Spirea na Sibéria: plantio e cuidado
Muitos jardineiros, escolhendo um arbusto com flor perene para seu local, preferem spirea. Dadas as características climáticas da Sibéria, a spiraea é uma excelente opção para a decoração de um jardim, uma vez que este arbusto de flores viçosas e viçosas também é bastante resistente à geada.
A Spirea é despretensiosa de cuidar, o que a torna atraente mesmo para jardineiros inexperientes.
Seleção de variedade
Spirea possui uma rica variedade de variedades. Podem ser condicionalmente divididos de acordo com o seu crescimento em altos e baixos, de acordo com a forma da coroa - em formas esféricas, em cascata e eretas, de acordo com a cor das flores - com inflorescências brancas e com inflorescências rosadas. É geralmente aceito dividir as variedades em plantas com flores de primavera e plantas com flores de verão.
Nas colheitas de floração da primavera, botões brancos são formados nos brotos do ano passado e florescem por um curto período de tempo. Nas variedades com floração de verão, as inflorescências podem ter uma variedade de tons de rosa e são formadas nos brotos deste ano. As culturas de floração de verão têm um tempo de floração mais longo, em alguns casos podem florescer durante o verão.
As variedades mais comuns de spirea para cultivo na Sibéria são as seguintes.
- Greifshame. O tipo mais popular de spirea com flor de primavera. É um arbusto extenso, com cerca de 2 metros de altura, com exuberantes inflorescências de pequenas flores cinzentas. Após o plantio, começa a florir no segundo ano. A época de floração é em meados de maio e dura cerca de um mês e meio. Esta variedade é híbrida e não forma sementes, portanto deve ser plantada vegetativamente.
- "Wangutta". Esta variedade também é híbrida e apresenta alta robustez no inverno. Um arbusto adulto atinge 2 metros de largura e altura, possui copa esférica. É uma das poucas variedades que podem florescer no início ou no final do verão. Flores pequenas são coletadas em inflorescências umbeladas globulares.
- "Ivolistnaya". Tipo de espirea com rebentos eretos de cor castanho-avermelhada, atingindo 2 metros de altura. As flores são coletadas em inflorescências de panícula e podem ser brancas ou rosa. Willow spirea tolera bem a geada e é despretensiosa no cuidado. Na natureza, ela cresce com mais frequência ao longo das margens dos corpos d'água.
A peculiaridade desta espécie está nas placas foliares esbranquiçadas no topo.
- "Japonês". A variedade spirea mais recomendada para cultivo na Sibéria. A spirea japonesa tolera muito bem as mudanças de temperatura e tem maior resistência ao frio. Os arbustos hemisféricos apresentam uma folha de folha rosada na parte superior e uma azulada na parte inferior. A altura não ultrapassa 1,5 metros. No outono, a folhagem da spirea desta variedade adquire uma cor vermelho-alaranjada brilhante. As inflorescências têm formato paniculado-scutelloso, formado por pequenas flores rosadas. O período de floração é de cerca de 2 meses. Possui diversas variedades.
- Princesinhas - um arbusto de copa compacta arredondada, atingindo 1,50 metros de largura e cerca de meio metro de altura. O período de floração é no meio do verão.
- Princesas de Ouro - ao contrário das princesinhas, o arbusto fica mais alto e tem folhagem dourada.
- "Shirobana" - arbusto compacto de até 80 cm de altura com folhagem lanceolada. Ela floresce com flores brancas ou rosa no final de julho ou início de agosto.
- "Goldflame" - uma variedade de spirea, que tem uma folhagem de cor amarela brilhante, que gradualmente se torna mais saturada, depois esverdeada, e no final laranja com um tom acobreado. As inflorescências são rosa com uma tonalidade avermelhada.
- "Dubravkolistnaya". Uma variedade muito despretensiosa de spirea, a área de distribuição é o Extremo Oriente e a Sibéria. Ele difere de outras variedades porque pode crescer em qualquer tipo de solo, incluindo os pedregosos. O arbusto é baixo, com pequenas folhas esverdeadas que se tornam douradas no início do outono. O período de floração leva um pouco menos de um mês, pequenas flores cremosas são coletadas em inflorescências esféricas.
- Billard. Arbusto com cerca de 2 metros de altura com folhas lanceoladas e pequenas flores rosadas, recolhidas em inflorescências em forma de pirâmide. A variedade é híbrida, portanto a propagação só é possível com o auxílio de estacas. Ela continua a florescer até a geada. Difere em alta resistência ao frio e tolerância à sombra.
- "Berezolistnaya". Tem uma forma semelhante de placas de folha com placas de bétula. Floresce com flores brancas ou rosa pálido, coletadas nas inflorescências da panícula. A época de floração ocorre no início do período de verão. O arbusto atinge cerca de meio metro de altura e tem boa resistência à geada.
Como plantar?
Spirea é uma planta bastante despretensiosa, portanto o plantio não deve causar dificuldades significativas. Existem várias opções de propagação de arbustos: por sementes, estacas, por estratificação e separação de arbustos. Apenas as plantas não híbridas podem ser propagadas com sementes, pois os híbridos não produzem sementes. O método mais simples são as estacas, uma vez que têm uma grande probabilidade de enraizamento, e os rebentos jovens das estacas podem ser plantados na sua futura área de cultivo já na época seguinte.
Cronometragem
O momento do plantio da spirea depende totalmente da época de floração da variedade de arbusto selecionada. Se a variedade florescer na primavera, ela deve ser plantada no outono. As espécies de spiraea com flor de verão são plantadas no início da primavera, antes que a primeira folhagem apareça.
Na primavera é melhor plantar mudas, e na queda plantar arbustos divididos.
Seleção de assento
A melhor opção para o plantio de spirea é em um planalto ensolarado, pois pode haver muita umidade nas terras baixas, e à sombra é muito difícil conseguir uma floração exuberante do arbusto. A spirea tem um sistema radicular bastante extenso, portanto, você não deve plantá-la perto de plantas frutíferas, pois muitas vezes libera camadas. O solo é preferível ser solto, com boa permeabilidade ao oxigênio. Na presença de argila no solo, é necessário providenciar um sistema de drenagem. Se o arbusto for plantado no inverno, o fertilizante deve ser aplicado ao solo no outono. Tanto o armazenamento mineral como o natural orgânico são adequados.
Esquema de pouso
- O preparo das covas deve ser iniciado alguns dias antes do plantio, para que a terra tenha tempo de se acomodar. As covas são cavadas com pouco mais de meio metro de profundidade, ou cerca de 1/3 do volume do sistema radicular. A distância entre os poços deve ser respeitada. Para cultivar uma sebe, você pode deixar apenas 30 cm entre os arbustos, e para plantas soltas você precisa de pelo menos 70 cm.
- Para garantir o efeito de drenagem, o fundo da fossa deve ser coberto com fragmentos de tijolo, argila expandida ou entulho.
- Para plantar uma muda comprada com um sistema radicular aberto, suas raízes devem ser abaixadas por um tempo em um recipiente com água. Se a muda estiver no solo, deve ser bem regada.
- Antes do plantio, é comum que as mudas aparem os brotos e encurtem um pouco as raízes desnecessariamente longas.
- Parte do solo da fossa é misturada com fertilizante mineral ou orgânico e preenche o fundo da fossa.
- A muda é colocada em um buraco e coberta com o solo restante. O solo ao redor do arbusto deve ser compactado na forma de um pequeno montículo.
- Turfa ou agulhas para cobertura morta precisam ser derramadas sobre o solo ao redor da muda.
Cuidado
Com os devidos cuidados, pequenas mudas podem crescer belos arbustos exuberantes que irão iluminar seu jardim.
Top curativo
Na primavera, pouco antes da floração, os arbustos de espirea devem ser alimentados com fertilizante orgânico ou contendo nitrogênio. No meio do verão é preciso fertilizar com fertilizante mineral, e no final do verão é melhor usar fertilizantes sem nitrogênio, com alto teor de fósforo e potássio.
Poda
O arbusto deve ser podado a cada primavera. Se a variedade for de floração precoce, então apenas os brotos apicais precisam ser cortados, e se a variedade começar a florescer mais tarde, então até 1/3 do arbusto pode ser cortado. É imperativo cortar os rebentos danificados ou secos. Após a idade do arbusto atingir 7 anos, pode-se fazer podas anti-envelhecimento.
Quase todo o arbusto é cortado, exceto alguns brotos.
Rega
Esta planta é bastante tolerante à seca, mas rega regularmente. Cerca de uma vez por mês, pelo menos um balde de água deve ser derramado sobre o arbusto de spirea e, se a temperatura estiver alta, a rega deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 2 semanas. Um jovem arbusto ou uma muda plantada este ano pode ser especialmente sensível à falta de água. Para evitar a formação de uma crosta ao redor do tronco, após molhar o arbusto, é preciso soltar o solo com cuidado. O afrouxamento não precisa ser realizado profundamente, pois existe a possibilidade de danos ao sistema radicular.
Preparando-se para o inverno
Embora a spiraea seja considerada um arbusto resistente à geada e a maioria das variedades esteja adaptada ao clima da Sibéria, é melhor cobrir os jovens, bem como os arbustos altos para o inverno. Primeiro você precisa dobrar os galhos e os brotos no chão e fixá-los no fundo com grampos ou cordas. Em seguida, o arbusto é coberto com folhas secas, agulhas de abeto ou patas, e então você pode cobrir tudo com neve. Alguns jardineiros aconselham tratar o arbusto com um remédio para parasitas antes do inverno. Variedades de baixo crescimento não precisam ser cobertas, pois toleram muito bem o clima de inverno sob a neve.
Dificuldades em crescer
Spirea é um arbusto despretensioso, mas mesmo os jardineiros experientes às vezes têm dificuldade em crescer. Às vezes, a spiraea pode ser atacada por vários parasitas e pragas. Um dos mais graves deles é o ácaro-aranha. Durante uma estação de crescimento de spirea, um carrapato pode mudar várias gerações. Pontos esbranquiçados se formam nas placas das folhas infectadas com ácaros. Logo as folhas do arbusto ficam amarelas, secam e se desintegram no chão. A infestação do ácaro-aranha é mais provável durante os meses mais quentes do verão. Para o tratamento de arbustos de espirea de ácaros, são utilizadas as soluções "Arex", "Metaphos", "Fozalon" ou "Fosfomid".
Outra praga perigosa para a espirea são os pulgões. Ele suga a seiva das placas das folhas, ataca pedicelos e brotos jovens. O maior pico de atividade dos pulgões ocorre em junho e vai até a primeira quinzena de agosto. Para combater pulgões, use "Pirimor", "Actellik", "Kronefos", "Fozalon".
Dos remédios populares, nota-se tinturas de tabaco e pimenta, tratamento com água com sabão.
Além disso, arbustos de spirea podem ser atacados por moscas-brancas, rolos de folhas cortadas e meadowsweet azuis. Para o tratamento de arbustos, é aconselhável utilizar "Fitoverma" e "Decis Profi". Como remédio popular, você pode usar uma solução de sabão em pó, sulfato de cobre ou borrifar cinza no arbusto.
Além de pragas, a espiraia pode sofrer uma infecção fúngica. Na maioria das vezes, a planta se recupera sem tratamento, mas em casos raros, o fungo pode levar à morte do arbusto. Para o tratamento, você precisa usar medicamentos antifúngicos de lojas de hortifrutigranjeiros, como "Fitosporin" ou "Fundazol". Não custa tratar os arbustos com eles de vez em quando para prevenir infecções fúngicas da planta.
Para obter informações sobre como cultivar uma espirea a partir de uma estaca, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.