Quando e como propagar adequadamente a spirea?
Como propagar spirea? Esta questão é enfrentada por muitos jardineiros amadores que desejam cultivar independentemente novas plantas para seu site. Como outros arbustos com ramos trepadeiras bastante longos, spirea apóia a reprodução por camadas, permite cortes. A coleta de sementes também oferece uma oportunidade de experimentar mudas que obrigam a casa, mas esse método só é adequado para os jardineiros domésticos mais pacientes.
Como plantar uma spirea dividindo um arbusto no outono ou em outras ocasiões? Qual é a melhor época para o plantio e por quê? A propagação de sementes é adequada para híbridos? Todas essas questões devem ser consideradas com mais detalhes, já que o processo de aumento do número de destilados no local exige o cumprimento de certas regras. Caso contrário, será muito difícil alcançar os resultados desejados.
Peculiaridades
A reprodução da spirea pode ser bem-sucedida mesmo se o jardineiro não tiver muita experiência. Este arbusto cria raízes bem quando plantado na primavera e no outono. Com um certo esforço, a spirea pode ser propagada no verão, basta levar em consideração as características individuais da planta.
Cronometragem
A escolha do momento de reprodução, na maioria dos casos, acaba por estar associada ao desejo do jardineiro de usar diferentes tipos e métodos de cultivo de plantas. No caso da spirea (um arbusto bastante despretensioso), as restrições sazonais não são tão importantes. Sujeito a certas regras, será possível completar todas as tarefas necessárias, mesmo no verão.
Na primavera
A escolha do momento para reprodução na primavera pode ser diferente. Na maioria das vezes, o tempo de pouso cai nos seguintes períodos.
- O período até o inchaço dos rins. Chega em meados de março. Se os prazos forem perdidos e as folhas começarem a crescer, você não deve tocar na planta.
- No final da primavera, antes da floração. Neste momento, a estação de cultivo mais ativa é substituída por outros processos e as mudanças não são tão perigosas.
Verão
No verão, a propagação de um arbusto por estratificação, divisão, estacas é recomendada apenas se o tempo estiver nublado, sem seca, sol escaldante. A perda de umidade é sempre prejudicial para as mudas jovens, elas podem não criar raízes ou murchar.
Nos meses de verão, o final da floração é considerado o período ideal para a reprodução. Geralmente cai em meados de junho ou na primeira semana de julho.
No outono
Os meses de outono implicam na possibilidade de plantar spirea apenas antes do início da primeira geada. Será melhor se todas as manipulações necessárias puderem ser concluídas em meados de setembro. Acredita-se que a reprodução no outono é a mais produtiva, pois permite reduzir ao mínimo os cuidados com a planta. Na maioria dos casos, basta cobrir e isolar bem as mudas. Nesse caso, a taxa de sobrevivência das plantas é a mais alta possível.
Métodos de reprodução
A espirea em casa pode ser facilmente propagada com a ajuda de camadas, estacas, sementes. Além disso, um arbusto adulto pode ser facilmente dividido durante o transplante, recebendo novas plantas adultas. Este método é especialmente eficaz se a planta requer estimulação de crescimento anti-envelhecimento.
Em casa e em uma mini-estufa, você pode plantar a spirea com sementes ou galhos, preparando os brotos para o plantio ao longo do ano.
Sementes
É importante considerar que o método de propagação por sementes é adequado apenas para plantas varietais.Nesse caso, os híbridos darão descendentes que não repetirão a aparência e as características das plantas-mãe. O resto A reprodução de sementes tem muitas vantagens, pois ajuda a obter uma quantidade suficiente de material para criar uma sebe ou composições extensas de paisagens.
Não há necessidade de estratificar ou preparar as cápsulas de frutas colhidas no verão e seu conteúdo.
As sementes são usadas para o plantio da seguinte forma:
- em julho-agosto, o material de plantio imaturo é colhido;
- em casa, amadurece por 3 semanas;
- contêineres de desembarque estão sendo preparados;
- os recipientes são preenchidos com um substrato;
- sementes são derramadas por cima, levemente cobertas com terra;
- borrife água com um borrifador e fixe o filme.
As mudas aparecem dentro de um mês, elas precisarão ser colhidas em janeiro-fevereiro. Você precisa iniciá-lo quando as plantas atingirem 2 cm de altura. Além disso, as espireas são transferidas para uma caixa mais espaçosa com uma distância entre os brotos individuais de pelo menos 7 cm. No verão, o recipiente é colocado no jardim, mas de forma que não haja contato direto das mudas com os raios de o sol.
Durante este período, é necessária rega abundante, já no outono as mudas estão prontas para o plantio em campo aberto, invernada independente.
As taxas de germinação de sementes de Spirea variam na faixa de 50-100%. A floração das mudas obtidas a partir de sementes inicia-se aos 3 anos. Até então, a planta formará um sistema radicular desenvolvido, direcionando todas as suas forças para este trabalho.
Estacas
O uso de estacas na propagação da espirea é um dos métodos de propagação mais eficazes. Os brotos de 1 e 2 anos são adequados para o procedimento, só é importante escolher a época certa para o plantio. O novo crescimento distingue-se por uma casca mais clara, é fácil distingui-lo do resto.
As estacas de espirea não têm restrições sazonais, são realizadas na primavera, outono, verão, mas sempre com tempo fresco e nublado. O material de corte para o plantio é feito apenas de arbustos fortes e saudáveis. O próprio processo de criação depende da estação.
Na primavera, os brotos são usados por 2 anos com casca lignificada, com diâmetro não superior a 5 mm. O corte das mudas é feito a partir do meio do rebento, o corte oblíquo na parte inferior e reto na parte superior. O cabo deve ter pelo menos 5 a 6 gemas; para estimular a formação da raiz, as incisões são feitas acima do par inferior. O enraizamento é realizado em solo de estufa ou recipiente com substrato com imersão preliminar de 12 horas em solução de Epin. É necessário aprofundar o corte em 2-3 botões, a formação da raiz leva até 30 dias.
As estacas de verão de spirea são feitas com brotos verdes jovens de 1 ano de idade. Sua parte superior é encurtada, as folhas inferiores são removidas, 2 pares são deixados no topo, reduzindo seu tamanho em um terço. O corte do fundo é chanfrado, tratado com permanganato de potássio e as estacas colocadas em substrato nutriente com profundidade de 2 cm. A distância entre os plantios não deve ser inferior a 3 cm. Durante o período de enraizamento, condições de casa de vegetação com alta temperatura e deve-se criar umidade para as mudas.
Quando propagadas por estacas, as variedades de folhas de bétula e de carvalho criam melhor raízes. Um pouco menos bem-sucedido (em 70% dos casos) é o enraizamento de Wangutta spiraea, lírio, anão, flor branca, salgueiro.
A aparência de dentes afiados se presta a enxertos pior do que outros - a taxa de sobrevivência é de cerca de 33%.
Camadas
A propagação de espirea por camadas é um método bastante popular, mas ele precisa de algum tempo para sacrificar a beleza do arbusto-mãe florido. Para obter brotos, é necessário no início da primavera selecionar os brotos laterais mais fortes, mais fortes, cavar pequenas trincheiras para eles, quebrá-los ligeiramente na base e colocá-los em ranhuras preparadas. O topo do galho fica acima do solo, é fornecido com um suporte, a parte horizontal é fixada com um suporte.
As mudas são alimentadas com o arbusto-mãe, portanto, as inflorescências em formação deverão ser cortadas durante o ano. Isso aumentará a formação de raízes nos brotos enterrados. Além disso, eles deverão fornecer irrigação regular. No final da estação, o sistema radicular de camadas estará formado, mas elas devem passar o inverno junto com a planta-mãe em um abrigo de folhas secas. No local de cultivo permanente, os arbustos jovens resultantes são transplantados na primavera, separando-os da planta principal a uma distância de 15-20 cm da base.
Ao dividir o arbusto
Método de melhoramento adequado para plantas de 3-4 anos. Os arbustos de spirea mais jovens ainda têm um rizoma subdesenvolvido. Plantas muito maduras podem morrer após esse procedimento. A época ideal para dividir um arbusto é o outono, mas em geral, você pode fazê-lo no verão ou na primavera, após esperar o tempo chuvoso. Antes do corte, a planta desenterrada é imersa pelas raízes em um balde de água por 4-5 horas.
A divisão do arbusto é feita com tesouras de poda com a formação de 2-3 peças. A ferramenta é pré-desinfetada, áreas podres ou secas dos rizomas são podadas e encurtadas. Em seguida, a planta é plantada como um arbusto independente separado. Ao final do processo de plantio, é imprescindível irrigar abundantemente a torre.
Dicas de jardinagem
Para que o processo de reprodução da spirea com pouso no local designado tenha sucesso, vale a pena considerar as recomendações de residentes de verão experientes. Portanto, nos primeiros anos após o plantio, o arbusto requer muita atenção. Para ajudar na aclimatação, as plantas fornecem um suprimento constante de umidade, regando à medida que o solo seca. Para evitar o apodrecimento das raízes, é necessário levar em consideração as condições climáticas: na chuva, não é necessário adicionar mais água sob o arbusto.
Com o início da estação de crescimento, a intensidade dos cuidados com as plantações de jovens spirea aumenta. Eles devem ser fertilizados com compostos orgânicos e complexos minerais. Para evitar o congelamento da planta no inverno, seu círculo próximo ao caule é coberto com palha abundante. A parte superior dos ramos é amarrada, coberta com ramos de abeto ou material especial. A primeira poda é realizada na primavera na espiraia do segundo ano de plantio.
Para um cultivo adequado, é muito importante realizar o plantio próprio de acordo com todas as regras. Spiraeus requer um caroço bastante profundo e volumoso, 3 vezes maior em diâmetro e altura do que o sistema radicular da planta. O orifício resultante no fundo é coberto com uma camada de drenagem de 10-15 cm para fornecer boas condições para acesso de ar e saída de umidade. Como solo, os jardineiros experientes recomendam o uso de uma combinação de 2 partes de terra cozida no vapor com 1 parte de turfa e areia para spirea.
Durante o plantio e no futuro, se as raízes ficarem expostas e se adicionar solo, é importante não desnudar o colo da raiz, mas também não fechá-lo. A violação desta regra freqüentemente leva à morte da planta. É melhor cobrir a planta após o plantio, não com serragem, mas com húmus decíduo. Além da introdução adicional de nutrientes, tal medida irá garantir uma desaceleração no crescimento das ervas daninhas e, em geral, terá um efeito benéfico na aclimatação.
Ao plantar uma spirea para uma sebe, o plantio não deve ser feito com muita frequência. Uma distância de 50 cm entre os furos será suficiente. Se você quiser cultivar uma espirea como uma tênia, pelo menos 1 m deve ser retirado de outras plantações.
O vídeo a seguir mostrará como propagar a spirea.
O comentário foi enviado com sucesso.