Como aparar spirea?
Qualquer arbusto ornamental decora a paisagem se tiver uma bela vista. Portanto, ele precisa de uma poda oportuna. Spirea não é exceção. Existem diferentes tipos de spirea, portanto, a poda tem certas características.
Para que serve um corte de cabelo?
Aparar a spirea é um componente necessário para cuidar dela. À medida que o arbusto cresce, os brotos se espalham em todas as direções, sua forma ganha uma aparência pouco atraente e, além disso, com o tempo, os ramos secam. O corte de cabelo oportuno da spirea retorna sua bela silhueta e promove o rejuvenescimento.
Nas variedades de arbustos de verão, as inflorescências são formadas nos brotos da estação atual, de modo que a poda não lhes dá apenas um aspecto decorativo. Também é necessário para estimular a floração abundante. Além disso, após a poda de verão, a spirea pode florescer novamente em setembro.
Em algumas espécies de spirea, os brotos crescem diretamente das raízes. Como resultado, o arbusto se expande e cobre uma grande área. Para evitar o crescimento ativo indesejado e manter o tamanho original do arbusto, é necessário remover regularmente alguns dos brotos jovens.
A poda também fortalece o sistema radicular e estimula o crescimento de novos rebentos, tornando a planta mais exuberante.
Galhos secos e não removidos são um local para o acúmulo de insetos nocivos e o desenvolvimento de infecções fúngicas, e isso pode causar várias doenças. Portanto, a tosquia ajuda a manter a saúde da planta.
Tempo ideal
A poda periódica é necessária em toda a estação de crescimento, podendo ser realizada tanto na primavera, quanto no verão e no outono. O arbusto tolera bem o corte de cabelo e forma depois dele novos rebentos fortes e muitas inflorescências.
O momento do corte de cabelo é devido ao tipo de spirea. É de 2 tipos: floração na primavera e floração no verão. As plantas diferem na forma como formam os botões das flores. Arbustos com flores de verão formam botões de inflorescências nos processos desta estação e florescem no mesmo ano no verão. Na spirea com floração na primavera, os botões das inflorescências são formados em novos brotos, mas florescerão apenas no próximo ano, na primavera.
As variedades de floração na primavera podem ser cortadas anualmente no início da primavera (em março-abril), cortando-se apenas os galhos secos ou encurtando os brotos congelados. Para dar ao arbusto um apelo decorativo, você também pode cortar inflorescências secas no final da floração. (nos últimos dias de maio - início de junho).
A spirea com floração no verão é cortada após seu desbotamento - no final de julho ou início de agosto. No início da primavera ou outono, a poda rejuvenescedora é feita para todas as spireas, independentemente do tipo. Um corte de cabelo de outono deve ser feito 15-20 dias antes do início da geada, para que a planta entre no inverno com os cortes cicatrizados. O corte adicional do spirea para o inverno não é necessário.
A poda higiênica de primavera também é feita para todas as espireas em climas quentes, mas antes que os botões cresçam.
Galhos enfraquecidos, doentes e secos não são apenas possíveis, mas também necessários, independentemente da estação. A poda estimulante é realizada no início da primavera, e a poda formativa no início da primavera ou no outono.
Tipos de corte
Os tipos de poda variam de acordo com a idade e a finalidade da criação da spirea. A idade da planta afeta diretamente os métodos de poda, que apresentam as seguintes características:
- no primeiro e segundo anos de crescimento em um arbusto, é necessário encurtar todos os ramos;
- em uma espirea de 3 anos, os ramos de três anos são completamente cortados, pois engrossam o arbusto e quase não formam inflorescências;
- você pode começar a podar espíritos crescendo separadamente quando o arbusto atingir 3 a 4 anos de idade.
Para a spirea, esses tipos de cortes de cabelo são usados.
Sanitário. Os brotos de Spirea podem começar a secar por 2 a 3 anos de crescimento. Freqüentemente, o fim dos brotos no inverno é prejudicado pela geada. Esses ramos são uma fonte de infecções fúngicas e outras e um habitat para pragas. Para proteger a spirea de doenças e dar-lhe beleza decorativa, são realizadas podas sanitárias.
Consiste em retirar:
- todos os ramos doentes e danificados, bem como processos fracos no meio do mato;
- brotos quebrados, pois não se recuperam, mas podem se tornar uma fonte de infecções nas áreas de quebra;
- topos de galhos congelados e inflorescências secas não removidas no verão.
Na espirea de floração na primavera, os ramos subdesenvolvidos e obsoletos (com 7 a 10 anos) estão sujeitos a remoção. A poda higiênica promove o crescimento de brotos saudáveis e o aumento do número de inflorescências.
Estimulante. Este tipo de poda consiste em encurtar os ramos para formar brotos jovens. Os ramos velhos são cortados a uma altura de 25-30 cm do solo, o que melhora a iluminação e arejamento do arbusto. À medida que cresce, o arbusto, graças aos rebentos jovens, assume formas viçosas e muitas inflorescências. Para estimular a floração em spirea, as pontas dos brotos são cortadas em 1/3 do comprimento. Isso leva à formação de processos laterais com inflorescências. A poda de incentivo deve ser feita a cada quatro anos.
Formativo. Consiste em aparar parte dos rebentos, estimulando o crescimento dos rebentos jovens. Só pode ser feito por arbustos que atingiram os 4-5 anos de idade. O centro da planta é liberado de brotos finos e galhos que crescem dentro do arbusto, cortando-os até o solo para que não fique um único botão. Todos sem floração e mais curtos, com muitos ramos, os rebentos também são cortados. Esses são geralmente os ramos mais antigos que crescem no centro do arbusto. Também é necessário remover brotos de baixa altitude, crescendo ao longo do solo, bem como incorretamente orientados, cruzando-se, crescendo em ângulo agudo e brotos competindo com ramos esqueléticos.
Para melhorar a ramificação, os processos mais longos são encurtados em 20-25 cm. Um corte de cabelo modelador pode ser feito de 2 maneiras.
- Poda cardinal. Neste caso, a bucha ganha a forma necessária cortando o número necessário de ramos.
- Corte de cabelo moderado. Trata-se de ajustar o contorno já criado do arbusto. A poda formativa facilita o cuidado posterior da spirea. Uma coroa bem formada melhora a iluminação e aeração do arbusto, o que significa que reduz o risco de várias doenças.
Anti-envelhecimento. Com este tipo de poda, todos os ramos são cortados até ao colo basal. Em casos raros, restam até 7 brotos anuais. Na primavera, depois que os galhos estão completamente cortados, os brotos novos brotarão dos botões dormentes. Certos tipos de spirea podem viver até 20-25 anos de idade, e uma haste separada até 6-7 anos. No entanto, o arbusto desatualizado perde sua aparência decorativa, é mais frequentemente espécimes jovens suscetíveis a várias doenças. Também se realizam podas rejuvenescedoras para restaurar a atratividade da planta, corrigir defeitos no formato da copa e sanar os ramos.
Normalmente, esse corte de cabelo é usado para arbustos que atingiram a idade de 10-12 anos. Essa medida estenderá a vida útil do spirea por mais 5 a 7 anos.
Instruções passo a passo
A espirea terá uma bela aparência decorativa se a poda for feita corretamente. Para floristas iniciantes que estão fazendo este procedimento pela primeira vez, é importante saber a sequência de sua implementação. Os iniciantes devem seguir o esquema passo a passo para formar o esqueleto de um arbusto spirea com flor de verão e seguir estas etapas.
1 ano após o desembarque. Todos os ramos devem ser cortados na metade do comprimento e removidos por baixo danificados, fracos, crescendo incorretamente - curvas direcionadas para dentro da copa e quebrando a simetria. Os processos principais são encurtados em 2,5-5 cm para botões externos bem desenvolvidos. Como resultado, no final de agosto - setembro, brotos poderosos são formados a partir dos botões superiores dos brotos do ano passado. Eles vão florescer no verão do próximo ano.
2 anos. No mato, os brotos do ano passado são cortados pela metade do comprimento em um poderoso botão externo, e todos os galhos finos e subdesenvolvidos são removidos. No verão, com o enfraquecimento da spirea, as inflorescências secas são gradualmente cortadas.
3º anos e subseqüentes. Todos os processos do ano passado são cortados em 1-2 botões.
Como resultado dessa poda, o esqueleto principal é formado. A poda anual adicional de uma espiráia com floração de verão adulta deve ser realizada da seguinte maneira.
Para obter informações sobre como aparar uma spirea, consulte o próximo vídeo.
Na primavera, após o derretimento da neve, a poda sanitária é realizada em etapas:
primeiro, todos os processos secos, doentes e congelados são removidos;
em seguida, remova galhos extras finos engrossando o arbusto;
ramos fortes saudáveis são encurtados para uma altura de 20-25 cm.
No verão, a poda consiste em:
no corte da planta no final da floração de inflorescências secas, para evitar a formação de sementes, caso contrário o arbusto pode parar de crescer;
na inspeção regular do arbusto e na retirada de todos os ramos secos, quebrados ou com sinais de doenças.
A poda da espirea com floração da primavera é a seguinte:
- no outono, você precisa remover todos os brotos subdesenvolvidos e cortar um quarto de todos os brotos no chão;
- para ativar o perfilhamento e a floração, é necessário cortar apenas um terço dos brotos de um ano;
- inflorescências secas podem ser cortadas no verão após a floração, mas isso geralmente é feito no outono;
- ramos não ramificados são cortados em 1/2 do comprimento, e em ramos ramificados, 1/3 do comprimento do processo é removido do ramo.
Ao podar, você precisa seguir as seguintes regras:
os cortes devem ser feitos uniformes e lisos, evitando-se rachaduras nos tocos;
se o galho for cortado sem deixar cânhamo, o corte deve ser feito em um ângulo de 45 graus;
a poda deve ser feita com cuidado, sem danificar os ramos adjacentes.
seções grossas devem ser lubrificadas com var.
A cada sete anos, a spirea é cortada em cânhamo para formar um jovem arbusto a partir de uma nova vegetação. Essa poda é melhor feita no outono. Para reduzir o tamanho do arbusto, mas aumentar sua densidade, os galhos antigos devem ser encurtados.
Só é possível formar um arbusto com uma bela aparência decorativa dentro de alguns anos. A poda formativa é realizada na seguinte sequência:
em um arbusto de 3 anos, 5 ou 6 dos mais fortes brotos jovens são determinados;
outros ramos são cortados inteiramente;
no final da floração, corte os processos fracos e finos;
subsequentemente, a cada 2-3 anos, todos os ramos envelhecidos são cortados.
Spirea se presta bem à formação. Normalmente, a poda formativa é feita em forma de bola para dar uma bela aparência à spirea. No entanto, ele pode ter qualquer outra forma - pirâmides, quadrados ou outro. O corte encaracolado da spirea deve ser regular. Ajustes de forma podem ser feitos ao longo da temporada.
A espirea é frequentemente plantada para criar uma sebe. Spirea deve ser aparado a partir de 2 anos de crescimento. Isso deve ser feito no outono - em setembro-outubro. Os brotos anuais são cortados em 1/3 de seu comprimento. Após 4 anos, os brotos já estão cortados na metade do comprimento. No futuro, as sebes dos jovens spirea são cortadas 1-2 vezes por temporada, e dos adultos - até 3-4 vezes. O primeiro corte é feito na primavera, e os subsequentes - conforme a silhueta é perturbada.
Após este corte de cabelo, não só melhora o arejamento das plantas, como também contribui para o efeito decorativo, densidade e compactação do arbusto.
Certas variedades de spirea têm suas próprias características de poda. Spirea "Douglas" e "Boomald" podem ser cortados pela primeira vez apenas após 4 anos de crescimento.Variedades anãs (Golden Carpet, Magic Carpet, Candlelight) são cortadas em 2-3 botões poderosos, e o comprimento dos processos de corte pode ser de 10 a 15 cm.
Mais cuidados
Cuidar da spirea após a poda é fácil. É necessário para uma recuperação rápida após a retirada dos galhos e parte dos brotos. O cuidado consiste em tais procedimentos.
- Rega. Após a poda da primavera, a planta deve ser bem regada. No futuro, muitas vezes é necessário regar os arbustos apenas se não chover por 2 semanas ou mais, ou se o tempo estiver muito quente. O regime de rega normal é 1 vez em 15 dias, 1,5 baldes debaixo do arbusto. A rega é melhor feita à noite, despejando água sob a raiz. Recomenda-se que a rega seja acompanhada de soltura do solo.
- Capinar o pináculo é opcional, mas é necessário aparar periodicamente a grama sob o arbusto, uma vez que ervas daninhas altas, crescendo na copa, podem arruinar a aparência decorativa do arbusto.
- Top dress. A primeira mamada é feita após o corte de cabelo da primavera. Você pode aplicar fertilizantes de fertilizantes minerais e orgânicos complexos. Para isso, são usados fertilizantes minerais contendo nitrogênio, fósforo, potássio ou oligoelementos, como a preparação Kemira-Lux. Composto e turfa são usados como fertilizantes orgânicos.
A segunda alimentação é realizada após o corte de cabelo de verão. Você também pode usar os dois tipos de fertilizantes. Um bom efeito é dado alimentando-se com infusões de esterco, fezes de frango (10%), ervas com pão. Você pode usar uma mistura de matéria orgânica e fertilizantes minerais, que é preparada da seguinte forma:
insista em 5 partes de água 1 parte de estrume por 2 semanas;
10 g de superfosfato são dissolvidos em 1 litro de água quente e deixados em repouso durante 24 horas.
Em seguida, as duas soluções são misturadas e diluídas com água na proporção de 1: 10 antes do uso.O fertilizante deve ser aplicado sob a mata em solo bem umedecido. Então, após um certo tempo, o solo é regado novamente em um balde sob a planta.
A terceira vez que alimentar o spirea deve ser no outono, usando os mesmos fertilizantes.
As podas bem realizadas farão da spirea uma verdadeira decoração de qualquer paisagem. O uso de diversas variedades deste arbusto estenderá sua floração até o outono.
O comentário foi enviado com sucesso.