Spireas rosa: descrição, variedades, plantio e cuidados
A espirea rosa é uma cultura despretensiosa com flores e inflorescências enormes, atrás das quais a folhagem do arbusto é quase invisível. A planta é capaz de decorar qualquer território com composições interessantes e cercas naturais utilizadas para o zoneamento de jardins.
Tipos e sua descrição
Spirea é uma planta arbustiva extremamente comum, geralmente pequena. A cultura tem muitas variedades, cada uma com suas próprias características de aparência, época de floração e outras qualidades distintas. Os jardineiros têm uma excelente oportunidade de escolher entre um grande número de plantas interessantes que podem trazer novidades ao projeto paisagístico de sua área suburbana.
- Olhar salgueiro arbusto cresce 1,2-2 m de altura, tem ramos retos crescendo verticalmente para cima com folhas estreitas. As inflorescências com flores rosas podem atingir os 12 cm de comprimento e a floração é no mês de julho.
- "Arguta" - paniculate spirea, cuja coroa se assemelha a uma cascata de ramos arqueados cobertos por flores brancas como a neve. Altura do arbusto - até 2 m.
- Spirea chamada "Billard" inflorescências formam-se nas pontas de ramos retos que se estendem em direção ao sol, tem escovas estreitas com flores rosa. A copa atinge uma altura de 2 m.
- Espirea cinza distingue-se pela folhagem verde, a parte inferior prateada. Inflorescências complexas, constituídas por escudos, têm pétalas brancas, lindas contra o fundo da casca avermelhada dos ramos.
- Variedade de folhas de carvalho - um arbusto com altura média de 1,5 m, as suas folhas são ovais e pontiagudas, com arestas recortadas. As inflorescências de escutelo são distinguidas por flores brancas.
- Espécies com folhas de vidoeiro cresce nas florestas da Sibéria, floresce em maio, floresce profusamente com flores brancas ferventes por 30 dias. Ela cresce em altura não mais do que 1,5 m.
- Variedade de baixa crenate - arbusto de metro, possui pequenas folhas arredondadas e delicadas flores brancas, reunidas em gorros.
- Spirea é linda - uma planta com flores brancas como a neve e a capacidade de florescer 2 vezes por estação - no início e no final do verão. A primeira vez que as inflorescências abrem em ramos maduros, e no final do verão - em brotos jovens.
- Visão resumida, obtida do cruzamento da spirea de flor branca e japonesa - "Bumalda", um arbusto em miniatura (altura 80 cm), cuja cor das inflorescências varia do rosa ao profundo bordô.
Quaisquer variedades de cultura têm uma característica característica - seu sistema radicular é desprovido da raiz principal, portanto, desenvolvem-se processos adventícios, principalmente de raízes laterais. Essa característica determina a localização das raízes na camada superficial do solo. Além do mais, flores em diferentes arbustos de spirea também têm características comuns: são pequenas, densamente colocadas, formando diferentes tipos de inflorescências - panículas, pirâmides, guarda-chuvas.
Já a cor das pétalas depende da época de floração. As flores brancas como a neve são típicas de espécies que florescem na primavera, as flores de outono se distinguem por uma paleta de tons de vermelho e as espireas rosa florescem no verão.
Incomum pela tríplice cor das pétalas é a variedade japonesa da cultura, não ultrapassa 1 metro de altura, não tem medo de geadas, e suas flores podem combinar tons de branco, rosa e cereja.Além disso, muitas variedades populares que diferem em sua originalidade de aparência são originadas dela.
Variedades populares
Os jardineiros têm apreciado diferentes variedades de spirea rosa, incluindo híbridos criados artificialmente.
- Uma das variedades populares do tipo de cultura da primavera "Vangutta" - "Pink Ice"... A planta se distingue por uma cor variada de folhas e belas inflorescências de cor creme. Basicamente, a cultura é usada como tênia e para decorar gramados verdes.
- A famosa variedade de verão "Frutishana" - um arbusto anão com apenas 60 cm de altura, cujas tampas hemisféricas de flores rosadas são exuberantes, devido aos estames arejados.
- Thunberg - um arbusto da montanha com folhas graciosas e flores brancas, as folhas podem mudar de cor de verde para laranja. Uma das variedades espetaculares desta espécie é o "Ogon", caracterizado pela folhagem verde, recoberta de ouro, assim como o famoso "rosa Fujino" - uma planta com inflorescências de tom rosa claro em ramos lindamente caídos.
- "Sparkler" É considerada a primeira variedade de spirea de folhas de vidoeiro com um tom rosa de pétalas. Um pequeno arbusto compacto tem uma coroa em forma de almofada e cresce em altura até 50 cm com uma circunferência da parte aérea de 60-80 cm. É interessante que no outono suas folhas verdes se tornem vermelhas. Os jardineiros também estão familiarizados com esta variedade porque no final do verão, mesmo após o corte das inflorescências, ela consegue florescer pela segunda vez. A propósito, esta é uma planta resistente à geada que tolera facilmente geadas de 30 graus.
Muitas variedades de cor rosa vêm do japonês spirea - estas são "Pequenas Princesas" com pétalas rosa-vinho, "Princesas Douradas" com inflorescências semelhantes e folhas amarelas, "Goldflame" com folhas que se tornam laranja brilhante no outono e inflorescências de pequenas flores em tons avermelhados e rosa.
Plantar e sair
A melhor opção de material de plantio é uma muda de recipiente, que pode ser plantada durante todo o período vegetativo. A planta precisa de solo fértil, prefere solo com grama e folhas de reação neutra, ou solo levemente ácido, no qual se desenvolve e cresce rapidamente. Portanto, como substrato nutriente para o buraco, você pode usar solo de jardim simples, adicionando turfa e areia a ele. As composições arenosas são enriquecidas com uma pequena quantidade de argila e fertilizante complexo mineral "Aba".
É melhor colocar o arbusto em um local com iluminação moderada, mas não na sombra, onde o arbusto florescerá mal. Os melhores vizinhos da spirea são as coníferas: abeto, abeto, zimbro ou thuja.
O processo de plantio da espirea rosa tem características próprias e estão associadas ao momento em que o arbusto é colocado em campo aberto. As plantas plantadas na primavera podem florescer durante o período mais quente, portanto, faça uma plantação, de preferência antes que a folhagem esteja totalmente florida. Mudas com raízes secas e danificadas dificilmente se adaptam e criam raízes. Mergulhar as raízes secas em água fria por 24 horas às vezes pode ajudar.
No outono, o meadowsweet é plantado, ou melhor, plantado ao dividir os arbustos adultos. Para isso, espécimes que florescem continuamente por 3 temporadas consecutivas são adequados. Em geral, os tipos tardios de espirea rosa devem ser plantados no outono. O processo de plantio consiste em várias etapas:
- uma cova de plantio é preparada com antecedência com uma profundidade de 60-70 cm e é espaçosa o suficiente para um sistema radicular ramificado;
- o fundo do buraco é coberto com material de drenagem - tijolo quebrado, brita ou argila expandida, sua camada deve ser de cerca de 20 cm;
- antes do plantio, as raízes são verificadas quanto a apodrecimento, limpas e os brotos muito compridos são encurtados;
- sobre a argila expandida, a mistura fértil preparada é derramada na forma de uma elevação;
- as raízes meadowsweet são baixadas no centro em um monte e espalham-nas, depois preenchem cuidadosamente o buraco com terra, prestando atenção especial aos vazios;
- o colo da raiz está localizado em linha com a superfície do solo;
- o círculo do tronco é regado com grande quantidade de água sedimentada (cerca de 35 litros);
- completar o plantio com cobertura morta - o solo perto das raízes é coberto com turfa por 7 cm.
O desenvolvimento futuro da planta depende de cuidar dela. Regar a planta, cujas raízes estão em pouca profundidade, requer atenção especial. Em dias quentes de verão, o arbusto deve ser regado quando a superfície do solo seca, as plantas adultas precisam ser regadas duas vezes em 30 dias. Afrouxe cuidadosamente o solo antes da irrigação e aplique cobertura morta depois para manter a umidade por um longo tempo.
Em meados de julho, a planta precisa ser alimentada com matéria orgânica - esterco de vaca podre misturado com fertilizante de fósforo complexo. Pulgões e ácaros são os principais inimigos da cultura, por isso é importante realizar pulverizações preventivas com agentes inseticidas. Essas composições não prejudicam os ramos saudáveis da spirea.
Para a espirea rosa, a poda periódica é relevante, uma vez que o arbusto está crescendo rapidamente. Na primavera, os brotos danificados e as pontas dos galhos congelados são cortados do arbusto em 1/3. Este procedimento é combinado com um corte de cabelo decorativo, durante o qual a coroa é retirada dos galhos finos e a simetria da parte aérea é restaurada. No outono, os ramos são encurtados para potencializar a floração no próximo ano, uma vez a cada 7 anos, o arbusto é completamente desbastado para fins de rejuvenescimento.
Como isso se reproduz?
A espirea é perfeitamente propagada por camadas e sementes, além disso, a planta pode ser dividida quando transplantada no outono. O método mais fácil é retrair a fuga. Tendo escolhido um arbusto jovem com a idade de 2 anos, os seus rebentos sãos inferiores são encurvados ao solo, colocados numa pequena vala de 30 cm de profundidade, borrifados com terra e regados. O galho é preso com um grampo de cabelo ou arame. Durante a temporada, é necessário realizar todos os procedimentos agrotécnicos necessários - irrigação, capina, afrouxamento e cobertura morta do círculo do tronco, incluindo o solo sob o corte. No outono, o jovem spirea vai dar raízes e pode ser transplantado.
A propagação por estacas é mais adequada para jardineiros experientes, pois está associada ao cuidado constante com as futuras mudas. Os arbustos anuais são adequados para o corte de ramos. O ramo cortado é dividido em várias partes, cada uma deve ter no mínimo 5 folhas. Em seguida, você precisa processar as mudas com um bioestimulante de crescimento e plantá-las em uma mistura de nutrientes férteis. O rebento criará raízes durante o verão, quando as condições de estufa são criadas. Antes do início do tempo frio, os recipientes com plantas são jogados no solo, cobertos com uma caixa de madeira e com cobertura morta. Após o derretimento da neve, com o aparecimento de ramos jovens, pode-se transplantar a spirea para o solo aberto.
O cultivo de spirea a partir de sementes é o menos usado, principalmente porque elas não germinam bem. Além disso, para uma planta cultivada desta forma florescer, é necessário esperar cerca de 3 anos.
Aplicação em paisagismo
A spirea rosa é perfeita para crescer na faixa do meio, tem uma resistência moderada ao gelo, por isso é muito usada para decorar o jardim. As opções de design com esta planta são variadas:
- como sebe de arbustos com altura não superior a 70-80 cm;
- enquadramento de reservatórios artificiais, locais de recreação, caminhos de jardim, gazebos;
- variedades baixas são adequadas para decorar gramados verdes em combinação com arbustos e árvores coníferas;
- spireas são lindamente combinadas com diferentes tipos de arbustos decíduos, incluindo hosta;
- a cultura é perfeita para decorar jardins rochosos e colinas alpinas;
- espécies anãs de spirea com uma copa densa e densa podem ser usadas para o plantio em grupo ao longo dos caminhos.
Diferentes tipos de spirea são maravilhosamente combinados uns com os outros, com outras flores e culturas de jardim, de modo que quaisquer variações originais sejam possíveis e tornem a atmosfera do local único.
Veja abaixo para mais detalhes.
Classe!
O comentário foi enviado com sucesso.