Tipos e variedades de spirea
Talvez nem um único proprietário de um lote pessoal queira que algo cresça ali. Todos procuram decorar e refinar sua área de estar plantando belas árvores e arbustos. Uma dessas plantas - spirea - será discutida hoje.
Descrição
Spirea é um arbusto de folha caduca que cresce até 2 metros de altura. Possui uma extensa diversidade de espécies. As flores da planta são pequenas, coletadas em inflorescências. Cada flor possui 5 pétalas arredondadas, ligeiramente onduladas nas bordas. Sua cor varia de branco como a neve a carmesim brilhante, dependendo da afiliação varietal do arbusto.
Todas as espireas são divididas em 2 grandes grupos: as que florescem na primavera (nos rebentos do ano passado, de maio a junho) e as que florescem no verão (nos rebentos do ano em curso a floração começa em meados do verão e termina no outono).
A planta é melífera e atrai todos os tipos de insetos com seu aroma adocicado.
Tipos populares
Agora, vamos examinar mais de perto as variedades mais populares de spirea.
Ardósia
Spiraea Prunifolia é uma cultivar com floração primaveril muito atrativa. Suas flores duplas brancas com núcleos amarelos são coletadas em inflorescências globulares de 3-6 peças cada. O arbusto cresce até 2 metros de altura. Os ramos são finos, dobram-se bem. Os folhetos são ovóides, oblongos, verdes herbáceos, ligeiramente pubescentes por dentro; no outono, eles são pintados em uma tonalidade vermelha ou marrom-avermelhada.
Salgueiro
Spiraea Salicifolia é um arbusto florido que atinge até 2 metros de altura. É chamada de folha de salgueiro pelo formato da folha: pontiaguda, alongada (até 10 cm). Os ramos de Spiraea Salicifolia crescem para cima.
Esta variedade é especialmente apreciada por sua bela floração: pequenas flores reúnem-se em inflorescências em forma de cone paniculadas e surpreendem com uma variedade de tons (branco neve, rosa brilhante, lilás, vermelho vinho).
O comprimento de cada "panícula" é de cerca de 25 cm.
De três lâminas
Spiraea Trilobata L. pode atingir 1,2 metros de altura. Possui uma coroa compacta esférica ou abaulada, muito espessada. Existem muitos ramos, eles crescem e para os lados. As folhas são pequenas (de 1,5 a 3 cm), ligeiramente parecidas com a forma de um “pé” arredondado de três ou cinco dedos com pontas pontiagudas de “dedos”. Quando florescem, têm uma tonalidade amarela, transformando-se gradualmente em verde gramíneo acima e verde azulado “de dentro para fora”; ficam dourados no outono.
As flores de Spiraea Trilobata L. são pequenas (5–8 mm), brancas como a neve, com medulas amareladas, coletadas em densas inflorescências umbeladas.
Média
O Spiraea Media Schmidt pode atingir até 2 metros de altura. Tem uma copa arredondada, os ramos crescem para cima. Os folhetos têm 2,5–5 cm de comprimento, são elipsóides ou ovais, alongados. Eles têm 3-5 dentículos ao longo da borda, a cor é verde brilhante e a pubescência cinza está presente abaixo.
As flores são pequenas (8 mm), brancas como a neve ou amarelo claro, coletadas em densas inflorescências hemisféricas, localizadas no topo do ramo e direcionadas para cima. O diâmetro de cada inflorescência é de 4 cm.
Branco
Spiraea alba é um arbusto de dois metros com o mesmo diâmetro de copa. Os ramos crescem para cima, as folhas são lanceoladas, com pontas afiadas e bordas recortadas. Atingem 7 cm de comprimento e 2 de largura. As flores são brancas como a neve, com o centro amarelado, muito pequenas, reunidas em inflorescências paniculadas fofas em forma de pirâmide. O comprimento de cada "panícula" chega a 15 cm.
Gorodchaty
Spiraea Crenata tem 1–2 m de altura e um diâmetro de coroa de 1,6 m.As folhas crescem alternadamente, têm forma ovóide, crescem até 3,5 cm de comprimento e largura 1. Ao longo da borda, as folhas são ligeiramente serrilhadas. Pintado em tom verde escuro.
As flores são pequenas (5–8 mm), obovadas, brancas, com centros amarelos claros. Coletados em densas inflorescências hemisféricas, cada uma contendo até 12 flores.
De folha animal
Spiraea Hypericifolia L. é um arbusto baixo (0,5–1,6 m) com uma copa espessa e espalhada. Os galhos crescem largos, ligeiramente curvados para baixo em um arco. Os folhetos são pequenos (2,5–3 cm), elipsóides ou obovados. A sua cor é verde-acinzentada, no dorso apresenta-se uma ligeira pubescência.
As flores são brancas como a neve, pequenas (6–8 mm), coletadas em inflorescências umbeladas.
japonês
Spiraea Japonica tem muitas variedades diferentes, mas falaremos sobre elas a seguir. Agora vamos descrever a variedade clássica japonesa.
A altura da bucha é de 1,2–2 metros, o diâmetro da copa é idêntico a ela. As hastes estão eretas. As folhas são ovais, podem atingir 2,5–7,5 cm de comprimento e crescem alternadamente.
As flores são rosadas, coletadas em densas inflorescências localizadas nas extremidades dos brotos.
Berezolistnaya
Spiraea Betulifolia é um arbusto de baixo crescimento (0,6-1 m) com um diâmetro de copa de até um metro. Tem uma forma esférica, parece muito elegante e compacto.
Os rebentos de spirea de vidoeiro crescem, engrossam. As folhas lembram ligeiramente as folhas de bétula, mas sem a ponta pontiaguda (em spirea são mais arredondadas). As bordas são ligeiramente serrilhadas. O comprimento da folha é de cerca de 5 cm.
As flores são brancas, com centros amarelados, reunidas em pequenas inflorescências corimbosas.
De outros
Continuamos nosso conhecimento com as variedades populares de spirea.
- Kalinolistny spirea. Na verdade, este é o nome errado para a planta Phylocarpus Opulifolius ou Viburnum. Embora sejam representantes da mesma família (Rosaceae), são arbustos diferentes. Mas ainda vamos falar sobre a vesícula, já que é muito parecida com a spirea externamente. A planta é caracterizada por uma densa copa esférica formada por brotos espalhados.
As folhas são trilobadas, com bordas recortadas, podendo ser bordô, amarelo, laranja, verde ou vermelho, dependendo da variedade. As flores têm pétalas arredondadas branco-rosadas, núcleo amarelo-laranja e longos estames com pontas escarlates, que fazem com que as inflorescências pareçam bolinhas fofas multicoloridas.
- Spirea paniculata. Arbusto de tamanho médio (1,5 m), os rebentos crescem para cima. As folhas são verde esmeralda, ligeiramente alongadas. As flores são pequenas, rosa pálido, reunidas em inflorescências em forma de cone paniculadas de até 20 cm de comprimento.
- Spirea rastejando. Cobertura do solo. Atinge no máximo 25 cm de altura e três vezes mais largura. Atira "espalhada" no chão, levantando levemente as pontas. Os folhetos são elípticos, serrilhados, com até 4 cm de comprimento. As flores são pequenas, brancas como a neve, reunidas em escudos de inflorescências.
- Spirea nippon. Um arbusto esférico, muito extenso, cujos ramos crescem "para os lados". A altura máxima das plantas é de 2 m. As folhas crescem alternadamente, têm a forma oval e a cor é o verde relvado. As flores são brancas, com o centro amarelo e pétalas arredondadas. Reúna-se em inflorescências corimbosas densas.
- Spirea Douglas. É semelhante à anterior, embora ligeiramente mais curta - até 1,5 m. E a tonalidade das inflorescências é mais próxima do lilás.
- Spirey Bumald. Um pequeno arbusto encantador (0,5–0,8 m) com rebentos verticais e uma copa arredondada. As folhas são pequenas, verdes no verão e amarelo-avermelhadas e roxas no outono. Flores rosa brilhantes formam densas inflorescências umbeladas.
- Spirea Wangutta. Um arbusto espantoso que se espalha até 2m de altura. Os ramos são rebaixados de cima para baixo, cobertos por folhagem verde-escura e inflorescências brancas como a neve, florescendo tão densamente que a impressão de um enorme globo de neve é criada.
- Spiraea tem folhas de carvalho. É caracterizada por brotações eretas, podendo atingir a altura de 2 m.A copa é engrossada, abobadada.Os folhetos são ovais, alongados, com pontas afiadas, até 5 cm de comprimento. Flores "fofas" brancas como a neve com núcleos amarelos formam inflorescências hemisféricas.
Híbridos
Spirea é um arbusto com flor tão popular que suas espécies são frequentemente cruzadas para produzir variedades ainda mais interessantes.
- Lilac spirea. É um híbrido de variedades de flor branca e salgueiro. Alcança 1,2 metro de altura, possui folhas lanceoladas e flores roxas brilhantes, coletadas em inflorescências paniculadas.
- Spirey Fritz. Variedade híbrida obtida pelo cruzamento de espécies japonesas e de flores brancas. Baixo (até 1 m), mas arbusto largo. As folhas são ovais, pontiagudas, até 5 cm de comprimento e as flores são muito pequenas, de cor rosa-esbranquiçada, agrupadas em inflorescências corimbosas.
- Spirea hybrid Alpengluchen. Um pequeno arbusto esférico, atingindo a altura de 0,8 m. Os ramos crescem largos, as folhas são estreitas, alternadas, verdes herbáceas. As flores são brancas como a neve, minúsculas (6 mm), agrupam-se em escudos de inflorescências.
- Spirea Arguta (dentes afiados). Variedades "Fruto do amor" de Thunberg e de muitas flores. Na aparência, durante o período de floração, lembra uma saudação. Pode atingir 2 m de altura, os ramos são caídos, as folhas são verdes, estreitas. As flores são brancas como a neve, formam escovas muito densas - até a folhagem é quase invisível por causa delas.
- Spirea Billard. Um arbusto belíssimo, um híbrido de salgueiro spirea, que atinge 2 metros de altura. As folhas são longas e largas, lanceoladas. As flores são muito pequenas, de um rosa brilhante, reunindo-se em longas inflorescências em forma de cacho que crescem para cima.
As mais belas variedades
Nosso conhecimento com spirea continua. Em seguida estão as mais belas variedades de flores decorativas, surpreendendo não só pela floração, mas também pela folhagem incomum.
Floração de primavera
Eles se distinguem pela floração precoce, as pétalas das flores são pintadas em diferentes tons de branco.
- Spirea Thunberg. Uma variedade muito atraente. Cresce até 1,5 metros de altura. Galhos finos crescendo para cima e para os lados formam uma coroa esférica. As folhas são muito estreitas (4 cm de comprimento, 0,5 de largura), florescendo, têm uma tonalidade amarela, tornam-se verdes no verão e vermelho intenso no outono. As flores são brancas como a neve e cobrem densamente os ramos ao longo de todo o seu comprimento.
- Spirea cinza (cinza, "Grefsheim"). Externamente, é semelhante à variedade anterior, mas maior (1,8 m de altura, 2 de largura). Durante o período de floração, lembra uma fonte espumosa branca como a neve.
- Spirea Wangutta "Gold Fontaine". Recentemente desenvolvido na Polônia. Baixo - até 1,2 m, de largura cresce até um metro e meio. É famosa por suas folhas incomuns - elas são amarelas brilhantes com uma mistura de verde em Gold Fontaine. As inflorescências são hemisféricas. A cor das pétalas é branca, o centro da flor é dourado.
- Spirea Nippon "Snowmound". O Snowmund spiraea da mesma largura e altura (1,5 m) assemelha-se a um voleio de saudação durante o período de floração. As folhas são elípticas, verdes vistas de cima, do “lado avesso” têm uma tonalidade azulada. As flores são brancas como a neve, as inflorescências são corimbosas, cobrindo todo o comprimento do ramo.
- Spiraea é pegajosa. Pode atingir a altura de 2 m As folhas são ovóides ou elípticas, oblongas, verdes herbáceas. No outono, adquirem tonalidade marrom-avermelhada ou laranja. As inflorescências são pequenas, consistem em apenas 3 ou 6 flores brancas como a neve, têm a forma de um guarda-chuva. A spirea tem uma variedade terry, cujas flores lembram pequenas rosas.
Floração de verão
Estas variedades caracterizam-se pela floração nos rebentos do ano em curso. O representante mais proeminente é a spirea japonesa, que tem muitas variedades decorativas.
- Macrophylla. Um arbusto baixo - até 1,3 m, um pouco mais largo - 1,5. Os rebentos crescem para cima, formando uma coroa em forma de cúpula. As folhas são bastante grandes (15 cm de comprimento, 10 cm de largura), alongadas.Na verdade, graças a eles, esta variedade é considerada decorativa: quando florescem, apresentam uma tonalidade vermelha brilhante, tornam-se verdes e, no final da vida, tornam-se vermelho-avermelhados. As flores são rosadas, reunidas em escudos de inflorescências.
- Goldflame. Em largura e altura atinge aproximadamente 0,8-1 m, tem forma esférica. As folhas de "Goldflame" não são muito grandes (até 6 cm), pontiagudas na extremidade. Têm uma cor muito interessante: no início são vermelho-alaranjadas, depois ficam amarelas. O arbusto parece muito decorativo, "exibindo" os topos brilhantes e ígneos dos jovens rebentos anuais, e no outono torna-se dourado. As flores da variedade são rosadas, coletadas em escudos de inflorescências.
- Princesinhas. Um arbusto curto (0,6 m), com o dobro da largura. A coroa é redonda, limpa. Folhas pequenas (até 3 cm) de cor verde escura, tornam-se amarelas no outono. Flores lilases, coletadas em inflorescências "fofas".
- Anthony Vaterer. Um arbusto esférico, da mesma largura e altura - 0,8 m. A copa é abobadada, os brotos pendem ligeiramente. As inflorescências são grandes, densas, de um rosa muito brilhante. As folhas são avermelhadas no início, depois tornam-se verdes. No outono, a planta agrada aos olhos com um esquema de cores vermelho-amarelo.
- Albiflora. Um arbusto de baixo crescimento (0,8 m), expandindo em largura. Possui uma coroa arredondada e espessa. Espécies perenes de crescimento longo (crescem 5–10 cm por ano). Os folhetos são ovais, alongados. Inicialmente verde herbáceo, no outono torna-se dourado. As flores são brancas como a neve, pequenas, agrupadas em escudos de inflorescências de até 7 cm de diâmetro.
- Crispa. Um pequeno arbusto (altura - até 0,6 m, largura - 0,8 m), com uma coroa esférica espessada. A folhagem no período de aparecimento apresenta uma tonalidade avermelhada, depois torna-se verde, torna-se brilhante. Uma das características da variedade é o forte serrilhado das folhas, o que dá ao arbusto uma semelhança com línguas de fogo no outono. As inflorescências são umbellate, lilás.
- Princesas de Ouro. Uma planta de uma beleza estonteante. É baixo - até meio metro, de largura - 2 vezes mais. Possui uma coroa em forma de travesseiro. A folhagem inicialmente tem uma tonalidade amarela brilhante, depois “desbota” um pouco, tornando-se apenas amarela, e no outono - laranja avermelhado. As inflorescências em forma de escamas apresentam uma coloração rosa brilhante.
- Tapete mágico. Cobertura de solo encantadora (altura - 0,6 m, coroa de diâmetro é duas vezes maior). As folhas lanceoladas apresentam inicialmente uma tonalidade escarlate, passando para o vermelho e o amarelo. As flores são lilases, juntam-se nos escudos das inflorescências.
- "Manon". Bucha baixa (0,8 m). Possui folhas lanceoladas de cor verde escura (o crescimento jovem é vermelho). No outono, a cor muda para amarelo-laranja e, eventualmente, torna-se vermelho-violeta. As flores são rosa pálido, de tamanho médio, reunidas em escudos de inflorescências.
- "Nana". Um arbusto de crescimento baixo (apenas meio metro de altura). Os folhetos são ovóides, alongados, verdes (mas inicialmente têm uma tonalidade avermelhada), com bordas recortadas. Flores - vermelho-rosado, inflorescências em forma de escamas.
- Odensala. Arbusto esférico (metro a metro). As folhas são largas, ovóides, verdes no verão e roxas na primavera e no outono. As flores são lilases rosa, as inflorescências são corimbosas.
- "Shirobana" ou "Jenpay". Uma variedade tricolor muito incomum - flores em tons de branco, rosa e lilás florescem no arbusto ao mesmo tempo. Eles se reúnem em inflorescências umbellate, e a planta parece um buquê elegante. O arbusto é pequeno em altura - até 0,8 m, aproximadamente a mesma largura. A folhagem é verde, no outono fica vermelha.
- Tapete dourado. Espirea de folhas amarelas muito pequena: apenas 0,2 m de altura e 0,4 de largura. É apreciada por sua folhagem amarela brilhante, pois praticamente não floresce.
- Firelight. Uma planta de uma beleza estonteante. É subdimensionado - 0,6 m, espalhando ramos, as folhas inicialmente têm uma rica cor laranja, gradualmente se transformando em amarelo-laranja, então - em amarelo-verde. No outono, Firelight é vermelho ardente.As flores são rosa brilhante, coletadas em inflorescências.
- Gold Mound. Arbusto de baixo crescimento (0,5 m). As folhas são pequenas, de cor amarela brilhante. As flores são rosadas, reunidas em escudos de inflorescências.
- Darts Red. Altura - até um metro, os brotos crescem. As folhas são verde-escuras, inicialmente com tonalidade avermelhada. As flores estão agrupadas em escudos de inflorescências, sua cor é carmesim.
- Frobeli. Um arbusto esférico que cresce até 1,2 m de altura. A folhagem é de um verde profundo, as flores são rosa lilás.
- "Noiva". Uma espécie de espirea branca. Pode crescer até 2 metros de altura. É chamada assim por uma razão - durante o período de floração com sua "saia" branca como a neve, ela realmente se parece com uma noiva.
- "Neon Flash". Altura da planta - 0,8-1 m, o diâmetro da copa é aproximadamente o mesmo. As folhas novas, crescendo, têm uma cor avermelhada, tornando-se mais tarde um verde rico e, como resultado - bordô. As flores são lilases rosa, coletadas em inflorescências corimbosas.
- Country Red. Arbusto de copa hemisférica e altura de até 0,7 m, com folhas ovóides, alongadas, com bordas serrilhadas, ligeiramente enrugadas; verde no verão, vermelho na primavera e no outono. As flores são de cor carmesim, coletadas em densas inflorescências.
- Japanis Dwarf. Um arbusto muito pequeno (até 0,3 m) com uma copa arredondada, pequenas folhas verdes brilhantes e inflorescências-escudos lilases.
Como escolher?
Qualquer tipo de spirea é decorativa quase o ano todo (sim, não se surpreenda, mesmo no inverno sem folhas e flores, seus galhos se dobram e caem lindamente, e a coroa hemisférica é coberta por uma "cúpula" de neve). Mas, para fazer a escolha certa e adquirir as plantas mais adequadas, deve-se prestar atenção ao período de floração delas. Como você deve se lembrar, existem variedades de flores de primavera e de verão, o que significa que se você escolher e plantar os arbustos corretamente, poderá desfrutar de sua aparência decorativa durante todo o ano.
Muitos proprietários de casas de campo e terrenos pessoais escolhem spirea para criar "sebes". Este é um movimento absolutamente justificado: tais plantações "fluem" em qualquer projeto paisagístico, ao mesmo tempo que parecem muito elegantes e festivas. As variedades mais adequadas para isso:
- salgueiro;
- Variedades japonesas com altas inflorescências ou folhas decorativas;
- cinzento;
- branco, incluindo "A Noiva";
- Wangutta;
- De bilhar;
- Douglas.
Spirea grey "Greifshame" é apresentado no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.