Spirea Japonesa "Crispa": descrição, plantio e cuidados
As plantas ornamentais são parte integrante de todos os lotes residenciais, parques municipais e vielas. Eles tornam nossa vida brilhante e colorida. O trabalho de longo prazo dos criadores levou ao surgimento de um grande número de diferentes variedades de flores, que diferem em forma, tamanho, período de floração e método de tratamento. Para a autocriação de composições verdes, os especialistas em arquitetura paisagística recomendam o uso de variedades perenes e despretensiosas, cujo cuidado não causará dificuldades. É a esta categoria que pertence o spirea "Crispus". Esta planta tem um aspecto espectacular e uma cor viva das inflorescências, o que vai ajudar a decorar qualquer composição verde.
Peculiaridades
Spirea Japonesa "Crispa" (Crispa) é um arbusto curto que tem uma densa copa em forma de bola e é um tipo decorativo de spirea japonesa. Esta variedade pertence a plantas perenes decíduas e pertence à família Rosaceae. A pátria da flor é o território da China, Coreia e Japão. Uma descrição desta planta pode ser encontrada em todas as coleções de botânica.
A altura de uma planta adulta chega a 70 cm e o diâmetro da copa é de 80 cm. Os ramos desta planta são direitos, ramificando-se livremente, elásticos, com grande número de nervuras. A lâmina foliar tem forma oval com bordas onduladas. Uma característica distintiva das folhas é a mudança de cor dependendo da estação.
No início da primavera, as folhas têm uma tonalidade avermelhada, no verão são pintadas de verde escuro, mas no outono os arbustos ficam cobertos de folhas escarlates e laranjas com flor de bronze.
As flores, pintadas em tom rosa claro, são coletadas em inflorescências simples e aparecem apenas nos brotos do segundo ano de vida. O diâmetro máximo da inflorescência é de 6 cm, a floração começa em meados do verão e dura 2 meses.
Vantagens:
- aparência espetacular;
- despretensão;
- período de floração longo;
- facilidade de atendimento.
Como plantar?
A seleção competente do local para a planta e o plantio levando em consideração todos os requisitos é a chave para se obter uma planta bonita e saudável. Apesar da despretensão desta flor, os residentes de verão experientes recomendam uma atenção especial ao plantá-la. A época mais favorável para este evento é o início da primavera ou meados do outono, mas se o material de plantio adquirido tiver um sistema radicular fechado, então ele pode ser plantado durante toda a estação de crescimento.
A planta se sente mais confortável em áreas bem iluminadas, que são protegidas das fortes correntes de ar frio. Os especialistas permitem o plantio em áreas com pouca sombra, mas a presença constante na sombra pode afetar negativamente o brilho das inflorescências e a densidade da copa. Uma flor despretensiosa se sente bem em todos os tipos de solo, mas é ainda melhor se a acidez do solo estiver próxima do neutro. A planta não se sente bem em áreas pantanosas, que possuem uma localização próxima da água subterrânea à superfície.
Antes de começar a plantar mudas, é preciso escolhê-las corretamente. Jardineiros experientes recomendam a compra de material de plantio em viveiros especializados que vendem apenas produtos de alta qualidade. A maioria das mudas é vendida em pequenos recipientes. Alguns cultivadores vendem flores cujo sistema radicular é coberto por uma espessa camada de argila, que não deixa secar. Os especialistas recomendam abandonar a compra de plantas com raízes abertas, que podem ficar inutilizáveis e secar durante o transporte.
Sinais de raízes saudáveis - a presença de raízes longas sem danos mecânicos e sinais de doença.
Antes do plantio, a área selecionada deve ser cuidadosamente desenterrada e limpa de detritos estranhos. As covas de plantio devem ser necessariamente um pouco maiores que o sistema radicular das mudas. Para evitar a decomposição de cavalos, os especialistas recomendam colocar argila expandida, pequenos seixos ou tijolos quebrados no fundo da cova de plantio. Antes de retirar as mudas do recipiente, o solo nele contido deve ser derramado com água. Ao remover uma flor de um recipiente, você deve tentar preservar o caroço de barro tanto quanto possível. Todos os vazios da cova durante o plantio devem ser preenchidos com solo nutritivo com sua compactação simultânea. É estritamente proibido aprofundar profundamente o colo da raiz, sua localização ideal é ao nível do solo. Após o plantio, todos os verdes da superfície devem ser cortados e o buraco deve ser derramado abundantemente com água limpa e estável.
Como cuidar bem dele?
Como a spirea "Crispa" é uma planta despretensiosa, o cuidado com ela não causará dificuldades mesmo para os iniciantes no verão. Em condições climáticas favoráveis, esta flor praticamente não precisa de rega adicional, mas em um período muito seco ainda é necessário umedecer o solo. A quantidade ideal para um arbusto é de 10 litros. Toda a zona da raiz deve ser coberta com turfa ou casca cortada.
Como todas as plantas, spirea precisa de alimentação regular... Na primavera, é aconselhável enriquecer o solo com nitrogênio, no verão as flores precisam de potássio e fósforo, mas no outono é preciso adicionar superfosfato. Residentes de verão experientes recomendam a compra de um complexo mineral especial, uma aplicação única que fornecerá à flor todos os oligoelementos necessários durante todo o ano.
Deve-se prestar atenção especial à poda da spirea, que é dos seguintes tipos:
- sanitário;
- estimulante;
- formativo;
- anti-envelhecimento.
A poda sanitária regular, durante a qual é necessário retirar todos os rebentos e inflorescências secos, bem como os ramos deformados, ajudará a dar ao arbusto um aspecto bonito e atraente.
Aconselha-se realizar a primeira poda estimulante 3 anos após o plantio.
Essa manipulação visa aumentar a densidade e densidade da coroa. A tecnologia do procedimento é reduzir o comprimento dos brotos velhos no início da primavera para 25 cm. A poda estimulante da primavera permitirá que você obtenha as primeiras flores no início de junho. Se você ignorar o procedimento, a planta poderá agradar com floração apenas em julho. A remoção de inflorescências murchas no início do outono irá provocar o reflorescimento do arbusto no meio desta estação em condições climáticas favoráveis.
Todas as ações de podas formativas visam dar à planta a forma geométrica necessária, dependendo dos desejos estéticos dos proprietários. Para manter a imagem criada, é imperativo remover os rebentos crescidos ao longo da temporada.
Para rejuvenescer arbustos velhos, os especialistas recomendam a poda rejuvenescedora, que consiste na remoção completa de outono de todos os processos até o colo da raiz. Na primavera, novos brotos aparecerão dos botões restantes e o arbusto, com sistema radicular fortalecido, rejuvenesce completamente.
Apesar de sua alta resistência a baixas temperaturas e flutuações atmosféricas, os especialistas recomendam no final do outono a realização de uma série dos seguintes eventos:
- cobertura morta da zona radicular;
- criar um abrigo de ramos de abeto ou material não tecido perto da planta;
- abrigando arbustos com neve.
Métodos de reprodução
Para obter novas plantas, especialistas recomendo o uso dos seguintes métodos de reprodução:
- seminal;
- estacas;
- dividindo o mato;
- com a ajuda de curvas.
O método de sementes é menos popular e é usado na maioria dos casos por criadores profissionais e trabalhadores de viveiros. Se, no entanto, há o desejo de obter plantas jovens a partir de sementes, primeiro você precisa colhê-las não antes de 2 meses após a floração. O material de plantio coletado deve necessariamente ser exposto a baixas temperaturas por vários meses. As sementes preparadas no início da primavera devem ser plantadas em um local com solo nutritivo, derramado abundantemente com água e coberto com papel alumínio.
Após o surgimento dos brotos, deve-se retirar o material de cobertura e, após o aparecimento de várias folhas reais, deve-se fazer um pick.
O corte é um método simples que permite preservar todas as características varietais de uma planta. A tecnologia consiste no corte de estacas no outono. Cada broto deve ter no mínimo 5 folhas, as inferiores devem ser removidas e apenas as 2 superiores sobrando. Os pecíolos preparados antes do plantio devem ser mergulhados em uma solução por pelo menos 30 minutos, o que acelera o processo de formação do sistema radicular. Somente após a realização dos trabalhos preparatórios é que se pode começar a plantar os pecíolos em recipientes com areia úmida, que posteriormente devem ser cobertos com filme plástico. O ângulo de aterrissagem ideal é de 45 graus. Somente após o aparecimento de novas folhas os brotos podem ser transplantados para um local de crescimento permanente.
Dividir o arbusto é o método de criação mais simples e popular, que envolve a extração completa da planta-mãe e a divisão de seu sistema radicular no número necessário de brotos. Para evitar a deformação do sistema radicular durante a extração de uma flor do solo, os especialistas recomendam regar abundantemente a planta várias horas antes do procedimento. Ferramentas de jardim afiadas devem ser usadas para separar o sistema radicular. Um pré-requisito é a presença de brotos fortes em cada parte separada, assim como caule e raízes fibrosas. Todo o material de plantio resultante deve ser plantado imediatamente em um local de cultivo permanente.
O método de criação usando curvas é menos popular, mas absolutamente nada complicado. Para realizá-lo, é necessário pressionar os processos inferiores à superfície da terra e borrifá-los com solo úmido, que deve ser umedecido constantemente ao longo da estação. Quando as condições favoráveis são criadas, as curvas criarão raízes rapidamente e começarão a formar folhas novas, mas não se apresse em replantá-las. A separação das mudas deve ser deixada até a próxima primavera.
Doenças e pragas
Arbustos saudáveis de espirea "Crispa" têm um elevado nível de resistência a várias doenças e muito raramente sofrem a ação de parasitas, mas os espaços verdes, que estão privados da atenção dos proprietários, muitas vezes sofrem de doenças fúngicas... Essa característica é causada pelo espessamento da copa, presença de grande número de brotos secos, além da alta umidade no interior da mata, ocasionada pela má circulação do ar.
Quando aparecem os primeiros sinais da doença, os especialistas recomendam fazer uma poda higiênica minuciosa das plantas e tratá-la com produtos químicos especiais.
As seguintes pragas podem prejudicar a aparência de uma flor:
- pulgão;
- rolo de folha
- ácaro-aranha.
A realização de inspeções regulares ajudará a prevenir o aparecimento dessas pragas. Se forem encontrados insetos únicos, os jardineiros profissionais recomendam simplesmente a coleta manual de pragas e folhagens danificadas, mas para destruir um grande número de insetos, é quase impossível fazer sem produtos químicos especiais.
Uso em paisagismo
Spirea "Crispa" é uma bela planta muito utilizada por paisagistas. Devido ao seu formato esférico e ao longo período de floração, esta cultura pode ser tanto uma planta independente quanto parte de uma composição verde.
Esta planta parece muito impressionante como um destaque brilhante contra o fundo de um gramado verde exuberante ou como um elemento de floração central em um canteiro de flores. Por ser despretensiosa, essa variedade pode ser plantada em grandes recipientes e, dependendo do clima, mudar de localização.
Em muitos projetos, a flor atua como uma planta de meio-fio que pode ser plantada perto de caminhos de jardim. Freqüentemente, o "Crispu" é usado como planta ornamental, o que permite zonear o espaço e criar sebes.
Para mais informações sobre a spirea, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.