Spirea "Magic Carpet": características, recomendações para cultivo e reprodução
A spirea japonesa "Tapete Mágico" pode se tornar um verdadeiro destaque do jardim, diversificando-o com cores extraordinárias. O cuidado simples, a floração longa e a alta resistência à geada aumentam a popularidade da variedade. Caberá perfeitamente em qualquer projeto paisagístico, tanto em plantio coletivo quanto em plantio único, principalmente durante o período de floração abundante.
Descrição da variedade
Spirea japonesa "Tapete Mágico" refere-se a arbustos de cobertura do solo subdimensionados. A espécie é apreciada pelos jardineiros por sua despretensão no namoro., altas qualidades decíduas e decorativas e resistência persistente a pragas e doenças.
A principal característica da variedade é a cor original das folhas e um longo período de floração com inflorescências brilhantes e abundantes.
As folhas mudam de cor ao longo da estação de crescimento. Quando florescem na primavera, são vermelho-cobre, no verão são amarelo brilhante, no outono são vermelho-laranja. Inflorescências de pequeno diâmetro 5-6 cm com ricos tons de rosa. Bloom dura de junho a setembro.
Outra vantagem do Magic Carpet é sua resistência à poluição por gás e fumaça. Você pode plantar tal safra em parques, praças ou perto da estrada sem medo de que a planta morra.
Aterrissagem
"Magic Carpet" não requer nenhuma habilidade especial de cuidado. Porém, para obter um arbusto saudável e bonito, é necessário plantá-lo corretamente. A parte vulnerável de todos os espíritos é o sistema radicular. A opção ideal é uma muda em um recipiente. As raízes são fechadas, portanto bastante úmidas.
Se uma muda foi comprada com raízes abertas, preste atenção ao seu estado. Eles devem estar úmidos e firmes. Os brotos devem ter botões vivos. É melhor plantar na primavera (final de março - início de abril) antes que os botões acordem.
Para que o arbusto tenha suas qualidades decorativas e decíduas, deve-se plantá-lo em local ensolarado ou com leve sombra parcial. À sombra, as folhas desbotam e perdem completamente a sua cor especial. A cultura é pouco exigente para a composição do solo, mas para um bom desenvolvimento, escolha solos férteis, drenados e úmidos.
Tendo iniciado o plantio, é necessário preparar a cova de plantio com antecedência. Deve ser um terço maior do que o sistema raiz. A distância entre os buracos é de 50 cm. As raízes crescem muito rapidamente, a planta precisa de um lugar para não entrar em conflito entre si e outras culturas por umidade e nutrientes.
Uma camada de drenagem (tijolo quebrado ou pedra triturada) é colocada no fundo do poço preparado. Para sobrevivência e crescimento, a mistura de solo deve consistir em solo de grama, areia de rio e turfa. Parte do substrato é despejado na drenagem. Em seguida, é colocada uma muda, as raízes são esticadas, tudo é coberto com o solo restante e cuidadosamente compactado. Depois a muda é regada abundantemente.
Importante! Para evitar a morte da planta, o colo da raiz deve estar localizado no nível do solo.
A fase final é a cobertura morta com folhagem seca, serragem ou turfa. Isso permitirá não apenas reter a umidade no solo, mas também enriquecer ainda mais o arbusto com fertilizantes.
Cuidado
Spirea "Magic Carpet" é pouco exigente em sair. O principal é regar na hora certa, principalmente as mudas jovens (com freqüência e em abundância). Quando os arbustos se enraízam, eles são regados a cada 2 semanas a uma taxa de 15 litros de água por arbusto. Certifique-se de soltar o solo umedecido, remova as ervas daninhas.
A forma de arbusto e a floração abundante são conseguidas através da poda, na primavera e após a floração.Para a formação da coroa o "corte de cabelo" é realizado em maio. Todos os brotos secos e danificados são removidos. Se o arbusto estiver repleto de brotos jovens, os mais saudáveis são deixados, que são encurtados para os primeiros botões.
A cobertura morta no desenvolvimento de uma planta desempenha uma das importantes funções de proteção. É realizado não só durante o plantio, mas também no início da primavera para espécimes adultos. Deve incluir turfa, composto (húmus) e casca. Ao preparar a planta para o inverno, o solo com cobertura morta é cuidadosamente desenterrado.
Não se esqueça da fertilização, que deve ser aplicada principalmente na primavera e durante o período de floração. A alimentação na primavera consiste na introdução de fertilizantes minerais complexos, em particular fertilizantes de nitrogênio. No verão, a planta precisa de mais fertilização com fósforo e potássio. O solo deve ser enriquecido com fertilizantes orgânicos na forma de composto e húmus. Essa "nutrição" da spirea japonesa é melhor absorvida na forma líquida, deve ser aplicada sob a raiz 1 vez em 2 semanas.
Reprodução
A spirea japonesa da variedade "Magic Carpet" pode ser propagada por qualquer meio: sementes, estacas, camadas e divisão em arbustos.
A estratificação e a divisão são consideradas as mais eficazes e menos demoradas.
Sementes
A semente coletada no outono é semeada na primavera. Não é necessário desinfetá-los e enterrá-los no solo. As sementes são tão pequenas que devem ser colocadas na superfície do solo, cuidadosamente regadas e cobertas com papel alumínio. Escolha um substrato de turfa com a adição de vermiculita. Quando as mudas atingem 2 cm de altura, mergulham em recipientes separados. Na primavera, eles pousam em um lugar permanente.
Estacas
No outono, apenas os brotos fortes sem danos são selecionados para reprodução. Cada talo deve ter 5 folhas, as inferiores são removidas, as demais são encurtadas pela metade. Em seguida, eles são colocados em água com um estimulante de crescimento de raízes por várias horas. O substrato para o plantio é nutritivo (turfa e areia de rio).
Aprofunde as estacas em 2 cm em um ângulo de 45 graus. Regado abundantemente com água com formador de raiz e coberto com papel alumínio. O cuidado é simples: regar e pulverizar os brotos. No ano seguinte, eles são cultivados e, no outono, são plantados em um local permanente.
Camadas
No início da primavera, os rebentos inferiores são encurvados ao solo, enterrados na terra, tendo-se deixado apenas a parte superior do rebento. Durante o verão, as mudas têm tempo para criar raízes bem. No outono, resta separá-los da mata-mãe e plantar na área selecionada.
Dividindo o mato
A divisão é realizada no final do verão - início do outono. O método dá certo depois de dividir o arbusto, quando o ar está frio e a sombra é grande. As raízes são cuidadosamente lavadas com água, as longas devem ser encurtadas e tratadas com cinza de madeira. As camadas de raízes são divididas em partes, cada uma com 3 brotos. Plantada em covas, regada abundantemente a cada dois dias até que o enraizamento esteja completo.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.