Spirea argut: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Spirea do argumento, embora não pareça muito brilhante e impressionante, mas se encaixa organicamente no projeto paisagístico de qualquer local. Um arbusto exuberante, coberto de flores brancas como a neve, é despretensioso e capaz de tolerar baixas temperaturas sem problemas.

Peculiaridades

Spirea Arguta é um arbusto híbrido ornamental pertencente à família Pink. A descrição da variedade diz que é uma combinação de duas variedades de spirea - multiflorous e Thunberg. O arbusto atinge a altura de 2 metros, e seu diâmetro pode chegar a 3 metros. As folhas da spirea arguta são bastante estreitas, com uma rica cor verde e dentes peculiares, graças aos quais é frequentemente chamada de "serrilhada". A placa tem 4 centímetros de comprimento. Os finos ramos da planta formam arcos naturalmente.

A floração ocorre do final da primavera aos últimos dias de junho. Nesta época, botões brancos como a neve, unidos em inflorescências umbeladas, se abrem no mato. O diâmetro de um botão é de 8 milímetros e é formado por 5 pétalas. A presença de estames no interior contribui para a criação do efeito de flores fofas. A floração da spirea arguta é abundante e muito bonita, acompanhada pelo aparecimento de um cheiro a mel. Novas flores aparecem nos brotos do ano passado.

Em um ano, o comprimento dos ramos aumenta em apenas 10-20 centímetros, mas o arbusto ainda precisa de poda regular. A cultura é despretensiosa e resistente à geada, suportando temperaturas que caem para -40 graus.

Como plantar?

O plantio de spirea argut ocorre na primavera após o fim da geada ou no outono antes, respectivamente, do início da geada. Idealmente, o procedimento deve ser realizado em um dia nublado com temperaturas relativamente baixas. Não é proibido plantar plantas de contêiner a qualquer momento. Embora a spiraea seja capaz de se desenvolver em qualquer superfície, os especialistas recomendam adicionar grama ou solo com folhas, bem como areia com turfa, à cova. O lugar deve ser sombreado.

O material de plantio deve ser de alta qualidade, cultivado de forma independente ou adquirido em viveiro comprovado. Não é proibido o uso de mudas com sistema de raiz aberto e fechado. Caso a muda seja retirada do recipiente, deve-se regá-la bem para que seja retirada diretamente com o torrão de terra.

Mudas com sistema radicular aberto são preparadas de maneira um pouco diferente. 24 horas antes do plantio planejado, a imersão é feita em solução de manganês ou estimulador de raízes. Se necessário, as raízes são encurtadas com uma faca desinfetada e afiada para um comprimento de 20 a 25 centímetros. O corte deve ser plano. Os brotos são encurtados de forma que apenas 4 a 5 botões permaneçam ao longo de todo o comprimento.

O local onde a espirea do argut será plantada é desenterrado, capinado e limpo de restos de outras plantas, bem como de ervas daninhas. O buraco é criado de forma que suas dimensões sejam algumas vezes maiores do que as dimensões do sistema radicular. Se os arbustos forem plantados separadamente, deve-se manter um intervalo de um a alguns metros entre eles. Ao criar uma sebe, a distância entre as mudas é de 70-80 centímetros.

O fundo é coberto por uma camada de drenagem, cuja espessura varia de 10 a 15 centímetros.Para este efeito, são adequados materiais como seixos grandes ou pedaços de tijolo. O resto do poço é preenchido com uma mistura de solo fértil, mas solta, que é imediatamente regada até que a água desça até a profundidade.

Na parte central, está sendo construída uma pequena lâmina sobre a qual é colocada uma muda de spirea. As raízes são esticadas e cobertas com terra para não cobrir o colo da raiz. Argut é irrigado, mas é importante garantir que a água não arraste a muda para baixo. A zona da raiz é imediatamente coberta por cobertura morta com turfa ou húmus.

Como cuidar bem dele?

O cuidado com a espirea do argut consiste nas etapas usuais inerentes à maioria dos arbustos ornamentais. A irrigação deve ser regular, mas moderada para evitar o alagamento. No calor do verão, as plantas devem ser regadas a cada 3 dias e, se o tempo estiver adequado, a frequência pode ser reduzida para uma vez por semana. Como regra, um arbusto tem que gastar cerca de 15 litros de água sedimentada, após o que deve-se fazer a cobertura morta e o afrouxamento da superfície. Se aparecerem ervas daninhas ao lado da spirea, recomenda-se removê-las imediatamente, pois sua presença contribui para a disseminação de insetos ou para a infecção da cultura.

A poda oportuna é extremamente importante para o arbusto, cuja principal tarefa é a formação da copa. Além do efeito estético, esse procedimento também contribui para o surgimento de novos brotos fortes, que serão recobertos de botões brancos como a neve no próximo ano. Certifique-se de remover a maioria dos ramos jovens que cresceram durante o período de verão para evitar o engrossamento. Toda poda é dividida em diversas variedades: higiênica, modeladora, estimulante e rejuvenescedora.

A poda sanitária inicia-se no segundo ano de desenvolvimento da spirea do argut. Durante ela, são eliminados os brotos secos, que são portadores de esporos e insetos patogênicos. Os rebentos que se deterioraram durante o frio do inverno também são cortados. Portanto, a poda sanitária é realizada no início da primavera, enquanto os botões da planta ainda não foram abertos. Além disso, os brotos danificados precisarão ser removidos durante o verão.

O estímulo da poda é feito no início da primavera, mas somente quando a safra está com 3 ou 4 anos. Durante o procedimento, todos os processos enfraquecidos são removidos, como resultado do qual a bucha é curada.

A poda formativa deve ser realizada na primavera ou no outono e seu objetivo principal é criar uma copa de arbusto com um formato bonito. Além do mais, não devemos esquecer o rejuvenescimento dos arbustos, necessário para os espíritos que já completaram 15 anos. Esta poda realiza-se alguns dias antes das geadas de inverno e consiste em cortar os ramos na raiz. Falando em cuidar do argumento, não se pode deixar de citar a aplicação de fertilizantes. A composição ideal é uma mistura de substâncias orgânicas, como composto e complexos minerais. A espessura do composto deve variar de 5 a 7 centímetros, sendo 30 g de uréia e 100 g de Kemira adequados como fertilizantes minerais.

Como a cultura é resistente à geada, não precisa de abrigo especial para o frio. No entanto, é melhor proteger as raízes com composto ou húmus, cuja camada deve ser de até 30 centímetros. Os arbustos jovens, ou seja, aqueles que não atingiram a marca de 4 anos, são adicionalmente cobertos com cobertura morta e os ramos amarrados são embrulhados em estopa.

Métodos de reprodução

Existem várias maneiras de reproduzir a spirea do argut. Com a ajuda de sementes, isso definitivamente não funcionará, já que essa variedade é híbrida. Mas cortes e camadas funcionarão com sucesso.

As estacas são preparadas no verão, após o que a sua parte inferior é libertada das folhas, e o próprio caule é ligeiramente riscado para melhor estimular o surgimento das raízes. Cada talo é aprofundado de forma a penetrar no solo alguns centímetros, após o que é borrifado com terra e abundantemente irrigado. Pela primeira vez, a spirea é coberta com uma garrafa de plástico que imita uma estufa. Você pode transplantar essa muda um ano depois.

A reprodução por estratificação é realizada na primavera. O broto de spirea é fixado na superfície da terra e coberto com terra. Durante o período de verão, as camadas terão que ser irrigadas regularmente, e na próxima primavera a spirea já pode ser plantada em um habitat permanente, separando-a da planta-mãe.

Doenças e pragas

Spirea arguta tem uma imunidade inata contra muitas doenças comuns. No entanto, o arbusto é muitas vezes o alvo da maioria das pragas, de ácaros-aranha a lagartas. O ácaro não apenas cobre a superfície da spirea com teias de aranha, mas também roe a folhagem e as inflorescências do arbusto. As placas ficam amarelas, secam e afundam no chão. Para resolver o problema, o processamento com a ajuda de "Keltan", "Karbofos" ou "Akreks" é necessário.

Dos pulgões, as placas foliares da spirea argut e suas inflorescências, das quais o inseto suga os sucos, se deterioram principalmente. O ataque de pragas ocorre do final de junho a agosto. O tratamento é realizado com a ajuda de medicamentos especializados, por exemplo, 5% "Pirimor", que penetra no solo por 2 a 5 centímetros. Nesta situação, um metro quadrado de terreno exigirá 15 gramas de um medicamento. Ao atacar uma curuquerê rosa, que rói as folhas, e o arbusto começa a secar, será necessário o uso de "Pirimor" e "Bitoxibacilina" na concentração necessária.

Uso em paisagismo

Spirea arguta é ideal para a implementação de ideias de paisagismo. Na maioria das vezes, o arbusto é usado em uma única plantação ou para formar uma sebe. A cultura fica bem sozinha ou em combinação com coníferas atuando como pano de fundo.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da espiral argut, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário