Como escolher sapatos para soldador?
Soldador é uma das profissões que envolve o uso de macacão durante o trabalho. A roupa inclui não apenas um traje de proteção, mas também uma máscara, luvas e sapatos. As botas devem atender a determinados padrões e também é importante que sejam confortáveis. Este artigo irá orientá-lo sobre como escolher sapatos para o trabalho.
Peculiaridades
As botas de soldador são um meio de proteção, portanto, os requisitos para as mesmas são adequados. Eles devem ser capazes de suportar altas temperaturas, respingos de metal, corrente elétrica e outros fatores industriais que um técnico possa encontrar. Com isso em mente, fica claro que os sapatos casuais comuns não são adequados para esse tipo de trabalho.
No mercado você encontra não apenas modelos especializados, mas também universais.
Os fabricantes relatam que são projetados para diferentes tipos de atividades de produção. Os soldadores também podem escolher algo dessa linha, mas você precisa se concentrar nas especificidades do trabalho e nas condições para encontrar uma opção adequada.
Visualizações
Sazonalidade.
- Inverno - adequado para exposição prolongada ao ar livre durante a estação fria. Em média, eles são projetados para temperaturas de até -25 graus, dependendo do modelo. Equipado com uma sola estável e ranhurada para evitar escorregões.
- Isolado - uma espécie de botas de inverno. Capaz de suportar até -45 graus. No interior existe um isolamento de alta densidade de alta qualidade.
- Verão - equipado com um forro de materiais respiráveis, mais leves. Eles geralmente têm uma superfície repelente de água. Adequado para uso interno e externo.
De acordo com o material.
- Couro - a parte superior de tais modelos é na maioria das vezes natural, pois isso adiciona durabilidade a eles. Sola externa feita de nitrila ou outro material que pode suportar ácidos e outros produtos químicos. Sapatos de couro são verão e inverno.
- Feltro - projetado para a estação fria. O feltro retém bem o calor, nessas botas você pode trabalhar em temperaturas de até -45 graus.
Você também pode destacar uma categoria separada - sapatos com propriedades especiais. Esses modelos possuem características que os distinguem das opções padrão.
Podem ser abas de proteção, costuradas com fios resistentes ao calor, solas que não derretem ou qualquer outra coisa.
Visão geral do modelo
O calçado é produzido por empresas nacionais: Vostok-Service, Technoavia, TRACT, bem como por empresas estrangeiras: Delta Plus, Jalas, ESAB. Botas de soldagem também podem ser encontradas em outros fabricantes especializados em equipamentos de proteção.
- Jalas 1868 KING. A parte superior é feita de couro revestido com PU para proteção adicional. A sola é de borracha. Há uma biqueira de alumínio. O calçado é adequado para uso interno e externo, tem boas propriedades de absorção de choque e permite manter a estabilidade mesmo em superfícies escorregadias.
- "Vector-M". Botas universais para trabalhar na agricultura, construção, adequadas para soldadores. A biqueira de metal protege o pé de impactos. A parte superior do produto é confeccionada em couro, a sola é confeccionada em poliuretano com moldagem por injeção, o que confere durabilidade adicional. O punho possui uma fivela para ajustar a largura. Projetado para uma faixa de temperatura de -20 a +110 graus.
- "Explorador polar". Botas de feltro com cano em couro.Disponível com biqueira termoplástica ou metálica, a segunda opção é recomendada para soldadores. Sola em espuma de borracha com excelente resistência ao deslizamento. A operação em temperaturas de até -45 graus é possível.
- "Soldador Escorpião +". Botas com a parte de cima em couro genuíno, existe uma válvula e uma lingueta para protecção contra escamas e substâncias estranhas. A sola de nitrila possui fixação moldada, resistente à gasolina, substâncias oleosas, ácidos. A camada intermediária de poliuretano fornece um bom amortecimento. Biqueira de metal protege contra impactos.
- "Fast and Furious-S". Botas para o inverno, confeccionadas em couro impermeável. São produzidos com biqueira composta, que não é inferior ao metal em termos de estabilidade. A sola em nitrilo tem propriedades antideslizantes, resiste aos efeitos de vários produtos químicos. Os sapatos são equipados com inserções reflexivas.
Critérios de escolha
Sapatos ou botas devem atender aos requisitos da GOST - isso é confirmado por um certificado especial que pode ser solicitado ao vendedor.
Ao comprar calçados de segurança, os fatores de produção também devem ser considerados.
- Local de trabalho. No inverno, ao ar livre ou em uma oficina fria, vale a pena usar modelos isolados. Se o quarto for aquecido, botas de verão ou meia estação servirão.
- Equipamento usado. Para quem costuma carregar objetos grandes e instrumentos pesados, é melhor prestar atenção aos modelos com biqueira de metal ou composto.
- Nível de mobilidade. Se o trabalho envolver movimento constante ao redor da oficina, sapatos mais leves com sola flexível servirão.
Além das condições de operação, você precisa prestar atenção às características das botas e das botas.
- Material. É aconselhável privilegiar o couro natural, sendo permitida a combinação com o artificial. Para o inverno - feltro ou isolamento adicional com pele. É necessária uma impregnação especial, que protege o calçado de produtos químicos e altas temperaturas.
- Dedo do pé. Na maioria das vezes, é metálico - esta é a melhor opção. Um composto também é adequado - em termos de estabilidade, não é pior. Este detalhe protege os dedos dos pés de choques e contusões acidentais.
- Acessórios. É melhor escolher sapatos com cadarço, pois o zíper pode grudar ou esquentar. Preste atenção à presença de uma válvula ou revestimento protetor - esses elementos protegem contra incrustações e objetos estranhos no interior.
- Único. O termopoliuretano pode suportar até 195 graus com exposição de curto prazo e o nitrilo - todos os 300 graus. Isso se reflete no custo, por isso é melhor selecionar uma opção para condições de trabalho específicas para não pagar a mais. O método mais confiável de prender a sola é a moldagem por injeção. Será útil ter uma palmilha antifuro para proteção adicional.
Operação e cuidados
Botas de soldagem e botas requerem alguma manutenção. Para que os produtos durem mais, eles devem ser limpos após o uso, pois as substâncias tóxicas podem corroer gradualmente até mesmo os materiais mais resistentes. Se você não usa calçado há algum tempo, é melhor guardá-lo em local seco, em caixa separada ou bolsa especial.
Durante a operação, certifique-se de que o modelo selecionado é adequado para as condições de trabalho e resiste à influência de vários fatores de produção.
Não só a vida útil do sapato depende disso, mas também a sua segurança.
Para obter informações detalhadas sobre sapatos para um soldador, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.