Spirea Japanese "Goldmound": descrição, regras de plantio e cuidados
O arbusto de folha caduca ornamental, que leva o nome de Japanese Spirea "Goldmound", é altamente valorizado no campo do design paisagístico. A planta ficará muito bem na estação quente e no início do outono. Devido à resistência desta variedade ao ar poluído, pode ser cultivada em todas as regiões, apesar da situação ecológica.
Descrição da planta
A principal característica da visualização é seu tamanho compacto: a altura da planta é de 50 a 60 centímetros com um diâmetro de cerca de 80 centímetros.
Os especialistas descrevem a forma do arbusto como uma almofada. As folhas são exuberantes, alongadas e decoradas com dentes em uma das pontas.
Devido à copa densa, a planta tem um aspecto charmoso.
Outra característica decorativa da espécie é a cor da folhagem, que muda dependendo da estação e do clima da região de cultivo:
- o charme das folhas novas com uma agradável cor rosa com um tom escarlate;
- no verão, os arbustos mudam de cor para amarelo dourado, desde que cresçam ao ar livre em uma área cuidadosamente iluminada;
- também na estação quente, a cor das folhas pode ser verde claro se a planta estiver na sombra;
- com o início do outono, a planta adquire uma coloração vermelho-alaranjada.
O período de floração vai do início do verão ao final de julho. Nesta época, a planta é coberta por inflorescências esféricas de cor rosa pálido. No segundo mês do outono, as flores se transformam em pequenos frutos.
Uso em paisagismo
Os especialistas costumam usar a planta para decorar composições "vivas" em jardins, parques, pátios e outros locais semelhantes. A Spirea também é adequada para a decoração de canteiros de flores.
Esta variedade fica ótima em plantio único ou em grupo. No território das parcelas pessoais, os arbustos são cultivados em caixas de madeira.
É uma decoração expressiva e com estilo que pode ser instalada no portão, na entrada da casa, ao longo do terraço ou de qualquer outra forma.
"Goldmound" retém altas qualidades decorativas até o início do tempo frio. O arbusto adicionará cor ao jardim de outono desbotado. Além disso, a ampla distribuição da planta foi influenciada por seu custo acessível, bem como pelo cuidado despretensioso.
Os decoradores também usam a variedade para compor um grupo de árvores e arbustos. Plantas perfeitas de tamanho compacto cobrirão instantaneamente os troncos nus das árvores.
Regras de desembarque e saída
Esta variedade é perfeita para iniciantes em crescimento devido à tecnologia agrícola simples e ao cuidado despretensioso. Para que um arbusto se sinta bem e agrade com uma aparência encantadora, basta seguir regras simples.
A planta pode se desenvolver totalmente em quase qualquer solo, no entanto, os especialistas recomendam cultivá-la em uma planta drenada e hidratada. Também os solos franco-arenosos e argilosos e uma baixa acidez são ótimos para a espirea.
Goldmound adora calor e sol moderado. Sempre que possível, escolha locais iluminados para a cultura do seu jardim. A falta de luz solar muda a cor da folhagem de dourado brilhante para cor de limão claro.
Preparação de mudas e parcela
Se você estiver usando mudas prontas para cultivar uma planta, avalie cuidadosamente sua condição e livre-se das que não podem ser utilizadas. Mudas saudáveis e fortes são caracterizadas por casca verde, raízes úmidas e flexibilidade no caule. As seções devem estar livres de manchas pretas e outras marcas.
Antes do plantio em terreno aberto, as mudas devem ser desinfetadas. Assim você protege a planta de possíveis doenças e minimiza o risco de fungos. O tratamento é realizado com uma solução fraca de manganês.
Se o sistema radicular for muito longo, deve ser reduzido com uma tesoura de jardim. A área selecionada deve ser escavada cuidadosamente algumas semanas antes do transplante e o curativo de cobertura deve ser aplicado.
Plantio de arbustos
O plantio é recomendado no final do primeiro mês da primavera.
O trabalho é realizado da seguinte forma:
- a profundidade ideal do poço deve ser de 40 a 50 centímetros;
- é preciso focar no tamanho das raízes, o buraco é cavado com 20% de espaço livre;
- no fundo da cova de plantio, uma camada de drenagem é feita de cascalho ou pedaços de tijolo;
- a drenagem é coberta com mistura de solo, areia, turfa e solo de turfa são misturados para seu preparo, o solo é traçado com uma pequena lâmina;
- as mudas são colocadas em uma colina, e as raízes são distribuídas ao longo das encostas;
- o sistema radicular deve ser cuidadosamente aspergido com terra e levemente socado;
- ao final da obra, a planta deve ser regada.
Regar e fertilizar
Este representante da flora tem uma resistência média à seca. Os arbustos precisam ser regados periodicamente, caso contrário, isso afetará negativamente o seu crescimento.
Muitos jardineiros experientes recomendam o uso de fertilizantes se a spiraea crescer em solo pobre. Se as mudas forem plantadas em solo fértil, a spirea se deliciará com uma copa densa, mesmo sem fertilização adicional.
Como fertilizante, os compostos orgânicos são ótimos, que são aplicados uma vez por ano - na primavera.
A cobertura morta também é usada para alimentar o sistema radicular.
Poda de arbusto
Recomenda-se a poda regular para manter uma aparência atraente. O procedimento é realizado aproximadamente uma vez por mês. Deve-se notar que isso exclui o florescimento subsequente da planta. Na hora de escolher uma spirea para o seu jardim, deve-se decidir sobre a finalidade da planta e, dependendo disso, fazer a poda ou não.
A poda sanitária é feita de forma a manter e manter a forma da copa. Rebentos fracos, secos e danificados também devem ser removidos. Arbustos adultos na idade de 4-5 anos são tratados de forma mais intensiva do que plantas jovens. Durante o trabalho, 3-5 ramos são removidos deles para a base.
Wintering
Todas as variedades de spirea são altamente resistentes ao frio. Apesar desta característica, os especialistas recomendam proteger as plantas da geada com a ajuda de abrigos especiais, especialmente se invernos gelados são uma ocorrência frequente na região de cultivo.
Acima de tudo, as plantas jovens precisam de proteção, que não tem muita força para resistir a fortes ondas de frio.
Como material de cobertura, serragem ou folhas secas são adequadas. Os brotos são dobrados ao solo e cobertos por uma camada protetora de 15 centímetros de espessura.
Métodos de reprodução
Estacas
De acordo com jardineiros experientes, é recomendável propagar "Goldmound" por estacas. Podem ser usadas estacas lenhosas e verdes.
O trabalho é realizado da seguinte forma:
- na estação quente, os rebentos que não florescem são cortados na base do arbusto;
- o rebento jovem cortado é cortado em várias partes, de 15 centímetros cada;
- as estacas resultantes, depois de arrancadas das folhas inferiores, são aprofundadas no solo;
- é melhor germinar uma planta em uma estufa;
- para criar um efeito estufa cubra o local de pouso com polietileno denso, não se esqueça de fazer vários furos para a circulação do ar;
- umedeça o solo periodicamente à medida que as mudas criam raízes;
- no segundo mês de outono, o material de plantio concluído é transplantado para uma área aberta;
- em condições favoráveis, as estacas enraízam sem formulações especiais, mas se necessário, podem ser tratadas com um medicamento para estimular o crescimento.
Divisão
Os arbustos jovens podem ser propagados dividindo o arbusto. Este método não funciona com plantas maduras.
O procedimento é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- a planta jovem é cuidadosamente removida do solo, o pedaço de terra não é destruído, pequenos danos às raízes excessivamente longas são permitidos;
- o arbusto é mergulhado em um recipiente com água e deixado por 1-2 horas, o líquido amolecerá o caroço de terra e será muito mais conveniente removê-lo;
- os restos de terra são removidos regando o sistema radicular com uma mangueira;
- usando uma faca afiada ou tesoura, o sistema radicular é dividido em várias partes diferentes (2-3), cada arbusto formado deve ter o mesmo número de raízes e botões;
- as plantas são plantadas em covas com solo pré-umedecido e cuidadosamente polvilhadas com terra;
- a área de plantio é coberta com uma camada de cobertura morta.
Sementes
Cultivar uma planta a partir de sementes requer paciência.
Para obter mudas, siga estas etapas:
- com a chegada da primavera, a semeadura é semeada em recipientes com solo úmido, aconselha-se utilizar como mistura de solo a seguinte composição: turfa alta e solo folhoso em proporções iguais;
- a camada superior do solo é coberta com cobertura morta para manter um nível de umidade ideal;
- os rebentos aparecerão após 8-10 dias, recomenda-se tratá-los com "Fundazol";
- após alguns meses (2-3) as plantas jovens são transplantadas para recipientes separados;
- após a formação do sistema radicular, as plantas podem ser transplantadas para o campo aberto;
- as mudas são plantadas em solo cuidadosamente cavado;
- o local é regado e coberto com cobertura morta.
Depois de um ano, as mudas crescerão até 15 centímetros no máximo. Na próxima temporada, sua taxa de crescimento aumentará.
A anotação
Especialistas dizem que não vale a pena escolher este método de melhoramento para variedades híbridas. O fato é que o material da semente pode perder muitas das qualidades varietais da planta.
Problemas de cultivo
De acordo com jardineiros experientes, esta variedade é altamente resistente a várias doenças e insetos nocivos. Independentemente disso, é altamente recomendável inspecionar a planta em busca de sintomas de doenças.
Em alguns casos, os arbustos são vítimas de ácaros. É fácil de detectar pelas manchas brancas que ficam do lado de fora das folhas. Além disso, a praga pode fazer com que os caules sequem. Se você não tratar a spirea com uma composição protetora (os especialistas recomendam o medicamento "Ares"), ela começará a desprender suas folhas e, como resultado, morrerá. Os ácaros da aranha são especialmente perigosos em climas quentes e secos.
Veja o vídeo sobre a spirea japonesa "Goldmound".
O comentário foi enviado com sucesso.