Tudo sobre equipamentos de proteção individual para o soldador

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Máscara e respirador
  3. confecções
  4. Sapato
  5. Como escolher?

O trabalho de soldagem é parte integrante da construção e instalação. São realizados tanto na produção em pequena escala quanto na vida cotidiana. Este tipo de trabalho é caracterizado por um maior grau de perigo. Para prevenir vários ferimentos, o soldador deve não apenas receber treinamento adequado, mas também adquirir todos os equipamentos de proteção individual necessários.

Peculiaridades

Existem normas padrão que regem a emissão de munição gratuita para soldadores. Essas regras foram desenvolvidas e aprovadas, são vinculativas. Se o trabalho na estação fria for executado ao ar livre ou em ambientes internos sem aquecimento, os soldadores devem receber um conjunto de roupas quentes com um forro especial. Para proteger os trabalhadores do congelamento ao entrarem em contato com o solo ou neve congelados, são utilizadas esteiras especiais feitas de tecidos refratários com uma camada elástica.

Para proteger as mãos, GOST oferece várias opções. Estas são luvas de lona com ou sem perneiras. A segunda opção são as luvas de couro dividido, que também podem ser alongadas. Como calçado especial, é permitido o uso de meias botas de couro ou outro couro. É importante que os sapatos especiais tenham os topos mais curtos.

Não se pode trabalhar com calçados com palmilhas de metal e qualquer laço também é proibido.

Se houver perigo de choque elétrico durante o trabalho, o soldador deve usar luvas dielétricas e um tapete ao sentar ou deitar. Esses requisitos se aplicam a instalações e locais especialmente perigosos onde não há desligamento automático da tensão de circuito aberto.

A direção da empresa também é obrigada a avaliar os locais de trabalho em termos de risco de traumatismo craniano. Para evitar lesões, os profissionais devem usar capacetes. Para maior comodidade, existem capacetes especiais com escudo protetor. Quando houver trabalhos de soldagem simultâneos por vários operários na mesma linha vertical, é necessário instalar proteções entre eles: toldos ou pranchas vazias. Então faíscas e cinzas não cairão no soldador localizado abaixo.

Máscara e respirador

A necessidade de usar satélites para o sistema respiratório surge quando a concentração máxima permitida de substâncias perigosas no ar é violada na sala. Gases como ozônio, óxidos de nitrogênio ou óxidos de carbono podem se acumular durante a soldagem. Existem situações em que a quantidade de gases nocivos é menor que a perigosa, enquanto a concentração de poeira ultrapassa a norma. Nestes casos, máscaras anti-pó reutilizáveis ​​são usadas para proteger o sistema respiratório.

Quando a concentração de gases e poeira excede os limites permitidos, e o trabalho ocorre em uma sala fechada ou local de difícil acesso (por exemplo, um grande recipiente), os soldadores devem receber um suprimento adicional de ar por meio de dispositivos de respiração . Como tal, é recomendado o uso de máscaras de gás de mangueira "PSh-2-57" ou máquinas de respiração especiais "ASM" e "3M".

O ar fornecido ao aparelho respiratório através do compressor deve ser absolutamente limpo. Não deve conter partículas estranhas ou hidrocarbonetos.

Os olhos dos soldadores devem ser protegidos da radiação prejudicial do arco elétrico, bem como dos salpicos quentes que ocorrem durante a soldagem. Para proteção, vários escudos com tela e máscaras com inserções de vidro são usados. Para categorias de pessoal como cortador de gás ou trabalhador auxiliar, é aplicável o uso de óculos especiais.

Os óculos cobrem completamente a área dos olhos e fornecem ventilação indireta. Eles são projetados para proteger a retina da radiação ultravioleta. Os trabalhadores auxiliares também devem usar óculos especiais. Os óculos são frequentemente equipados com filtros de luz, graças aos quais os raios ultravioleta e infravermelho não afetam a retina dos olhos, eles não cegam os olhos da radiação visível.

confecções

GOST contém padrões para materiais de proteção. Os soldadores trabalham em ternos, compostos por um casaco e calças pertencentes à categoria "Tr", que significa protecção contra salpicos de metal fundido. Na estação fria, os funcionários devem usar roupas de proteção "Tn". É especialmente projetado para proteger contra o frio e a geada. Por exemplo, "Тн30" significa que o traje pode ser usado em temperaturas de até 30 ° С.

Normalmente, um terno de trabalho é uma jaqueta e calças. Deve ser costurado de acordo com GOST, não muito pesado e restringir os movimentos.

As roupas especialmente projetadas para trabalhos de soldagem são sempre marcadas com o sinal "Tr".

Isso significa que o tecido da vestimenta não se deteriora ou se inflama com faíscas incandescentes. Na maioria das vezes, eles levam uma lona ou couro para costurar. O material é tratado com substâncias especiais resistentes ao calor.

Tecidos de algodão mais leves são aceitáveis. No entanto, devem ser totalmente impregnados com um composto químico que os proteja de altas temperaturas. Os materiais poliméricos são aplicados na pele para torná-la resistente ao fogo. Resinas acrílicas são utilizadas para sua fabricação. A divisão resultante deve ser capaz de resistir a condições de alta temperatura por pelo menos 50 segundos.

Sapato

De acordo com GOST 12.4.103-83, na estação quente, os soldadores devem usar botas de couro marcadas com "Tr". Os dedos dessas botas são feitos de metal. Eles são projetados para proteger contra respingos de metal em chamas e faíscas, bem como contra o contato com superfícies quentes. No inverno, as botas de feltro são usadas para soldagem.

Todos os sapatos devem ser feitos de materiais naturais. Além disso, é coberto por uma composição química refratária que não pode ser queimada com respingos de metal quente.

Como escolher?

Os efeitos colaterais, como faíscas e pedaços de metal, ocorrem durante a soldagem. Portanto, os materiais devem ser resistentes à exposição prolongada a altas temperaturas. O derretimento, que pode causar queimaduras na pele, é inaceitável.

Precauções de segurança proíbem soldagem sem sapatos especiais. Aqui, também, é dada atenção especial aos materiais. Como os respingos de calor caem no chão, as solas das botas devem suportar altas temperaturas.

Qual deve ser o equipamento de proteção do soldador, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário