Spirea "Pequenas princesas" japonesas: descrição, plantio e cuidado
Spirea "Pequenas princesas" é um arbusto anão incomum, frequentemente usado em paisagismo. A pátria da spirea é o Japão, e o nome veio do tamanho pequeno do arbusto e da cor incomum das flores para este tipo. Spirea é despretensiosa no cuidado, cresce bem devagar, mas a expectativa de vida pode chegar a 30 anos.
Peculiaridades
Spirea "Pequenas princesas" é um arbusto anão de forma esférica. A pequena princesa ou "princesinha" recebeu este nome devido ao seu pequeno tamanho em comparação com outros tipos de spirea. A altura do arbusto é de apenas 60 cm, sendo extremamente raro encontrar uma espirea desta espécie com até 1,2 m de altura. Durante a temporada, o arbusto cresce 10-15 cm, com taxas de crescimento especialmente rápidas nos primeiros anos de vida. Este arbusto pertence a fígados longos - agrada com sua bela aparência por 25-30 anos.
Durante a floração, as folhas da spirea adquirem uma tonalidade verde esmeralda e, no outono, tornam-se laranja-avermelhadas. As flores desabrocham em junho e desabrocham até setembro, com novas flores sendo formadas ao longo deste período. A spirea japonesa é coberta por numerosas pequenas flores rosa-púrpura, coletadas em inflorescências corimbosas. Os botões são muito pequenos e estão localizados nas extremidades dos ramos.
Assim que termina o período de floração, a Princesinha Spiraea japonica dá frutos, mas normalmente são retirados para não prejudicar o aspecto estético do arbusto.
A primeira floração começa a partir do segundo ou terceiro ano de vida da planta.
Descrição deste tipo de spirea:
- possui uma coroa esférica exuberante, que pode se espalhar até 1,2 m de largura;
- arbusto decíduo da família Rosaceae;
- a floração abundante começa a partir do terceiro ano de vida;
- os frutos da spirea parecem feios e não são comidos, portanto, não têm valor.
Como plantar?
A primeira regra para o plantio bem-sucedido de um arbusto é uma muda escolhida corretamente. As raízes da spirea devem ser cobertas com um torrão de terra para evitar que sequem. Se o solo estiver seco, coloque as raízes em um balde de água por 1-2 horas antes do plantio. As próprias raízes devem ser bem desenvolvidas, sem pontas secas e quebradas.
Deve-se dar preferência a mudas pequenas sem folhas - são elas que apresentam boa sobrevivência.
O plantio deve ser feito no final do outono ou início da primavera, antes que os botões se formem. Plantar a planta é melhor em tempo nublado. As mudas jovens se desenvolvem rapidamente, portanto, antes do plantio, é necessário providenciar espaço suficiente para o seu crescimento.
As princesinhas podem crescer em qualquer área. Ela se dá bem em climas temperados e quentes. Mas nem todo solo serve. Este arbusto japonês adora uma mistura de solo comum com turfa e areia. No buraco, as raízes devem estar bem esticadas e o buraco deve ser preenchido com uma mistura de terra. Os jardineiros recomendam cavar um buraco de até 50 cm de profundidade para a spirea, de modo que o colar da raiz do arbusto fique nivelado com a superfície. Como mostra a prática, se você plantar um arbusto antes da chuva, ele criará raízes em quase 100% dos casos. Depois de plantado o arbusto, o solo deve ser bem calcado, regado e fertilizado com húmus.
Como cuidar bem dele?
O cuidado com os arbustos começa com a rega oportuna. Nos primeiros anos de vida, a planta realmente precisa de uma quantidade suficiente de umidade.Após a primeira floração, pode-se regar uma ou duas vezes por semana, se o verão for seco, a quantidade de rega pode ser aumentada. O arbusto não deve ser inundado, pois as raízes estão muito próximas à superfície e podem apodrecer, o que levará à morte da planta.
Você pode alimentar as "princesinhas" duas vezes por temporada - primeiro após o inverno, depois durante a floração.
Após o inverno, quando a poda é feita, pode-se fertilizar o solo com um complexo de minerais, na época da floração - verbasco ou excrementos de pássaros.
Você precisa soltar o solo regularmente e evitar a formação de uma crosta ao redor das raízes. O afrouxamento deve ser feito superficialmente para não danificar as raízes (no máximo 5 cm), sempre após precipitação ou rega.
Métodos de reprodução
Jardineiros experientes recomendam várias maneiras de propagar arbustos japoneses ornamentais.
- Estacas - o processo é bastante problemático, mas eficaz. No verão, quando a spirea floresce (junho-julho), os brotos são cortados, os parcialmente lenhosos são bem adequados. Em seguida, eles precisam ser plantados em uma estufa em uma mistura de areia e turfa. Durante este período, você precisa regar o arbusto com a maior freqüência possível. Na primavera, a planta já pode ser plantada em campo aberto.
- Camadas - um método simples e eficaz de criação de spirea. Escolha o galho que você gosta, dobre suavemente no chão e fixe, polvilhe com terra. Este método é usado na primavera, quando aparecem as primeiras folhas. Você também precisa regar regularmente a planta nesta área.
Já no outono ou na próxima primavera, aparecerá um novo arbusto, que já pode ser separado do “pai” e plantado em outro local.
- Sementes - o processo mais demorado e complexo que traz o menor resultado. As sementes são semeadas com antecedência em vasos preparados com turfa, cobertos com papel alumínio. De vez em quando, você precisa ventilá-los e regá-los. Após a eclosão dos primeiros brotos, o filme é retirado e os vasos são deixados abertos até o final do verão. Até o outono, as mudas precisam ser transplantadas para campo aberto, após o encurtamento das raízes. As plantas jovens precisam de calor para o inverno. A primeira floração começa em 3-4 anos.
- Divisão - o método mais comum e fácil que dá bons resultados. Uma planta adulta deve ser cuidadosamente dividida com uma pá e parte do arbusto deve ser transplantada para outro local.
Doenças e pragas
Spirea "Princesinha" é resistente a doenças, mas não está protegida de pragas. Pragas que podem representar um perigo para os espíritos anões.
- Folheto rosa - afeta quase todas as árvores decíduas. O inseto se esconde nas folhas, enrolando-as em um tubo, e principalmente as prejudica. Você pode combater o curuquerê pulverizando com pesticidas biológicos, neonicotinóides, piretróides e compostos organofosforados.
- Ácaro-aranha - estabelecendo-se em um arbusto, gradualmente emaranha galhos e folhas com teias de aranha. A teia de aranha aparece na parte inferior da folha, é muito fina e transparente, a praga pode passar despercebida por muito tempo. Um sinal do habitat de um carrapato pode ser pontos brancos nas folhas ou folhagem secando sem motivo aparente. O ácaro-aranha se alimenta de suco de arbusto, instala-se em quase qualquer tipo de planta. As folhas perfuradas por um carrapato começam a ficar cobertas de pontos brancos, depois ficam pálidas, secas e morrem. Ovos de carrapatos podem entrar na planta com o vento, animais e humanos podem se tornar portadores de adultos, você também pode comprar mudas já infectadas. A colônia de ácaros se desenvolve muito rapidamente e leva à morte do arbusto. Livrar-se dessa praga não é fácil, os carrapatos se acostumam rapidamente com as drogas. A luta deve ser iniciada o mais cedo possível - acaricidas e insectoacaricidas são adequados para isso; o arbusto afetado precisará ser tratado por 5-7 dias 4-5 vezes ao dia (possivelmente mais). Ao processar, você precisa alternar os medicamentos.
- Pulgão - pode transmitir doenças virais.Quando infectadas, as folhas são deformadas, um fungo fuliginoso aparece nelas. O aparecimento de formigas ao redor do arbusto também pode indicar infestação por pulgões. Preparativos para o combate a essas pragas: Karbofos, Aktara, Intavir.
- Lagartas da concha de asa branca pode causar danos significativos ao arbusto, se não for tratada a tempo com "Decis" ou outra preparação semelhante.
Jardineiros experientes recomendam examinar regularmente o arbusto para ver se há lesões, pois quanto mais cedo você notar uma doença ou praga, mais eficaz será o combate a ela.
Uso em paisagismo
Um arbusto despretensioso e bonito vai adornar qualquer quintal ou jardim. Aqui está o que os designers recomendam.
- Se o canteiro de flores parecer vazio, você pode plantar uma spirea anã no centro, o que dará uma aparência harmoniosa e melhorará o esquema de cores. A espirea também pode ser plantada ao redor de um canteiro de flores - como resultado, uma bela borda será obtida.
- A pequena altura do arbusto torna-o uma excelente sebe. Pequenas princesas podem ser plantadas ao redor da casa, área de lazer, ao longo da piscina ou passarela.
- O cultivo em vaso permitirá o controle da floração, com bastante experiência, o arbusto se deliciará com flores exuberantes mesmo no inverno.
- "Princesinhas" vai bem com alfazema, coníferas, bérberis. Spirea não gosta de ficar à sombra de outras plantas, embora se dê bem com as suas "vizinhas".
- Se você quiser usar flores de spirea rosa como destaque, você precisa plantar ao lado de arbustos que floresçam menos expressivamente, o principal é que eles tenham o mesmo período de floração.
Como plantar mudas de spirea "Princesinhas", veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.