Chiller-fan coil: descrição, princípio de operação e instalação

Contente
  1. O que é este sistema e como funciona?
  2. Recursos do chiller
  3. Características da unidade fan coil
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Formulários
  6. Sutilezas de instalação
  7. Características do serviço

As unidades chiller-fan coil estão cada vez mais substituindo os sistemas de resfriamento a gás e circuitos de aquecimento de água usuais, permitindo que o meio seja fornecido na temperatura desejada dependendo da estação e de outros fatores. Com a ajuda desse equipamento, é possível manter um clima interno ideal durante todo o ano, sem interromper a operação, enquanto não há restrições de altura e tamanho dos objetos. O princípio de funcionamento do sistema é o mais simples possível: atua por analogia com o aquecimento da água. O queimador ou elemento de aquecimento do aquecedor é aqui substituído por um resfriador ou sua combinação com uma caldeira, capaz de fornecer a temperatura necessária à substância que circula pelos tubos.

Como esse sistema de ar condicionado é atendido? É muito mais eficiente do que os sistemas convencionais de divisão e pode substituí-los? Como é o diagrama de instalação dos chillers e unidades do fan coil? As respostas a essas e outras perguntas o ajudarão a entender melhor as vantagens e desvantagens de equipamentos tão complexos.

O que é este sistema e como funciona?

Uma unidade chiller-fan coil é um equipamento interconectado que possui um elemento principal responsável por aquecer ou diminuir a temperatura do meio e componentes auxiliares que o transportam. O princípio de operação é semelhante ao usado em sistemas split, com a única diferença de que a água ou o anticongelante baseado nele se move em unidades de fan coil em vez de freon.

É assim que funcionam os sistemas de ventilação e ar condicionado, voltados para a refrigeração. Mas as divisões têm seus próprios desafios. Quando realizam a refrigeração, fornecem substâncias gasosas às tubulações e são regulamentadas por certas normas para o afastamento da unidade principal das internas individuais. O par chiller-fan coil distingue-se pela ausência de tais restrições, uma vez que a água ou o anticongelante com base nele atua como portador de calor ou anticongelante, o comprimento das rotas reguladas por requisitos de segurança pode ser ilimitado.

Na verdade, um resfriador é um grande ar condicionado através do qual o meio flui através do evaporador. Água ou anticongelante são canalizados para unidades ventiloconvectoras instaladas em ambientes internos. Normalmente, os elementos do sistema de refrigeração são do tipo cassete e são montados no teto. Unidades de aquecimento e ventiloconvectores universais estão disponíveis para montagem no chão ou na parede e são fixadas o mais baixo possível.

Recursos do chiller

Todos os chillers existentes são divididos em 2 grandes grupos: absorção, o mais caro, com uso limitado e grandes dimensões, e compressão de vapor. Esse tipo é usado com mais frequência, inclusive em edifícios baixos e em edifícios comerciais e industriais de vários andares. Existem três tipos de chillers de compressão de vapor de acordo com o método de instalação.

  1. Exterior. Eles têm ventiladores axiais para resfriamento de ar.
  2. Interno. Neles, o resfriamento é feito com o auxílio da água, a movimentação do ar é feita por meio de um ventilador centrífugo.
  3. Reversível. Fornece aquecimento e resfriamento igualmente eficazes. Possuem caldeira, que, se necessário, eleva a temperatura do ambiente.

Características da unidade fan coil

A unidade fan coil conectada ao chiller por meio de um sistema de tubulação é um tipo de equipamento receptor.Proporciona não apenas o recebimento do ambiente de uma dada temperatura, mas também sua transferência para as massas de ar. Com a ajuda de um ventilador embutido, o equipamento de aquecimento mistura fluxos quentes e frios. Todas as unidades de fan coil são divididas em:

  • piso;
  • montado na parede;
  • teto;
  • combinado (parede-teto).

As unidades de fan coil de canal são instaladas dentro de dutos de ventilação (canais), por meio de dutos de ar separados que retiram as massas de ar da atmosfera externa ao edifício. Os gases de escape são removidos das instalações por meio de dutos colocados escondidos atrás da estrutura do teto suspenso. Essas opções de equipamentos têm se mostrado bem no âmbito da aplicação em complexos de armazéns, centros comerciais.

As unidades internas de gaveta de ventiloconvectores são projetadas para montagem no teto, enquanto o fluxo de ar só pode ser direcionado em 2-4 direções. Eles são convenientes porque mascaram completamente os elementos de trabalho do sistema.

O nível de ruído em unidades de fan coil construídas em um teto falso também é significativamente mais baixo do que em sistemas split ou condicionadores de ar.

Vantagens e desvantagens

Em primeiro lugar, é importante notar as vantagens óbvias da combinação chiller-fan coil.

  1. Sem restrições quanto ao comprimento da rede de dutos. Ele é limitado apenas pela potência do próprio chiller, enquanto a eficiência e a produtividade do equipamento no ponto mais distante permanecerão inalteradas, como em todo o sistema.
  2. Dimensões compactas do equipamento. Os chillers são geralmente montados no telhado de um edifício sem perturbar a harmonia da arquitetura da fachada.
  3. Custos mínimos de implantação do sistema. A unidade chiller-fan coil usa tubos de aço convencionais em vez de tubos de cobre, portanto, o custo total da tubulação é menor.
  4. Alto nível de segurança. O sistema é totalmente vedado e, como nele não são utilizadas substâncias gasosas, o equipamento não pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana mesmo em caso de vazamentos e acidentes.
  5. Capacidade de resposta. Por meio da unidade de controle e dos consoles, os usuários podem regular de forma independente a operação do sistema, inclusive em salas individuais.

Também existem desvantagens. Em comparação com os sistemas de aquecimento a gás, os resfriadores de fan coil são mais caros em termos de custo por unidade de energia. Além disso, o equipamento em si é bastante caro, requer instalação profissional e, inevitavelmente, produz um ruído significativo durante a operação.

Formulários

O uso de unidades de chillers-fan coil está em demanda, em primeiro lugar, onde é necessário criar um microclima individual em salas de diferentes tamanhos e propósitos. Assim, eles podem ser encontrados em:

  • hipermercados e supermercados;
  • armazéns e complexos industriais;
  • hotel, edifícios de escritórios;
  • centros de entretenimento;
  • clínicas médicas, sanatórios e outras instalações recreativas;
  • centros comerciais de vários andares.

A unidade chiller-fan coil possibilita a regulação dos parâmetros climáticos no interior de edifícios e estruturas, independentemente das características do ambiente externo. As capacidades combinadas de equipamentos de aquecimento e ar condicionado facilitam a mudança para aquecimento ou resfriamento ambiente sem complicações e custos adicionais.

Sutilezas de instalação

O esquema de instalação do pacote envolve a conexão de seus três componentes principais entre si. O sistema consiste em:

  • refrigerador;
  • Fan coil;
  • hidromódulo - estação de bombeamento responsável pela circulação do meio no duto.

O desenho do último elemento contém válvulas de bloqueio: válvulas, tanque de expansão, que permite compensar a diferença de volumes de meio aquecido e refrigerado, acumulador hidráulico e unidade de controle.

Todo o sistema funciona e se conecta de acordo com um certo esquema.

  1. O chiller resfria e mantém a temperatura exigida do ambiente de trabalho. Se for necessário aquecê-lo, uma caldeira embutida é conectada ao gabinete.
  2. A bomba transfere líquido de uma determinada temperatura para os dutos, criando a pressão necessária para mover o meio.
  3. Um tubo de encanamento executa a entrega do transportador.
  4. Trocadores de calor - unidades de fan coil que se parecem com uma grade de tubo com um líquido circulando dentro - recebem o meio.
  5. Ventiladores atrás do trocador de calor direcionam o ar para ele. As massas são aquecidas ou resfriadas, entram na sala, o ar de exaustão é retirado, o novo é fornecido pelo método de alimentação.
  6. O sistema é controlado por uma unidade de controle eletrônico. Com sua ajuda, é definida a velocidade do ventilador, a velocidade de circulação do meio no sistema. O controle remoto pode estar em todos os cômodos. Além disso, cada unidade fan coil é equipada com uma válvula que pode ser usada para mudar o sistema do modo frio para o modo quente, substituir ou realizar a manutenção preventiva do equipamento desligando o fornecimento do meio.

Ao mesmo tempo, o processo de conexão parece uma sequência de ações definitivamente relacionada. Os fabricantes de unidades chiller-fan coil recomendam exclusivamente o comissionamento e instalação profissionais para seus sistemas. Mas, em geral, o processo de instalação inclui:

  • instalação de unidades em locais selecionados para eles;
  • formação da unidade de tubulação do sistema;
  • estabelecer uma rota ao longo da qual o meio irá circular, instalando isolamento térmico nas tubulações;
  • arranjo e isolamento acústico de dutos de ar;
  • formação de um sistema de drenagem para remover condensado acumulado das unidades de fan coil;
  • resumindo a conexão da rede elétrica, colocando cabos e fiação;
  • verificar a estanqueidade de todos os elementos;
  • trabalhos de comissionamento.

O sistema chiller-fan coil só pode ser colocado em operação após a realização dos testes preliminares.

Características do serviço

      Ao operar o equipamento, deve-se prestar atenção às atividades de inspeção de rotina. Todos os elementos dos sistemas de filtração devem ser trocados dentro do período especificado pelo fabricante, os radiadores instalados nas instalações devem ser verificados quanto a corrosão e vazamentos. A inspeção dos nós principais, dependendo da escala do sistema, é realizada semanal ou mensalmente.

      O painel de controle deve ser monitorado periodicamente quanto à precisão e velocidade de execução dos comandos dados. Os componentes elétricos são testados quanto à amperagem e outras características que podem indicar um vazamento ou uma condição anormal. A tensão na linha e em fases é medida.

      Requer equipamento de manutenção e ventilação. É limpo, lubrificado, a funcionalidade da obra, a velocidade de rotação do eixo são monitoradas. O sistema de drenagem é verificado quanto à eficiência na remoção de umidade. Além disso, o radiador requer periodicamente um tratamento antibacteriano sanitário, o que permite excluir a propagação e a formação de microflora patogênica.

      O regime de temperatura ideal em salas onde unidades de fan coil são usadas não deve ser inferior a +10 graus.

      Veja abaixo para mais detalhes.

      .

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário