Como escolher botas com biqueira de proteção?

Contente
  1. Requisitos e propósito
  2. Tipos e características
  3. Critérios de escolha
  4. Condições de funcionamento

Na produção, além do EPI, são utilizados macacões e calçados, que se diferenciam do cotidiano em muitos aspectos. As botas com biqueira de proteção permitem maior segurança durante vários trabalhos.

Requisitos e propósito

O calçado especial deve cumprir integralmente as difíceis condições de trabalho. É amplamente utilizado na medicina, indústria leve, indústria alimentícia, metalúrgica, engenharia mecânica e indústrias químicas. As botas com biqueira de proteção podem ser longas ou curtas, feitas de borracha, couro ou espuma.

Calçados industriais podem proteger contra meios agressivos (ácidos, álcalis, gasolina e óleo), corrente elétrica, contaminação biológica e até radiação radioativa.

Padroniza os requisitos para botas de proteção e outros calçados GOST 9289.

Esses padrões garantem que o calçado terá as seguintes características:

  • resistência ao desgaste;
  • conformidade com altos requisitos de higiene;
  • segurança para humanos;
  • fornecer proteção confiável contra o impacto especificado.

Existem muitos tipos de sapatos de proteção especiais e você pode escolher o correto apenas conhecendo suas características.

Tipos e características

Os sapatos de segurança são feitos de uma variedade de materiais.

  • Couro. É o principal material para a confecção de calçados de trabalho. No entanto, essas botas raramente são inteiramente feitas de couro, apenas a parte superior. A parte inferior geralmente é feita de borracha ou polímeros (PVC, EVA). O bootleg também pode ser feito de materiais artificiais, por exemplo, como botas de lona. Os produtos de couro são resistentes à umidade, no entanto, não são adequados para trabalhar em ambientes ácidos e derivados de petróleo. A sola desses sapatos de segurança é feita de borracha, espuma (PP) e nitrila.
  • Sentiu. Este material é indispensável para o clima frio. Possui indicadores aumentados de estanqueidade e isolamento térmico. No entanto, os sapatos feltrados também são usados ​​em indústrias com altas temperaturas. Aqui, ela é capaz de proteger uma pessoa de queimaduras devido à baixa condutividade térmica. Muitas vezes, para prolongar a vida útil dos sapatos de feltro, eles são complementados com um fundo de borracha.
  • Borracha. Este material é resistente não só a ambientes agressivos, mas também à eletricidade. Os calçados de borracha são indispensáveis ​​nas indústrias químicas, no refino de petróleo, bem como para garantir a segurança dos trabalhadores em contato com a alta tensão (eletricistas).

Uma biqueira protetora no sapato permite que você proteja seus pés de forma confiável contra objetos pesados ​​que caem ou sejam atingidos por eles. As biqueiras são feitas dos seguintes materiais:

  • metal;
  • compósitos.

Os dedos do pé de metal podem ser feitos de aço ou alumínio. Os primeiros - os mais pesados, porém, deixam mais espaço livre dentro da bota, o que faz com que esses calçados sejam mais confortáveis ​​de usar.

Os dedos do pé de alumínio não são usados ​​em altas e baixas temperaturas, pois a condutividade térmica do material é muito alta.

Existe o risco de queimaduras ou congelamento. Além disso, metais como aço e alumínio podem armazenar eletricidade estática e também conduzir corrente. Botas com biqueira de metal nunca devem ser usadas ao trabalhar com altas tensões.

Os materiais compostos são complexos em sua composição, embora se pareçam com o plástico comum. O peso de uma bota com essa biqueira é pequeno, o que significa que será mais fácil para o trabalhador realizar todo o turno com esse calçado e as pernas ficarão menos cansadas.Esses sapatos podem ser usados ​​em qualquer ambiente agressivo. O material não acumula eletricidade estática, pode ser utilizado em calçados de eletricistas. No entanto, botas com biqueira composta não são baratas, por isso não são usadas em todas as produções, mas apenas onde a opção com uma inserção de metal não pode ser usada.

Critérios de escolha

Para encontrar os calçados de segurança corretos para o trabalho, os seguintes pontos devem ser considerados.

  1. O tamanho das botas deve corresponder ao tamanho dos seus pés.
  2. O tipo de botas deve corresponder às condições em que serão utilizadas.

Esses são os principais critérios para a escolha do calçado de trabalho adequado, porém, é igualmente importante seguir as recomendações de uso.

Condições de funcionamento

Se um trabalhador for forçado a se deslocar na empresa muitas vezes durante o turno, seus sapatos devem ser tão leves e flexíveis quanto possível. Isso ajudará a evitar fadiga rápida e queda na produtividade do trabalho. Botas de couro natural com sola de nitrilo são capazes de suportar altas e baixas temperaturas (de -400 a +3000 C) e ao mesmo tempo proteger uma pessoa com segurança. Em condições menos agressivas, a sola pode ser feita de TPU.

Para a estação fria, nos trabalhos ao ar livre, é permitido o uso de botas de trabalho isoladas com pêlo natural. Se houver algum dano ou sinal de desgaste, o produto deve ser substituído imediatamente. Botas de alta qualidade com biqueira protegem a pessoa no trabalho de lesões e outros perigos. Portanto, você não deve negligenciar este remédio.

Para saber como são feitos os sapatos de trabalho, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário