limpeza?
Qualquer técnica precisa de cuidado, a mesma regra se aplica a sistemas divididos. Em caso de limpeza intempestiva do aparelho da sujeira que nele se acumulou, pode-se contar com o fato de que o aparelho não só resfriará o ar, mas também o contaminará. Os sinais para iniciar a limpeza do dispositivo climático são os seguintes:
- a propagação de um odor desagradável;
- eficiência de funcionamento pobre;
- falta de manutenção de um determinado regime de temperatura;
- a liberação de fluido do bloco dentro do dispositivo;
- a aparência de ruído e sons incomuns de um ar condicionado.
Caso o usuário deste tipo de equipamento tenha percebido pelo menos uma das manifestações de contaminação acima, vale a pena iniciar a limpeza imediatamente. De acordo com os profissionais, você não deve levar o sistema dividido a um estado crítico, pois isso só agravará o problema. Recomenda-se limpar as unidades interna e externa a cada 6 meses. Para aumentar a eficácia do procedimento, você pode fazê-lo no outono e na primavera. A limpeza higiênica deve ser realizada a cada 7 dias, usando meios especiais.
A razão para começar a limpar as unidades interna e externa do ar condicionado é o aumento no consumo de energia, bem como o vazamento de condensado.
Ferramentas e ferramentas necessárias
O sistema split possui um resfriador, no qual se depositam poeira e bactérias que podem se multiplicar ativamente em condições de alta umidade. Para evitar que as pessoas que moram no apartamento respirem mofo e odores desagradáveis, é recomendável fazer limpezas antibacterianas regulares. Para este procedimento, você pode escolher um dos seguintes meios:
- reagente líquido de base alcalina;
- limpador de espuma em uma lata de aerossol;
- um anti-séptico médico como a clorexidina.
As unidades que não passaram por manutenção por um longo tempo devem ser limpas com um spray alcalino, o que ajudará a enxaguar bem o dispositivo. Para limpar o sistema dividido, você precisará de dispositivos como:
- aspirador de pó;
- roupa macia;
- escova pequena com cerdas médias;
- Escova de dente;
- tipo de detergente;
- sabão;
- recipiente com água morna.
Como desmontar um ar condicionado?
Antes de proceder à análise do equipamento climático, é necessário realizar uma inspeção detalhada do equipamento. Nesse caso, vale a pena focar em vários pontos:
- ausência de defeitos nos fios que conduzem a eletricidade, danos em seu isolamento e aterramento;
- se cada um dos parafusos na junta roscada está bem apertado;
- a integridade da estrutura do circuito de freon;
- presença ou presença de dano.
A inspeção do equipamento não é um processo demorado, mas necessário. A regularidade desse processo é considerada a chave para o longo funcionamento do ar condicionado.
Antes de limpar o sistema de divisão, o equipamento deve ser devidamente desmontado. Vamos listar as etapas do procedimento.
- Desligando a unidade da rede elétrica.
- De acordo com as informações nas instruções da técnica, vale a pena retirar o filtro de proteção, que se encontra na unidade interna.
- Removendo o painel externo da unidade interna. Para fazer isso, desparafuse os parafusos sob os plugues em ambos os lados. O corpo do bloco se estende até o fundo.
- As lâminas são puxadas para fora das ranhuras, guiando e distribuindo o ar.
- Removendo o elemento inferior do bloco, que é fixado com travas.
- Desconectando o cabo de alimentação.
- Removendo o tubo de drenagem.
- Desconexão do fio do tipo elétrico do dispositivo.
- Removendo a carcaça da unidade elétrica interna. Para tanto, é necessário eliminar a fiação de aterramento, após o que os suportes de fixação são deslocados. A próxima etapa é remover o bloco diretamente.
- Removendo o dispositivo de drenagem e a mangueira de saída.
Como limpar?
Poeira autolimpante e outros detritos em um sistema de divisão em casa não implica nenhuma dificuldade. Você pode fazer isso sozinho não apenas rapidamente, mas também de forma barata.
Unidade interna
Depois que a unidade for desmontada em casa com suas próprias mãos e você tiver acesso às peças que a compõem, pode começar a limpar. Para isso, não se deve usar escovas de fração dura ou objetos de metal, pois podem danificar o trocador de calor e a linha de freon.
A limpeza do filtro do sistema é bastante simples e é aconselhável limpá-lo regularmente. Para retirar a sujeira acumulada, vale a pena embeber as partes do filtro do aparelho na espuma do detergente. Em seguida, as peças devem ser bem lavadas com água corrente e secas antes da instalação direta.
O ventilador na unidade interna do sistema de climatização também precisa de limpeza e desinfecção regulares. Este elemento tem a forma de um rolo que impulsiona os fluxos de ar resfriado para o interior do apartamento. Para realizar este procedimento, o ventilador pode ser desmontado sem removê-lo da unidade. Neste caso, a limpeza é feita tratando as lâminas com água e sabão. Após concluir o procedimento, o equipamento precisará ser ligado para funcionar na potência mínima.
O mestre deve estar preparado para o fato de que sujeira e detritos voarão para o chão durante a limpeza. Para que não cause desconforto, é aconselhável colocar o piso com antecedência.
A eliminação dos bloqueios das aberturas do ventilador, que se localizam no painel superior do aparelho, é possível limpando com um pano embebido em água com sabão.
O trocador de calor do ar condicionado precisa de manutenção regular. A remoção da sujeira acumulada nesta parte da unidade é necessária pelo menos uma vez a cada 12 meses. Para chegar ao trocador de calor, você precisará remover a grade. Além disso, para eliminar o lixo, você pode usar um aspirador de pó ou um pano com sabão. Todos os procedimentos devem ser executados com cuidado especial para evitar danos ao trocador de calor ou lesões pessoais.
Se, ao limpar esta parte da unidade interna, for encontrada corrosão, então é melhor entregar o ar condicionado para o serviço, uma vez que o perigo pode residir no vazamento de freon. Para eliminar o odor desagradável que exala o ar condicionado, é necessário fazer uma limpeza anti-séptica. Para tanto, 500 mililitros de anti-séptico à base de álcool devem ser despejados em um tanque de pulverização e borrifados ao redor do radiador quando o ar condicionado estiver ligado. Depois de apertar as pequenas gotas, passados 10 minutos, já não haverá vestígios do mau aroma do cheiro.
O sistema de drenagem do equipamento HVAC também precisa ser limpo. O tubo de drenagem pode ficar entupido com poeira e partículas de mofo. Existem várias maneiras de resolver esse problema.
- Uma solução de sabão deve ser passada pelo evaporador. Ele vai tirar a sujeira e dissolver a graxa acumulada.
- O tubo de drenagem desconectado pode ser soprado com um aspirador. Este tipo de limpeza só pode ser usado em caso de contaminação pesada.
- O tubo que está completamente desconectado deve ser enxaguado com um desinfetante.
A clorexidina pode ser usada para desinfetar o tubo. Para verificar a qualidade da purificação, 1.500 mililitros de água são despejados no sistema de drenagem. Se o líquido for derramado por completo e sem obstáculos, o trabalho foi feito com eficiência.
A montagem da unidade interna do sistema split é realizada na ordem inversa. Ao desmontar a unidade pela primeira vez, vale registrar as informações para facilitar a montagem. Com um trabalho cuidadoso e preciso, peças desnecessárias não devem permanecer.
Módulo Externo
Freqüentemente, a parte externa do ar condicionado sofre com cotão de choupo e poeira externa. A manutenção insuficiente do equipamento pode levar à redução da vida útil dos condensadores e compressores. Em primeiro lugar, o mestre deve certificar-se de que o equipamento está desenergizado. A primeira etapa da limpeza do bloco é a eliminação da sujeira do corpo do bloco. Em seguida, você precisa desmontar o painel frontal e continuar a limpar o interior.
Estágios de limpeza da parte externa do sistema de divisão:
- desmontagem da grade, ventilador;
- proteção do motor contra umidade, ou seja, sua embalagem lacrada em polietileno;
- limpar a seco todos os locais acessíveis do sistema interno da unidade, utilizando um pincel;
- tratar cada uma das partes internas do equipamento com detergente, incluindo os elementos frontais acessíveis, bem como os lóbulos laterais e traseiros;
- após 10 minutos, você pode começar a limpar cada um dos nós;
- instalação de todos os elementos da unidade externa na ordem inversa.
O mestre deve lembrar que vale a pena limpar o radiador com muito cuidado para não destruir ou dobrar suas costelas.
Aconselhamento profissional
A caixa, o sistema de drenagem e os filtros precisam ser limpos regularmente. É necessário realizar este procedimento, levando em consideração a localização da unidade e sua finalidade:
- quando o dispositivo está em um nível abaixo do 4º andar - uma vez a cada 3 meses;
- quando a unidade estiver localizada em um nível de 4 a 8 pavimentos - uma vez a cada 2 anos, visto que essa técnica não entra em contato com poeira e detritos orgânicos;
- os condicionadores de ar instalados no 12º andar exigem apenas limpeza externa, no máximo uma vez a cada 2 anos;
- os filtros internos são limpos a cada poucos meses;
- o sistema de divisão deve ser limpo antes do uso;
- não se esqueça que no inverno as unidades precisam se livrar de pingentes de gelo, gelo para evitar danos ao transporte que está localizado abaixo.
A vida útil do equipamento climático pode ser aumentada aderindo a várias regras.
- Não deve haver correntes de ar na sala onde o dispositivo está instalado. As portas e janelas devem ser mantidas fechadas para manter a temperatura desejada, para permitir que o sistema funcione em modo avançado.
- Sem a necessidade, não se deve ligar o equipamento para sopro máximo e mínimo, pois isso pode levar a um rápido desgaste dos elementos internos.
- Os condicionadores de ar devem operar apenas nas temperaturas permitidas, a saber: modelo do inversor - de -5 a -10, "com kit de inverno" - até -20, modelos do tipo básico - de 0 a -5 graus Celsius.
- A manutenção deve ser realizada constantemente.Se o sistema split é usado em modo intensivo, então eles o fazem duas vezes por ano, e se o trabalho do equipamento é moderado, então uma vez a cada 12 meses. O serviço é um procedimento barato, mas pode aumentar a vida útil do ar condicionado por muitos anos.
- A unidade de sistema interna não deve ser exposta à luz solar direta.
- Após o tempo de inatividade, o equipamento deve ser conduzido para longe, removendo assim toda a sujeira e detritos acumulados.
- Não deve haver obstáculos no caminho do fluxo de ar do ar condicionado.
- A unidade externa da unidade deve ter proteção especial para protegê-la da precipitação atmosférica.
- Vale a pena limpar os filtros do equipamento, secá-los e reinstalá-los uma vez a cada trimestre.
Para tornar o equipamento menos sujo, você pode fazer o seguinte:
- ventile a sala;
- não coloque itens internos no sistema de divisão;
- não toque no equipamento climático com as mãos molhadas;
- não permita que animais se sentem no ar condicionado.
Os proprietários de aparelhos de ar condicionado e sistemas split devem lembrar que qualquer técnica precisa de respeito, cuidado e limpeza periódica. Em casa, você pode limpar o equipamento de contaminação com as próprias mãos. No entanto, existem situações em que você não deve se recusar a recorrer a profissionais. Isso inclui casos em que a unidade para de ligar, algumas funções não funcionam nela, o dispositivo desliga-se espontaneamente ou o líquido goteja da unidade interna. Para que o sistema de divisão funcione corretamente, poupando as pessoas do calor e do frio, vale a pena limpá-lo regularmente.
Para obter informações sobre como limpar um sistema de divisão com as próprias mãos em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.