Spirea japonesa "Anthony Vaterer": descrição, plantio e cuidados
A spirea japonesa é uma beleza oriental com uma extraordinária capacidade de se adaptar às adversidades dos montanheses. Até um único arbusto plantado chama a atenção pelo brilho. Essa planta pode, sem esforços desnecessários, mudar quase completamente a aparência do jardim da frente, tornando-o extraordinário, colorido e cerimonial.
Peculiaridades
Entre os representantes menores das espirais japonesas, "Anthony Vaterer" é reverenciado por jardineiros e designers por sua despretensão e altas qualidades agronômicas. Apesar de sua graça e beleza, esta variedade é capaz de resistir à poluição urbana de gases, secas moderadas, geadas severas e crescer em terras áridas. Considere uma breve descrição da variedade. O "Anthony Vaterer" é um arbusto compacto com uma copa densa que se espalha, cuja altura não é superior a 1 me o mesmo diâmetro. A variedade é valorizada por sua longa floração de meados de junho a setembro em rosa brilhante com uma tonalidade roxa ou de cor carmesim brilhante com grandes inflorescências de até 15 cm.Anthony Waterer se destaca de suas contrapartes não só com belas flores, mas também com flores decorativas folhagem.
As folhas novas, quando começam a florir, apresentam uma tonalidade avermelhada com pinceladas rosadas. No verão são verde-escuros, no outono são vermelho-alaranjado ou púrpura.
A planta é resistente ao inverno, capaz de resistir a geadas de até -50 graus. Em invernos rigorosos, bem como na ausência de cobertura de neve, as pontas dos brotos podem congelar ligeiramente. Porém, a variedade se recupera muito bem. Mas o arbusto deve ser plantado em áreas protegidas dos ventos frios. A poda anual da primavera deve ser realizada para formar a copa correta e a formação de rebentos. Arbusto de folha caduca.
Como plantar?
A spirea japonesa é considerada uma planta despretensiosa no plantio e no cuidado. Para conseguir uma floração exuberante e um desenvolvimento saudável, é necessário não só cuidar bem dela, mas também escolher o local certo para o plantio. A melhor época é a primavera. A prova deve ser realizada em tempo nublado e plantada em local bem iluminado. Só neste caso é possível atingir a máxima decoratividade tanto na cor das folhas como na floração abundante.
O sistema radicular da spirea é fibroso e cresce intensamente, de modo que a planta recebe os nutrientes e a umidade necessários apenas da camada superior do solo. Portanto, para um melhor crescimento, escolha um local mais amplo. A spirea japonesa é relativamente pouco exigente para a composição do solo, mas prefere crescer em solo ligeiramente alcalino (pH: 7–7,5). Se o solo for pobre e pesado, antes do plantio é necessário aplicar fertilizantes minerais complexos e matéria orgânica na forma de húmus ou composto.
Compre arbustos cultivados em recipientes, o que aumenta as chances de enraizamento bem-sucedido. Se você comprar mudas com raízes abertas, preste atenção ao estado delas. Eles não devem ser secos demais e danificados, brotos com botões vivos, mas ainda não despertados. Para verificar o "frescor", use um método simples: os brotos e as raízes devem ser ligeiramente elásticos ao toque, mas não quebram ao menor toque.
Antes de plantar a spirea japonesa, você primeiro precisa preparar a cova de plantio, uma semana antes de plantar a planta.Deve ser um terço maior do que o volume do sistema radicular do arbusto. Uma espessa camada de drenagem é colocada no fundo do buraco, consistindo de tijolos quebrados e grandes escombros. O substrato do solo para as mudas jovens deve ser nutritivo e consistir em húmus, turfa, areia e solo com grama. A mistura de solo preparada é bem misturada. Remova as raízes secas e danificadas e encurte as muito compridas. Primeiro, você precisa desinfetar as raízes mergulhando-as por várias horas em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Após a realização dos trabalhos preparatórios, a muda do arbusto é colocada na cova, as raízes são suavemente esticadas, preenchidas com uma mistura de solo preparada, compactando-a cuidadosamente. O pescoço da raiz da spirea deve estar acima do solo. Depois que a planta é regada abundantemente e a cobertura morta é realizada. Um método simples evita o crescimento de ervas daninhas e não permite que a umidade evapore intensamente do solo. A etapa final do plantio é alimentar a planta com amônia. É realizada alguns dias após o desembarque e durante o período de crescimento ativo.
Este fertilizante contém nitrogênio, que estimula o desenvolvimento intensivo do sistema radicular e o melhor ganho de massa verde.
Como cuidar bem dele?
Não é difícil cuidar da spirea japonesa, mesmo um iniciante pode lidar com essa tarefa com sucesso. O principal é que o plantio seja feito corretamente, a poda e a alimentação sejam feitas na hora certa. Muitas variedades prosperam tanto em locais ensolarados quanto em sombra parcial. Mas a aparência folhosa decorativa "Anthony Veterer" requer uma iluminação forte para manter a rica cor da folhagem. Apesar de sua aparência elegante, a planta pode crescer em qualquer solo, mesmo nos mais pobres. Spirea se sente bem em solos férteis, argilosos com boa drenagem. No entanto, deve ser de umidade moderada, pois a cultura tem uma atitude negativa em relação à água estagnada. Essa desatenção levará ao apodrecimento do sistema radicular e ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
A cultura é bastante robusta e capaz de resistir a um curto período de seca. As condições meteorológicas regulam a frequência da rega. Em clima frio, uma planta precisa de cerca de 10 litros de água; no verão, a quantidade de líquido dobra. Frequência de rega - uma vez a cada 2 semanas. O arbusto pode tomar uma pequena ducha se houver necessidade de tirar a poeira da folhagem. O procedimento é realizado apenas à noite ou em dia nublado para evitar queimaduras nas folhas.
A alimentação oportuna tem um efeito benéfico sobre o estado geral. A Spirea responde não só com um crescimento intenso, mas também com uma floração exuberante. Além disso, uma nutrição adequada permitirá que a planta resista bem a pragas e doenças. Para mudas jovens, os primeiros anos de alimentação não são necessários. Eles recebem nutrientes durante o plantio.
Os espécimes maduros devem ser alimentados várias vezes ao ano. O primeiro é produzido na primavera após a poda, o próximo em julho antes da floração. Para melhor assimilação do fertilizante, aplique na forma líquida. Após o inverno, a spirea precisa de fertilizantes minerais complexos, no verão - orgânicos. A cobertura morta periódica com húmus ou composto permite que você o enriqueça com os nutrientes que faltam.
O solo ao redor do sistema radicular deve ser periodicamente solto até uma profundidade rasa e as ervas daninhas devem ser removidas. As raízes da spirea japonesa precisam de ar para crescer bem. A poda do arbusto também é importante, graças à qual a planta rejuvenesce e estimula a floração abundante. A cultura não tem medo de podas fortes, o que permite obter a forma desejada. Para conseguir uma floração exuberante, a poda é realizada no início da primavera, antes que os botões cresçam. Galhos velhos, danificados e secos devem ser removidos. Se o arbusto for muito grosso, deve ser desbastado.
E também remova as inflorescências que estão desbotadas, desta forma você pode estender o período de floração.
Métodos de reprodução
Na obtenção de novas mudas de spirea japonesa, eles usam com sucesso métodos de propagação vegetativa: cortes, estratificação e divisão do arbusto. Esses métodos permitem preservar as qualidades varietais da cultura com 100% de garantia.
Estacas
Este é um método de criação demorado que requer alguma experiência. O procedimento é realizado no final do verão ou início do outono. Para isso, são tirados brotos com 4-6 botões. A base do corte é cortada em um ângulo de 45 graus. As folhas inferiores são completamente removidas, as superiores são cortadas ao meio. A seguir, o material preparado é colocado em água com a adição de um preparado que estimula a formação de raízes por várias horas.
O solo é preparado, consistindo de metade de areia úmida e composto. Em seguida, as estacas são plantadas sob uma encosta e cobertas com uma película. Cuidar dessas mudas envolve rega periódica (não é permitido secar o solo) e arejá-las. Quando os brotos crescem, o filme é removido. Para o inverno, as estacas plantadas em terreno aberto são cobertas com folhas secas e fibra agrícola.
Dividindo o mato
Para este método, pegue amostras de 3-4 anos. O procedimento é realizado em meados da primavera, quando já passou a ameaça de geada. As raízes são separadas com cuidado usando um podador afiado. Cada parte dividida deve ter pelo menos 2-3 brotos. As raízes devem ser ligeiramente encurtadas e esticadas no buraco, polvilhando cuidadosamente com terra. Os Delenki são plantados em um local permanente até que criem raízes e recebam uma boa irrigação.
Camadas
Este é um método de criação simples e eficaz para o qual um broto lateral deve ser selecionado. No início da primavera, até que os botões comecem a se dissolver, eles são colocados em um orifício preparado e levemente pingados. As camadas são regadas ao longo da temporada. No outono, eles se enraízam bem. Na primavera seguinte, as camadas são separadas da mata-mãe e plantadas em um local permanente.
Doenças e pragas
Apesar de sua graça, a spirea japonesa é bastante resistente a doenças e pragas. No entanto, pragas como ácaros, pulgões e vermes da folha podem prejudicar significativamente a aparência do arbusto. O clima seco e quente promove uma forte reprodução de pragas e seus ataques frequentes. A presença da curuquerê se manifesta na forma de danos à folhagem, o ácaro envolve os brotos com teias de aranha, levando-os à secagem prematura. Os pulgões danificam as folhas jovens e os rebentos sugando o suco deles. O tratamento com produtos químicos contribui para a eliminação precoce de pragas e a restauração da massa decídua.
Importante! A cultura praticamente não é danificada por doenças fúngicas. O principal é observar os devidos cuidados e tomar medidas preventivas para combater as pragas, ai a spirea japonesa vai agradecer com floração exuberante e beleza extraordinária.
Uso em paisagismo
Os paisagistas apreciam a spirea japonesa por suas qualidades decorativas. Ele se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de jardim. Variedade "Antoni Vaterer" é uma decoração insubstituível de colinas alpinas, jardins ornamentais, orlas, canteiros de flores e cria quadros coloridos na entrada do edifício.
Muitas vezes, por ser uma planta decídua, decorativa e com flores, esta espécie é usada no plantio em grupo. Essa sebe com céu aberto dará um toque especial à aparência externa do jardim. A cultura se dá bem com outras plantas do local. Ela é capaz de fazer amizade com hortênsias, rosas, budley, euonymus, coníferas e assim por diante.
Para informações sobre como cuidar adequadamente do espírito japonês "Anthony Vaterer", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.