Como escolher sapatos de trabalho para homens?
Existem muitas especialidades que requerem equipamentos especiais. Em muitos casos, os sapatos de trabalho são uma parte importante do calçado. Você deve saber quais são os tipos de calçado de trabalho e como escolher o correto.
Características e propósito
Em primeiro lugar, o objetivo dos sapatos de trabalho é proteger os pés de uma pessoa. Ao realizar vários trabalhos na produção, uma grande quantidade de entulho de construção, fragmentos pontiagudos e sujeira escorregadia podem se formar sob os pés. O piso pode estar úmido ou conter produtos químicos agressivos. Muitas obras são realizadas ao ar livre em condições climáticas adversas. Ao fazer sapatos de trabalho, os fabricantes levam em consideração as condições em que serão usados.
Para diferentes categorias profissionais, são desenvolvidos seus próprios tipos, que diferem nas propriedades funcionais. Para trabalhos em almoxarifado, canteiro de obras, descarga e carregamento, por exemplo, você precisa de coisas que sejam resistentes aos esforços mecânicos, protegendo contra impactos de objetos pesados.
Para o trabalho interno, faz sentido usar equipamento leve com uma sola antiderrapante durável.
Trabalhadores em indústrias associadas a temperaturas muito altas recebem botas com botas de proteção altamente elásticas. Cobrindo bem as canelas, evitam a penetração de substâncias quentes. Alguns profissionais podem exigir calçados especiais com recursos de segurança adicionais.
Uma pessoa que é forçada a usar sapatos especiais durante o dia de trabalho não deve sentir desconforto. A produtividade da mão de obra geralmente depende de quão confortáveis são as botas. Portanto, o último deve ser adequado e a sola deve ter boas propriedades de amortecimento. Toda a estrutura deve ser bem pensada e não esfregada com calosidades, inofensiva e confeccionada com materiais que garantam as trocas de ar.
E também os fabricantes modernos levam em consideração que as pessoas não ficam indiferentes à aparência no desempenho de suas funções, e os calçados de trabalho para homens costumam se distinguir por um belo design, produzido em uma variedade de cores.
Variedades
Diferentes classificações podem ser aplicadas aos sapatos de trabalho, dependendo dos critérios usados. O principal é a função de proteção.
- O problema mais comum são as influências mecânicas. Portanto, é necessário organizar a proteção das pernas de perfurações, cortes, apertos por objetos pesados, quedas de cargas pesadas, vibrações. Neste caso, será aconselhável a utilização de botas, sapatos baixos, botas, em cuja fabricação se utiliza couro natural ou seu análogo artificial. Eles têm uma sola de borracha ou polímero durável, palmilhas antifuros. As botas ou botas não podem ser sem biqueiras de proteção - elementos especiais feitos de metal ou materiais compostos. Eles podem lidar com até 200 joules. Biqueiras compostas são frequentemente perfuradas para absorver a umidade de dentro, tornando a bota respirável. No entanto, esses elementos são muito volumosos e os sapatos de segurança masculinos estão cada vez maiores. Para trabalhos onde o principal fator de dano é o estresse mecânico, são mais utilizados calçados com biqueira de metal, pois esse material é mais barato e não dá um grande volume.
- Proteção antiderrapante. Nesses sapatos, a sola é um elemento muito importante. Possui degraus profundos em relevo e até pontas especiais para proporcionar boa tração em superfícies molhadas, geladas ou oleosas. Laço resistente e um ajuste confortável para manter os pés estáveis.
- O calçado resistente a altas temperaturas é caracterizado pelo uso de materiais resistentes ao calor.
- Isolamento de alta qualidade é usado em botas destinadas ao uso em baixas temperaturas, e materiais resistentes ao gelo são usados na sola.
- Sapatos que previnem os efeitos de raios-X ou radiação radioativa são diferenciados em um grupo separado. Para sua fabricação, são utilizados materiais desativadores que não contenham alguns elementos químicos.
- Calçado antiestático. É necessário onde há alta probabilidade de choque elétrico, onde atuam campos elétricos e eletromagnéticos. Materiais dielétricos são usados para equipamentos; a presença de elementos metálicos é inaceitável. A sola é geralmente de borracha.
- Sapatos de borracha ou PVC utilizado quando o trabalho é executado em condições de alta umidade ou quando substâncias tóxicas, ácidos, álcalis, óleo ou derivados, gorduras e óleos estão presentes.
- Existem calçados especiais para trabalhadoresque podem ser afetados por fatores biológicos, como picadas de carrapatos e outros insetos.
- Disponibilidade de sapatos de sinalização necessário quando é necessário garantir a segurança ao entardecer, quando há neblina ou pouca visibilidade.
Deve-se observar que muitos modelos possuem várias funções de proteção e fornecem proteção abrangente. Para indicar as propriedades dos modelos, existe uma marcação especial, cuja aplicação na embalagem a partir de julho de 2018 é obrigatória para todos os fabricantes e fornecedores da Rússia.
Combinações de letras adicionais são usadas, por exemplo, "Mp" significa proteção contra perfurações e cortes e "Szh" - uma diminuição no deslizamento em uma superfície oleosa.
Marcas de topo
Existem muitos fabricantes dignos nos mercados interno e externo.
"Trato"
Um dos líderes na produção de produtos variados e de alta qualidade é a marca Tract. Seus produtos não são populares apenas no mercado interno, mas também enviados para outros países. A marca usa amplamente as tecnologias mais recentes e materiais modernos, por exemplo, borracha nitrílica, que tem maior resistência ao desgaste, permanece elástica mesmo em temperaturas de -40°, antiderrapante. O material EVA é caracterizado por peso leve e retenção de forma sob carga.
Palmilhas antifuros não metálicas, biqueiras compostas com baixa condutividade térmica e baixo peso são utilizadas em botas e botas. Proteção adicional é fornecida por almofadas especiais no arco. Calçados especiais podem ser usados por construtores, mineradores, soldadores elétricos e a gás, trabalhadores rodoviários, trabalhadores de depósitos e trabalhadores com equipamentos elétricos. O sortimento inclui produtos com isolamento de inverno e produtos leves para o verão.
E também a marca se dedica à produção de produtos afins: equipamentos de proteção para a cabeça e órgãos respiratórios, luvas.
Technoavia
O fabricante Technoavia se provou bem. A empresa produz calçados não só para a aviação, como o nome indica, mas também para diversos setores industriais, atendendo às suas necessidades específicas. As botas não têm medo de petróleo e derivados, podem ser usadas em ambientes hostis. A sola resiste ao contato com uma superfície aquecida a 300 ° por um minuto.
Os produtos são costurados com materiais de couro impermeáveis e resistentes ao calor. O desempenho é aprimorado pelo uso de revestimentos respiráveis e respiráveis, almofadas metálicas e não metálicas à prova de furos.
Sievi
Os produtos da marca finlandesa Sievi são procurados por empresas estrangeiras.Fundada como uma oficina de calçados em 1951, a marca é hoje uma das maiores fabricantes do Norte da Europa. O uso de tecnologias avançadas permitiu à empresa lançar a produção de botas leves Sievi-Light Boot. Sua finalidade é usar em condições de alta umidade, eles não sofrerão os efeitos de substâncias oleosas, produtos químicos. Material de fabricação - poliuretano microporoso.
A empresa produz calçados de segurança para diversos tipos de atividades. Entre os produtos estão botas com proteção contra eletricidade estática, com palmilha antifuros, sola elástica antiderrapante. A empresa também se preocupa com a aparência elegante de seus produtos.
Critérios de escolha
Para escolher calçados confortáveis e de alta qualidade, é imprescindível levar em consideração as condições em que serão usados. É por isso preste atenção às marcações do fabricante.
Não será supérfluo indagar sobre o material de fabricação, as propriedades da sola, a presença de elementos de proteção adicionais.
Características de operação
Produtos especiais devem ser devidamente cuidados.
- Eles precisam ser limpos após cada uso. Ao mesmo tempo, não use agentes abrasivos ou solventes para evitar danos.
- De vez em quando é necessário lubrificar com cremes adequados ou usar aerossóis adequados.
- Não seque sapatos molhados em aparelhos de aquecimento.
- Armazene os produtos em local fresco e seco, evitando a luz solar direta.
O comentário foi enviado com sucesso.