Spirea Japanese "Goldflame": descrição, plantio e cuidados
Spirea "Goldflame" é um arbusto nativo do Japão. Por seu rápido crescimento e longo período de floração, a planta foi apreciada por muitos jardineiros. A beleza das flores é amplamente utilizada no paisagismo. A facilidade de manutenção também merece destaque entre os benefícios. Quase todas as zonas climáticas são adequadas para este tipo de spirea.
Peculiaridades
Spirea "Goldflame" é um membro da família Rosaceae. A beldade japonesa já conquistou completamente a China, e aos poucos está ganhando popularidade em outros países. Muitas pessoas veem algo exótico nesta planta.
A descrição de um espirea desse tipo deve começar com o que é um arbusto. A altura das plantas varia de 60 a 90 centímetros. Os rebentos são retos e eretos, vermelhos com uma tonalidade marrom. Às vezes, eles podem ter um revestimento de cera.
O crescimento anual dos brotos é de até 10 cm. Se você cuidar adequadamente da copa da planta e cortá-la a tempo, a spirea ficará espessa e exuberante. Vale ressaltar que o diâmetro da coroa pode chegar a um metro.
O comprimento das folhas é de 20-60 mm, e sua forma é quase oval. As bordas das lâminas das folhas são marcadas com entalhes. As cores podem variar dependendo da estação. Assim, nos primeiros meses da primavera, as folhas têm uma cor verde brilhante, que então muda para bronze com uma tonalidade dourada, e ainda mais tarde - para bronze com marrom. Além disso, às vezes um arbusto pode conter folhagem de todos os tons ao mesmo tempo. Traduzido do latim, o nome da planta é traduzido como "chama dourada".
Jardineiros experientes notam que a cor das folhas depende muito da quantidade de luz solar que incide sobre elas. Quanto menos sombra, mais brilhantes serão os arbustos. Claro, você pode plantar Goldflame na sombra, mas lá não será tão atraente em termos decorativos.
Os botões aparecem nas primeiras semanas de junho e os arbustos florescem durante todo o verão. As pequenas inflorescências, por via de regra, formam racemos corimbose. O perfume das flores atrai um grande número de insetos, incluindo abelhas. É conveniente colocar colmeias ao lado desta planta. As sementes são formadas no primeiro mês do outono em cápsulas brilhantes.
Spirea "Goldflame" tem uma incrível capacidade de liberar substâncias biologicamente ativas no ar durante o período de floração, que o desinfetam.
Como plantar?
O plantio de uma spirea começa com a escolha de um local adequado. A planta adora muita luz solar, mas é melhor preferir uma sombra aberta. É um local que permitirá que as folhas adquiram um brilho atraente e as flores abundantes e viçosas. Não gosta de correntes de ar, águas subterrâneas, planícies. Solos soltos, de preferência ácidos, são os mais adequados para ele.
Mudas bem escolhidas vão permitir que o arbusto faça as delícias dos olhos por muitos anos. É melhor comprar material de plantio de jardineiros ou viveiros experientes. A planta deve ter raízes elásticas, sem danos ou sinais de doenças. É desejável que brotos sejam formados nas mudas.
Antes do plantio, o solo é bem escavado com a retirada simultânea de ervas daninhas e raízes. O plantio das mudas é feito em covas ou em uma borda pré-fabricada. Algumas semanas antes do plantio, são preparados recessos com profundidade de até 0,5 metros. A drenagem de seixos ou tijolos quebrados encontra-se na parte inferior.Em seguida, uma mistura de nutrientes de terra, húmus, turfa e areia é colocada na cova, que deve ser bem regada para sedimentação.
No centro do local resultante, deverá ser feito um monte, onde será plantada a spirea. Ao plantar, é importante espalhar as raízes e borrifar com terra. Então, cerca de 3-4 litros de água morna devem ser despejados sob cada muda. Despeje uma pequena camada de cobertura morta (serragem, grama cortada) na superfície para reter a umidade.
É aconselhável plantar em um dia nublado ou cobrir as mudas por alguns dias do sol. A distância entre os arbustos deve ser de 35-50 cm.
Como cuidar bem dele?
Cuidar da espirea Goldflame consiste, como a maioria das plantas, em regar, soltar o solo e se alimentar. A rega é necessária regularmente, mas com moderação. A água não deve ficar estagnada. Você precisa monitorar com cuidado os arbustos no calor, não permitindo que a camada superior da terra seque. Isso retarda o desenvolvimento da planta e prejudica suas qualidades decorativas.
O suprimento de oxigênio é importante para as raízes, portanto, a cada irrigação, também é necessário afrouxar o solo. Também é bom fazer cobertura morta com turfa ou composto.
O arbusto florescerá profusamente apenas se o solo for fértil. Spirea pode ser alimentado com fertilizantes orgânicos e minerais. Durante a estação de crescimento, é necessário alimentar o arbusto no máximo 4 vezes. É aconselhável combinar este procedimento com a rega.
Um ponto importante no cuidado de uma planta é a poda, que permite que o arbusto se forme perfeitamente. Deve ser iniciada quando a spirea completar 4 anos a partir do momento do plantio. São várias as opções de poda: higiênica, anti-envelhecimento e modeladora.
Após o período de inverno, é importante retirar dos arbustos os rebentos que secaram ou foram danificados pela geada. No outono, é necessário cortar as inflorescências. É aconselhável realizar também a formação da copa nos meses de outono para que seja exuberante. A forma da planta pode ser dada absolutamente qualquer.
Às vezes, os arbustos precisam de uma poda rejuvenescedora para estender sua vida útil. É melhor fazer isso na primavera, antes que o suco comece a se mover. No decurso dessa poda, quase todos os rebentos devem ser removidos até uma altura de 1 centímetro. Então, depois de um tempo, um novo crescimento aparecerá.
Os arbustos jovens precisam de abrigo durante dois anos. Para fazer isso, é preciso soltar o solo e polvilhar com uma camada de 15 centímetros de cobertura morta. Coloque a serapilheira por cima e polvilhe as folhas caídas. Em seguida, as hastes devem ser dobradas ao solo, fixadas com grampos e envoltas em material não tecido. Quando a temperatura é fixada em valores acima de zero, pode-se retirar o abrigo e retirar os grampos, liberando os brotos.
Métodos de reprodução
Novos arbustos de spiraea japonica goldflame podem ser obtidos usando métodos bastante simples. As mudas acabarão sendo de alta qualidade e fortes se o enraizamento for feito corretamente e no prazo.
- As camadas devem ser feitas no início da primavera, quando as folhas ainda não apareceram nos arbustos. Para fazer isso, pegue um tiro jovem e incline-o o mais próximo possível do solo. Nesse caso, é importante fixá-lo em decúbito dorsal com um suporte. Em seguida, polvilhe o broto com terra. Futuramente, é necessário regar em tempo hábil para evitar o ressecamento. Com este método, as raízes serão formadas pela queda. Porém, a muda resultante deve ser separada do mato somente no ano que vem. É importante escolher apenas brotos saudáveis para mudas.
- Os cortes devem ser feitos no primeiro mês de verão. O processo consiste em cortar um bom rebento do arbusto. Em seguida, é cortado em pedaços para que cada um tenha um rim saudável. Para enraizar, você precisa de uma mistura de areia e turfa em quantidades iguais. O solo resultante é umedecido e, em seguida, os cortes são cravados nele. É importante que seja o corte inferior que penetre no solo. Para um enraizamento bem-sucedido, a spirea é regada 3 vezes ao dia. Antes do inverno, as mudas precisam de abrigo.Depois de um ano, você pode transferir mudas com sistema radicular desenvolvido para um novo local.
- O início da primavera é adequado para a propagação de sementes. A semeadura é realizada em recipiente com solo nutriente. As mudas são plantadas em campo aberto nos últimos dias de junho. É importante apertar as raízes antes de plantar. A desvantagem desse método é que as propriedades da planta mãe dificilmente serão preservadas.
- A divisão do mato é realizada no outono durante o transplante. Para fazer isso, o arbusto é dividido em partes, cada uma delas deve ter dois ramos fortes. Em seguida, você precisa enxaguar bem as raízes e aplicar carvão ativado triturado nos locais de corte. O desembarque em local permanente é feito da forma usual.
Doenças e pragas
Spirea é resistente a muitas doenças e várias pragas. No entanto, existem aqueles que podem causar danos significativos a ela. Entre eles, o maior perigo é ácaro-aranha... Isso se deve ao fato de seus ovos serem muito resistentes a produtos químicos. Os rebentos jovens são mais frequentemente atacados.
É necessário inspecionar cuidadosamente os arbustos em climas muito quentes, quando ácaro reproduz mais intensamente. Dá para perceber o ataque porque as folhas ficam com uma coloração amarela, caem. E também pequenos buracos e teias de aranha podem ser vistos neles. A planta deve ser tratada para esse tipo de parasita repetidamente até que todos os indivíduos sejam destruídos. Para fazer isso, use medicamentos chamados "Fosfamida", "Karbofos".
No verão, os arbustos podem ser danificados formigasque andam sobre os pulgões. Especialmente, você precisa ter cuidado se o formigueiro estiver em algum lugar próximo. Pulgões sugam o suco e danificam as inflorescências. Como resultado, a planta parece pouco atraente e murcha. Para se livrar dessas pragas, os arbustos são mais frequentemente tratados com Pirimor.
No final da primavera, os arbustos podem ser atacados pela rosácea rolo de folhasque corrói as folhas. Se você não lutar contra essa praga, em pouco tempo poderá ficar com os galhos nus. Pirimor também será eficaz contra o rolo de folhas.
Jardineiros experientes recomendam combinar pulverização com enxágue de pragas com água de uma mangueira. Para matar pulgões e ácaros você pode usar o método popular para lidar com o uso de infusão de hogweed dissecada. É feito com 1 kg de pastinaca bovina e 1 litro de água morna. É necessário insistir no remédio por um dia. Ao pulverizar com infusão, é importante observar a segurança, visto que a porcaria é uma planta venenosa.
Uso em paisagismo
Os paisagistas gostam muito da spirea japonesa "Goldflame" por sua decoração e fácil manutenção. Esta planta incrível fica igualmente bem em canteiros de flores, como bordas e como sebes. Galhos grossos podem ser uma grande barreira para olhos curiosos.
A planta pode ser usada sozinha ou em parceria com outras pessoas. As composições de "Goldflame" com lilases, laranja simulada, lírios do vale e prímula parecem ótimas. Lavanda, bérberis, cinquefoil e verão de fronteira se tornarão uma adição espetacular à beleza japonesa. O arbusto ficará muito expressivo contra o fundo de plantas cobrindo o solo com um espesso tapete verde.
Você pode usar Goldflame para decorar jardins em miniatura, parques espaçosos, escorregadores alpinos, canteiros de flores complexos. E também belas figuras topiárias são obtidas a partir dele. É muito fácil para os arbustos darem a forma necessária.
Você pode aprender mais sobre o arbusto "Goldflame" spirea japonês no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.