Quando e como transplantar spirea: escolha um lugar e hora, observe a tecnologia

Contente
  1. Quando transplantar?
  2. Transplante de outono
  3. Regras de transplante no verão

Jardineiros novatos têm muitas dúvidas sobre o transplante de uma cultura ornamental como a spirea. Basicamente, em todos os lugares, eles escrevem que isso só pode ser feito na primavera e no outono. Mas, na prática, descobriu-se que o transplante de um arbusto durante o verão pode ser bem-sucedido, e a planta florescerá lindamente se você conhecer algumas das sutilezas desse processo.

Quando transplantar?

Ao contrário de outras culturas ornamentais, o transplante não estressa a spirea; ela pode ser movida de um lugar para outro em quase qualquer idade. Na maioria das vezes, esse procedimento coincide com a propagação de um arbusto por divisão. Apesar de o arbusto poder florescer abundantemente em um local por muito tempo e não precisar ser transplantado, pode crescer fortemente, formar muitos galhos finos que engrossam a copa. Portanto, a cada 5-6 anos, as plantas adultas ainda devem ser divididas e plantadas separadamente, inclusive para rejuvenescer um arbusto maduro.

O trabalho agrotécnico é geralmente realizado:

  • na primavera e no final do outono, se houver uma meta de propagação da spirea;
  • no verão, os espécimes adultos que atingiram a idade de 3-4 anos são colocados em outro local.

    O transplante de uma planta adulta tem seus próprios requisitos. É necessária uma poda higiênica preliminar, que envolve não apenas a remoção de todos os brotos secos, mas também o corte dos ramos do esqueleto "até a gema externa" para liberar a copa. Com uma forte propagação da spirea, os ramos inferiores são elevados e os rebentos são cortados com um corte oblíquo 0,5 cm acima do botão interno. Nos casos em que você só precisa mover o arbusto, é necessário desenterrá-lo completamente para que um caroço de solo permaneça nas raízes. É melhor transplantar a spirea para um novo local no outono, quando sua folhagem muda de cor antes de cair. Uma condição implícita para o transplante de uma planta em qualquer época do ano é a ausência de sol, então jardineiros experientes escolhem um tempo nublado e chuvoso para este procedimento.

    Transplante de outono

    A reprodução e o transplante dizem respeito a plantas jovens com 4 anos de idade. Se a idade do arbusto for mais velha, pode ser difícil mover um coma terrestre muito grande. No período de outono é permitida a divisão e plantio de aguardentes, que florescem na primavera e no verão, o principal é realizar esta operação após o final da queda das folhas. A ordem de trabalho tem sua própria seqüência.

    • Primeiro, o arbusto cava ao redor do círculo dentro da coroa. Nesse caso, você não pode ter medo de que os processos raiz que vão além dessa linha sejam cortados acidentalmente - a spirea não sofrerá com isso.
    • O arbusto é removido como um todo, suas raízes devem ser enxaguadas deitando-se em um grande recipiente com água.
    • Depois que as partículas do solo se assentam, os rizomas são bem enxaguados com um riacho.
    • Com uma ferramenta desinfetada, na maioria das vezes um podador, é necessário dividir a bucha em 3 partes.
    • Cada divisão deve ter raízes fortes e desenvolvidas e 2-3 caules.
    • Rebentos de raiz pequenos e finos são aparados e as partes emaranhadas são endireitadas.
    • Em uma cova de plantio, cavada pelo tamanho das raízes, um monte é feito de uma mistura de nutrientes contendo solo folhoso, areia e turfa.
    • Uma muda é cuidadosamente colocada no topo, todos os vazios são preenchidos com terra, a superfície próxima ao caule é compactada.

    No final do procedimento, é necessário regar bem a planta (2 baldes por arbusto) e cobrir o círculo do tronco com turfa como cobertura morta.

    Arbustos adultos sem divisão também são transplantados no outono - esta é a melhor época para movê-los, claro, após a poda sanitária.

    Regras de transplante no verão

    Um transplante de uma spirea adulta em flor é possível em julho, mas sujeito a certas regras.

    • É necessário atribuir um local de colocação, correspondendo estritamente à variedade de spirea, tendo em consideração a circunferência da sua coroa e a altura.
    • O local escolhido para o cultivo pode ser ensolarado, mas não totalmente aberto, pois algumas espécies preferem sombra parcial.
    • Deve-se ter cuidado com o solo adequado e uma boa drenagem. Solos argilosos densos devem ser diluídos com areia, e solo de turfa e turfa devem ser adicionados aos solos arenosos. Solo muito ácido está sujeito à calagem, mas com a condição de que certos tipos de arbustos gostam de um ambiente ligeiramente ácido.
    • Ao plantar em outro local é muito importante não secar as raízes, portanto, é melhor segurá-las com água antes do procedimento, e regar abundantemente após o plantio. Nos dias quentes de verão, principalmente em agosto, o solo terá que ser constantemente umedecido. Se as inflorescências permanecerem na planta, é melhor cortá-las antes do trabalho agrotécnico.

    O processo passo a passo é assim.

    • As covas de plantio são preparadas com antecedência, pelo menos alguns dias antes do transplante. Seu tamanho deve exceder o volume de um coma de terra com raízes em 3 vezes, de modo que no futuro o sistema radicular possa se desenvolver sem obstáculos em largura.
    • Tendo escolhido um dia nublado, algumas horas antes do transplante, a água é despejada no buraco, e a zona próxima ao tronco da spirea é abundantemente irrigada.
    • A planta é escavada a 20 cm do colo da raiz, pequenas raízes são cortadas.
    • Um arbusto pode ser entregue a um novo local por arraste, para isso é necessário preparar previamente um pano ou polietileno, sobre o qual o arbusto é colocado.
    • O solo nutriente é despejado no buraco, a muda é colocada no mesmo nível do solo, preenchida, o solo deve ser socado, pressionando a terra até as raízes.
    • A zona próxima ao tronco é coberta com turfa por 5-7 cm de espessura.
    • Ao lado da spirea, é necessário colar 3-4 suportes de madeira ao redor da circunferência, sobre os quais é fixado um pedaço de gaze úmida ou pano fino, esse abrigo ajudará a salvar a planta dos raios do sol escaldante. A tela deverá ser umedecida por 4 dias, após o que é removida à noite e a rega regular do arbusto é continuada por 30 dias.

    Desta forma, você pode determinar em um novo local a spirea branca e outras variedades de floração precoce, cujo período de floração é limitado à primavera.

        A melhor parte é que tal procedimento torna qualquer tipo de flor de spirea ainda mais luxuriante, e alguns até o fazem novamente.

        Para obter informações sobre quando e como transplantar spirea, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário