Spirea Bumald: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Spirea Bumalda ou rosa é um arbusto que se destaca pelo seu aspecto decorativo, tamanho grande e flores requintadas. A planta é conhecida por sua robustez e baixa necessidade de manutenção.

Peculiaridades

Spiraea bumalda ou meadowsweet pertence aos arbustos ornamentais de folha caduca da família das rosas e é uma das muitas variedades de spirea. A altura da planta atinge aproximadamente 1 m. As placas foliares do arbusto são pequenas, ovóides, dependendo da estação, sua descrição muda: na primavera, são verdes claros e, no outono, tornam-se laranja-avermelhados ou castanhos-esverdeados. A copa do arbusto é redonda, com ramos retos e nervurados. A casca dos rebentos jovens é verde, adquirindo tonalidade castanho-avermelhada à medida que amadurecem.

As inflorescências compactas são formadas por pequenas flores, pintadas em tons lilás-rosa, embora algumas variedades possam ter uma cor mais clara: branco ou branco e rosa. O período de floração vai de junho a setembro, o tempo depende principalmente das condições climáticas da região onde a planta é cultivada. O arbusto se distingue pela alta resistência à geada, resistência à seca e tolerância normal ao ar gasoso, o que permite que seja plantado em grandes cidades.

Spirea pouco exigente e com a composição do solo, por isso pode ser plantada em qualquer zona.

além do mais adapta-se facilmente a diferentes condições climáticas... Os representantes da espécie são caracterizados por um longo ciclo de vida, alguns exemplares atingiram os 40 anos de idade. O arbusto também possui propriedades melíferas. A Spirea Bumald pode ser cultivada não apenas na Europa, mas também é decorada com jardins na Ásia e na América. A cada ano surgem mais e mais variedades de plantas, pois os criadores estão constantemente trabalhando no desenvolvimento de novas formas com melhores propriedades e aparência.

Como plantar?

Embora spirea Bulmada não exija condições especiais, entretanto, no momento do plantio, devem ser levadas em consideração as seguintes nuances:

  • para que o arbusto mostre todas as suas propriedades decorativas, é melhor escolher um local com boa iluminação, à sombra as folhas e os rebentos não ficarão com uma cor viva;
  • para o plantio, o ideal é um terreno no lado sul, com um pequeno número de árvores que dão sombra ao mato;
  • qualquer solo é adequado para meadowsweet, mas para preservar o efeito decorativo do arbusto, é melhor escolher grama ou folha;
  • A composição ideal do solo para um arbusto é 2 partes de solo, 1 parte de turfa e 1 parte de areia.

O plantio é melhor feito em abril. As mudas devem ter um sistema radicular forte e sem danos. A cova de plantio deve ser feita cerca de um terço maior do que o volume do sistema radicular, deve ter 40-50 cm de profundidade. Se o solo não foi misturado com areia e turfa, eles podem ser levados diretamente para as depressões cavadas, mas então eles devem ser feitos em 3 vezes maior que o tamanho das raízes. Você também pode adicionar um pouco de húmus aos caroços.

A planta é colocada em um buraco, endireitando bem as raízes e polvilhada com terra. O colo da raiz da muda deve ficar nivelado com o solo. As raízes da planta podem ser de um torrão de terra ou nuas. No segundo caso, a muda deve ser mantida em solução estimulante por cerca de 24 horas. A planta plantada é regada com água morna.

Recomenda-se plantar a spirea em fileiras, a distância entre elas deve ser de 35–45 cm, e entre os arbustos vale a pena manter uma distância de cerca de 50 cm. O plantio adequado é a chave para um bom desenvolvimento e um belo tipo de arbusto .

Se colocados muito densamente, os arbustos não serão capazes de crescer. A Spirea Bumalda não reage bem a indicadores elevados de umidade do solo, que freqüentemente afeta a floração. Se houver água subterrânea no local, o arbusto pode morrer. Para evitar consequências negativas em tal situação e preservar a planta, é necessário cavar um buraco mais 15–20 cm mais fundo, despejar cascalho ou cascalho nele e polvilhar com terra. Só então plante o arbusto. Assim, a água subterrânea não prejudicará os arbustos.

Como cuidar bem dele?

Como já mencionado, a espirea rosa é despretensiosa de cuidar, mas no entanto, para o volume da copa e a floração exuberante, necessita de certas condições.

  • Rega. Você precisa hidratar o arbusto regularmente e com moderação. Isso deve ser feito com cautela, a planta sofre tanto com o alagamento quanto com a seca. Duas semanas após o plantio, o arbusto é regado diariamente de manhã ou à noite, graças ao qual as raízes ficam mais fortes mais rapidamente. No calor, Bulmada spirea deve ser umedecido uma vez a cada 4–5 dias. Uma camada de cobertura morta aplicada ao redor do arbusto ajudará a manter a umidade por mais tempo. Nesse caso, a irrigação em clima quente deve ser reduzida à metade.
  • Afrouxamento. É necessário afrouxar o solo ao redor do arbusto periodicamente. É melhor fazer isso após a chuva ou rega. Após o procedimento, a planta deve ser umedecida com um pouco de água morna.
  • Top dress. Para que o arbusto tenha uma floração exuberante, ele deve ser alimentado. Para isso, são utilizados fertilizantes à base de nitrogênio, fósforo e potássio. Eles são introduzidos simultaneamente com a rega ou o afrouxamento. Eles são criados claramente de acordo com as instruções para não prejudicar a planta. Tem um efeito benéfico no crescimento e formação de botões de spirea e húmus. É introduzido como cobertura morta e, junto com a chuva e a irrigação, todos os minerais úteis são absorvidos pelo solo. Durante os períodos de seca e antes do inverno, o arbusto é fertilizado com superfosfatos.
  • Poda. O arbusto é podado principalmente no início da primavera, mas o procedimento pode ser realizado no verão, quando a planta floresce. O corte de cabelo de verão pode ativar o reflorescimento no outono. O arbusto pode ter diferentes formas, mas muitas vezes o meadowsweet forma uma coroa piramidal ou esférica. O corte não afeta de forma alguma a dinâmica de crescimento da planta, principalmente os rebentos velhos, bem como os caules secos ou danificados, são cortados. Os jardineiros recomendam realizar o procedimento no início da primavera, antes da formação das folhas no arbusto. Então é mais fácil formar a forma de coroa necessária.
  • Preparação para o inverno. No outono, todos os ramos dos arbustos maduros são cortados quase na base. Isso promove o crescimento da copa e da planta como um todo. Spirea tolera muito bem o frio, mas ainda assim vale a pena isolá-lo, especialmente as plantas jovens. Para isso, a área das raízes é recoberta com folhagem seca e, quando cai neve, vale a pena jogá-la sobre as folhas e compactá-la. Você pode isolar a spirea de Bumald com travesseiros de turfa, especialmente um abrigo como esse é relevante para regiões com clima frio. Para isso, os brotos do arbusto são fixados com arame na superfície da terra e cobertos com turfa abundante.

Métodos de reprodução

A spirea de Bumald é produzida com camadas e cortes. O primeiro método de criação é realizado na primavera. Sulcos rasos são feitos perto do arbusto, onde os brotos mais baixos e fortes são colocados e cobertos com terra. Para o período de inverno, as camadas são cobertas com folhas secas. Na primavera, os brotos têm raízes, são cortados do arbusto-mãe e plantados no local escolhido.

A propagação por estacas é simples e fácil. Funciona da seguinte forma:

  1. as estacas são cortadas no início do verão;
  2. plantadas em recipientes com turfa e areia grossa de rio;
  3. para melhorar a formação de raízes, as estacas podem ser tratadas com medicamentos estimulantes;
  4. hidratar diariamente 4–5 vezes;
  5. após o aparecimento das raízes, as mudas são cultivadas em um canteiro especialmente equipado ou plantadas em terreno aberto na próxima primavera.

Doenças e pragas

Spiraea pink não é particularmente propensa a doenças e danos por insetos, mas, infelizmente, isso às vezes acontece. Devido ao alto teor de umidade do solo, a planta pode ser danificada por doenças fúngicas, entre as quais as mais comuns são o bolor cinzento e várias manchas. Para o tratamento, utilizam-se preparações fungicidas ("Fitosporin", "Fundazol" ou Bordeaux líquido), e também normalizam a umidade do solo e a quantidade de rega.

Dentre os parasitas, o ácaro-aranha causa graves danos aos arbustos. A infecção com ele pode ser determinada pela presença de pequenas manchas esbranquiçadas nas placas das folhas. Com o tempo, as folhas danificadas ficam amarelas e ressecam. Na maioria das vezes, a infestação de ácaros ocorre durante a seca.

A luta contra a praga é realizada com preparações inseticidas, as mais eficazes são Metaphos, Keltan, Fosfamid, Akreks. Os preparados são diluídos de acordo com as instruções para não prejudicar ainda mais a planta.

Pulgões também são problemáticos para arbustos. Ela se alimenta da seiva da planta, tornando-a fraca. Proteja o arbusto com "Kronefos", "Pyrimor" ou "Fozalon". Dos remédios populares contra pulgões, usa-se a tintura de casca de cebola, que deve ser usada no início da safra. A infusão também tem efeito benéfico sobre o solo, matando microorganismos e alimentando-os com vitaminas.

Ocasionalmente, a planta pode danificar a mosca branca. Livre-se da praga com o Fitoverm. Este medicamento também é eficaz contra os caramujos da chuva, sendo utilizado como medida preventiva. A curuquerê também pode prejudicar a spirea, as lagartas aparecem no final da primavera. Alimentam-se de inflorescências e botões, não só prejudicando a aparência do arbusto, mas também causando problemas de floração. É preciso livrar-se da praga imediatamente, pois as lagartas se multiplicam muito rapidamente. Como medida preventiva, os arbustos são pulverizados com preparações especiais a cada 15–20 dias, para que os rolos de folhas não tenham tempo de se multiplicar. Contra as lagartas, também se usa uma infusão de folhas e flores de camomila do campo, à qual se adiciona sabão. Os arbustos são pulverizados várias vezes após 10 dias.

Importante! Para proteger a spirea de Bumald de doenças e ataques de parasitas, ela precisa fornecer cuidados suficientes, bem como borrifar os arbustos para fins profiláticos durante a estação de cultivo. Especialmente, vale a pena focar no processamento da mola para eliminar possíveis parasitas do inverno.

Uso em paisagismo

A variedade de variedades permite utilizar a planta em diferentes composições. O formato compacto e exuberante do arbusto vai decorar com eficácia um jardim ornamental ou uma fronteira mista. Os arbustos também são bonitos como uma cerca viva, bem como nas proximidades de arbustos mais altos ou árvores com copa esparsa. Meadowsweet vai decorar qualquer gramado, pois é elegantemente combinado com diferentes culturas de flores, e um único arbusto plantado em um gramado bem cuidado sempre atrairá a atenção. Você pode usar a espirea rosa como decoração para um terraço ou varanda, porque suas variedades subdimensionadas parecem ótimas como plantações decorativas em vasos.

A incrível elegância e beleza da spirea de Bumald torna possível aplicá-la nas mais diversas soluções de decoração de sites.

Você aprenderá mais sobre a spirea de Boomald abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário