Poda spirea após a floração: regras e esquema
Spirea é um arbusto perene da família Pink. Esta é uma planta bastante despretensiosa, adaptada ao calor do verão e às geadas do inverno. Iremos dizer-lhe como podar adequadamente a spirea após a floração.
Peculiaridades
Uma planta que ama a luz pode viver até 15 anos, adora umidade e sol. Na natureza, ele pode ser encontrado próximo a corpos d'água ou nas bordas da floresta. Com muito cuidado, a planta cresce até 15 cm por ano. A planta possui mais de 80 espécies e é muito popular. É plantada isoladamente e em composição com outras plantas.
A floração longa e a bela forma de arbusto podem ser alcançadas com a poda periódica.
Você precisa de um corte de cabelo?
A espirea cresce muito rapidamente, com o passar do tempo, seu arbusto começa a dar rebentos jovens, se desfazendo em diferentes direções, adquirindo um formato pouco atraente. A poda correta e estável ajudará a restaurar e melhorar a forma do arbusto, bem como a se livrar de galhos secos e desnecessários, estimulam a floração a longo prazo, permitem sobreviver ao inverno sem consequências e preservam os embriões de flores. Os brotos de Spirea têm vida curta, são suficientes para 2-3 anos. Depois secam e fazem com que o arbusto pareça abandonado, não dando oportunidade para a formação de novos rebentos. A qualidade e o momento da poda se aplicam a diferentes tipos de spirea de maneiras diferentes.
Tipos de corte
- Sanitário. Esta poda pode ser feita depois que a neve derreter. No processo de poda, os ramos secos são removidos e pequenos crescimentos dentro do arbusto são removidos. Este método provoca um aumento no número de botões, e a planta dá toda a sua força para o crescimento de brotos saudáveis. Os botões secos do inverno também são removidos junto com a parte superior congelada dos brotos. O corte deve ser feito apenas no rim. Este método é usado para arbustos com mais de 3 anos.
- Estimulante. A poda é realizada sobre os botões reduzindo o tamanho dos ramos, deixando 25-30 cm para o crescimento dos jovens. O procedimento ocorre em junho. Spirea vai florescer abundantemente e ficar linda.
- Formativo. Na primavera ou no verão, eles fazem uma transformação dos arbustos de qualquer forma, dependendo de suas preferências. Se quiser um arbusto arredondado, faça as linhas de corte no mesmo nível, arredondando lentamente os contornos do arbusto. Se você tiver uma sebe desse arbusto que floresce em julho, poda no final do verão, quando a planta já murchar. E na primavera, é só corrigir a silhueta. Encurte os ramos mais compridos em 25 cm. Controle sempre o interior do arbusto. Faça isso 2-3 vezes por ano. Um arbusto muito crescido contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas e um ambiente favorável para pragas. Remova os ramos secos e desbaste os rebentos.
- Anti-envelhecimento. O efeito rejuvenescedor é obtido cortando completamente os rebentos a uma altura de 20 cm do solo. É usado para arbustos velhos de 10 a 12 anos. Você pode deixar apenas 5-10 dos ramos do ano passado sem cortes. Graças a este procedimento, a planta pode crescer até 20 anos.
Poda de espécies florescentes de primavera
Os seguintes tipos são chamados de espirea de floração na primavera:
- "Wangutta";
- "Nipponskaya";
- "Cinza";
- "Thunberg";
- "Dubravkolistnaya";
- "Médio Gorodchaty";
- "Arguta".
São caracterizados por uma flor branca com centro amarelado e estames muito longos.Uma densa floração em forma de guarda-chuva envolve os brotos, forçando-os a se inclinar em direção ao solo. As flores se formam nos brotos do ano passado ao longo de todo o comprimento do galho. Este show dura 2-3 semanas. Algumas espécies são brancas ou de cor creme.
Os arbustos que florescem em maio e junho são podados no verão, imediatamente após a floração. Uma vez que são propensos a um crescimento abundante de brotos, a circuncisão é simplesmente necessária para eles. Todos os tipos de poda são aplicáveis a esses tipos de aguardentes. Você precisa cortar os galhos em cerca de um terço após o término da floração, no meio do verão. Isso é necessário para que a floração fique saturada na primavera. Os arbustos de floração precoce podem ter qualquer formato. Essas espécies rapidamente desenvolvem uma coroa, então se você negligenciar o corte, elas simplesmente perderão sua aparência e não serão decorativas.
Por exemplo, a espirea cinza começa a florescer no final de maio - início de junho e cresce até 2 metros. Portanto, quando ocorre a poda, muitas inflorescências ainda estão florescendo e é uma pena cortá-las. Mas ela tolera bem esse procedimento e, no ano que vem, sua coroa crescerá novamente.
Poda de variedades de flores de verão
Para variedades com floração de verão, a poda é necessária para estimular a floração de longo prazo. Afinal, os botões são formados nas hastes do ano corrente. Os arbustos com flores de verão incluem os seguintes tipos de arbustos:
- "Berezolistnaya";
- Billard;
- "Sentiu";
- “Ivolistnaya;
- "Japonês";
- "Anão";
- Boomalda;
- Douglas;
- "Floresceu densamente".
Eles se deliciam com sua cor durante todo o verão. As inflorescências de tons brilhantes do rosa ao roxo são formadas na forma de pequenos leques ou grandes guarda-chuvas. Esses tipos de spirea podem ser aparados no outono, próximo ao frio. Além disso, você pode cortá-lo com muita força, quase acima do solo, removendo todos os brotos secos e até mesmo o crescimento excessivo. Tudo isso só vai beneficiar o mato.
Se você tem um arbusto muito grande, antes da poda, você pode plantá-la adicionalmente dividindo o sistema radicular ou cortando as estacas e plantando-as em um vaso de enraizamento, regando periodicamente até que as folhas verdes apareçam. Se, apesar de todos os esforços de poda, o arbusto não der os resultados desejados, é melhor desenterrá-lo e plantar outro. Após a poda, isole o arbusto para o inverno com uma camada de folhagem ou serragem. E na primavera, retire tudo isso e polvilhe o mato com adubo orgânico.
Por exemplo, spirea "Bumalda" floresce no primeiro ano de plantio... A inflorescência é formada na parte superior do broto. No ano seguinte, o topo dos brotos morre e a floração começa nos brotos nas laterais. A planta é durável devido ao crescimento denso, cada haste vive de 6 a 7 anos. Portanto, esses arbustos devem ser cortados anualmente a partir de 4 anos de crescimento, cortando toda a parte superior a uma altura de 30 cm do solo.
Esquema e regras para aparar sebes
As sebes requerem ainda mais atenção do que os arbustos normais de spirea. Quaisquer variedades de plantas são adequadas para sua criação. Uma vez que este arbusto cresce instantaneamente, a poda na sebe deve ser feita com linhas claras e uniformes. As sebes jovens devem ser podadas no segundo ano de vida. Um terço do crescimento total ano a ano será suficiente para um corte. Em plantas adultas, você pode cortar metade dos brotos crescidos em um ano.
Poda de primavera
A primeira poda é feita quando o arbusto é plantado na primavera. Nesse caso, os galhos devem ser cortados ao meio e os brotos secos e danificados devem ser removidos. Cortar até o primeiro botão externo é considerado correto. As características de poda estão diretamente relacionadas à idade da planta:
- nos primeiros 2 anos de crescimento, os brotos são encurtados no mesmo nível;
- por 3 anos, você pode cortar todos os brotos até o chão, pois eles não vão mais florescer e só podem engrossar o arbusto.
A formação do arbusto pode ser iniciada em março, desde que a temperatura seja estável e sem geadas.
Poda de verão
Durante a floração de verão, a spirea precisa de muita atenção. Durante a floração, é necessário remover delicadamente as inflorescências já desbotadas, evitando que as sementes amadureçam.Isso irá promover o crescimento dos rebentos laterais e estimular a duração da floração.
Características de poda de diferentes variedades
Spirea branco
Este tipo de arbusto muito comum com uma altura de até 1,7 metros apresenta uma coloração castanha na casca dos ramos e nas folhas com copas pontiagudas. A floração branca começa em julho. As inflorescências desbotadas são removidas em agosto, após a floração, para não tirar a força da planta. Na primavera, o arbusto é limpo de rebentos congelados e secos, formando uma silhueta. No quinto ano de crescimento, o arbusto deve ser cortado periodicamente até 30 cm de altura.
Spirea Wangutta
Este spirea pode ser aparado em abril, diluindo e removendo tops secos dele. Baús com mais de 7 anos podem ser descartados. O crescimento desta spirea pode chegar a 3 metros. A largura da coroa tem um diâmetro de até 2,5 metros. Suas copas espalhadas são cobertas por flores brancas. A poda pode ser iniciada imediatamente após o final da floração, cortando os ramos ao meio e os ramos ramificados cortados a um terço.
Cuidado depois da poda
Após uma poda adequada em qualquer época do ano, a planta fica estressada e precisa ser alimentada. Os fertilizantes são aplicados à cobertura morta do solo junto com a irrigação. Se a poda foi no verão, o arbusto pode ser alimentado com fertilizantes orgânicos. No dia anterior, é necessário regar bem a planta para que os nutrientes cheguem rapidamente ao sistema radicular. Depois de aplicar o revestimento de cobertura sob o arbusto, você pode adicionar serragem ou folhagem do composto. Como você pode ver, a poda desempenha um papel importante na vida da spirea.
O mais importante é aplicá-lo corretamente e de acordo com o tipo de planta. Seu efeito decorativo e longevidade dependem disso.
Para obter informações sobre como podar adequadamente a spirea após a floração de verão, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.