Como escolher botas de trabalho?

Contente
  1. Requisitos
  2. Materiais (editar)
  3. Modelos populares
  4. Critério de seleção

Escolher sapatos sempre foi uma tarefa complicada. Ao comprar sapatos, quero prever todos os problemas subsequentes que podem surgir ao usá-los e evitá-los tanto quanto possível. A escolha do calçado de segurança deve ser levada duas vezes mais a sério: não deve apenas proteger as pernas de todos os tipos de influências, mas também ser confortável e também fixar a perna com firmeza. Você deve saber no que precisa se concentrar ao escolher os calçados de segurança e como eles são caracterizados.

Requisitos

Em muitas fábricas, é obrigatório o uso de calçado de segurança. Anteriormente, o design de tais equipamentos não recebia a devida atenção, mas agora, melhorando a qualidade de seus produtos, os fabricantes passaram a se concentrar também neste aspecto.

Em primeiro lugar, esses sapatos devem ser equipados com uma biqueira dura e resistente a choques. E também uma parte necessária do sapato é uma sola antifuros.

Esses são apenas os requisitos básicos. Detendo-nos neste tópico com mais detalhes, vale mencionar requisitos mais específicos para equipamentos deste tipo, dependendo do grau de proteção especificado pelos fabricantes. Existem vários graus de proteção para calçados:

  • o mais baixo exige que o calçado seja equipado com uma sola antiestática e resistente a óleo, além de um amortecedor no calcanhar;
  • o grau médio, além dos detalhes acima mencionados, inclui tampo hidrorrepelente;
  • o mais alto grau de proteção também inclui uma sola resistente a perfurações.

    Além do mais, tipos especiais de calçado podem ser equipados, dependendo da sua finalidade, com vários componentes adicionais, como sola resistente ao gelo, antiderrapante ou resistente ao calor. Sapatos também podem ser totalmente hidrorrepelente e protegendo o arco do pé.

    Materiais (editar)

    Anteriormente, no nosso país, a gama de calçado especial limitava-se apenas a botas de trabalho em lona e vários produtos de borracha. Hoje em dia, a gama de calçados de segurança disponíveis é ampla e existem até modelos de sandálias de segurança. Cada categoria de calçado de segurança é feita de materiais diferentes. A gama é extensa: o equipamento de proteção pode ser feito não só de couro genuíno, mas também de várias fibras ultra-fortes obtidas artificialmente. Todos os calçados de segurança podem ser divididos em 3 grupos principais:

    • modelos de couro, ou modelos feitos de outros materiais que substituem o couro natural, mas são idênticos a ele;
    • modelos de borracha, ou modelos feitos de PVC;
    • feltro ou modelos de feltro.

    Separadamente, vale destacar os materiais para a fabricação dos demais componentes do calçado: almofadas de proteção, solas, saltos, palmilhas.

    Eles são feitos de um grande número de materiais duros e macios, alguns dos quais são desenvolvidos pelos próprios fabricantes.

    Uma palmilha especial - antifuro - é geralmente feita de Kevlar (uma fibra especial que é resistente a perfurações e cortes com objetos pontiagudos) ou outras fibras. Às vezes, solas adicionais feitas de metal ou outros materiais duráveis ​​são inseridas para reforçar a sola principal. A maioria dos fabricantes modernos tenta fazer seus produtos com materiais ecológicos, mas isso ainda não é uma prática comum.

    Modelos populares

    Calçados de segurança não são em grande escala, e as marcas que produzem calçados de segurança de qualidade não são bem conhecidas pela maioria das pessoas. Vamos falar sobre os melhores modelos de equipamentos de proteção para o trabalho, bem como alguns dos fabricantes que se especializam nisso.

    • Vamos começar com os clássicos. As botas masculinas Chippewa GQ Apache Lacer são calçados que protegem contra perfurações e impactos de objetos pesados. Este modelo é um dos mais comuns e custará cerca de US $ 200.
    • Botas Keen Leavenworth Internas Met têm um design bastante popular e apreciado por muitos. A principal característica é a proteção contra eletricidade. Esse calçado não deixa passar a umidade, é equipado com uma sola antiderrapante e também, o que é importante, proporciona uma excelente fixação da articulação do tornozelo. As botas são feitas nos EUA e custam cerca de US $ 220.
    • Dos fabricantes nacionais, nota-se a empresa Faraday. São procurados os modelos de botas 421 e 434. Ambos os modelos estão disponíveis em tamanhos até 47, são resistentes ao fogo e possuem uma sola metálica que impede a perfuração de pregos e outros objetos pontiagudos. São equipamentos especiais para bombeiros.
    • As botas de segurança femininas também merecem destaque. Salomon Toundra Pro CSWP. Eles são à prova d'água e à prova de umidade. O objetivo principal é viajar em climas frios e com neve.
    • Outro modelo interessante é Jack Wolfskin Glacier Bay Texapore High. Têm um desenho lacônico na cor cinza claro. Equipado com forro polar. De acordo com as avaliações dos clientes, eles são duráveis, de alta qualidade e duráveis.
    • Botas de segurança femininas Dachstein Frieda GTX... Eles se distinguem por um design elegante, a parte superior é totalmente feita de couro genuíno. Eles são produzidos com um forro de lã e uma membrana climática Gore-Tex que controla o microclima interno.

    Outros modelos femininos que receberam boas críticas incluem Meindl Wengen Lady Pro, Meidl Sella Lady GTX, Meindl Civetta Lady GTX, Dachstein Super Leggera GTX, Jack Wolfskin Thunder Bay Texapore Mid.

      Se falarmos sobre botas de borracha, então produtos de fabricantes como Crocs, Hunter, Baffin, Fisherman Out of Ireland e outros são de boa qualidade.

      Critério de seleção

      Existem vários critérios para a escolha do calçado de segurança.

      • De acordo com a temporada. Os calçados de segurança são inverno, verão e meia temporada.
      • Por variedades. Além dos tipos mais conhecidos (botas, sandálias, botas), existem várias variedades menos conhecidas: chuvyaki, botas altas de pele, botins e outros.
      • Grau de proteção. No nosso país, esta característica é pouco conhecida, mas é importante nos países da UE. O grau de proteção do calçado de trabalho é indicado pela letra S e números de 1 a 3. Para calçado de segurança, utiliza-se a letra P. O grau de proteção do calçado de trabalho é marcado de “01” a “03”. As propriedades aumentam com o aumento do indicador.
      • Tamanho e outras dimensões dos sapatos. Na maioria das vezes, os sapatos de segurança não se alongam com o tempo e provavelmente não "ficarão na perna". Portanto, se você encontrou um modelo adequado para você, mas esse tamanho não é seu, então é melhor recusar a compra, pois o desgaste subsequente causará muitos problemas.
      • A parte mais importante de qualquer sapato é único. O equipamento de proteção deve ser antiderrapante, espesso e flexível.

      Revisão das botas de trabalho "Vostok SB", veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário