Spirea Wangutta: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedade varietal
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

As formas decorativas da Wangutta spirea distinguem-se pela bela floração, embora plantar e cuidar delas no futuro não seja particularmente difícil e esteja ao alcance de qualquer jardineiro amador. As variedades "Pink Ice" e "White Bride", "Renaissance", Snow white são há muitos anos admiradas pelos verdadeiros conhecedores da beleza de um jardim japonês ou chinês. Vale a pena saber quais são as características do arbusto, como plantar e cuidar dele.

Peculiaridades

Spirea Wangutta é um híbrido interessante pertencente à família Pink. Este é um arbusto perene com uma copa espalhada, em cascata ou arredondada, principalmente brotos curvos (existem subespécies eretas). A descrição botânica indica que a planta pertence à decídua, altamente decorativa. A forma arbustiva torna-o atraente para uso em paisagismo. Um híbrido chamado Spiraea vanhouttei é obtido pelo cruzamento de 2 outras espécies: Spiraea cantoniensis e Spiraea trilobata. A planta resultante também é chamada de meadowsweet por analogia com outras espireas.

Curiosamente, o surgimento de uma nova espécie ocorreu naturalmente na natureza, e tais casos não são incomuns para este gênero de planta. O arbusto é bastante grande: atinge 2 m de altura e 3 m de diâmetro. Ele cresce rapidamente - nisso o híbrido é visivelmente superior aos seus pais.

Na planta adulta, os ramos assumem uma forma arqueada e durante o período de floração parecem os riachos de espuma branca de uma fonte.

Os rebentos cobrem as folhas obovadas não púberes com 3-5 lóbulos e uma borda serrilhada. A superfície externa é verde escura, antes de cair sua tonalidade varia do amarelo ao vermelho alaranjado. A parte inferior das folhas é mais escura, acinzentada. Seu comprimento chega a 3,5 cm, as inflorescências são múltiplas, têm formato hemisférico, cobrem uniformemente os brotos em todo o comprimento. As flores têm pétalas brancas e centro amarelo e formam-se em ramos com mais de 2 anos.

Na criação cultural de spirea, Wangutta é usado desde 1868 e é merecidamente popular devido à sua excelente decoração. O arbusto é tolerante à sombra, mas não resiste a uma queda significativa na temperatura atmosférica. A planta não sofre dessa característica: os galhos congelados se recuperam rapidamente. A floração precoce é característica da Vangutta spirea, em junho-julho, manifestações de remontantidade são possíveis com a formação de uma segunda onda de flores em agosto.

Variedade varietal

A criação seletiva de Wangutta spirea apresentou ao mundo mais de uma dúzia de belas variedades com flores brancas como a neve ou rosa claro. As mais populares são as formas mais espalhadas que parecem especialmente decorativas. O melhoramento genético moderno oferece a oportunidade de admirar a floração semi-dupla ou aguardar a segunda onda de formação de inflorescências. No entanto, todas as variedades desta planta incrível merecem atenção. E os mais populares devem ser considerados com mais detalhes.

  • A Noiva Branca. Uma variedade luxuosa com uma floração bonita que parece elegante e solene graças aos luxuriantes cachos de inflorescências. Esta planta é uma das mais populares entre os paisagistas. O arbusto tem uma forma de coroa clássica: em forma de guarda-chuva com ramos elegantemente curvos.A altura de uma planta adulta chega a 2 m.
  • Branca de Neve. O nome pode ser traduzido como "branca de neve". Esta variedade de seleção canadense, tem tamanho médio: atinge 150 cm de altura com copa larga e espalhada com diâmetro de até 180 cm.A planta se distingue por grandes inflorescências expressivas de cor branca pura. Uma variedade luxuosa para plantar como decoração de uma vista de uma janela ou um conjunto de entrada.
  • "Renascimento". Uma variedade criada para criar sebes "chorosas" espetaculares. Pertence ao grupo de destilados Wangutta da seleção americana. Além da floração exuberante, também é famosa por sua alta resistência ao desenvolvimento de diversas doenças.

A solução ideal para o plantio ao longo dos limites do local.

  • Gelo rosa. Uma variedade incomum de Vangutta spirea com uma exuberante coroa arredondada, repleta de inflorescências rosa claro na estação. A originalidade também se soma ao fato de a planta apresentar a cor das folhas em mosaico da natureza. Um padrão bizarro neles é formado por 2 tons: bege-marrom e verde-oliva. O arbusto é muito decorativo, presta-se bem ao corte.
  • Gold Fontaine. "Fonte de Ouro" é uma variedade de Wangutta spirea da seleção polonesa. Ele é um dos mais jovens e ainda não ganhou grande popularidade, pertence a um crescimento lento. A planta adulta atinge 120 cm de altura e 50 cm de diâmetro, compacta. Os ramos chorosos, pendurados para um lado, são cobertos no verão por exuberantes inflorescências corimbosas. Esta variedade tem folhas cremosas incomuns que parecem muito incomuns contra o fundo da vegetação circundante.

Como plantar?

Plantar a Wangutta spirea em terreno aberto nem mesmo começa com a busca de um lugar e a criação de um buraco. O primeiro passo é sempre escolher uma muda. Como a planta é híbrida, para obter a forma varietal correta e exata, as plantas apresentadas em viveiros devem ser preferidas. Ao escolher uma muda em um recipiente, é preciso prestar atenção ao estado de seu sistema radicular. Não deve haver vestígios de secagem ou decomposição.

Vale a pena prestar atenção ao estado da casca. A superfície dos brotos deve ser lisa, plana, sem deformações e outros defeitos. Recomenda-se selecionar as mudas diretamente na véspera de sua colocação no solo. A época ideal para o plantio é no outono ou na primavera: antes do aparecimento dos primeiros botões ou depois da queda da folhagem.

A escolha de um local para a Wangutta spirea também é de grande importância. Em geral, a planta é considerada despretensiosa, mas sua floração - abundância, duração - depende muito do tipo de solo. É ideal usar locais com acidez do solo não superior a 5-6 pH, bem drenados, com composição arenosa ou argilosa. A luz solar também é importante para a spirea, especialmente quando cultivada em climas temperados. É bom se você puder fornecer a ela as horas de luz do dia mais longas possíveis.

No sul, é permitido pousar na parte sombreada do local.

Wangutta depende diretamente do momento do plantio da spirea quando ela começa a florescer. Jardineiros experientes preferem plantar no outono depois que as folhas caem e obtêm a primeira floração do arbusto na primavera. As mudas de abril darão inflorescências no final de agosto. O processo de plantio ocorre em uma ordem específica.

  • No local escolhido, é preparada uma cova de plantio com diâmetro maior que um pedaço de terra com raízes por 20 cm, mas não inferior a 50 cm, inclusive de profundidade. O fundo é forrado com uma camada de drenagem de 15 cm de espessura, podendo-se usar argila expandida e tijolo triturado. Se vários buracos forem cavados, um espaço de 0,7 m ou mais é deixado entre eles, ou 0,5 m na formação de sebes.
  • O buraco é permitido assentar por 2-3 dias para o solo se assentar. Nesse momento, está sendo preparada uma mistura de plantio, composta por grama removida, metade da turfa e areia fina de rio. Todos os componentes são completamente misturados para obter uma composição com estrutura homogênea.
  • A muda é retirada do recipiente ou vaso, o rizoma é levemente podado, removendo áreas secas ou em decomposição.Posicione no centro do caroço de forma que o colar da raiz fique acima do nível de suas bordas. As raízes são cobertas com a mistura de plantio preparada, a camada superior é cuidadosamente compactada. A planta é regada com água morna e estável. Depois disso, o círculo do tronco é polvilhado com palha abundante.

Após o plantio, Vangutta spirea requer regular, até 3 vezes por semana, regando na estação seca, capina e cobertura morta do solo. Isso garantirá uma boa sobrevivência da planta.

Como cuidar bem dele?

Cuidar da Wangutta spirea no local difere pouco do que é necessário para outras plantas deste gênero. O arbusto não é muito higrófilo, a irrigação após 2 anos de plantio só é necessária em caso de seca. Durante o período de formação dos botões, é especialmente importante não exceder a quantidade necessária de umidade, caso contrário, o tamanho e o número de inflorescências serão muito diferentes do normal. Após a floração, você pode retornar à ordem normal de aplicação de umidade. A poda é um bom motivo para regar mais.

Recomenda-se alimentar a planta 2 vezes durante a temporada. Pela primeira vez, os fertilizantes são aplicados imediatamente após a neve derreter e os primeiros botões aparecerem. Neste momento, são utilizadas misturas minerais complexas.

No outono, uma segunda alimentação é realizada à base de preparações de fósforo e potássio.

É imprescindível aparar a Vangutta spirea: isso estimula a formação de novos brotos, fornece a densidade de copa necessária. O primeiro tratamento é feito nas plantas 3 anos após o plantio, antes essa medida não era necessária. Decorativa - modelagem - poda é recomendada no outono após a floração. Os rebentos são encurtados em não mais do que 1/4 do comprimento total.

Para fins sanitários, a poda da primavera é realizada para ajudar a estimular a floração abundante. Nesse caso, todos os brotos que não sobreviveram ao inverno, galhos quebrados e secos, são podados. Após 7–8 anos, um procedimento de rejuvenescimento pode ser realizado. Nesse caso, todos os brotos são cortados quase até a raiz, apenas uma base de 15-20 cm de altura permanece na superfície.

Na formação de sebes, um corte de cabelo tem um valor formativo importante para a spirea. Nesse caso, a poda higiênica é realizada conforme a necessidade, mas sem afetar os botões florais nos brotos de 2 anos. No outono, são podadas com maior intensidade, retirando os brotos com pincéis desbotados. Além do mais, Devido à densidade do plantio, as plantas em sebes têm muito mais probabilidade de precisar aparar a copa afetada por insetos ou doenças.

As mudas plantadas no outono exigem a criação obrigatória de um abrigo para o inverno. Eles são amarrados com material não tecido e, em seguida, cobertos com ramos de abeto. A cobertura não é necessária a partir de 2 anos após o plantio. O arbusto é resistente ao inverno, capaz de resistir a geadas até −45 °, após o congelamento dos brotos, ele restaura rapidamente seu antigo esplendor.

Métodos de reprodução

O método de propagação por semente é pouco adequado para espécies híbridas devido ao fato de que as plantas resultantes frequentemente são muito diferentes do arbusto-mãe. Além disso, as sementes de Wangutta spirea não têm uma alta taxa de germinação, é apenas cerca de 5%. Mas se você quiser experimentar, pode fazer a semeadura na primavera em uma pequena estufa. O tempo aproximado de espera pelas mudas é de 2 semanas, após 3 meses é realizada a colheita das mudas, o plantio a céu aberto é realizado apenas no ano seguinte.

As estacas são um método de criação muito mais popular para a Wangutta spirea. É produzida no outono após o período de floração, tendo esperado 2 semanas após a queda dos botões. Para o corte de estacas, selecionam-se brotos com estrutura semilignificada, sãs e fortes. O enraizamento é feito em recipientes preenchidos com uma mistura de turfa e areia. Colocar mudas em uma microestufa ajudará a acelerar o processo.

Quando as folhas novas aparecem nas mudas, você pode plantá-las em recipientes separados.

Na enxertia, o plantio no solo é recomendado apenas para o próximo ano. As plantas resultantes retêm todas as propriedades do arbusto-mãe. Existem outras maneiras que não privam o híbrido de decoratividade. Por exemplo, a reprodução por camadas com adição de brotos laterais no solo e seu posterior enraizamento. Tal plantação é formada no início da primavera, o galho é colocado em uma trincheira preparada, fixada com um suporte. É possível separar a nova planta da mata-mãe apenas no próximo ano.

Dividir um arbusto é um método usado se um transplante está sendo feito. Um arbusto completamente escavado é dividido em várias partes para que cada lóbulo retenha a parte da raiz e 4–5 brotos no topo. As fatias devem ser tratadas com carvão, em seguida as plantas são plantadas da mesma forma que na colocação usual no local da espirea em um recipiente.

Doenças e pragas

Spirea Wangutta é bastante resistente a vários tipos de doenças e pragas. A umidade excessiva do solo pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de infecção. Para fins de prevenção, recomenda-se monitorar a abundância de regas, drenar o solo se necessário. Será útil após o derretimento da neve, mas antes da formação dos botões, higienizar os arbustos com solução Fitoverm na dosagem de 1 ampola por 10 litros de água. Este volume é suficiente para 5 plantas.

Essa pulverização evita o aparecimento de mosquitos da bílis nos rins, caracóis de jardim, pulgões comuns e da beterraba. Para identificar insetos perigosos, você precisa inspecionar regularmente os arbustos - é assim que você pode encontrar um ácaro-aranha ou uma mosca-serra. Os rebentos afetados são cortados, os locais de separação são tratados com verniz de jardim. Os ramos doentes devem ser queimados, o resto do arbusto é pulverizado com composições fungicidas: 0,3% de karbofos e seus análogos.

Para evitar o aparecimento de esporos de fungos na planta, para prevenir a infecção com oídio, recomenda-se realizar um tratamento preventivo ainda antes da floração.

Para isso, utiliza-se o líquido Bordeaux, composto por uma solução a 1% de sulfato de cobre e cal.

Uso em paisagismo

No projeto paisagístico, Wangutta spirea é ativamente usado em plantações individuais perto de reservatórios artificiais. A forma lacrimejante do arbusto está em boa harmonia com a superfície da água e confere efeito decorativo adicional ao local durante o período de floração. Esta planta combina bem com coníferas como pano de fundo. Você pode selecionar formas decorativas e abetos vermelhos clássicos, pinheiros, thuja. O dueto de Wangutta spirea com canteiros de flores parece espetacular. Aqui, o papel da planta de fundo irá para o arbusto chorão.

Desembarques de paciência também são relevantes. Se você colocar a Wangutta spirea no centro de um gramado ou jardim de flores, ela se tornará o elemento principal que sempre vem à tona. As variedades que dão floração repetida são especialmente boas nesta qualidade. Como parte das sebes, esta espécie mantém a sua forma notável e tem um aspecto muito expressivo. Mas é importante observar na hora do plantio a distância entre as bases dos arbustos: deve ser de 0,5 m.

Outros arbustos com flores abundantes são bem adequados como companheiros para Wangutta spirea. Pode ser lilás ou laranja simulada, o que dará uma decoração adicional à composição. É bom se você puder colher variedades com períodos de floração anteriores e posteriores, evitando expor o jardim depois que as pétalas caírem na torre.

Para mais informações sobre o spirea de Wangutta, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário