Tudo sobre a spirea japonesa
Ao criar um projeto paisagístico para seu terreno ou jardim, você sempre deseja que cada planta tenha uma aparência harmoniosa e bonita. Nem todas as culturas podem coexistir, formando um conjunto interessante. No entanto, isso não se aplica à spirea japonesa - uma planta que complementa perfeitamente qualquer composição, tornando-a verdadeiramente única.
Descrição do arbusto
A pátria da spirea japonesa é, obviamente, o Japão, embora esta planta seja muito popular em alguns outros países asiáticos. Se você traduzir o nome de uma cultura, ficará claro que a palavra "Spirea" se parece com uma "espiral" e, de fato, os ramos da spirea curvam-se curiosamente, lembrando espirais... A planta pertence à família rosa e é um arbusto de crescimento lento.
Na natureza, a altura do arbusto pode chegar a meio metro, porém, as variedades "caseiras" têm um crescimento muito menor - cerca de 25-30 cm. A principal característica da cultura são as folhas incomuns. Na primavera, eles podem ter uma grande variedade de cores em uma paleta quente: vermelho, laranja, rosado. Com o início do verão, tornam-se verdes familiares e, no outono, voltam aos tons de primavera. A forma é completamente diferente e depende da variedade, mas sempre há dentes nas bordas.
Separadamente, vale a pena falar sobre os brotos da torre. Os espécimes jovens são feltrados, com um bordo macio, que perdem com a idade. Nas extremidades dos rebentos encontram-se grandes inflorescências, constituídas por muitas flores individuais. O tamanho das inflorescências também depende da variedade e da cor, que pode ser vermelha, branca, rosa. No entanto, todas as variedades têm floração prolongada, o que só pode ser considerado uma vantagem.
A spirea japonesa pertence às espécies que florescem no verão. Esse processo começa em meados de junho e termina antes do início do frio.
Além disso, a spiraea pode florescer e voltar a florescer. No entanto, só começará a dar frutos a partir dos 4 anos de vida.
Variedades populares
Spirea japonesa tem muitas variedades interessantes, cada um dos quais merece consideração separada.
- "Champanhe espumante". Arbusto alto, com um metro de comprimento, que pode atingir 150 cm de diâmetro, possui inflorescências branco-rosadas e a cor das folhas muda a cada estação. A solução perfeita para sebes.
- Frobeli. Esta variedade também se distingue pela sua altura elevada. Começa a florir em junho, as inflorescências são rosadas, pesadas, as folhas adquirem uma coloração verde, lindamente contrastando com as flores. Torna-se vermelho no outono.
- "Jenpei ou Genpei". O segundo nome da variedade é "Shirobana". Muito bonito, variedade de altura média. Ao contrário de muitas outras variedades, as folhas são sempre verdes escuras. Mas o verdadeiro "destaque" da variedade serão as inflorescências, que podem incluir até três tonalidades diferentes. Por isso "Shirobanu" é popularmente chamado de tricolor.
- Albiflora. Esta spirea cresce até um metro e meio de largura, mas não chega a atingir um metro de altura. No verão, suas folhas são verdes e as inflorescências são brancas. No outono, a folhagem fica amarela.
- Tapete dourado. Variedade anã criada artificialmente. O arbusto tem uma forma arredondada, com aproximadamente a mesma altura e diâmetro - cerca de 30 cm. Não floresce muito abundantemente, mas lindamente - com pequenas inflorescências rosadas em forma de escudo. As folhas são amarelas brilhantes, douradas.
- Tapete mágico. Tem uma coroa bastante densa e densa que se parece com um tapete.Uma característica da variedade é a mudança frequente na cor das folhas, motivo pelo qual a planta é muito valorizada no paisagismo. As flores desta variedade são pequenas, em tons rosados, e a cultura cresce até cerca de 50 cm.
- "Nana". Outro arbusto em miniatura, não atingindo mais de meio metro de altura. Floresce até setembro, as inflorescências apresentam uma cor vermelha brilhante. As folhas mudam de cor de verde e vermelho para laranja.
- Neon Flash ("Neon Flash"). Um arbusto compacto muito bonito, chega a quase um metro de comprimento e largura. As folhas mudam de cor, a floração é abundante e duradoura. As inflorescências são saturadas, brilhantes, podem ter tonalidades do lilás ao vermelho profundo.
- Firelight. Um arbusto de altura média, cerca de 60 cm. Floresce até setembro, inflorescências rosadas, recobrem a cultura de forma solta. Os rebentos têm uma tonalidade bordô, muito brilhante. Esta é uma das variedades de crescimento mais lento.
- Japanis Dwarf. O nome desta variedade é traduzido de forma muito engraçada - "gnomo japonês". Altura - 30 cm, a coroa tem formato esférico. As folhas são de um verde profundo, pequenas, e as inflorescências são rosadas e corimbosas.
- "Manon". Arbusto compacto com copa redonda e folhas que mudam de cor sazonalmente. As inflorescências não são muito grandes, vermelhas brilhantes.
- Princesas de Ouro. Um arbusto muito bonito, também redondo. As inflorescências têm o formato de uma bola, muito densas, grandes. Coloração - de lilás a rosa pálido.
Regras crescentes e recursos de cuidado
A principal vantagem da spirea japonesa é a facilidade de manutenção. Mas para proporcionar à planta um crescimento saudável e harmonioso com antecedência, bem como protegê-la de doenças e pragas, é necessário considerar cuidadosamente todas as etapas do plantio e cuidados posteriores.
Cronometragem
A spirea japonesa é plantada em terreno aberto na primavera ou no outono. A maioria dos especialistas acredita que o plantio na primavera terá mais sucesso. Afinal, a muda terá todas as chances de se adaptar às novas condições, fortalecer o sistema radicular e criar raízes. Além do mais, spirea poderá dar início a botões, que no verão florescerão com belas inflorescências... No entanto, o plantio de cultura de outono também ocorre, mas é aconselhável realizá-lo apenas em regiões de clima quente.
Além disso, é importante fazer isso antes da primeira geada, caso contrário, as plantas jovens morrerão.
Seleção de assento
Para cultivar spirea, você precisa selecionar áreas abertas ensolaradas. Nesses lugares, ela mostrará suas melhores qualidades. mas deve-se notar que o arbusto crescerá em sombra parcial, mas você não terá que esperar uma floração tão abundante dele.
Outra nuance é o tamanho da área. Uma grande área deve ser alocada para o plantio da spirea, uma vez que o sistema radicular precisa de muito espaço para um desenvolvimento harmonioso.
Preparação do solo
Uma planta como a spirea não impõe requisitos especiais à composição do solo. Mas é ainda melhor se a terra for fértil. É bom se a acidez estiver ligeiramente acima do neutro. Para os jardineiros cujo solo é drenado, leve, saturado de oxigênio, é mais fácil. Eles não precisam se preocupar com fertilizantes durante o plantio. Mas se o solo for pobre, então primeiro, algumas semanas antes do plantio, é fertilizado com turfa ou um complexo de curativos minerais.
Esquema de pouso
Antes de falar sobre o plantio de uma planta, considere as regras para adquirir material de plantio. Aqui você precisa ter cuidado, examine cuidadosamente as mudas. Eles são adquiridos apenas em viveiros e principalmente olham para as raízes, que devem estar ligeiramente úmidas. Os rebentos devem dobrar, porque esta planta é muito flexível. Se mesmo assim você olhou para alguma coisa, então em casa, corte as raízes doentes com um podador estéril, o mesmo deve ser feito com raízes muito longas (elas precisam ser encurtadas sem cortá-las completamente). Em seguida, as raízes são colocadas em um recipiente com uma solução fraca de manganês - esse procedimento simples mata as bactérias, se houver.
Enquanto o material de plantio está sendo preparado, você pode fazer as covas. As covas são preparadas 3-4 dias antes do plantio e seu tamanho não deve ser muito maior que o tamanho do sistema radicular da própria muda. O buraco geralmente tem cerca de 40 centímetros de profundidade.
Depois de preparadas as covas, começam a plantar mudas. É melhor se for realizado em tempo nublado, mas não frio. O fundo do buraco é coberto com uma camada de cascalho ou tijolo triturado de 15 centímetros. Aí a planta desce, as raízes precisam ser cuidadosamente esticadas. Em seguida, despeja-se uma mistura fértil, composta por turfa, turfa, húmus e areia na proporção de 3: 1: 2: 1. O solo é colocado com cuidado, batendo levemente. O colar da raiz não deve ser enterrado.
Depois que a planta é plantada, ela precisa ser regada. O suficiente, uma ou duas dúzias de litros por arbusto. Então especialistas aconselham cobrir os troncos com turfa seca ou serragem... Isso ajudará a manter a umidade no solo e a nutrir ainda mais as raízes. Depois de alguns dias, regue novamente, mas agora adicione um pouco de amônia ao líquido. Isso permitirá que as raízes lidem com o estresse com mais facilidade. Importante: não se esqueça que o sistema radicular da spirea japonesa é bastante volumoso. Portanto, é importante respeitar o intervalo de pouso.
Deve-se deixar uma distância de meio metro entre cada arbusto e 70 centímetros entre cada fileira de plantações. Se você já pegou variedades grandes e extensas, mantenha uma distância de um metro.
Rega
A rega é provavelmente o aspecto mais importante do cuidado de qualquer planta. Uma responsabilidade particular deve ser demonstrada no caso de bebidas alcoólicas recém-plantadas. A cada 14 dias, os arbustos são regados, sendo necessários cada balde e meio. A água deve estar morna e ao sol.
Em climas quentes, a frequência de rega pode ser aumentada, pois é impossível que a planta precise de umidade. No frio, ao contrário, o fornecimento de líquido é reduzido, regando apenas quando o solo seca. Se a estação das chuvas já começou, você pode parar completamente de regar. Além disso, não deve ser pulverizado com um borrifador, nem deve ser regado. Mas será útil afrouxar o solo depois de regar, bem como cavar todas as ervas daninhas próximas.
Top curativo
Você pode começar a alimentar a spirea japonesa já no primeiro ano de vida, no verão. Nesse momento, é importante usar exclusivamente matéria orgânica. Eles tomam um pouco de água, diluem com esterco fresco, e depois insistem em local fresco por 10 dias. Então você precisa diluir a infusão em um balde de água e regar a cultura. Este evento é realizado após o procedimento de recorte. Além do mais, antes de fertilizar é preciso regar o arbusto com água pura, afrouxar, tirar o mato... As plantas pequenas requerem cerca de 1 litro de líquido, as grandes precisam de 3-4.
Os complexos minerais também podem ser introduzidos a partir do segundo ano. Ao contrário dos orgânicos, os minerais são usados na primavera, antes da floração. Os fertilizantes são adequados para as plantações de rosas, que devem ser aplicados conforme indicado nas instruções. Além disso, você também pode fertilizar as plantas com superfosfato, que é aplicado junto com o estrume no verão.
Um balde de infusão precisará de 10 gramas da substância.
Poda
Spirea cresce bem, então a poda é vital para isso. A colheita é cortada na primavera. Inicialmente, nos primeiros três anos, será necessária uma poda regular, na qual são retirados os ramos congelados, doentes e secos. O procedimento é feito em maio. Um corte de cabelo rejuvenescedor cardinal exigirá um pináculo por 4 anos. O arbusto é podado baixo, deixando 30 cm, depois é feito o curativo.
Os cortes de cabelo subsequentes são realizados levando-se em consideração a finalidade de cultivo da planta, que pode ser diferente: sebes, caminhos, escorregas alpinos, etc. A cada 2 anos, os rebentos são podados, visto que só florescem espécimes jovens. Após a floração, a poda não é realizada: isso é relevante apenas para variedades de espiráia com floração na primavera.
Doenças e pragas
É importante observar que raramente o spirea se infecta com doenças. Mas isso acontece, por isso é importante saber com antecedência como salvar e proteger as plantas.Se você notar que as folhas da spirea começaram a secar, enrolar, amarelar e a própria planta parou de crescer, é hora de procurar a causa. As doenças virais e bacterianas devem ser "descartadas" imediatamente, já que a spirea quase nunca as pega. O mais provável é que se trate de infecções fúngicas, que surgem principalmente por culpa do jardineiro: rega excessiva, não observância da distância entre as plantações, bem como por motivos externos, por exemplo, forte humidade e aguaceiros prolongados.
Uma das infecções mais comuns e desagradáveis é a verticilose, que leva rapidamente à morte se o problema for ignorado. Os arbustos doentes são pulverizados com fungicidas, por exemplo, "Fundazol", bem como uma solução de manganês. Se isso não funcionar, o arbusto terá que ser destruído.
Quanto às pragas, existem mais do que doenças possíveis. No total, três parasitas principais podem ser distinguidos.
- Curuquerê rosa. Esta é uma pequena mariposa que não desdenha nada. É prejudicial tanto na fase de lagarta quanto na fase de inseto adulto. Roe folhas, bebendo seus sucos. Para combatê-lo, devem ser usados inseticidas.
- Ácaro-aranha. Começa a formar suas colônias em maio e é totalmente ativado no final de julho. Também roe as folhas, enredando-as com uma pequena teia de aranha. Eles lutam contra isso com inseticidas, "Karbofos" provou-se especialmente bem. Se tudo ainda não foi iniciado, você pode tentar uma solução de sabão em pó, que é pulverizado sobre a cultura. Para fazer isso, misture um quarto de balde de água com três colheres de sopa de sabão ralado e deixe por alguns dias.
- Aphid. Uma praga perigosa e muito popular que bebe todo o suco dos brotos e da folhagem. Contra pulgões, você pode usar "Actellik", de remédios populares, infusão de tabaco, pimenta, alho ou sabão ajuda perfeitamente. Também é recomendável lidar com a destruição de formigas no local.
Além dos insetos, as toupeiras também podem causar danos. Eles roem as raízes da spirea, o que faz com que a planta seque e morra. Poucas pessoas encontrarão forças para capturar e matar toupeiras, e isso não é necessário. É muito mais fácil instalar uma ferramenta como o "Krotogon" no site. Ele emite ondas sonoras especiais que as toupeiras não gostam. Além disso, as toupeiras odeiam óleo de rícino.
Se colocar recipientes com óleo ao redor do perímetro, os animais terão que procurar outra área para morar.
Preparando-se para o inverno
Quase todas as variedades de spirea japonesas são notavelmente resistentes à geada. Muitas delas não precisam de abrigo, mas isso não se aplica às mudas do primeiro ano. Em caso de dúvida, você pode cobrir todas as plantas, mesmo os adultos, definitivamente não haverá nenhum dano.
Como cobrir:
- reúna os brotos em um feixe e amarre;
- cubra a planta com uma camada de palha ou serragem de 10 cm;
- dobre o pacote e prenda;
- cubra a planta com folhas e ramos para que não seja espalhada pelo vento;
- com o início do inverno, o spirea fica adicionalmente coberto de neve.
Métodos de reprodução
A spirea japonesa pode ser propagada de várias maneiras, cada uma com suas próprias características.
Estacas
A propagação por estacas é um método bastante simples disponível para iniciantes. Recomenda-se realizá-lo no início do outono. Para enxertia, escolha um talo forte e corte-o em 4 partes. Cada um deles deve ter folhas. As mudas devem ser embebidas em água com estimulador de crescimento por algumas horas, depois plantadas no solo, consistindo de turfa e areia. O recipiente com as mudas é levado para um local fresco e seco, coberto com folhagem e deixado para o inverno.
Com a chegada da primavera, o material estará pronto para o plantio em campo aberto.
Camadas
Outro método muito fácil em que não há praticamente nada a fazer. Logo no início da primavera, antes do aparecimento das folhas, os ramos mais próximos do solo são inclinados e dobrados, fixando-se com segurança no solo. Os galhos tortos precisarão ser aspergidos com terra e não se esqueça de regar. Se tudo for feito corretamente, no início do outono a spirea irá deliciá-lo com novos arbustos.
Sementes
Este é um método de reprodução pouco confiável para a spirea, uma vez que apenas metade das sementes germinam. Além disso, a técnica está longe de ser aplicável a todas as variedades, de modo que a maioria dos jardineiros não a utiliza. No entanto, se quiser experimentar, você precisa saber como fazê-lo direito.
Nos primeiros dias da primavera, você precisará preparar caixas com solo fértil e de alta qualidade. Eles colocam sementes nele, você pode colocar turfa em cima. O recipiente com as sementes é coberto com vidro e, quando aparecem os primeiros brotos, ele é retirado. Regar com moderação, protegendo os pequenos rebentos das correntes de ar e do sol escaldante. Quando duas folhas aparecem, as mudas mergulham, acomodando-se em recipientes separados. Depois de um ano, a safra pode ser plantada no local.
Aplicação em paisagismo
A spirea japonesa é uma planta muito decorativa, bonita e delicada que vai decorar o local sozinha e na companhia de outras culturas. No outono, eles irão deliciar os jardineiros com folhas de cores incomuns, e no final da primavera e no verão - com inflorescências arejadas de vários tons. Spireas decoram não apenas terrenos, mas também parques municipais, praças de passeio perto de instituições médicas, jardins de infância e escolas, propriedades privadas. Essas plantas são adequadas a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas eles ficam especialmente bonitos junto com coníferas: thuja, zimbro, pequenas árvores de Natal. Não menos magníficas composições podem ser formadas combinando spirea com lilases, lavanda, rododendros, espinheiro.
Se houver o desejo de criar canteiros de flores espaçosos e espetaculares, então spirea pode ser combinada com sucesso com lírios do vale, tulipas, violetas, prímulas, narcisos... Uma solução interessante seria uma única espirea, em cujo círculo próximo ao caule pervincas, pulmão e cerastium estão confortavelmente localizados.
E agora vamos ver alguns belos exemplos de como você pode efetivamente transformar um site simplesmente plantando uma spirea nele.
- Spirea japonesa "Princesas douradas" em um design incomum.
- O plantio circular é simples e esteticamente agradável.
- Decoração elegante de passarela com duas fileiras de bebidas espirituosas rosa.
- Compacto de baixo crescimento "Country Red" dentro da cidade.
- Paisagem incrível de roseiras claras.
- Uma sebe arejada formada a partir de uma grande espirea branca.
- Arbustos compactos no desenho de culturas de coníferas são uma excelente escolha para um jardim privado.
No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre os spiraeus japoneses.
O comentário foi enviado com sucesso.