O que é roupa de trabalho e como é?
Atualmente, é difícil encontrar áreas da indústria, serviços, comércio, construção, nas quais trabalhadores, especialistas e até mesmo engenheiros e técnicos estariam em seus locais de trabalho em trajes comuns do dia a dia. Os empregadores empenham-se em proporcionar aos seus empregados o mesmo vestuário, o que, aliás, na produção e construção industrial é obrigatório de acordo com os requisitos de segurança industrial, protecção do trabalho e normas de segurança industrial. Isso é chamado de vestuário de trabalho ou vestuário de trabalho. Na medicina, no setor de serviços e em algumas outras empresas, as roupas de trabalho são chamadas de uniformes. Mas isso não muda a essência.
O que é isso?
O vestuário para fins especiais foi originalmente criado para as profissões em que os trabalhadores eram expostos no decorrer do trabalho a um alto risco de lesões e outros danos à saúde, até e incluindo a morte. Essas profissões incluíam, por exemplo, bombeiro, siderúrgico, mineiro, metalúrgico, trabalhadores da indústria química.
Posteriormente, todas as empresas com oficinas "quentes", "poeirentas", poluídas com gás e de reparação passaram a referir-se a indústrias com condições de trabalho nocivas e perigosas, onde eram fornecidos aos trabalhadores fatos-macaco. No contexto do desenvolvimento de complexos industriais e agro-técnicos com processos de alta tecnologia e equipamentos complexos, o número de profissões que exigem que os empregadores forneçam ao seu pessoal roupas de uso específico ou de trabalho tem aumentado regularmente a cada ano.
Atualmente os trabalhadores em quase todas as empresas industriais devem receber roupas especiais ou de trabalho ao entrar no trabalho. Em alguns casos - vários tipos dele, inclusive separadamente para os períodos frios e quentes do ano (conjuntos de roupas de inverno e verão). Em muitos casos, a roupa de trabalho é tanto um traje de proteção quanto uma roupa de trabalho. Freqüentemente, os trajes de trabalho são usados na vida cotidiana, por exemplo, são usados por jardineiros, turistas, pescadores e amantes de viagens.
Para cada profissão, os requisitos para vestuário de trabalho são regulamentados separadamente pelo documento TR CU (Regulamento Técnico da União Aduaneira).
Requisitos primários
De acordo com TR CU nº 019 de 2011, roupas para fins especiais devem atender aos seguintes requisitos básicos:
- fornecer a uma pessoa o nível necessário de proteção contra a influência prejudicial ou perigosa da produção;
- atender aos padrões de higiene;
- ser ecologicamente correto, não causar coceira na pele;
- ter folga, de forma a não restringir os movimentos do funcionário, mas ao mesmo tempo não privá-lo de seu conforto e segurança;
- ser funcional, ter tudo de que precisa para o desempenho normal de suas funções de trabalho (bolsos, alças, mosquetões, etc.);
- não deve se molhar com a chuva (se for para trabalho ao ar livre);
- têm propriedade repelente de sujeira e são fáceis de limpar (esfregar);
- ser feito de tecido durável;
- ter um certificado de qualidade.
A roupa de trabalho normal em geral deve atender aos mesmos requisitos que a roupa de trabalho, exceto por alguns fatores. Por exemplo, os trabalhadores internos não precisam de um traje impermeável ou tecido grosso e durável.Anteriormente, um traje de trabalho para muitas profissões era feito de tecido de algodão, que atendia a muitos dos requisitos listados acima. Agora, esse material em sua forma pura raramente é usado para costurar roupas de trabalho.
O que está incluído?
Se falarmos apenas sobre roupas para fins especiais, então projetado para proteger os funcionários de fatores externos agressivostais como alta temperatura, baixa temperatura, fogo aberto, faíscas de metal quente, substâncias químicas e tóxicas, vapores de óleo e gases tóxicos, umidade, sujeira, radiação. E essa lista está longe de ser definitiva.
Dependendo da profissão para a qual esta ou aquela roupa de trabalho se destina, seu conjunto de verão pode incluir os seguintes produtos:
- calças, macacões ou semi-macacões feitos de material à prova d'água (às vezes não incinerável, como soldadores ou bombeiros);
- um terno ou paletó de verão feito do mesmo material das calças;
- calçados de proteção (botas, botas, botas), que podem ser com biqueiras reforçadas (inserções de metal, como as de construtores ou fundidores) que protegem os dedos dos pés do trabalhador de lesões em caso de queda de objetos pesados;
- luvas, mitenes (soldadores, bombeiros e fundidores devem ter perneiras);
- óculos de proteção;
- roupões de banho;
- Camisa;
- chapéus (capacetes ou capacetes).
Para alguns trabalhos, tampões de ouvido ou fones de ouvido são adicionados ao kit se houver ruído industrial, bem como respiradores e até mesmo máscara de gás (por exemplo, pintura, trabalho de encanamento). Quando o trabalho for realizado em condições de pouca visibilidade (por exemplo, à noite ou com neblina espessa), certifique-se de usar coletes de sinalização sobre as roupas normais de trabalho. Em tempo chuvoso, um acessório como uma capa de chuva também pode ser útil.
Para o período de inverno, além das opções aquecidas de terno, são adicionados sapatos e luvas, roupa íntima, chapéu, jaqueta de inverno e um moletom por baixo do terno.
Visão geral da espécie
Quanto à classificação do vestuário de trabalho, existem muitas características pelas quais pode agrupar os seus modelos. Mesmo assim, vale a pena insistir nos principais. As roupas para fins especiais são categorizadas principalmente por uso e tipo sazonal.
Por nomeação
O equipamento dos trabalhadores de várias profissões tem uma gama bastante ampla de diferenças. Depende dos tipos de ameaças possíveis de fatores externos no desempenho de suas funções. Por exemplo, o uniforme de soldador ou bombeiro deve ser resistente ao fogo, portanto, na confecção de agasalhos para eles, utiliza-se material refratário. Para os eletricistas, foi criado um conjunto especial de equipamentos que, sem falta, inclui uma camiseta de proteção antiestática e uma roupa de proteção contra arco elétrico.
Claro Os itens de equipamento acima não são necessários para profissões como mecânico de automóveis ou jardineiro que passa o dia no jardim. Este último necessitará de um traje especial para a desinfecção das instalações de estufas, estufas, armazenamento de sementes e pulverização de arbustos e árvores.
As ameaças potenciais, por sua vez, são subdivididas nas seguintes subespécies:
- térmico (implicando riscos de altas e baixas temperaturas);
- elétrica (associada ao perigo de choque elétrico e alta tensão);
- químicos e biológicos (trabalham em condições de risco de intoxicações químicas, queimaduras, bem como contaminação biológica);
- som (trabalhar em condições de alto ruído).
Além disso, no âmbito da classificação dos equipamentos por finalidade, também existem variedades de equipamentos de proteção individual (EPI), cuja integridade depende das partes da superfície corporal do trabalhador que devem ser protegidas. Por exemplo, o trabalho de lançador acarreta o risco de lesões nas mãos, cabeça, pernas, portanto, capacete, calçado reforçado com inserções metálicas e luvas duráveis são elementos obrigatórios do equipamento deste especialista.
Exatamente a mesma importância é atribuída aos óculos de segurança para o carpinteiro ou torneiro em suas roupas ao realizar suas tarefas no local de trabalho ao usar as ferramentas da máquina.
Por temporada
Os especialistas cujo local de trabalho não se limite apenas a escritórios ou instalações industriais, mas que também prevejam atividades ao ar livre (ou mesmo a jornada inteira de trabalho na rua), devem receber dois conjuntos de roupa de trabalho: para o verão e para o inverno temporadas.
Um kit de verão moderno deve criar uma sensação de conforto para o funcionário ao realizar o trabalho, mesmo em climas quentes, mas ao mesmo tempo ter propriedades protetoras. Às vezes, faz sentido fornecer aos trabalhadores roupas largas de verão, de modo que, por exemplo, em ambientes com muita umidade e abafamento, seja criada uma boa ventilação do ar entre o corpo e o tecido.
Conjuntos de macacões de inverno são projetados para proteger uma pessoa da hipotermia em temperaturas congelantes. Não devem ser soprados pelos ventos, molhar-se com a precipitação atmosférica e estão equipados com um forro isolado. As roupas de inverno são divididas em cinco classes de proteção, das quais a mais extrema é a classe 5, correspondente à zona climática mais severa de nosso país - o Extremo Norte.
Esta vestimenta deve resistir a temperaturas de até -50 graus Celsius e fortes rajadas de vento. Para esta aula, um conjunto de munições de trabalho de inverno inclui sem falta uma jaqueta quente e casaco de pele de carneiro, botas de feltro, roupa íntima térmica, um chapéu, uma jaqueta acolchoada e calças quentes.
Para os conjuntos de inverno, os elementos obrigatórios do agasalho são um capuz com isolamento e uma gola, bem como um inserto à prova de vento, um cinto isolado e punhos nas mangas e na parte inferior do casaco, feitos de jersey. Para as classes 1 e 2 (zonas climáticas mais amenas), o exaustor é feito sem isolamento.
Por cor
Muitos empregadores agora se esforçam para vestir seus funcionários com estilo. É verdade que, na busca pela estética, o objetivo principal das roupas de trabalho é muitas vezes esquecido - a proteção. Mesmo em uma empresa, há uma certa divisão entre a forma de roupas de trabalho, por exemplo, engenheiros e pessoal técnico e trabalhadores comuns de diferentes departamentos, inclusive por cor.
Quanto à cor do macacão, não existem soluções legalizadas a este respeito, exceto para instruções sobre capacetes de proteção em canteiros de obras e empresas industriais (um engenheiro e trabalhador técnico deve ter um capacete apenas branco, e um trabalhador deve ter qualquer outra cor, mesmo vermelho ou preto). É por isso é bastante justificado que as empresas encomendem roupas de trabalho de vários modelos e cores, para que você possa distinguir visualmente um funcionário da oficina, vestido, por exemplo, de macacão verde, de um zelador, vestido com um terno laranja.
Especialmente populares são os macacões cinza e azul com listras reflexivas na jaqueta e nas calças.
Materiais (editar)
Para a confecção dos conjuntos de verão, conforme mencionado acima, o algodão era anteriormente utilizado. Eles o usam agora, mas raramente em sua forma pura. Atualmente, são utilizados principalmente tecidos mistos, constituídos por uma parte de algodão e várias fibras químicas. Além disso, o denim é um material bastante comum usado para a fabricação de roupas de trabalho, mas também principalmente com alguns aditivos, incluindo propriedades de proteção.
Tecido de algodão de alta qualidade (por exemplo, cetim, chita, flanela, chita grossa e outros) é usado na costura de roupas de trabalho para instituições médicas, alimentos e empresas hoteleiras. Difere em alta higiene, maciez e durabilidade.
Frequentemente usado para costurar tecidos de ternos de trabalho a partir de uma mistura de linho e algodão. Além disso, esse material é submetido a um processamento especial para melhorar sua praticidade.
As impregnações podem melhorar propriedades como absorção de umidade, resistência ao fogo, sujeira e resistência à água.
No entanto, para roupas de trabalho destinadas a soldadores, construtores, bombeiros e instaladores de alta altitude, os materiais de algodão são adequados apenas como camisetas de verão, que são colocadas sob seus macacões de proteção para afastar o suor do corpo. Os trajes para esses especialistas geralmente são costurados de lona com várias impregnações protetoras: de chuva, fogo, faíscas, vento.
Os requisitos para materiais para vestuário de trabalho são os seguintes:
- resistência ao desgaste;
- preservação completa das propriedades de proteção e qualidade, mesmo durante o armazenamento de longo prazo;
- as propriedades do material não devem ser perdidas durante a limpeza, lavagem e desinfecção;
- mesmo roupas grosseiras não devem causar nenhum dano à pele humana.
Fabricantes populares
Lindas roupas de trabalho são feitas na produção de costura "Nika" Ele existe desde 2004 em Nizhny Novgorod e Dzerzhinsk. Aqui você pode solicitar ternos com o logotipo de uma empresa ou com a sua própria marca. Agora, a roupa de trabalho de marca é um fenômeno bastante comum, uma espécie de publicidade para produção ou serviços.
A empresa "Patriot" realiza costura de trabalho e roupas especiais para trabalhadores de qualquer ramo da economia nacional. Este fabricante tem em seu quadro apenas funcionários qualificados e com formação especializada, capazes de criar peças de alta qualidade e de qualquer complexidade. Existem escritórios em Moscou, Voronezh e Sudzha.
Nuances de escolha
Ao escolher roupas de trabalho para uma empresa industrial ou empresa em outra direção, você deve seguir os critérios básicos e as regras necessárias.
- Cada indústria tem suas próprias condições técnicas estabelecidas para o vestuário de trabalho. Portanto, você deve procurar ou solicitar equipamentos para seus funcionários que estejam em conformidade com as especificações do setor.
- Os produtos devem ser feitos de materiais de alta qualidade que durem todo o período normalizado.
- Se houver muitas oficinas e departamentos na produção, é melhor encomendar ou escolher cores diferentes de macacões - para cada oficina ou departamento. Isso torna mais fácil organizar e controlar o fluxo de trabalho.
- Para trabalhadores que atendem espaços externos ou estradas, é necessário escolher ternos com listras refletivas. Isso evitará muitos ferimentos e acidentes.
- Você precisa cuidar da aparência das roupas e de sua funcionalidade. Ter um bom corte e muitos bolsos é sinal de estilo e praticidade. E os próprios trabalhadores ficarão felizes com suas roupas da moda.
Na hora de escolher um conjunto de inverno, atenção especial é dada ao material de sua fabricação. - deve ser suficientemente plástico e macio. Caso contrário, será muito difícil trabalhar nele no frio. Certos tipos de trabalho com roupas justas são muito problemáticos. As roupas de verão devem ser higroscópicas e respiráveis.
Dicas de cuidados
Apesar de a lei obrigar o empregador a garantir o armazenamento e a manutenção das roupas de proteção, importa referir que os próprios trabalhadores devem saber onde e em que condições devem ser armazenados as roupas de trabalho, calçado e EPI pessoais. Disso depende não só a segurança no trabalho, mas também a saúde e até a vida do trabalhador.
Aqui estão algumas dicas.
- Visto que roupas e sapatos sujos dificilmente protegem bem o trabalhador dos fatores de produção prejudiciais ao meio ambiente, portanto, eles devem ser sempre limpos ou lavados após qualquer contaminação.
- Os sapatos de trabalho devem ser lavados não apenas por fora, mas também por dentro nos fins de semana, e depois deixados para secar. Sapatos secos periodicamente precisam ser tratados internamente com antifúngicos para evitar o crescimento de fungos e infecções nos pés.
- O EPI deve ser desinfetado e descontaminado periodicamente nas câmaras previstas no empreendimento.
- A roupa de trabalho pessoal deve ser guardada no vestiário e lavada e limpa na lavanderia industrial. Nunca use macacões sujos em casa.
O comentário foi enviado com sucesso.