Plantando e cuidando da spirea

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar?
  4. Como cobrir um arbusto de spirea?
  5. Possíveis dificuldades de crescimento

Spirea é um arbusto ornamental que é coberto por um grande número de flores perfumadas na primavera. No outono, a folhagem torna-se amarela, laranja clara, carmesim clara, em alguns tipos de folhagem adquire vários tons. Uma planta de fortificação de solo despretensiosa é freqüentemente plantada em torno de playgrounds, instituições e casas particulares. Adapta-se perfeitamente a um clima rigoroso e ameno, recupera após geadas, resiste à seca e às variações de temperatura. E como a spirea planta e cuida dela?

Seleção de variedade

Existem cerca de 100 variedades conhecidas desta planta. Entre eles estão enormes representantes de até 2,5 me em miniatura, de apenas 15 cm de altura Os ramos da cultura são eretos ou rastejantes no solo. Durante a floração, o arbusto é coberto por pequenas flores dispostas em inflorescências. As pétalas são pintadas em tons de branco a bordô. De acordo com o período de floração, as variedades são diferenciadas:

  • Primavera;
  • verão;
  • outono.

As variedades de primavera são caracterizadas por uma floração abundante e exuberante, que não dura muito. Na primeira década de maio, flores brancas perfumadas desabrocham perto de arbustos de dois anos. As espécies de primavera florescem apenas com inflorescências brancas. O arbusto tem uma vida útil de cerca de 20 anos. A floração ocorre de meados de maio ao início de junho.

As seguintes espécies são classificadas como floração primaveril.

Spirea cinza

Nomeado para a folhagem verde-acinzentada. Mato de até 2 metros de altura. Cresce rapidamente, floresce ao longo do mês. As inflorescências cobrem completamente os ramos. É considerada uma variedade resistente à geada, mas recomenda-se que as plantas jovens com menos de 5 anos de idade sejam protegidas do frio com ramos de abeto ou grama seca.

Espirea serrilhada afiada (arguta)

É considerada a primeira espécie de floração. A uma altura de 1,5 metros e mais, os ramos são dobrados, cobertos com flores brancas perfumadas. O período de floração é de cerca de 3 semanas. A diferença característica são as estreitas folhas verdes brilhantes serrilhadas. Frequentemente cultivado como uma cerca viva.

Spirea

Galhos finos e curvos cobrem folhas ovais brilhantes, que lembram ameixeiras. No outono, eles ficam laranja. Flores duplas brancas aparecem em maio. Recomenda-se que os arbustos jovens para o inverno sejam cobertos e com cobertura morta. A spiraea é criada na Coréia, fica ótima em uma paisagem decorada em estilo oriental.

Spirea Wangutta

O híbrido cresce até 2 metros. As flores pequenas são dispostas em inflorescências arredondadas. Folhas exuberantes e escuras ficam vermelhas com o início do outono. Galhos arqueados caindo no chão. Floresce em junho, muitas vezes novamente em agosto. Variedades famosas: "White Bride", "Gold Fontaine", "Pink Ice".

Spirea média

Na natureza, é encontrada no sul da Sibéria e na Ásia Central. Um arbusto redondo com uma coroa de folhas verdes claras. Floresce em maio. Floresce por cerca de 2 semanas. Responde favoravelmente à poda e replantio.

Spirea Thunberg

Os galhos chegam a atingir 1,8 metros de comprimento, inclinados ao solo. As folhas são ovais, alongadas, verde-claras, com dentículos quase imperceptíveis ao longo das bordas. No outono, eles ficam amarelos e ficam muito tempo no mato. As flores são rosadas, coletadas em inflorescências, cobrem completamente os ramos.

No Japão, é por isso que a planta é chamada de "salgueiro da neve" (yuki-yanagi).

Spirea trilobada

A variedade compacta não tem mais de um metro de altura. As folhas são arredondadas, com dentículos pronunciados dissecando a folha. No outono, a folhagem ganha cores vivas. As flores brancas desabrocham em maio, a floração continua até junho. A copa do arbusto tem a forma de uma bola, as flores são recolhidas em inflorescências - guarda-chuvas arredondados. Uma variedade resistente à geada para a região dos Urais e de Moscou. Indispensável para enquadrar fronteiras e caminhos.

As variedades de verão formam botões apenas na parte superior dos brotos deste ano. O ano passado secou pouco a pouco. As espireas do grupo verão são menos conhecidas pelos jardineiros. Cuidar deles é bastante simples. O principal é remover os brotos morrendo em tempo hábil.

Birch spirea

Arbusto em miniatura até 80 cm, folhas verdes claras, de formato arredondado, com dentes macios nas bordas. Floresce em junho, flores brancas ou rosa formam inflorescências compactas. O arbusto arredondado exuberante verde claro no outono é pintado em tons de vermelho. Resistente à geada e à seca. Cresce bem ao sol e à sombra. Floresce em meados de julho por cerca de 3-4 semanas.

Salgueiro Spirea

Os ramos eretos atingem 2 metros de altura. As folhas são pontiagudas, alongadas com cerca de 10 cm, verdes densas. Flores rosa brilhantes formam panículas. Floresce de junho a agosto. Aparência despretensiosa e resistente à geada. Planta de mel.

Spirea de flor branca

A spirea em flor tem um aroma agradável. Arbusto de até 1 metro de altura, de folhas pequenas, com inflorescências brancas perfumadas. Os ramos são eretos, cobertos de flores de julho a fins de agosto. Hiberna sem abrigo. A poda oportuna estimula a formação de um grande número de botões.

Spirea floresceu densa

Um pequeno arbusto de até 80 cm com uma copa exuberante em forma de bola. As folhas são arredondadas, com pequenos dentes. No outono, a folhagem muda de verde denso para laranja ou amarelo. Em junho - julho, começa a florescer com delicadas flores rosa, rosa ou rosa escuro, formando guarda-chuvas.

Spirea Bumbald

O híbrido tem cerca de um metro de comprimento ou um pouco mais curto. Os brotos são avermelhados, as folhas são alongadas, com pequenos dentículos nas bordas. Floresce em julho - agosto. As flores são rosa ou de diferentes variedades de rosa, formando inflorescências. Esta é uma variedade elegante e despretensiosa.

Algumas espécies de verão continuam a florescer nos meses de outono. Estas espireas podem ser classificadas como arbustos com flor de verão-outono ou outono.

Lilac spirea

Uma densa coroa crespa cresce cerca de um metro. As folhas são pequenas, oblongas, pequenas flores lilases que formam grandes panículas. A floração começa em junho e dura até a geada. No outono, os arbustos com uma coroa amarelada e flores rosa-púrpura ficam muito bonitos.

Spirea japonesa

Arbusto em miniatura de até 1 metro de altura. Na primavera aparecem folhas jovens de cor acastanhada, que ficam verdes depois de um tempo. No outono, a coroa torna-se amarelo brilhante ou laranja. Floresce em julho-agosto, a floração dura ao longo de setembro-outubro. As inflorescências arredondadas são rosa claro ou carmesim brilhante, apenas os brotos anuais florescem na variedade japonesa.

A época de floração é freqüentemente determinada pela variedade da planta.

Spirea adorável

Uma característica distintiva é a floração remanescente (re-floração). A primeira onda de flores é no início de junho, a segunda (em agosto e setembro) é mais abundante e exuberante. Os ramos são direitos, formam um arbusto redondo. Possui pequenas folhas fofas verdes brilhantes de até 5 cm, as flores são rosa pálido, coletadas em grandes inflorescências (até 15 cm), aparecem apenas nos brotos anuais.

Spirea Douglas

Um arbusto perene resistente ao inverno cresce até 1,5 metros. Os brotos são retos, as folhas são alongadas, oblongas, pubescentes embaixo. As flores são pequenas, de cor rosa brilhante, formam panículas de até 18 cm e a floração ocorre de julho a setembro. O aroma de flor de spirea é agradável.

Spirea Billard

A variedade é altamente resistente à geada, pode resistir à geada até -30 -35 ° C sem abrigo. Recomendado para ser plantado na Região da Terra Não Negra e na Sibéria. Os brotos de arbustos crescem até 2 metros, as flores são pequenas, rosadas ou brancas, coletadas em panículas fofas.

Como plantar?

Você pode cultivar spirea das seguintes maneiras:

  • de sementes;
  • mudas;
  • estacas ou camadas.

Para os iniciantes, a maneira mais fácil é adquirir uma muda pronta e plantar no local. Ao escolher uma planta, eles observam a condição de suas raízes e galhos. O arbusto deve ter uma aparência saudável, sem sinais de apodrecimento, as raízes e os brotos devem ser flexíveis e sem áreas secas. Botões fortes são claramente visíveis nos ramos.

Para plantar spirea com sementes, são necessários floreiras ou vasos largos e rasos. Um substrato é preparado a partir de turfa e húmus de folhas. Colocados em recipientes e sementes de plantas, polvilhe cerca de 1 cm de turfa por cima, no 10º dia aparecerão os primeiros brotos. Para que os rebentos não adoeçam com o fungo, recomenda-se pulverizá-los com "Fundazol", "Fitosporina" ou uma solução de permanganato de potássio.

Depois de alguns meses, os arbustos maduros são transplantados para o local. O canteiro com as espireas plantadas é sombreado. Recomenda-se podar um pouco as raízes. A área ao redor dos arbustos é regada e coberta com cobertura morta. É aconselhável cobrir para o inverno.

As plantas jovens florescem no terceiro ano após o plantio.

As estacas de espirea são plantadas após o final do crescimento intensivo da primavera, que para em junho. O plantio pode ser realizado até setembro - outubro. É importante preparar adequadamente as mudas antes do plantio.

  • Para o corte, escolha um broto anual reto vertical.
  • Corte em várias partes, cada uma com 4-5 folhas.
  • As folhas pecioladas inferiores são removidas. As folhas restantes são cortadas ao meio.
  • Coloque na solução de Epin por 1 dia.
  • Mergulhe o caule no pó para estimular o crescimento da raiz.
  • Plante em solo úmido (uma mistura de turfa e areia) 2 cm em um ângulo de 45 graus.

Os brotos de corte plantados em caixas requerem rega regular 4-5 vezes e alta umidade. As estacas enraizadas são transferidas para um local permanente na próxima primavera. É possível plantar spirea em terreno aberto com estacas e no outono. Depois de passar o inverno sob a neve, as mudas criarão raízes na primavera.

Quando a spirea é plantada com estratificação, é importante observar as seguintes condições:

  • cave uma pequena depressão perto do arbusto;
  • um ramo forte e dobrado é dobrado e fixado;
  • a ponta do galho é cortada;
  • o sulco com o broto é coberto com terra;
  • antes do início do tempo frio, cubra com folhagem seca.

Se as mudas criarem raízes, na próxima primavera, elas são cortadas do arbusto-mãe e plantadas separadamente.

Cronometragem

As mudas no local podem ser plantadas na primavera ou no outono. É recomendável plantar variedades na primavera que florescem no verão. O transplante deve ser feito antes que o rim comece a inchar. No outono, as espireas são transplantadas, florescendo em maio ou de agosto a outubro. Os arbustos são transplantados antes do início da queda das folhas.

As sementes de Spirea são plantadas na primavera (abril) ou no outono (outubro - novembro) em terreno aberto ou em recipientes especiais. Um canteiro para plantas é escolhido em um local sombreado e fechado de correntes de ar. Portanto, na maioria das vezes a spirea é criada em viveiros profissionais.

As estacas de Spirea são plantadas no verão. O corte de estacas é recomendado em junho. Em seguida, são imediatamente plantados nas áreas preparadas para eles, onde mantêm umidade, sombreamento e arejamento ideais. No outono, antes do inverno, as plantas são protegidas do frio e dos danos mecânicos.

Seleção de assento

Spirea gosta muito de sol, na ausência de luz solar o arbusto quase não floresce. Um dia nublado e chuvoso é escolhido para o plantio no local. É mais difícil replantar plantas adultas com raízes crescidas do que plantas jovens. Um grande arbusto pode ser facilmente dividido em 2-3 outros mais compactos e plantados lado a lado. No jardim, a cultura cresce bem com coníferas: abeto, thuja, zimbro.

Preparação do solo

Um solo solto levemente ácido ou neutro com uma mistura de grama ou húmus de folhas, que permite que o ar passe para as raízes, é adequado para a planta. Recomenda-se adicionar areia e turfa a solo argiloso pesado. Argila e húmus podem ser adicionados a solos arenosos. Proporções recomendadas: 2 partes de terreno, 1 parte de areia e 1 parte de turfa.

Esquema de pouso

Via de regra, é feita uma distância de 70 cm a um metro entre os arbustos, nos arbustos em miniatura a distância é de cerca de 50 cm.Em uma sebe, a distância é reduzida para 30 cm. Para uma sebe, os designers recomendam a escolha de mudas da mesma variedade, variedades altas são mais adequadas, arbustos menores são adequados para um jardim de pedras ou jardim ornamental. Uma planta com uma copa exuberante e um longo período de floração é adequada para uma única composição.

Para a spirea, um buraco é cavado alguns dias antes do plantio e deixado para assentar.

O tamanho da cova depende do volume do rizoma da espirea. O buraco é um pouco mais largo do que as raízes do arbusto. No fundo do buraco, faça 1,5 vezes mais do que o necessário para a muda.

Coloque na parte inferior:

  • tijolos quebrados, seixos ou cascalho com 15-20 cm de espessura são drenagem;
  • uma composição de húmus de folhas, turfa e areia é colocada no topo com um monte;
  • o arbusto é cavado, as raízes são lavadas com água;
  • as raízes são colocadas verticalmente e distribuídas ao longo do aterro;
  • o colo da raiz está localizado no nível da borda da cova de plantio;
  • a cova está cheia de terra;
  • o arbusto é regado em partes (cerca de 2 baldes de água) e o solo é vertido;
  • cobertura morta com turfa ou serragem (6-8 cm).

Como cuidar?

Spirea é considerada um arbusto ornamental pouco caprichoso, pelo que é muito valorizada pelos jardineiros. Mesmo com manutenção mínima, a cultura vai adornar o jardim com folhagem exuberante e floração abundante e requintada. Na spirea, o sistema radicular está localizado próximo à superfície, de modo que a planta precisa de irrigação regular, especialmente em climas quentes. O solo ao redor dos arbustos deve ser afrouxado com freqüência para fornecer oxigênio às raízes. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes da planta.

As ervas daninhas ao redor dos arbustos devem ser arrancadas, pois retêm alimento, umidade nas raízes e bloqueiam o acesso do ar ao solo.

Top curativo

Para as plantas jovens, a fertilização estimula o crescimento das raízes e rebentos jovens, os arbustos adultos florescem por muito tempo e abundantemente com alimentação regular. Eles são alimentados 3 vezes por ano.

  • Primavera. Após a poda, a spirea é alimentada com fertilizantes nitrogenados. Esse curativo estimula o crescimento da planta, não é aconselhável usar no outono.
  • Verão. Para uma floração exuberante e abundante nos anos atuais e próximos, são introduzidos compostos orgânicos e minerais (solução de verbasco com adição de superfosfatos).
  • Outono. Os fertilizantes complexos de fósforo e potássio ajudam a planta a acumular os nutrientes necessários para o inverno.

Poda

Todas as variedades de spirea toleram bem a poda. A poda regular dos rebentos estimula o crescimento da planta, novos ramos e floração abundante. Na primavera, antes que os botões cresçam a uma temperatura estabelecida acima de zero, os brotos secos, congelados e inestéticos são podados. Ramos velhos com mais de 2 cm de espessura também podem ser removidos. Os arbustos jovens com menos de 5 anos não são podados.

As variedades com flores de verão são podadas em grandes botões e os brotos finos e fracos são removidos completamente. As espécies com floração precoce (floração na primavera) são completamente cortadas somente após a floração completa. Formando um arbusto, os ramos são encurtados em cerca de um terço.

No outono, também se pode realizar as podas sanitárias (retirar os rebentos secos e doentes) e as podas rejuvenescedoras (nos arbustos com mais de 7 anos). A poda rejuvenescedora (removendo todos os galhos velhos) é melhor realizada em várias etapas, por exemplo, na primavera e no outono. Aconselha-se fazer a poda de outono 3 semanas antes do início da geada. Algumas espécies com flores de verão, por exemplo, a espirea japonesa, podem ser cortadas de 3 a 4 vezes por estação.

A poda após a primeira floração estimula o arbusto a florescer novamente no outono.

Rega

Spirea é uma planta resistente à falta de umidade, mas com rega abundante, o arbusto cresce abundantemente e floresce com muito mais abundância. As plantas jovens requerem menos água do que os arbustos maduros. Variedades de baixo crescimento são regadas 2 vezes por mês com 10-15 litros, para arbustos altos, a norma é 15-20 litros por mês. O solo ao redor da spirea deve ser solto, não permitindo o aparecimento de crosta dura na superfície. As plantas pequenas são menos resistentes à secagem do solo do que as grandes.

É importante levar em consideração que todas as espireas não toleram mal a estagnação da umidade no solo.

Luz e temperatura

Spirea prefere muita luz. Recomenda-se plantar um arbusto em áreas ensolaradas. Na sombra parcial, a spirea também cresce muito bem, mas não floresce abundantemente, com exceção de espécies tolerantes à sombra. A planta é resistente às mudanças de temperatura, resiste bem ao frio ou ao calor. Mudanças abruptas e frequentes nas condições de temperatura afetam negativamente a condição do arbusto. A cultura é resistente a geadas e geadas. Depois de congelar no inverno, ele se recupera rapidamente.

Preparando-se para o inverno

Preparar um arbusto de spirea para o inverno não leva muito tempo. Eles cobrem as plantas no outono, quando a temperatura cai, mas antes que o solo congele. As inflorescências secas em variedades de floração tardia são cortadas após a floração, as raízes da planta são cobertas por uma camada de folhagem seca de 10-15 cm de espessura. Para plantas jovens, o espaço ao redor do colo da raiz é adicionalmente coberto com húmus.

A maioria das espécies de espíritos tolera geadas de até -35 ° C. Em regiões de clima severo e para espécies termofílicas, as espireas abrigam-se. Não é recomendável cortar a planta no outono nas regiões norte.

Em invernos gelados com pouca neve, é melhor cobrir completamente os arbustos na Rússia central.

Como cobrir um arbusto de spirea?

  • Os galhos são recolhidos e amarrados.
  • Os arbustos baixos são dobrados ao solo e fixados. Para os mais altos, armações especiais são feitas.
  • Cubra de cima com folhagem seca, ramos de abeto, serragem, serapilheira.

Possíveis dificuldades de crescimento

No verão quente, recomenda-se regar a spirea 2 vezes por semana. A rega é feita com água não muito fria, é melhor com água morna, em pé ao sol. Em caso de excesso de umidade, o arbusto começa a desbotar e manchas cinzentas podem aparecer nas folhas - são doenças fúngicas. Aos primeiros sinais da doença, a planta é tratada com líquido bordalês, base ou enxofre coloidal.

A planta também pode murchar quando aparecem as pragas. O mais perigoso é o ácaro-aranha. Amarelecimento e queda da copa, buracos nas folhas e inflorescências, teias de aranha brancas entre os brotos - são sinais de que os carrapatos se instalaram no arbusto. As plantas são pulverizadas solução de "Karbofos" ou "Fosfamida"... Os caracóis e pulgões também gostam de se estabelecer nos ramos da spirea.

No início da primavera, os brotos são tratados com Fitoverm, mas é recomendável repetir o tratamento durante a temporada para prevenção.

      A fertilização e a rega são necessárias para a planta durante o crescimento, a formação dos botões e a floração exuberante. É importante observar a medida ao aplicar o curativo de cobertura e a rega. Spirea é alimentado 2 a 3 vezes por ano e regado apenas no verão seco. Uma grande planta adulta é capaz de extrair umidade das camadas inferiores do solo. Após o término da floração, é melhor cortar as inflorescências, para que a spirea não gaste energia na formação das sementes.

      Se o arbusto estiver crescendo em um lugar por muito tempo e parou de florescer intensamente, você pode atualizá-lo. Em um dia nublado de outono, ela é regada e desenterrada. As raízes são arrancadas do solo e lavadas com água corrente. Rebentos e raízes danificados são removidos, deixando-os fortes e fortes. O arbusto é plantado em um novo local, introduzindo substrato novo na cova. Água, o lugar ao redor das raízes é coberto com cobertura morta.

      Como você pode ver, para que a spirea enfeite o jardim com uma vegetação luxuriante e belas flores, é necessário: plantio adequado, cuidados mínimos e poda oportuna. E então o arbusto despretensioso e gracioso fará as delícias dos jardineiros por muitos anos.

      Para dicas sobre como cuidar da spirea, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário