Willow spirea: descrição, variedades e tecnologia agrícola
A folha de salgueiro Spirea (nome latino Spiraea salicifolia) pertence à numerosa família rosa. A planta parece um arbusto não muito alto com uma copa pitoresca e inflorescências graciosas. Além de seu aspecto marcante, o arbusto é despretensioso e fácil de cuidar.
Descrição
Pertence à espirea de salgueiro a colheitas decíduas, tem uma altura máxima de 2,5 m, copa densa, arredondada, com rebentos nervurados de tom castanho-amarelado. As placas foliares são lanceoladas, com base em cunha e pontas pontiagudas. Eles crescem alternadamente, em pecíolos curtos. As bordas das folhas têm uma forma de pólen nítida, a superfície da placa em si é lisa.
O lado superior é verde escuro, o inferior é verde claro. O comprimento da folha é em média 5-7 cm, embora às vezes seja de 10-11 cm, e a largura é de 1-3 cm. As flores têm a forma de sinos, que se reúnem em panículas volumétricas com contornos cilíndricos ou piramidais . Seu comprimento pode atingir 20-25 cm.
O arbusto com flor começa no início ou meados do verão e se distingue por sua abundância e duração.
Os botões de salgueiro spirea são de cor branca ou rosa. O arbusto começa a florescer em 4-5 anos após o plantio. Após o final da floração, pequenos frutos verdes com sementes achatadas de cor castanha no interior amadurecem nos rebentos. As raízes da planta estão localizadas perto da superfície. Em seu ambiente natural, salgueiro spirea tem uma área de cultivo bastante ampla: é quase todo o território da Europa e da Ásia.
A espécie também se espalhou pela América do Norte. Ele prefere argila e solo úmido perto de corpos d'água. Como o salgueiro, a spirea freqüentemente cresce em áreas costeiras de rios, lagos ou pântanos. A espécie pertence a resistente à geada. Esta variedade é caracterizada por um crescimento bastante rápido.
Variedades populares
Willow spirea não possui uma grande variedade varietal, mas todas as suas formas se distinguem por uma floração bela e exuberante, bem como por coroas volumosas e luxuosas.
"Alba"
Os representantes da variedade têm cerca de 2 m de altura e a copa tem o mesmo tamanho. Tem a forma de uma oval larga com placas alongadas de folhas verdes brilhantes. O arbusto se distingue pelo seu crescimento rápido, as raízes também crescem em um período de tempo bastante curto. Alba (latim para "branco") se destaca por suas inflorescências paniculadas brancas como a neve, que aparecem no final de junho em rebentos jovens. O arbusto floresce em abundância, os botões encantam os olhos com sua beleza por mais de um mês.
A planta se presta bem à poda, sem perder o efeito decorativo. O solo normal do jardim é adequado para a variedade.
É melhor escolher um terreno bem iluminado ou ligeiramente sombreado, pois na ausência de luz a floração será rara. Arbustos brancos como a neve ficam lindos na forma de uma cerca viva, plantio em grupo ou apenas um arbusto separado em um fundo de gramado verde.
"Grandiflora"
A altura do arbusto é de 1,5-2 m. Os rebentos são eretos, com casca castanha clara, nos ramos jovens é amarelo-avermelhado. A copa da planta é bastante densa, arredondada. As placas das folhas têm uma superfície sólida, de tamanho bastante grande, ao contrário de outras variedades. A forma das folhas é lanceolada, com vértice pontiagudo.
A parte de cima tem uma cor verde escura mais rica, enquanto a parte de trás é muito mais clara. No outono, a coroa assume tons laranja-avermelhados. Os botões "Grandiflora" (que significa flores grandes) são grandes em tamanho, eles são coletados em inflorescências cilíndricas rosa claro exuberantes. As panículas podem ter até 20 cm de comprimento. O arbusto com flor dura cerca de 3 semanas.
A variedade é caracterizada por um crescimento bastante rápido, mas com relativa fragilidade. O ciclo de vida dura 15-20 anos. A planta prefere áreas ensolaradas, mas pode crescer em sombra parcial. Spirea não requer condições especiais, mas prefere solos bem umedecidos. O arbusto está perfeitamente adaptado às condições da cidade e não sofre com o aumento da poluição gasosa.
Ele também tem um alto limiar de robustez de inverno. A variedade é usada para paisagismo de ruas, parques e praças.
A Spirea "Grandiflora" também é plantada em apiários, por se tratar de uma planta excelente para mel.
"Billard"
A variedade pertence a híbridos de floração tardia de salgueiro spirea. De altura, o arbusto pode atingir até 2,5 m, os rebentos são direitos, estendidos, densamente cobertos de folhas, os ramos velhos são nus, com estrias pronunciadas. As placas de folha têm bordos empoeirados, a forma é alongada, lanceolada, seu comprimento é de cerca de 10 cm. A parte inferior das placas é pintada em tons acinzentados.
Com o início do outono, adquirem tonalidades marrom-avermelhadas. Os botões não diferem em tamanhos especiais, mas apresentam um agradável aroma adocicado. As inflorescências de panícula densa têm formato estreito e alongado, atingindo 20 cm, e delicada cor rosa brilhante. A floração exuberante começa no final do verão e dura quase até meados do outono. Os representantes da variedade se distinguem por sua fotofilia, durabilidade e resistência à seca.
Além disso, a spiraea é muito resistente à geada e totalmente despretensiosa de cuidar. O arbusto é plantado em sebe, bem como em plantios individuais e em grupo.
Regras de crescimento
Willow spirea é pouco exigente nas condições de detenção, mas mesmo assim, para um crescimento normal, bem como uma floração exuberante e longa, vale a pena prestar um pouco de atenção a ela. Para que a planta cresça bem e rapidamente, algumas nuances devem ser levadas em consideração ao se plantar um arbusto.
- O momento do plantio de um arbusto deve ser escolhido na primavera, antes da formação dos botões nos brotos, ou no outono, após a planta ter perdido sua folhagem. O horário ideal é uma manhã ou noite nublada, bem como um dia chuvoso.
- A escolha do local depende principalmente do tipo de planta, mas em geral, o salgueiro spirea prefere áreas bem iluminadas.
- O preparo do solo consiste em misturar duas partes de solo, uma parte de areia e a mesma quantidade de turfa. Esta mistura funciona bem para o enraizamento de arbustos. Também é necessário drenar a planta.
- O padrão de pouso depende do seu tipo: único ou grupo, mas o algoritmo de trabalho é o mesmo. Os buracos perfazem um pouco mais do que o sistema radicular da muda em cerca de um terço. As raízes devem ser colocadas espaçadamente no sulco, e o colo da raiz deve estar na mesma superfície do solo. O solo ao redor da muda é triturado e regado, também vale a pena aplicar uma camada de cobertura morta. Para plantações em grupo ou em forma de sebe, é necessário levar em consideração o tamanho dos arbustos em crescimento e deixar uma distância de 0,5-1 m entre eles.
Recursos de cuidados
Willow spirea pertence a plantas despretensiosas e não requer cuidados especiais, mas ainda assim, como qualquer cultura, necessita de certas condições para um crescimento normal.
Rega
O arbusto adora solo bem hidratado. Uma planta adulta precisa de cerca de 15-20 litros de água por semana. Durante o calor, a quantidade de umidade deve ser aumentada. As plantas jovens devem ser regadas com mais freqüência até que criem raízes bem. Embora na natureza o arbusto cresça em solos úmidos, as plantações caseiras ainda devem ser protegidas da água estagnada.
Top curativo
Fertilize a planta na primavera, antes de colocar os botões.Para isso, utiliza-se uma fertilização mineral e orgânica complexa: 10 litros de verbasco são dissolvidos em 6 litros de água e o superfosfato é adicionado a um balde dessa mistura na quantidade de 7 a 10 g. Se o arbusto for plantado em solo fértil, pode crescer por vários anos sem cobertura.
Poda
O arbusto é fácil de cortar. O procedimento é realizado no outono, após o final da floração ou no início da primavera. Apenas arbustos com mais de 4 anos são podados. Vale lembrar que os brotos desbotados não podem ser cortados, isso implicará na formação de novos caules laterais com inflorescências pequenas e desbotadas. Deixe um rebento com 20-30 cm de comprimento, se não fizer esta poda, o arbusto perderá a sua forma decorativa, os rebentos longos irão inclinar-se em diferentes direcções e dobrar-se ao solo.
Cortando apenas as pontas dos caules, formar-se-ão rebentos muito finos com pequenas inflorescências.
Preparando-se para o inverno
Todas as variedades de spirea de salgueiro são distinguidas por bons indicadores de resistência à geada e normalmente hibernam sem abrigo, mesmo a -40-45 ° C. Mas se o inverno está previsto para ser sem neve e gelado, ainda vale a pena isolar os arbustos, especialmente os mais jovens. Uma camada de cobertura morta é aplicada ao redor do tronco, os galhos da planta são amarrados para que fiquem juntos e o próprio arbusto é coberto com agrofibra.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar a espirea de salgueiro.
- As sementes da planta são semeadas para as mudas em março. Após duas semanas, os brotos devem aparecer e, após mais 2-3 meses, os brotos mergulham e plantam em solo aberto. As mudas crescem muito rapidamente, a floração ocorre em cerca de 2-3 anos.
- A Spirea é frequentemente propagada por estacas, este método permite preservar todas as características da variedade. Além disso, os arbustos cultivados dessa forma florescem muito mais rápido na próxima temporada. Partes de galhos ligeiramente lenhosos com 10-15 cm de comprimento são usados como estacas.O corte inferior é tratado com drogas que estimulam a formação de raízes e plantadas no solo. O procedimento é realizado por volta de julho, então o sistema radicular da muda terá tempo de se formar totalmente até o outono.
- Um arbusto é plantado com estratificação, caso não haja necessidade de um grande número de mudas. Para isso, fortes brotos laterais são dobrados ao solo, fixados nesta posição e polvilhados com terra. Fornecendo umidade regular no outono, os brotos podem ser separados do arbusto-mãe e plantados em solo aberto.
- Ao dividir o arbusto, você também pode propagar spirea. Para isso, no outono, o arbusto é desenterrado, cortado em várias partes com uma poda afiada, e cada uma é plantada separadamente em seu local de crescimento.
Doenças e pragas
A folha do salgueiro Spirea é bastante resistente a uma variedade de doenças, mas pode ser afetada por pragas.
- O ácaro danifica as inflorescências, fazendo com que sequem e caiam das folhas. Os insetos são especialmente ativos em climas quentes. A luta contra eles consiste na utilização de preparações inseticidas "Fosfamida", "Karbofos" ou "Akreks".
- A curuquerê incomoda a planta em maio, comendo a polpa das placas das folhas. Eles usam Pirimor contra ela.
- Os pulgões se alimentam de suco de spirea, a partir do qual a planta perde força e seca. Protegem o arbusto com sabão saturado ou solução de tabaco e, se houver muitos insetos, usam-se inseticidas.
Aplicação em paisagismo
A espirea ondulada é cada vez mais utilizada pelos jardineiros devido à sua bela aparência e ao seu cuidado pouco exigente. Sua aplicação é bastante variada. O arbusto fica igualmente belo tanto em plantações individuais como em grupo, quando plantadas em meio-fio ou sebes. Combinando diferentes variedades com inflorescências e folhas multicoloridas, você pode criar composições espetaculares. Willow spirea fica linda em plantações conjuntas com outros arbustos, bem como plantas com flores.
O salgueiro Spirea com sua aparência incomum servirá como uma verdadeira decoração de qualquer local, sem exigir cuidados especiais.
Você pode aprender mais sobre a spirea no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.